Praças e natureza por todo lado, casas e prédios que parecem ter parado no tempo, tudo isso contribuiu para que Savannah, a primeira capital da Geórgia, fosse considerada uma das cidades mais bonitas dos Estados Unidos pela Condé Nast, The New York Times e outras mídias especializadas. Além, é claro, deste site que vos escreve 😛
Por que Savannah é tão bonita?
Savannah foi fundada em 1733 pelo general James Edward Oglethorpe para ser a capital da então colônia da Geórgia, que também foi fundada por ele. Oglethorpe resolve, então, planejar todo o centro da cidade, fazendo com que ela se tornasse a primeira cidade planejada dos EUA, com seus bairros distribuídos ao redor de suas praças (que hoje são 24). Essa formação foi tão importante em permitir que a cidade se expandisse de forma ordenada que ficou conhecida como o “Oglethorpe Plan“.
O que fazer em Savannah?
As praças de Savannah e sua ligação com Forrest Gump
Quase todas as praças tem pelo menos um monumento em homenagem a personalidades ou momentos históricos importantes para a região. Além disso, elas são repletas de árvores altas, largas e cheias de musgo espanhol que, além de fazerem ótimas sombras, contribuem para o clima nostálgico da cidade 😉
Savannah é daquelas cidades pelas quais nos apaixonamos à primeira vista.
A praça central da cidade é chamada Chippewa Square e é mais conhecida como o local onde o Forrest Gump contava suas histórias a quem quisesse ouvir 😛 Aquela famosa cena da pena voando também foi gravada em Savannah e a igreja em frente a qual ela passa é a Independent Presbyterian Church, a poucos metros dali.
Apesar de hoje o banco e a antiga parada de ônibus não existirem mais (o banco fazia parte do cenário do filme e pode ser visto no museu da cidade), o local ainda é muito fotografado. Run Forrest, run!
Centro Histórico
Não pense que é somente nas praças que está a beleza da cidade. As ruas de seu centro histórico são charmosíssimas e a cada esquina, a vontade de simplesmente parar, sentar onde for possível e ver a vida passar é enorme.
Por isso, a melhor forma de se conhecer Savannah é a pé. Ao andar por suas ruas, repare na cor das portas das casas. A tradição diz que, quando a hipoteca da casa está paga, deve-se pintar a porta de vermelho em comemoração 😀
A River Street é o lugar ideal para sentir-se no século 19 ao olhar os prédios de tijolinho vermelho, que agora estão quase pretos, de frente para o porto. Muitos desses prédios são hotéis ou escritórios, mas seus andares térreos costumam trazer lojas de balas e doces, além de restaurantes e bares.
Se eu tivesse de escolher apenas um lugar de Savannah, seria a River Street!
Ainda no centro histórico, temos o City Market, na rua de pedestres W St. Julian Street em frente à Ellis Square, onde se pode tomar alguns drinks, comer petiscos e comprar souvenirs interessantes da cidade. De noite, junto com a River Street e a Chippewa Square, é ali que o burburinho acontece.
No final da tarde – ou melhor – a qualquer hora do dia, não deixe de tomar um sorvete na tradicional Leopold’s Ice Cream, uma sorveteria criada em 1919 por uma família de imigrantes gregos e que já foi considerada a quinta melhor dos EUA. Eu tomei um milk shake com sorvete de café que estava ótimo, merecedor de um 8,5 na escala milk shake do Fred 😛
Outro local importante é a Catedral de São João Batista, considerada a terceira maior dos Estados Unidos, perdendo apenas para a Catedral de Washington e a de Saint Patrick em Nova York.
Para quem gosta de comprinhas, o guia que fez o passeio conosco disse que a Broughton St. é a principal rua de compras da cidade 😉
Por fim, um outro prédio curioso, fica no encontro da rua Bull St. com a Madison Square. Ali naquela esquina, está o edifício vermelho da faculdade de arte e design de Savannah, e, em frente a ele, está o templo maçônico Scottish Rite Temple e toda a sua bela arquitetura. Assim de perto e de frente, ele já é bonito e interessante, mas basta descer um pouco a Bull St. pra ver que ele é ainda mais curioso.
De longe, parece que o templo foi simplesmente cortado ao meio, como se estivesse faltando um pedaço dele e pelo Google Maps isso fica ainda mais evidente 😛
Onde ficar em Savannah?
No centro histórico, com certeza 🙂
A região ideal é na área dentro do quadrado entre a River Street, a Gaston St., a Montgomery St. e a Broad St., pois é onde se concentram os maiores atrativos da cidade, além de permitir que você fique a curtas distâncias a pé de tudo.
Dentro do centro histórico, os melhores lugares a meu ver são a River Street e próximo à Chippewa Square.
Para passear pelo centro de Savannah, não é preciso usar um carro alugado, mas ele pode ser bem útil para ir a alguns lugares mais longe como o aeroporto, alguns restaurantes, lojas, outlets e, claro, para dar continuidade à sua road trip 😉
Como infelizmente não cheguei a me hospedar na cidade, separei alguns hotéis com boas resenhas nessa região para vocês:
River Street
The Bohemian Hotel Savannah Riverfront
Cotton Sail Hotel Savannah Riverfront
Chippewa Square
Madison Square
Onde comer em Savannah?
