O aeroporto de Joanesburgo é considerado o mais importante do continente africano e é um grande hub de conexões, não apenas para quem viaja para a África, mas para quem tem as ilhas do Índico ou até mesmo para o Oriente Médio ou Oceania como destino final. Dessa maneira, muitos brasileiros que visitam a África do Sul chegam ao país por Joanesburgo e acabam colocando, erroneamente, a cidade na mesma categoria de Frankfurt: apenas como um destino de passagem ou um lugar de conexão.
Aproveite sua conexão em Joanesburgo para ficar mais um dia e conhecer um pouco das raízes desse país que tanto tem em comum com o Brasil. Se a sua praia também é destinos cosmopolitas, se prepare para se surpreender.
Principais atrações de Joanesburgo
Eu passei pouquíssimo tempo na cidade, por isso, o roteiro será mais enxuto. Sinal de que preciso voltar um dia com mais calma 😉
O primeiro passo antes mesmo de sair de casa é assistir o filme “Mandela: A luta pela liberdade” de 2007 (Color of Freedom, disponível na Netflix) que conta as décadas da vida de Nelson Mandela antecessoras a história retratada no famoso filme “Invictus”. Essas duas películas são baseadas em fatos verídicos e nos ajudam a entender melhor a trajetória desse grande líder e dos acontecimentos recentes em Joanesburgo.
Durante o apartheid, a cidade foi um grande foco de resistência antirracista e sofreu muitos com as marcas triste desse passado. Isso fica muito claro nos museus Mandela House Museum no Soweto, bairro onde morou Madiba, e que ainda preserva alguns dos objetos pessoais e da família, no Apartheid Museum que mostra como foi o período de segregação racial na África do Sul e no Constitution Hill, a prisão que abrigou importantes ativistas pacificadores como Mahatma Gandhi e Mandela.
Também vale à pena dar um pulinho até a Mary Fitzgerald Square, em Newtown no centro da cidade, para ver os rostos esculpidos que fazem referências às diferentes raças do continente africano.
Por fim, o ponto de encontro de turistas do mundo todo é entorno da Nelson Mandela Square, uma praça que reúne alguns restaurantes e um grande shopping, pois é lá que fica a enorme estátua do Mandela. É ali que também se encontram alguns dos principais hotéis da cidade.
Mandela House Museum
- Endereço: Vilakazi St & Ngakane St, 8115
- Site: mandelahouse.com
- Horários: aberto todos os dias, das 9h às 17h
- Ingresso: adulto 60 rands
Apartheid Museum
- Endereço: Northern Park Way e Gold Reef Rd
- Site: apartheidmuseum.org
- Horários: aberto todos os dias, das 9h às 17h
- Ingresso: adulto 80 rands
Constitution Hill
- Endereço: Kotze St, 11
- Site: constitutionhill.org.za
- Horários: aberto todos os dias, das 9h às 17h
- Ingresso: adulto 65 rands para 1 hora de visita ou 85 para duas. Descontos adicionais para quem está passeando com o City Sightseeing Red Bus.
Shopping Nelson Mandela Square
- Endereço: Cnr Rivonia Road and Central Sandton, 5th St, Sandton
- Site: nelsonmandelasquare.co.za
- Horários: aberto de segunda à sábado, das 9h às 22h e aos domingos até as 18h
Onde ficar em Joanesburgo?
Como não passei tempo suficiente na cidade para destrinchar o perfil de cada bairro e quais vantagens e desvantagens de se hospedar em cada um deles, reuni uma seleção de hotéis em Joanesburgo bem-conceituados e avaliados por outros hóspedes e que apresentam um perfil semelhante aos que estamos acostumados a indicar por aqui, ou seja, hotéis de boa classificação, bonitos e com algum toque de personalidade 🙂
Veja outras ofertas de hotéis na cidade
Ofertas de hotéis na África do Sul
Como se locomover por Joanesburgo?
O transporte público na cidade ainda é precário. Dê preferência ao uso de aplicativos como Uber – que funciona muito bem no país – ou a empresas de táxi indicadas pelo seu hotel. Outra dica essencial é já sair do aeroporto com o chip de celular funcionando. No primeiro andar do aeroporto, você vai encontrar uma loja da Vodafone que habilita o 3G/4G na hora, assim fica mais fácil usar aplicativos de transporte e mapas locais 😉
Internet 3G na África do Sul: planos para não ficar desconectado
Natalie viajou a convite da LATAM para a África do Sul.