Se existisse uma espécie de olimpíadas dos destinos, muitos sonhariam em levar o título de “a nova -ou- pequena Paris”, mas talvez só Viena tenha as características necessárias para emplacar esse ouro. Entretanto, é um pouco ingrato reduzir a cidade a uma mera coadjuvante da famosa, e repleta de turistas, Paris. Viena tem um brilho único, com detalhes capazes de tirar um tímido suspiro até mesmo dos viajantes mais durões.
Quando o avião decolou de Viena, logo me prometi que um dia voltaria à cidade para conhecer cada cantinho com mais calma e me render, mais uma vez, aos seus encantos. Enquanto esse dia não chega, reuni um resumo das principais atrações e pontos importantes para te ajudar a organizar o roteiro por uma das mais belas capitais europeias 😀
O que fazer em Viena?
Viena é uma cidade clássica e elegante, por isso, as principais atrações envolvem os grandes – e muito bem preservados – palácios austríacos, as tradicionais óperas e museus cujos acervos são ricos em peças raras. Caminhar pelo coração do centro histórico (Innere Stadt) e pela grande avenida Ringstrasse (ou Ring) é um dos programas essenciais para quem passa por lá pela primeira ou pela décima vez 😉
Ah! Um detalhe importante: Viena é perfeita para se conhecer caminhando com calma e se perdendo entre um ponto e outro. Para algumas atrações mais distantes, o transporte público é muito eficiente.
Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade
Onde comer em Viena – do tradicional à comida de rua
O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena
O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público sem pagar nada a mais.
Palácios
Palácio de Schönbrunn
Muitas vezes comparado ao Palácio de Versalhes, o Palácio de Schönbrunn é um dos grandes símbolos da história da monarquia no país. Por ele passaram inúmeros membros da corte imperial e até Sisi morou por ali um tempo. Construído em estilo barroco, o palácio hoje abre suas portas para uma suíte exclusiva com vista para os jardins.
Palácio Oberes Belvedere
É no Palácio Oberes Belvedere que está a famosa obra “O Beijo” de Gustav Klimt.
Palácio de Hofburg
Aproveite para visitar também os antigos aposentos dos imperadores, chamados de Kaiserappartements, os portões do prédio Michaelertor, o Pátio In der Burg e o Museu da Sissi no Palácio de Hofburg.
Para conhecer a pé
Innere Stadt o centro histórico patrimônio da UNESCO
Viena é considerada a metrópole da música, da cultura e das áreas verdes e tem seu centro histórico (Innere Stadt) tombado pela UNESCO. Sua qualidade de vida também é reconhecida como um grande diferencial da capital austríaca, bem como sua segurança, sendo considerada uma das cidades mais seguras do mundo.
Ringstrasse
Este ano a Ringstrasse, famosa avenida que circunda o Innere Stadt, comemora 150 anos da sua construção e uma série de eventos e exposições especiais foram preparadas nos diversos museus de Viena. Inaugurada em 1865, ela é o endereço de diversos conjuntos de prédios antigos que retratam perfeitamente a história e arquitetura austríaca.
Caminhar por essa região ou tomar um tram é a maneira perfeita para sentir o coração da cidade.
Sobre valores das atrações e passes turísticos, em breve publicaremos um post dedicado a esse tema 🙂 Enquanto isso, confira a lista completa de programas em Viena no site oficial do turismo da cidade.
O que fazer em Viena?
- Teatro de Ópera de Viena (Staatsoper)
- Igreja Votive
- Catedral de São Estêvão (Stephansdom)
- Palácio Imperial de Hofburg
- Prédio da Prefeitura de Viena (Rathaus)
- de janeiro a março uma enorme pista de patinação no gelo é montada em frente ao prédio da prefeitura.
