Carro de aplicativo é um serviço que ajuda turistas em qualquer parte do mundo. Basta confirmar quais são os serviços ativos no destino, fazer o download do aplicativo, atualizar seus dados e pronto! Você chegará aos passeios com mais conforto e agilidade.
O mais famoso deles no Brasil e em boa parte do mundo você já conhece, a Uber, mas sabia que nem todas as cidades do Brasil a empresa está presente? Em outros países também há preferência de outros aplicativos.
Listamos opções de carros de aplicativos que vão além da Uber para você não ser pego de surpresa no momento em que precisar deste serviço.
Apps de carros de aplicativos alternativos
A Uber surgiu em 2010 em São Francisco, chegou no Brasil na Copa do Mundo de 2014 e se tornou pioneira em serviços de carro de aplicativo por aqui.
Hoje está presente em quase 11 mil cidades no mundo e mais de 500 municípios do Brasil. Mas sabemos que o nosso país tem um pouco mais do que 500 cidades, né?
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem.
Carro de aplicativo no Brasil
Nas principais capitais do Brasil, você consegue facilmente utilizar carro de aplicativo como a Uber ou a 99, as duas maiores empresas presentes no nosso país.
Cidades turísticas brasileiras em que a Uber ou 99 não estão presentes
Altarima, Pará
Em 2024, Altarima já está bem a frente de Belém–PA e Santarém em números de buscas por passagens aéreas e hoje ocupa a quinta posição entre os aeroportos mais movimentados da região norte.
A região que te recebe com o aplicativo de carro particular: Easymob.
Itaituba, Pará
Você pode se locomover com três aplicativos de carro particular: Easymob, Rota 93 e Urbano Norte.
Santarém, Pará
Santarém é uma das mais antigas do Pará e o segundo maior aglomerado urbano do estado. Com 304.589 habitantes, a cidade oferece dois aplicativos de carro particular: Boto Car e Urbano Norte.
Sorrio, Mato Grosso
A cidade tem uma população estimada em 90.313 habitantes e é conhecida por ser a maior produtora de soja do país, tem fácil acesso ao Pantanal e ainda sedia vários eventos regionais.
A cidade usa três aplicativos de carro particular: Bora Ali, Urbano Norte e Urban66:
Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais
A cidade mineira tem 40 mil habitantes e tem sete aplicativos de carro. Uber e 99 não entram nesta lista. Veja outras opções: Klick Driver, Cooper Driver, Sandicar, Tchepcar, Vale Driver, Camaleon Car e Mobi Vale.
Lavras, Minas Gerais
Cidade fundada em meados do século XVIII, Lavras recebe turistas interessados em patrimônios históricos como a Igreja do Rosário e a antiga prefeitura ou quem gosta de aventura e quer conhecer Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, com tirolesas ou raffiting no Rio Capivari.
Em Lavras, você pode passear com dois aplicativos de carro particular: Go transporte Urbano e Way Lavras.
Olímpia, São Paulo
A cidade fica a 430 km da capital de São Paulo e tem com 54.406 habitantes. Olímpia tem um dos dez parques aquáticos mais visitados do mundo: o Thermas dos Laranjais. Já o Hot Beach está entre os 10 parques aquáticos mais visitados da América Latina.
Por lá, o aplicativo de transporte de carro particular oficial é o GP Car.
Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul
Cachoeira do Sul fica no vale do Jacuí, no Rio Grande do Sul. Com mais de 200 anos, a cidade atrai turistas pelo seu centro histórico e a famosa Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).
Cachoeira do Sul oferece uma opção bem popular de aplicativos de transporte: Confiança Mobi.
Carro de aplicativo usados fora do Brasil
Viajar para fora do país pode trazer algumas dúvidas como qual carro de aplicativo usar além do Uber. Conheça alguns serviços de carro de aplicativo mais usados fora do Brasil.
Europa
Bolt
Na Europa, o antigo Taxify mudou para Bolt em 2019 e está disponível em 31 países. Ele também está presente na África, Ásia e América Latina (sem previsão de quando virá para o Brasil). Funciona super bem e costuma ter tarifas mais baratas do que Uber. Não vá para a Europa sem ele.
