Passes de desconto em transporte público e atrações são sempre bem vindos, não é mesmo? O I Amsterdam City Card é um ótimo exemplo disso, mas será que vale a pena comprá-lo? Seu valor não é dos mais baixos, e nossa moeda desvalorizada não colabora, por isso deixo aqui as dicas de quando e para quem esse ticket de descontos é interessante 🙂
Como funciona o I Amsterdam City Card?
Existem quatro modalidades de I Amsterdam City Card:
- 24h = 55 euros
- 48h = 65 euros
- 72h = 75 euros
- 96h = 85 euros
Como o nome já diz, esses passes valem para 24, 48, 72 e 96 horas respectivamente a partir do primeiro uso. E aqui vem uma pegadinha, mas daquelas que são boas para nós 🙂
Cada ticket tem dois chips que funcionam de forma independente, um para transporte público e outro para atrações. Isso significa que o tempo de uso em cada “modalidade” é independente também. Você pode inclusive usar apenas o transporte numa viagem e, meses depois, ele ainda estará válido para ser usado nas atrações.
Por exemplo: você comprou o I Amsterdam City Card de 48h e usou no transporte público de Amsterdam às 14h do dia 10. Isso significa que a parte “transporte” poderá ser usada nos bondes até o dia 12 às 13:59. Agora imagine que ele foi usado para entrar no Museu do Van Gogh apenas no dia 11 às 11h. O que acontece nesse caso? Seu chip para as atrações continuará válido até o dia 13 às 10:59 (48h após o primeiro uso), mesmo que o chip de transporte não esteja mais válido.
E não, não é preciso saber de que lado está o chip de transporte ou de atrações, pois o sistema se encarrega disso para você. Achei muito justa essa característica do passe 😀
Ofertas de hospedagem em Amsterdam
Onde comprar?
Você pode comprar o I Amsterdam City Card nas lojas do I Amsterdam ou pela internet neste link. Mesmo comprando pela online, será preciso imprimir o comprovante e retirá-lo nas lojas.
Existem duas lojas na cidade: uma no aeroporto de Schiphol no hall do terminal 2 chamada I Amsterdam Visitor Center que costuma ficar cheia nos horários seguintes ao das chegadas dos voos internacionais e a outra na estação central de Amsterdam, do lado oposto ao da entrada principal (siga as plaquinhas para os ferries) e é enorme.
Como usar o I Amsterdam City Card?
Para o transporte público, ele funciona como todos os outros passes e a explicação completa pode ser vista aqui:
Transporte em Amsterdam: metrô, ônibus, tram ou bicicleta?
Já para as atrações, basta ir até a bilheteria e mostrar o I Amsterdam City Card para conseguir a entrada de graça ou garantir o desconto correspondente 🙂
O que está incluso no I Amsterdam City Card?
Todos os passes falam que dão centenas de descontos e entradas grátis, mas nós sabemos que nem tudo é útil ou possível de ser visitado no seu tempo de validade. Sendo assim, separei apenas os principais pontos de interesse e que, de certa forma, definem se o ticket vale a pena ou não.
- Grátis
- Transporte público em Amsterdam
- Museu do Van Gogh
- Stedelijk Museum: arte e design modernos e contemporâneos
- Casa do Rembrandt
- Passeio de barco pelos canais
- Museu de Amsterdam: história da cidade
- Tour pelo estádio do Ajax
- Zoológico Artis Royal
- Descontos
- Reijksmuseum (2,50 euros de desconto)
- Heineken Experience (25% de desconto = 4 euros)
- Bike Rental (25% de desconto = aprox. 3,70 euros)
Esses são alguns dos lugares que a maioria dos turistas costuma visitar e que estão inclusos no I Amsterdam City Card, mas é claro que nem todo mundo tem os mesmos interesses ou tempo disponível para conhecê-los. Vamos então à análise 🙂
Vale a pena comprar o I Amsterdam City Card?
Para saber se um ticket de desconto como o I Amsterdam City Card vale a pena, é preciso primeiro decidir quais atrações você visitará com certeza e quanto tempo ficará na cidade. Muitas vezes a quantidade de dias não é suficiente para fazer valer o valor do passe ou você não tem interesse em muitas delas e é justamente aqui que moram as pegadinhas.
Se tomarmos a lista acima como exemplo, eu diria que as seguintes atrações deveriam estar em 97,4% dos roteiros de quem visita a cidade, pois são bem interessantes (falaremos de cada uma delas no futuro).
Para quem vai passar 24h em Amsterdam:
- Museu do Van Gogh = 17 euros
- Stedelijk Museum = 15 euros
- Passeio pelos canais = 16 euros
- Museu de Amsterdam = 12,50 euros
- Transporte público para 24h = 7,50 euros
Total: 68 euros
Resultado: SIM! Economia de 13 euros.
Essas atrações podem ser visitadas facilmente em um dia (chegue bem cedo ao Museu do Van Gogh, pois as filas são enormes :/ ). Como o I Amsterdam City Card de 24h custa 55 euros, você economizaria 13 euros. Entretanto, leve em consideração que visitar três museus num mesmo dia pode deixar o roteiro um pouco cansativo.
