A oferta de hospedagem em Berlim é enorme, começando pelos hotéis de redes mais tradicionais, com cara de corporativos, passando pelos econômicos e chegando nos novos conceitos de hospedagem supermodernos e descolados. Escolher a região certa para ficar em Berlim pode fazer toda a diferença na hora de montar seu roteiro de viagem.
As melhores regiões para se hospedar em Berlim
Acredito que a escolha do hotel influencia diretamente na experiência da sua viagem. Por isso fiz uma pesquisa detalhada sobre os melhores lugares para ficar em Berlim e trouxe para vocês algumas sugestões de hospedagem na capital alemã 😀
Mitte: o melhor bairro para se hospedar em Berlim
Uma coisa é unanimidade entre os guias e blogs de viagem: o Mitte é o melhor ponto para se hospedar em Berlim, pois a curtas distâncias de caminhada estão algumas das principais atrações da cidade, incluindo sua famosa ilha de Museus (Museuminseln) e a Catedral de Berlim.
Como o Mitte abrange uma área bem extensa do centro de Berlim, a dica é sempre procurar por hotéis perto das estações de metrô, tram e de ônibus como o Bus 100.
A região da Alexanderplatz é um ponto de convergência das linhas do metrô e tem uma boa oferta de hotéis. É lá, por exemplo, que ficam a famosa Torre da TV, a prefeitura (Rathaus) e o aquário do Radisson Blue. Talvez o trecho mais interessante do Mitte fique entre a Alexanderplatz e Prenzlauer Berg.
A avenida Unten den Linden, um marco de Berlim, termina no Portão de Brandemburgo e também reúne alguns hotéis importantes, mas é na região da Gendarmenmarkt que a hotelaria de luxo encontrou o endereço ideal para sua residência 😉
Abaixo estão algumas sugestões de hotéis no Mitte:
H2 Hotel Berlim-Alexanderplatz
Ofertas de hotéis no bairro de Mitte
Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂
Hotel de Rome, no coração da Gendarmenmarkt
Ano passado, tive a oportunidade de ficar em dois hotéis do pequeno grupo europeu de hotéis de luxo Rocco Forte, o impecável Villa Kennedy em Frankfurt e o Hotel de Rome em Berlim.
O hotel fica a menos de 150 metros da histórica avenida Unter den Linden e ao lado da bela Gendarmenmarkt.
O Hotel de Rome, cujo nome é uma homenagem a um antigo hotel do século 19, foi instalado na antiga sede do Dresdner Bank. Os grandes corredores do banco e muitos detalhes do acabamento foram mantidos, assim como a piscina que foi construída onde ficava o antigo cofre das joias. O café da manhã é farto e ao melhor estilo alemão, com algumas opções como french toast e eggs Benedict feitas sob medida.
Viajando durante os meses mais quentes, o bar no terraço do hotel é um lugar exclusivo para quem quer aproveitar bons drinks e ainda ter uma vista especial dessa região.
Cosmo Hotel, drinks e boa noite de sono no Mitte
Quando passamos por Berlim em 2012, o Cosmo Hotel era uma das novidades da hotelaria da cidade e, com um toque de design contemporâneo, o hotel me conquistou na hora.
A 10 minutos de caminhada da avenida Unter den Linden e pertinho da estação de metrô Spittelmarkt, ele é uma boa escolha para quem gosta de quartos com grandes janelas e ambientes mais clean. O wi-fi é gratuito nas áreas comuns do hotel e o café da manhã – pago a parte – é servido com um buffet de produtos orgânicos regionais.
O bar do Cosmo Hotel é famoso pela sua coleção de diferentes tipos de gim, por isso não saia de lá antes de provar um dos drinks do cardápio 😀
Tiergarten, outra opção de hospedagem em Berlim
Outro bairro grande que engloba várias áreas de interesse é o Tiergarten, cujo filé da região é a Potsdamer Platz, um ponto moderno marcante na capital alemã.
Veja também:
Ofertas de hotéis no bairro de Tiergarten
Tour de bike pelo Tiergarten de Berlim
Kreuzberg e Friedrichshain: para noites animadas
Esses dois bairros de nomes difíceis são opções interessantes para quem quer conhecer um outro lado de Berlim ou até mesmo para quem já visitou a cidade uma vez e procura explorar outros lugares.
Mezzo Berlim Oriental, mezzo Berlim Ocidental, Kreuzberg e Friedrichshain são conhecidos por suas cenas alternativas e descoladas e por ser o endereço certo para bares e baladas bem animadas.
Lá ficam a emblemática East Side Gallery, o mercado de pulgas no Boxhagener Platz e a arena de shows O2.
Veja algumas sugestões de hotéis em Kreuzberg e algumas dicas sobre o bairro:
Ofertas de hotéis no bairro de Kreuzberg
Kreuzberg o bairro descolado de Berlim
Charlottenburg
Para quem quer ficar mais perto do Palácio de Charlottenburg, dos novos centros de compras, como o shopping conceito Bikini, e o zoo de Berlim, a avenida Kurfürstendamm agora é casa de novos hotéis bem elegantes e contemporâneos.
Essas são as minhas indicações de hotéis em Charlottenburg:
Ofertas de hotéis em no bairro de Charlottenburg
No mapa abaixo, você consegue visualizar as principais atrações da cidade para ver se seu hotel está bem localizado.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/
Natalie se hospedou no Hotel de Rome a convite do Turismo de Berlim.
Quando fui lá, fiquei em Friedrichshain e gostei muito. Me senti meio local e não tão turistão. Havia muitos bares e restaurantes, além de lojas. Tudo frequentado pela galera local.
Você tem alguma dica de hotel nessa região pra dividir com a gente, Daniel? Valeu!
Bom, fiquei no Upstalsboom Hotel, mas não achei nada demais, fora a localização (10 min do metro). Numa próxima ida a Berlim, tentarei outro hotel em Friedrichshain.
Obrigado pela dica, Daniel 😉