atualizado em:

Mitos e verdades sobre a Itália

De café a gelato, de homem bonito a água potável nas ruas das cidades. Quais são mitos e quais são verdades?

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Para estrear nossa série de artigos sobre a Itália, nada melhor do que brincar com os mitos e verdades sobre o país. Muito parecido com o Brasil, mas às vezes muito diferente, o país da pizza, das massas e do renascimento traz inúmeras surpresas para quem o visita, seja você um turista calejado ou de primeira viagem.

Esta lista está longe de ser completa, por isso, se souber de algum mito ou verdade sobre a Itália, a caixa de comentários é toda sua!

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 01

O que e mito e o que é verdade sobre a Itália?

Eu e a Natalie fizemos uma brincadeira e listamos o que imaginávamos sobre a Itália antes da viagem e o que encontramos por aqui.

Os homens italianos são todos lindos

Tomando o time de futebol da Itália como parâmetro, poderíamos dizer que a maioria dos homens italianos são lindos. Amigos e amigas também disseram a mesma coisa. Mas, assim como a Azzurra ficou de fora do mundial, os italianos também deixaram muito a desejar. O que podemos dizer com certeza é que até eu ficaria bonito se me vestisse como eles, porque ô gente que sabe se vestir bem!

Veredito: mito.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 06

O café italiano é o melhor do mundo

Cheguei a tomar 8 cafés italianos no mesmo dia e me casaria facilmente com um café italiano. Falando sério, a bebida aqui é algo surreal, quase um creme e praticamente qualquer lugar que não use cápsulas servirá um café melhor que qualquer outro espresso que você tomará no resto do mundo. Segundo eles, o fator que mais faz diferença é a torra do grão que é segue um processo único. Se é verdade ou não, eu não sei, mas será difícil tomar outras xícaras depois dessa viagem.

Verdade verdadeiríssima!

O café na Itália é o nosso famoso espresso, mas a quantidade pode variar de 25 a 40ml dependendo do local. Quanto menos água, mais cremoso e mais gostoso ele será.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 07

Na Itália, se você sentar na mesa o preço é mais caro

Infelizmente é verdade. Sem me lembrar desse detalhe, tomei meu primeiro (e um dos melhores cafés) sentado. Só depois percebi que, em vez de pagar 1,50 euros  – o que já é considerado caro -, desembolsei 2,50, só porque quis descansar a poupança. Fazer o quê? Sentou, pagou.

Os italianos são todos mal educados

Mito.

Mas dá pra entender por que eles ganharam essa fama. Como são um povo muito expressivo, muitas vezes o que para eles é só a maneira que falam normalmente, para nós pode soar como grosseria. Não leve para o lado pessoal. Claro que existem os mal humorados (em Roma há muitos deles), mas no geral todos foram gentis conosco e eram sempre ótimos de papo.

Comece todas as conversas com Ciao! (tchia-o) ou Buongiorno (buon-djior-no). Isso já quebra bastante o gelo e ajuda a conversa a fluir melhor. E, claro, não esqueça de agradecer sempre com Grazie (gra-tzie)

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 03

Os italianos falam com a mão

Mais pura verdade! A Natalie até conseguiu trocar a maior ideia com o motorista do ônibus só com gestos quando, pelo retrovisor, percebeu que ele estava resmungando por causa de uma pessoa que fez que ia entrar no ônibus e depois saiu. Palavras pra quê, certo?

A água italiana é a melhor do mundo

Verdade pura e cristalina.

Não acreditava, mas a Itália foi o único país da Europa que já passei e não reclamei que a bebida era salgada. E não estou falando de garrafa, mas da água da torneira e das infinitas fontes potáveis (não aquelas que as pessoas jogam as moedinhas) que existentes na cidade. Em 30 dias não compramos uma garrafinha sequer, apenas enchemos na rua ou no hotel a garrafa reutilizável que trouxemos de casa.

Não é preciso dar gorjeta na hora de pagar a conta

Depende. A maioria dos lugares já cobra o coperto que é parecido com o couvert do Brasil e o cubierto da Argentina. Na Itália, o coperto é uma taxa que você precisa pagar pelo serviço nos restaurantes. Nele estão inclusos a gorjeta e os extras na mesa como pãezinhos e coisas assim. O valor é algo que corresponde a aproximadamente 10% do ticket médio do restaurante, por isso, se o serviço não for bom o suficiente, não se sinta culpado em não dar gorjeta.

Todos os gelatos italianos são maravilhosos

Mito, infelizmente. Descobri a duras penas e muitas calorias que nem toda gelateria, por mais famosa que seja, faz bons gelatos. E claro, fuja sempre daquelas que ficam de cara para áreas com grande volume de turistas. Grandes são as chances de ser ruim. Exceção às gelaterias do Mercado Centrale de Roma e Florença (os 2 melhores) que, apesar de terem grande volume de turistas, fazem ótimos gelatos.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 04

É preciso sempre pedir o primeiro e segundo pratos nos restaurantes italianos

Mito, fique tranquilo. Os pratos, mesmo os “primo piato” são grandes para nossos padrões. Em geral o primo piato é um prato de massa (mesmo sendo grande eles não nos deixam com aquela sensação de estufamento), enquanto o secondo é de carne. Peça o que quiser e seja feliz.

Ah, no quesito pizza, elas são consideradas uma refeição, mas normalmente são individuais, pois são muito leves. Por exemplo: uma pizza romana normalmente só dá pra uma pessoa (não se engane com o tamanho), porque a massa é muito, mas muito fina. Já as pizzas napolitanas são um pouco mais massudas (mas nem de longe pesadas) e podem ser dividas com mais facilidade dependendo da sua fome. Minha dica? Peça uma, divida e, se tiver fome, peça outra de outro sabor.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 08

Ouvi dizer que se come em laboratórios na Itália

È vero, chiaro! Na Itália, laboratório, quando se trata de restaurante, gelateria e coisas relacionadas a comida, quer dizer que tudo é produzido ali mesmo, de pasta a gelatos. Se encontrar um local assim, pode parar e comer o que quer que estejam servindo, pois as chances de ser um bom lugar são grandes.

Mamma mia! Mangia che ti fa bene!

Tem pizza de peperoni na Itália

Tem, mas não é o que você está pensando. Peperoni, na Itália é pimentão e não salame piccante. Então algumas pizzarias, talvez pra zoar os turistas colocam pizza de peperoni no cardápio. Daí o turista (eu, no caso) pede achando que era o nosso peperoni e percebe que terá de comer uma pizza inteira de pimentão (que estava incrível por sinal!).

Vamos considerar um mito apenas por questões semânticas.

Se você estiver procurando nossa pizza de peperoni, peça a Diavola.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 02

Vinho é mais barato que Coca-Cola

Felizmente isso é a mais pura verdade!

Até vinho ruim na Itália é bom, mas você pode encontrar alguns vinhos com certificado de origem (aqui quase todos são) por poucos euros nos supermecados. Nos restaurantes, vi taça de vinho por 3 euros, enquanto uma lata de coca-cola era 5. Então faça um favor e evite refrigerante a todo custo na terra de Michelangelo. Ouvi dizer que Da Vinci abençoa todos que fazem isso.

Mitos e verdades sobre uma viagem para a Itália - 09

Assine nossa newsletter!

Comentários