Para quem vai passar 48h em Amsterdam:
Nesse caso, mesmo que você visite as mesmas atrações da opção de 24h, você ainda economizaria alguns euros. Mas já que temos mais tempo sobrando, vamos adicionar duas outras atrações:
- Museu do Van Gogh = 17 euros
- Stedelijk Museum = 15 euros
- Passeio pelos canais = 16 euros
- Museu de Amsterdam = 12,50 euros
- Transporte público para 48h = 12,50 euros
- Sugestão 1:
- Tour pelo estádio do Ajax = 16 euros
- Heineken Experience = 4 euros de desconto
- Sugestão 2:
- Zoológico Artis Royal = 20,50 euros
- Reijksmuseum = 2,50 euros de desconto
Total sem sugestões extras: 73 euros
Total Sugestão 1: 93 euros
Total Sugestão 2: 96 euros
Resultado: SIM! Economia de pelo menos 8 euros
Ficando dois dias em Amsterdam e não fazendo nada além do que faria em um dia, você já economiza 8 euros ao comprar o I Amsterdam City Card de 48 horas que custa 65 euros. Ou seja, qualquer coisa além disso que você fizer, é 100% lucro 😀
Para quem vai passar 72h ou mais em Amsterdam:
Extrapolando um pouco e sem colocar as contas aqui por simplicidade, se você ficar na cidade por 3 ou 4 dias, basta fazer uma única atração que dê pelo menos 3 euros de desconto, além daquelas sugeridas para as 24h, para que o I Amsterdam City Card seja vantajoso 🙂
Em resumo: o I Amsterdam City Card vale a pena, sim
Tomando como base o conjunto mínimo de atrações sugeridas acima, vale a pena comprar o I Amsterdam City Card.
Você pode ver todos os descontos oferecidos neste PDF e abaixo está o mapa com todas as atrações.
Extra: Amsterdam & Region Day Ticket
O Amsterdam & Region Day Ticket é um passe de transporte público que, quando comprado com o I Amsterdam City Card, custa 10 euros para 24h (contra 13,50 do valor normal) e dá acesso a todo o transporte público de Amsterdam e região, incluindo os ônibus intermunicipais da Connexxion e EBS que vão para várias cidades como Haarlem, Zaanse Schans e Edam, além do aeroporto de Schiphol e para o Keukenhof durante a exposição de tulipas 🙂
Quando vale a pena comprar o Amsterdam & Region Day Ticket?
O Amsterdam & Region Day Ticket só é interessante quando você quer ir para alguma das cidades próximas a Amsterdam como Haarlem, Zaanse Schans ou ao aeroporto de Schiphol e ao Keukenhof. Entretanto, ele só fica realmente interessante quando é comprado com o desconto do I Amsterdam City Card e usado depois do período de validade do I Amsterdam. Ficou confuso? Também achei, então deixe-me explicar um pouco melhor 😀
Se você comprar o A&RDT para usar enquanto o transporte do IACC ainda está válido, você estará praticamente jogando fora esse passe, já que você teria dois tickets para o mesmo propósito. Sendo assim, a ideia é fazer esses bate e voltas antes de usar o IACC ou depois que sua validade terminar. Assim você “ganha” um dia a mais de transporte público e ainda consegue visitar pontos interessantes ao redor de Amsterdam pagando somente 10 euros ao invés de 15,50 euros (7,50 do transporte na cidade + 8 de ida e volta a Zaanse Schans, por exemplo).
Se uma pessoa vai ficar em Amsterdam por 4 dias e quer visitar os moinhos de Zaanse Schans, o ideal é ela ficar os 3 primeiros dias na cidade e fazer o bate e volta no último que pode inclusive incluir uma ida ao aeroporto. Assim, ela compraria um I Amsterdam City Card de 72h e um Amsterdam & Region Day Ticket para usar no quarto dia.
O Sundaycooks contou com o apoio da Holland Alliance e do I Amsterdam para este trecho da viagem.
Oi, Fred! Tudo bem? Eu estou com dúvidas como proceder com as atrações que se aconselha comprar com antecedência pela internet, sendo que o card só comprarei ao chegar no aeroporto, como ganho os descontos? O que você me aconselha fazer? Grata!
OI Layna. Essas que você compra pela internet, não tem desconto com o I Amsterdam Card. Ele só é válido na bilheteria dos lugares. E para os museus como o do Van Gogh e a casa da Anne Frank é melhor comprar online e garantir, porque mesmo com o cartão, as filas são enormes!
Ola, Boa noite!
Vou para Amsterdam passar 3 dias, e quero aproveitar bastante, e vi aqui falando do cartao Amsterdam City Pass, e em minhas pesquisas encontrei o site Ticketbar e no site eles tem dois tipo de cartoes o Amsterdam City pass por 42,50 euros, e o outro Amsterdam Hollanda Pass e esse tem valores de 40,00 , 55,00 e 75,00 Euros e estou super em duvidas.
Oi Claudia, tudo bem?
Não existe uma resposta sempre certa para todos os casos. O ideal é você primeiro decidir quais atrações você gostaria de ir no tempo disponível e depois conferir quais estão em cada cartão. Por exemplo, o Amsterdam City Pass não tem o museu do Van Gogh. O Holland Pass tem uma classificação entre gold e silver das atrações e usa créditos pra saber se vc pode ou não entrar de graça. O I Amsterdam Card é o único com passe do transporte público (o que é uma mão na roda). E fazer city tour de ônibus e passeio de barco é completamente dispensável.
Ao fazer isso, você pode escolher o passe que custar mais barato para o que você quer visitar 🙂 Outra dica, tente colocar as atrações grátis desses cards no mínimo de dias possível (sem exagerar, claro) para tentar comprar o passe com menor duração e, portanto, mais barato.
Nós usamos o I Amsterdam Card e foi ótimo para o que queríamos fazer.