atualizado em:

Kreuzberg o bairro descolado de Berlim

Enquanto Berlim ainda era dividida, Kreuzberg era um antigo reduto de imigrantes, artistas e hippies, mas nos últimos anos o […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Enquanto Berlim ainda era dividida, Kreuzberg era um antigo reduto de imigrantes, artistas e hippies, mas nos últimos anos o bairro vem se transformando e atraindo novos olhares para essa região da cidade. Atualmente ele é uma grande incubadora de empresas digitais e, por isso, concentra um volume enorme de lugares que aceitam novos meios de pagamento como a moeda virtual bitcoin.

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - pedaços do muro

O passado de Kreuzberg

Como forma de atrair mais mão de obra para a cidade, em meados da década de 60, o governo desenvolveu um programa de imigração que acabou atraindo muito a atenção dos turcos que viram em Kreuzberg, na antiga Berlim Ocidental, um bairro praticamente isolado e com preços mais acessíveis ainda por conta das consequências da guerra.

Hoje, a comunidade turca ainda permanece muito forte nesse bairro e é tida como uma das maiores comunidades fora da própria Turquia, um prato cheio para quem quer aproveitar o melhor de suas tradições e pratos típicos.

Ofertas de hotéis em Keruzburg

Ofertas de hotéis em Berlim

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Checkpoint Charlie

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Eastside Gallery

Kreuzberg nos dias atuais

Hoje em dia, quem tem voltado os olhos para Kreuzberg é a classe média de Berlim que quer morar em seus prédios – muitos em estilo art nouveau – devido aos seus ares mais descolados, por terem sido pouco bombardeados durante a guerra e por serem considerados patrimônios da cidade.

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - predios

Além dos inúmeros grafites que tomam conta do bairro, dos restaurantes moderninhos e das feiras orgânicas, uma forma de perceber essa mutação de Kreuzberg é visitar os importantes museus e galerias do bairro: Museu Judaico (Jüdisches Museum), Galeria de Berlim (Berlinische Galerie), Museu do Checkpoint Charlie, Topografia do Terror (Topographie des Terrors) e Museu Alemão da Tecnologia (Deutsches Technikmuseum).

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Topologia do terror

A East Side Gallery – famoso trecho do muro de Berlim cheio de grafites – e o Tempelhof – antigo aeroporto revitalizado como parque – também ficam em Kreuzberg e combinam muito bem com um passeio mais detalhado pelo bairro.

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Grafite 2

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Eastside Gallery 2

A noite de Kreuzberg

Engana-se quem pensa que a região se resume apenas ao trecho do muro que não foi demolido (East side Gallery) e ao Checkpoint Charlie, Kreuzberg também é um dos centros da noite berlinense.

A 3 estações de metrô da Alexander Platz pela linha U8 (estação Moritzplatz) está a Oranienstrasse, a rua boêmia de Berlim. Caminhe em direção à estação Görlitzer Bahnhof para conhecer os bares mais procurados pelos berlinenses atualmente 🙂 Não muito longe dali e quase em frente à East Side Gallery, está a Arena O2 (O2 World) para aqueles que procuram grandes shows quando viajam 🙂

Continue lendo:

Bus 100: o city tour mais barato de Berlim

O Museu do Videogame de Berlim: para a alegria dos geeks de plantão 😀

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - bicicletas

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - numa rua qualquer

Gastronomia

No quesito gastronomia, Kreuzberg também faz bonito. Além dos diversos pontos para provar o famoso kebab, o bairro tem ótimos restaurantes e feiras gastronômicas. O mercado Markthalle 9, o contemporâneo Herz & Niere e o libanês Maroush são ótimos endereços para a hora que a fome apertar 😉

Veja também:

Rogacki em Berlim: comendo bem e barato como um local

Conhecendo Potsdam em um bate e volta de Berlim

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Kreuzberg, o bairro descolado de berlim - Grafites

Natalie viajou para Berlim a convite do VisitBerlim.

Assine nossa newsletter!

Comentários