Cabify
O aplicativo do Cabify está presente na Espanha e Portugal. Caso queira usar na América Latina, ele também segue ativo em países como o Peru.
Free Now
Este aplicativo é a junção das marcas BMW e Daimler e é bem popular na Alemanha, Irlanda e Áustria.
Gett The Taxi
A empresa de Israel Gett The Taxi é um dos principais aplicativos usados em Tel Aviv e em Londres.
Ásia
Grab
Grab é uma empresa de Singapura líder no sudeste asiático, atuando em mercados como Singapura, Vietnã, Indonésia, Filipinas e Tailândia. Com ele, você solicita corridas e delivery de restaurantes.
DiDi
Presente nos países da América Latina como: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México e em outras regiões, como Egito, Japão, Nova Zelândia e Austrália, essa empresa chinesa fundada em 2012 e tem planos de superar a Uber.
Ola Cabs
Este aplicativo funciona com aluguel de carros, delivery de restaurantes, solicitação de corridas em carros convencionais e em tuk-tuks. A marca asiática expandiu seus serviços para Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
América do Norte
Lyft
Nos Estados Unidos, o Lyft atua desde 2012 e está presente em 95% do país. Essa opção é mais barata que pegar um táxi por lá. Vale muito a pena criar uma conta nesse aplicativo se você tem planos de viajar pelos EUA. Muitas vezes ele funciona melhor que o próprio Uber.
Revel
A empresa Revel opera apenas com carros elétricos e é um dos apps mais usados em Nova York. A marca disponibiliza 54 pontos de recarga que beneficia também qualquer proprietário de carros elétricos.
Curb
Se você procura por um aplicativo diferente disponível em várias cidades norte-americanas, como Nova York, Miami, Chicago, Los Angeles, Filadélfia ou Washington, você poderá centralizar suas corridas usando apenas o Curb.
América Latina
Cabify
Cabify é uma startup espanhola que está presente no Peru, Chile, Panamá, Espanha e Portugal. Ela exige um alto padrão dos carros e dos motoristas e chegou a operar no Brasil, mas o serviço não decolou por aqui.
Indrive
Este aplicativo permite que o passageiro negocie o valor da sua corrida direto com o motorista pela plataforma e está presente em 46 países, inclusive o Brasil.
DiDi
Presente nos países da América Latina como: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México e em outras regiões, como Egito, Japão, Nova Zelândia e Austrália, essa empresa chinesa fundada em 2012 pretende superar a Uber. (Alguém aqui já usou esse serviço?)
Para usar aplicativos fora do Brasil, não se esqueça de garantir o eSim para aterrissar no destino já conectado!
Dicas de segurança para usar UBER e outros tipos de carros de aplicativo
- Encontre um lugar seguro antes de solicitar o serviço e aguarde o veículo.
- Ao confirmar a viagem, consulte todas as informações que o aplicativo permitir: fotos, avaliações, placa, modelo e cor do carro, etc.
- Quando o automóvel se aproximar, confirme todos os dados que mencionamos acima registrados na plataforma.
- Ao entrar no veículo, confirme o nome do motorista, sente-se atrás dele e use o cinto de segurança.
Nunca aceite a viagem se alguns dados não corresponderem ao que foi apresentado nos aplicativos de carro particular!
- Alguns aplicativos permitem que você compartilhe sua corrida, escolha um contato de confiança e faça isso.
- Fique atento ao trajeto, pois o condutor deve respeitar a rota do aplicativo. Caso você queira fazer outra rota, fale com o motorista, mas isso deve partir de você, ok?
- Preste atenção nas atitudes do motorista, se você não se sentir confortável ou notar qualquer detalhe estranho, peça para estacionar o carro e encerre a corrida em um lugar seguro.
Aproveite para organizar seu roteiro usando o Google Maps, com essas dicas do Fred!
Aplicativos que te ajudam nas suas viagens: