Você gosta de comida alemã, italiana, cerveja artesanal e vinho colonial combinados com uma bela paisagem rural? E de locais históricos? Se você respondeu sim para mais de uma dessas questões, Treze Tílias é um destino que tem tudo para lhe agradar 🙂
Passeando por Treze Tílias
Treze Tílias é perfeita para ser conhecida caminhando com calma.
Comece seu roteiro pelo portal da cidade feito em estilo arquitetônico tirolês. Repare nas floreiras e no campanário com a imagem de um galo que, neste contexto, simboliza a vontade para o trabalho, já que ele é sempre o primeiro animal a acordar todos os dias. Você verá essa combinação de campanário e galos em diversos pontos da cidade 🙂
Essa arquitetura alpina chegou em Santa Catarina após Andreas Thaler fundar uma cooperativa de colonização e legalizar, junto ao governo de Getúlio Vargas, a imigração austríaca no Brasil.
Continue seu passeio observando a arquitetura e fazendo uma visita ao Museu Municipal Andreas Thaler, carinhosamente conhecido como Castelinho. Essa casa rosada foi construída para abrigar sua família e a primeira administração municipal de Treze Tílias. Nela você verá como os imigrantes tiroleses ricos viviam no interior do Brasil no início do séc. XX.
Confira as ofertas de hotéis em Treze Tílias
Como chegar ao Castelinho? É muito fácil, como ele fica em uma pequena colina no centro da cidade, não tem como errar 😉
Depois de conhecer o museu, a dica é seguir pela avenida central e visitar algumas oficinas de esculturas e artesanato em madeira típicas. Garanto que você ficará com vontade de levar algumas para casa 😛
A ligação de Treze Tílias ainda é tão forte com a região do Tirol na Áustria, que grande parte de seus jovens vão para lá fazer estágio em diversos setores da economia em busca de aprendizado e aperfeiçoamento que garantirão um melhor futuro profissional aqui no Brasil. Essa relação se fortaleceu tanto com o passar dos anos que o governo austríaco criou até um consulado do país por lá.
Como toda cidade do interior, não deixe de fazer uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde você poderá apreciar inúmeros trabalhos artesanais em madeira realizados por artesãos locais.
Reserve um dia na sua agenda para o passeio pela área rural. A dica é começar pela Linha Babenberg, uma região, a 7 km do centro da cidade, local no qual os primeiros colonos austríacos se instalaram ao chegar em Treze Tílias. Visite a gruta onde, ainda hoje, são realizadas algumas celebrações, observando a mata e sentindo a calma do local.
Outra igreja importante que não deve ser esquecida é a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a primeira capela da cidade.
Depois aproveite e passeie pela Linha Pinhal, onde se encontra a colônia italiana, alguns anos mais antiga que a tiroleza.
Curiosidade: Essa região de Santa Catarina é grande produtora agropecuária, pois isso, se você prestar atenção nas placas nas entradas das propriedades, conseguirá ver para qual grande frigorífico cada uma delas trabalha 🙂
Se possível, faça uma visita ao sítio Ferronatto, local onde foram filmadas muitas cenas da novela Ana Raio e Zé Trovão. Com sorte, você poderá almoçar no Nonna Matilde (telefone: (49) 8808-9375), cuja dona faz um dos melhores nhoques de todos os tempos. Uma ótima oportunidade para comprar produtos locais como salames, queijos, vinhos, compotas e geleias, todos produzidos artesanalmente da mesma maneira há mais de 80 anos. Um detalhe, o restaurantes só funciona caso haja alguma reserva, por isso ligue com antecedência para confirmar se eles estarão abertos 🙂
Para terminar seu dia, curta o final da tarde no Parque Lindendorf.
No restaurante do parque, prove o Apfelstrudel quentinho servido com sorvete à moda da Áustria. Nhammmm divino 🙂
Para aproveitar a noite, que tal um programa bem característico da região? Alguns hotéis oferecem, dependendo da ocupação, uma noite tiroleza com músicas e danças típicas. Um programa diferente e interessante 🙂
Quais passeios você fez em Treze Tílias?
Texto e fotos: Sônia Soares
Treze Tilias é uma das jóias de Santa Catarina, legal ver meu estado aqui no Sunday.
@GusBelli
Obrigada, Gusbelli 🙂
Ligaram no quarto para reservar almoço e passaram o valor de R$25,00 e depois cobraram R$35,00 a comida não é tudo aquilo tanto que saímos para almoçar em outro hotel no centro. Mas o pior de tudo para mim foi o tal passeio de quadriciculo, alias escolhemos esse hotel apenas por ter essa atividade extra já que ficaríamos 4 dias gostaríamos de fazer algo diferente uma vez que o hotel é o mais distante do centro. Fomos agendar um passeio e a atendente nos falou que teria disponível para o próximo dia as 8:30 da manha, então nos organizamos com nossas famílias uma vez que tínhamos 3 crianças pequenas , fomos na cidade e compramos uma bota fechada como aconselhado e então chegado o dia as 8:20 nos ligam no quarto informando que os quadriciculos não estavam no hotel e reagendaram para 15:00 no mesmo dia, então novamente nos organizamos com nossas esposas e crianças 14:45 descemos para fazer o passeio, então 14:55 chega o cara da recepção para dizer que os quadriciculos não haviam chegado e estavam em Chapecó ainda. Ai foi demais, nos fizeram de palhaço, ainda um outro atendente nos falou que pelo transtorno iria conseguir um desconto e iria nos avisar, em resumos estamos até hoje esperando, organização e resolução de problemas nota 0.
Mas vale ressaltar que a cidade é muito boa, com diversos lugares para visitar, com certeza voltaremos para Treze Tilias mas com certeza não no mesmo hotel, aconselho Hotel Tirol.
Jonas,
sinto muito pelo estresse, mas obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
Olá , obrigado pela dicas. Pretendo conhecer Treze tilias em julho e levarei as recomendações comigo. No retorno, conto como foi la.
Que legal, Francisco! Aproveite e boa viagem!