- Biblioteca Nacional
- Parlamento de Viena
- Praça Josefsplatz
- Sala dos concertos dos Meninos Cantores de Viena
- Escola Espanhola de Equitação
Perto da Ringstrasse, não deixe de conhecer
- Mozarthaus Vienna – uma das casas onde viveu Mozart
- As ruas Graben e kohlmarkt
- Musikverein – sede da orquestra filarmônica de Viena
- Karlskirche – igreja barroca
Museus
- Museumsquartier
- um complexo de museus de diferentes temas (como arte contemporânea e clássica), restaurantes e bares. É lá que fica um dos mercados de natal mais cools da cidade. No verão o bairro dos museus fica tomado de grandes bancos e muita gente curtindo o sol.
- Karlsplatz
- até 4 de outubro é possível visitar uma exposição especial que conta a história da construção da famosa avenida Ringstrasse.
- Museu de História da Arte
- é aqui que acontece o famoso brunch de domingo
- Museu de História Natural
- um dos melhores pontos para ver a região da Ringstrasse do alto
- MUMOK
- Leopold Museum
- Kunsthalle
- Museu Albertina
- Museu MAK
- Haus der musik
Palácios
- Palácio de Schönbrunn
- Palácio Oberes Belvedere
- Palácio de Hofburg
Outros pontos interessantes
- Praça Schwarzenbergplatz
- Boulevar Schwarzenbergstrasse
- Stadtpark
- Parque Danúbio
- Torre Danúbio
- Casa-museu do Freud
- Vinícolas nos limites da cidade
- Spittelberg
- o bairro criativo, cheio de lojas interessantes e bares legais
Eventos e mercados de Natal
Além da música clássica, Viena também tem um festival de jazz que acontece agora de 1 a 11 de julho e o Wiener Wiesn Fest, versão austríaca da Oktoberfest, que vai de 24 de setembro a 11 de outubro.
Outra tradição muito famosa na cidade são os concertos de Natal e Ano Novo, cujas entradas costumam esgotar rapidamente.
Wiener Adventzauber
O mercado “Magia do Advento” (Wiener Adventzauber) é o mais famoso mercado de Natal de Viena. Localizado em frente à prefeitura, ele é formado por mais de 150 casinhas de madeira que vendem artigos natalinos e muitas guloseimas típicas dessa época do ano.
Palácio de Schönbrunn
Além da música natalina e dos artesanatos, o mercado de natal do Palácio de Shönbrunn é perfeito para provar várias comidinhas típicas da região, entre elas o spaetzle, a raclette e a Kasekrziner, a típica linguiça de Viena recheada de queijo.
Outros mercados de Natal
A Christmas Village na Maria-Theresien-Platz, o Mercado de Natal de Spittelberg e o Winter im Museumsquartier complementam o roteiro de mercados natalinos em Viena.
Viena, a terra da música clássica
Por Viena passaram grandes nomes da música clássica como Mozart, Beethoven, Schubert e Strauss, por isso, assistir a um concerto ou a uma tradicional ópera na cidade, é um programa quase obrigatório e bem interessante até para quem não tem esse costume 🙂
Para ver mais detalhes sobre os grandes bailes vienenses e outros eventos clássicos, acesse esse post do Viaje na Viagem:
Concertos, óperas e bailes em Viena: como comprar ingresso e o que vestir
Bate e volta saindo de Viena
Bratislava, a capital da Eslováquia, fica quase na divisa com a Áustria e costuma ser o bate e volta mais procurado para quem tem um dia extra em Viena. É possível chegar de ônibus, de barco pelo Danúbio, de trem ou de carro, claro.
Viena combina com?
Geralmente Viena entra no roteiro da maioria dos brasileiros seguida da dobradinha Budapeste e Praga, mas a cidade é perfeitamente combinável com outros roteiros pela Alemanha como Berlim e Munique e com uma infinidade de outros destinos dentro da Europa como Liechtenstein e Suíça. Dentro do país, é possível combinar a capital com Salzburg e Innsbruck.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Áustria \o/
Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e Viena.