A Ponte Carlos, um dos símbolos mais importantes e românticos (e lotado de turistas) de Praga, é cercada de mistérios e lendas que datam desde sua construção.
A Ponte Carlos e suas lendas
Dizem que o Rei Carlos IV, ao mandar construir a ponte, consultou famosos astrólogos da época para saber qual era o momento mais adequado para começar a obra. Eles disseram que o primeiro tijolo deveria ser colocado no ano de 1357, no dia 9 de Julho, às 5:31 da manhã. Se vocês repararem, essa data da sorte é um palíndromo 135797531. Não deve ter sido muito difícil convencer o Rei depois disso 😛
Outra lenda também garante que na estrutura da ponte foram colocados ovos, vinho e leite para garantir a estabilidade da ponte por muitos séculos.
Verdade ou não, a ponte está de pé desde 1357, quando começou a ser construída 😉
Oferta de Hotéis na Repúplica Tcheca
A lenda de São João Nepomuceno e a Ponte Carlos
São João Nepomuceno nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia. Orador brilhante, foi capelão e confessor na corte do rei Venceslau IV (uma pessoa de mau caráter) e, assim, se tornou confessor da rainha Joana da Baviera, a quem auxiliava na difícil convivência com o rei.
Segundo a lenda, no final do séc. XIV, o Rei Venceslau IV teria exigido que São João Nepomuceno violasse o segredo das confissões da rainha. Ao se recusar, ele foi torturado e morto e seu corpo foi jogado da Ponte Carlos nas águas do rio Vltava (Moldava).
Quando a população de Praga o avistou morto no rio, 5 estrelas o estavam cercando e mostrando para os locais que o ocorrido era obra do rei. Em procissão, seu corpo foi levado e enterrado na Igreja da Santa Cruz e, séculos depois, ele foi canonizado como mártir da confissão e da fidelidade da palavra.
A importância da Ponte Carlos
Atravessar o rio Moldava da Cidade Velha até a Malá Strana, passando pelas torres góticas, pelos milhares de turistas e pelos artistas que ganham a vida vendendo coisas e se apresentando é uma aventura por si só 😛
Ao longo dos 520m que ligam um lado do rio ao outro, estão 30 estátuas de importantes santos, algumas datando do século XVIII.
Não deixe de observar com calma a mais representativa dentre todas elas: a estátua de São João Nepomuceno. Outra lenda da cidade garante que quem a tocar terá sorte e, quem sabe, voltará a Praga em breve. O Fred tocou na estátua em 2012 e não é que ele acabou voltando para a capital Tcheca em 2013? Acho que foi um bom sinal 😀
Dica: Para garantir as melhores fotos ou desfrutar da magia da Ponte Carlos antes das hordas de turistas chegarem, você deve, literalmente, madrugar 😛 Pena que, quando o despertador tocou, eu cai no sono novamente…
Um dos sonhos de viagem!!!
Passar por essa ponte deve ser mágico!!!!
Quantas histórias, quantas memórias.
Parabéns!!!
Sônia
p.s. as fotos estão muito bonitas!!!! nos aguçam a vontade de ir até lá!!!!
Parabéns pelo passeio e pelo post, muito bem feito. Estou arrumando as malas …em breve estarei pisando nesse lugar mágico. Devo estar em Praga dia 11 ou 12 de agosto, contando as horas… Abraço .
Obrigado, Verônica. Aposto que você vai adorar Praga 🙂 se ainda não o fez, dá uma olhadinha nos outros posts de Praga aqui no blog, tem muita coisa legal na cidade.
https://sundaycooks.com/category/destinos/republica-tcheca/praga/
E se tiver tempo, tente ir pra Cesky Krumlov também, a cidade é incrível.
Não se assuste com a muvuca de turistas, hoje eu digo que é isso que faz de Praga a cidade única que ela é 🙂
Bom,
Independente da parte religiosa, com certeza sao fantasticas as construçoes do local.
Tive o prazer de ve-las ontem 24/10/2015 e fiquem boquiaberto.
Simplesmente fantastico!
Praga inteira é exuberante e suas construções são incríveis, né?
Gostei do site, ainda que esteja um pouco poluído… posts com várias fotos e dicas em sequência, sem ser massante. Poderiam ter falado da lenda do cachorro da sorte da ponte carlos também..
Oi Mayara, fiquei na dúvida se foi um elogio ou uma crítica 😛 Poluído como? Talvez possamos melhorar. Em todo caso, também não conheço a lenda do cachorro da sorte, você poderia nos contar?
Oi! Foi um elogio kkk acho mais interessante relatos objetivos com fotos ao invés de acessar diversos tópicos… a poluição é por conta da propaganda mesmo, é pouca em relação a outros sites, porém algo nela atrapalha o visual clean, talvez a posição ou as cores..
O cachorrinho da sorte está ligado à lenda de Nepomuceno, fica na base da estátua dele e acreditam representar a lealdade e trazer sorte àqueles que a tocam <3
Obrigado, Mayara, pelos elogios e pela explicação da lenda 🙂
Sobre as propagandas, infelizmente o blog tem de se manter de alguma forma e essa é uma delas. Eu gostaria muito de não ter de usá-las (até por isso tem poucas no blog), mas não dá no momento 🙁 Quem sabe no futuro a gente não consegue melhorar essa parte, né? Ou fazer um esquema de assinatura para quem quiser não precisar ver a propaganda 😛 Ideias não faltam hehehe