atualizado em:

Mercado municipal de Rotterdam: o coração da cidade

Inaugurado em 2014, o Market Hall é um dos grandes símbolos de Rotterdam. Quem resiste a tantas gostosuras por metro quadrado?

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Eleita a cidade do ano pela Lonely Planet em 2016 e recentemente destaque na Vogue como a próxima “capital mais descola da Europa”, Rotterdam consegue unir, de maneira muito simbiótica, duas grandes paixões: gastronomia e arquitetura contemporânea. Um ótimo exemplo é seu emblemático mercado municipal, também conhecido como Market Hall ou Markthal, que, além de ter produtos de toda Holanda, também é um prédio de apartamentos, vejam só 😀

Mercado Municipal de Rotterdam - 02

O mercado municipal de Rotterdam

Foi amor à primeira vista, ou seria à primeira mordida?

Logo em frente às famosas Casas Cubo, você vai notar uma construção que chama muito a atenção: o Mercado Municipal de Rotterdam, também chamado de Market Hall ou Markthal, é tido como um dos mais saborosos da Europa.

Mercado Municipal de Rotterdam - 16

Mercado Municipal de Rotterdam - 01

O projeto

Do tamanho de um campo de futebol, ele é todo coberto, projetado com linhas arqueadas e cheio de vidro, o que permite que muita iluminação natural seja utilizada.

Essa obra ousada combinou perfeitamente com as características de vanguarda da cidade. Sua inauguração aconteceu em 2014 e o merco foi construído no mesmo ponto onde Rotterdam foi fundada em 1270.

Mercado Municipal de Rotterdam - 08

Um detalhe curioso que chama muito a nossa atenção é a enorme instalação artística feita no teto. Esse projeto artístico bem moderno usa técnicas 3D e mais de 4500 painéis pendurados no teto. Os temas são as diferentes frutas e alimentos da região.

Mercado Municipal de Rotterdam - 04

Alguns fãs muito empolgados chegam a comparar esse trabalho – considerado a maior obra de arte da Holanda – com a Capela Sistina do Vaticano.

Mercado Municipal de Rotterdam - 03

Mercado Municipal de Rotterdam - 05

Nesse grande arco que cobre todo o Market Hall ainda foram construídos 228 apartamentos com vistas internas e externas. Já imaginou como deve ser a vida desses moradores? Pão fresquinho não deve faltar!

O mercado e seus restaurantes

Da arquitetura contemporânea às guloseimas, o Mercado Central de Rotterdam tem 100 restaurantes, quiosques de produtos regionais e especiarias trazidas por imigrantes dos quatro cantos do mundo. Não deixe de provar o queijo Oude Rotterdam (Rotterdamsche oude) tradicional da cidade. Ele é envelhecido por mais de um ano e é diferente e mais salgadinho que a versão de Amsterdam.

Mercado Municipal de Rotterdam - 09

Mercado Municipal de Rotterdam - 10

Fica até difícil eleger um lugar favorito: tem lanches de carne de porco, hambúrguer, sushi, comida italiana… tem até uma barraquinha que vende herring – um prato muito tradicional holandês feito à base de peixe marinado, cebola e picles de pepino. Nos dias mais quentes, o mercado também é um ótimo lugar para comprar quitutes saborosos e fazer um piquenique no gramado que fica ao lado.

Mercado Municipal de Rotterdam - 11

Mercado Municipal de Rotterdam - 12

Ah! É impossível resistir aos famosos poffertjes, um doce típico da Holanda (que veio originalmente da França) e cuja receita mais conhecida é vendida no Salon Seth. Essa macinha bem adocicada parece uma panqueca no formato de madeleine e costuma ser servida com manteiga e açúcar. Tudo feito ali mesmo na hora para você comer bem quentinho 😀

Mercado Municipal de Rotterdam - 07

Mercado Municipal de Rotterdam - 06

Será que alguém aluga um apartamento desses para mim? Não consegui provar todos os quiosques do mercado 😛

Markthal

  • Endereço: Kurt-Schwitters-Platz
  • Site: markthalrotterdam.nl
  • Horários: segunda a quinta e sábado, das 10 às 20h, sexta até as 21h e domingo das 12 às 18h
  • Faixa de preço: lanches por 6,50 euros até menus mais elaborados.

Mercado Municipal de Rotterdam - 13

Mercado Municipal de Rotterdam - 15

O Sundaycooks contou com o apoio da Holland Alliance e do Rotterdam Partners

Assine nossa newsletter!