atualizado em:

Como é o Dia do Rei na Holanda?

Sorte sua se você estiver na Holanda dia 27 de abril, quando é comemorado o Dia do Rei e todo o país entra em festa.

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

A maior celebração do Dia do Rei na Holanda acontece em Amsterdam, mas todas as cidades e até as pequenas vilas festejam a data, na maioria das vezes de forma bem espalhafatosa. Haia, a capital administrativa do país, chega a iniciar os trabalhos no dia 26, com a Noite do Rei.

Dia do rei na Holanda - 01

O Dia do Rei na Holanda

A principal característica da comemoração do dia do monarca holandês é bastante visível: todo mundo se veste de laranja, a cor da família real. Mas as ruas também são tomadas por mercados (de objetos e de comida), bandas animadíssimas, muita cerveja, muita dança e, é claro, muitos barcos enfeitados navegando pelos canais das cidades.

A data é comemorada desde 1885 e muda de acordo com o aniversário de quem está no comando da família real. Entre 1948 e 2013, era o Dia da Rainha e acontecia em 30 de abril. Com a renúncia da rainha Beatriz ao trono em favor do seu filho Willem-Alexander, o dia das festividades mudou para o dia 27, aniversário do atual rei.

Dia do rei na Holanda - 03

A curiosidade aqui é que Beatriz não nasceu em abril, mas em janeiro, pico do inverno na Europa. Só que ela decidiu manter a data no aniversário da sua mãe, a rainha anterior, para que o povo pudesse festejar na primavera, não sob temperaturas negativas.

Dia do rei na Holanda - 04

Como aproveitar o Dia do Rei?

Para aproveitar essa loucura toda, basta sair às ruas da Holanda no dia 27 (ou no dia 26, caso o aniversário caia num domingo) e seguir a multidão, sem esquecer de provar o tompouce, um doce de massa folhada com creme, decorada com uma casca laranja. A venda dessa delícia aumenta 600% no Dia do Rei, em relação à média do resto do ano.

E se você estiver em Amsterdam mas não quiser cair na farra, aproveite para visitar museus. Apesar das muitas portas fechadas, alguns lugares fantásticos como o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e a Casa Anne Frank seguem abertos.

O rei não vai ficar chateado se você dedicar o dia dele para a cultura.

Dia do rei na Holanda - 06

Esse trecho da viagem contou com apoio do Holland Alliance e da KLM.

Assine nossa newsletter!