Savannah é a cidade onde a Paula Deen (uma mistura de Ana Maria Braga com Palmirinha) abriu seu primeiro restaurante, chamado Lady and Sons. Entretanto, o restaurante em si é bem abaixo das espectativas, mas a lojinha de utensílios de cozinha, temperos e molhos prontos vale a visita.
O Leopold’s Ice Cream é outro lugar imperdível para tomar um sorvete de sobremesa ou no lanchinho da tarde ou no café da manhã 😛
O lugar que você não pode deixar de ir quando visitar Savannah é o Wiley’s Championship BBQ (4700 Highway 80. East Savannah, GA). O Wiley e sua esposa Janet fazem os típicos churrascos do sul dos EUA desde 1983 e posso dizer que, sem dúvida, foi onde comi um dos melhores churrascos até hoje.
Não vá ao Wiley’s esperando uma comida gourmet refinada. O que você encontrará lá é um dos melhores BBQs da Geórgia (e o melhor de Savannah segundo me contaram), servido no bom e velho estilo ogro food, com muito molho, muitas calorias e muito sabor 😀
Se você passar por lá, mande um abraço ao Wiley e à Janet e diga a eles que sonho até hoje com aquelas costelinhas e com o porco desfiado!
Savannah combina com?
Uma road trip pelo sul dos Estados Unidos 😉 Pare pelo menos uma noite em Savannah e de lá você pode serguir viagem para:
- Saint Simons Island, para ver como alguns americanos passam suas férias de verão
- Hilton Head Island, para ter um contato mais próximo com a natureza (ou para jogar golfe se for o caso 😉 )
- Charleston, para ter contato com quase 300 anos de história americana e com sua arquitetura antebellum (antes da guerra civil) preservada
- Atlanta, para conhecer a capital da Geórgia ou voltar para o Brasil
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos
O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e BrandUSA.
Já falei que tô adorando ler os posts dessa viagem??? Morei um tempo em Hilton Head e adorei HHI, Savannah, Charleston e tudo mais pela região!!!! Georgia/Carolina do Sul/Louisiana é como se fosse outro país comprado com o que brasileiros estão acostumados (NY, Flórida e Califórnia)!
Parecem mesmo, né Fernanda? Gostei bastante de lá.
Estive há poucos dias em Savannah, entre os dias 20 e 25 de março de 2024.
Fui levar minha filha para estudar.
Confesso que tive duas visões antagônicas. A primeira ao chegar na cidade. Fiquei assustado com casas e ruas deterioradas e sem cuidados. Além de ver muita gente nas ruas pedindo dinheiro. Essa imagem foi muito impactante, afinal eu estava deixando minha filha nessa cidade.
A segunda visão começou no segundo dia, onde pude começar a conhecer os pontos mais turísticos como a River Street.
Pude comer no Wiley’s onde sua descrição é muito real. Na cidade também curti as ruas Broughton St e a W Julian St, com sua lojinhas e restaurantes, inclusive a loja de doces Savannah’s Candy.
Para mim o ponto mais forte da cidade é sem dúvida nenhuma a River St… seus Rooftops , sua feirinha de artesanato nos finais de semana e seu charme com apresentações de cantores e bandas.
Também pude visitar a praia mais próxima de Savannah, chamada Tybee. Uma praia bem estilo EUA, porém não conseguimos ficar muito tempo pois ventava demais e a temperatura estava em 12 graus, apesar do dia estar com um azul espetacular.
Ricardo,
Muito obrigada por compartilhar seu relato conosco!
Olá! Estou na churrascaria de Savannah neste momento, e a garçonete me disse que Wiley morreu há alguns meses… já a esposa vem toda manhã para almoçar! Excelente recomendação! Triste pelo dono… mas mantiveram a qualidade!
Ahhhh que pena que ele faleceu!
Estive há poucos dias em Savannah, entre os dias 20 e 25 de março de 2024.
Fui levar minha filha para estudar.
Confesso que tive duas visões antagônicas. A primeira ao chegar na cidade. Fiquei assustado com casas e ruas deterioradas e sem cuidados. Além de ver muita gente nas ruas pedindo dinheiro. Essa imagem foi muito impactante, afinal eu estava deixando minha filha nessa cidade.
A segunda visão começou no segundo dia, onde pude começar a conhecer os pontos mais turísticos como a River Street.
Pude comer no Wiley’s onde sua descrição é muito real. Na cidade também curti as ruas Broughton St e a W Julian St, com sua lojinhas e restaurantes, inclusive a loja de doces Savannah’s Candy.
Para mim o ponto mais forte da cidade é sem dúvida nenhuma a River St… seus Rooftops , sua feirinha de artesanato nos finais de semana e seu charme com apresentações de cantores e bandas.
Também pude visitar a praia
E sua filha? Gostou da cidade também?
hoje é dia 21 de agosto de 2020. estou na Wiley’s churrascaria e acabei de comer uma deliciosa costela ❤️ o dono morreu e realmente eles conseguiram manter a qualidade! obrigada pela dica maravilhosa !!
Que bom que você curtiu, Silvana!
É uma experiência e tanto almoçar no Wiley’s.