Se você já andou de metrô alguma vez na vida, não terá dificuldades alguma ao usar o metrô de Frankfurt. Agora, se você nunca andou de metrô e não fala uma palavra em alemão, este tutorial-que-só-falta-pegar-na-mão-e-levar irá tirar todas as suas dúvidas.
Como usar o metrô de Frankfurt?
Como quase tudo na Alemanha, o metrô de Frankfurt é muito bem sinalizado e organizado. Assim como em Munique, o metrô também é daqueles que não tem catraca, mas isso não quer dizer que você possa entrar sem comprar sua passagem, viu! Sempre há fiscais andando nos trens e, se você for pego sem o ticket, irá pagar uma multa pesada.
Como o metrô de Munique é muito parecido com o de Frankfurt, eu prefiro falar apenas das diferenças entre eles neste post. Por isso, não deixe de ler o texto abaixo para descobrir todos os detalhes sobre as plataformas, palavras em alemão e indicações nos painéis eletrônicos das estações.
Sem Mistérios: Metrô de Munique
Agora que você já sabe como identificar as plataformas corretas onde seu metrô irá passar e identificar a direção do metrô que você tem de seguir, vamos às peculiaridades do metrô de Frankfurt.
Não é preciso validar o ticket
Em Munique e em Praga, por exemplo, é preciso que você valide seu ticket nas maquininhas antes de usar o transporte público. Já em Frankfurt essa validação ocorre no momento da compra do passe como eu explico mais abaixo.
Há mais mapas nas estações de Frankfurt
Não sei se isso é só impressão minha, mas achei que em Frankfurt há mais mapas simplificados das linhas que passam em determinada estação. Em Munique eu me perdi uma vez e foi uma dificuldade enorme pra conseguir me achar no mapa que havia na estação.
Dica: Tente chegar nas estações já sabendo qual linha você precisa pegar e em que estação descer para evitar transtornos ou dificuldades extras.
As portas dos metrôs e trams só abrem se você apertar um botão
Em Frankfurt, os metrôs e trams funcionam no mesmo esquema que em Paris, por exemplo. Em vez de abrir todas as portas quando param, eles mantêm a porta fechada até que um passageiro aperte o botão para entrar ou sair do vagão. E não se preocupe, é bem fácil identificar esses botões.
Confira os melhores bairros pare se hospedar e em Frankfurt
Como comprar os passes do metrô de Frankfurt?
Com ajuda da “modelo de dedo”, Natalie, abaixo você encontra o passo a passo pra comprar os passes do metrô de Frankfurt:
Qual ticket eu devo comprar?
Elementar, meu caro leitor:
Vejamos a tabela de preços de 2016 para os tickets mais comuns e que valem tanto para metrô e trams quanto para ônibus.
[Atualizado em 14/11/2016]:
- Single Ticket / Uma viagem = 2,80 euros
- Day Ticket / Ticket diário = 7,00 euros
- Group Day Ticket / Ticket Diário para grupos = 11,00 euros
- Weekly Ticket / Ticket Semanal = 24,90 euros
- Monthly Ticket / Ticket Mensal = 86,50 euros
- De/Para o Aeroporto:
- Single / Uma viagem = 4,65 euros
- All Day / Diário = 9,10 euros
- Group All Day / Grupo Diário = 15,80 euros
Se você comprar o ticket semanal, ele vale para ir e voltar do aeroporto também segundo o mapa de tarifas 🙂
Crianças e pessoas acima de 65 anos têm descontos.
Os Day Tickets valem do momento da compra até o fim do dia dos metrôs (que terminam pouco depois da meia noite dependendo da linha).
Vou ficar de 1 a 3 dias em Frankfurt
Nesse caso, comprar um passe diário (Day Ticket) por dia é melhor.
Estou com 2 ou mais pessoas e vou ficar menos de 4 dias na cidade
Compre o Group Day Ticket, pois ele já compensa com duas pessoas \o/
Vou passar 4 dias em Frankfurt
De 4 a 7 dias, já compensa comprar o passe semanal (Weekly Ticket).
Vou passar mais de 4 semanas na cidade
O passe mensal (Monthly Ticket) compensa para quem vai passar de 28 a 31 dias em Frankfurt.
Vou direto para a estação de trem central (Hauptbanhof) ou para o aeroporto
Compre o Single Ticket se for para a estação de trem, ou o Single Ticket & Airport se for para o aeroporto, pois você não irá usar mais o metrô de Frankfurt.
Estou chegando tarde no Aeroporto e vou direto para o hotel e vice versa
Novamente, Single Ticket & Airport
Outras situações
Faça uma mistura de passes
Não falei que este post iria te pegar pela mão e levar pra passear em Frankfurt?
O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.
Parabéns pelo blog !!!!
Obrigada, Ana! Volte sempre 😀
Agradeço pelas informações do blog.
Estou com a seguinte dúvida:
Somos 3 adultos. Chegaremos em Frankfurt á tarde e embarcamos para o Brasil no dia seguinte a noite.
Qual é a melhor opção de ticket?
Aguardo o retorno.
Mônica
Oi Mônica.
Os tickets diários de grupo servem até o fim do dia, ou seja, no seu caso você precisará de 2 deles, um para ir do aeroporto à cidade (15 euros hoje) e um para voltar da cidade ao aeroporto no dia seguinte (15 euros também).
Boa noite…
gostei muito do post de vcs sobre Frankfurt. Ficarei na cidade por 5 dias e pensei em comprar o frankfurt card no aeroporto quando eu chegar, para os dois primeiros dias (sexta e sabado), e mais um frankfurt card para os dois ultimos dias (segunda e terca), no domingo pensei em ir até Rudesheim (de trem). Tenho algumas perguntas:
1 – posso comprar de uma so vez dois Frankfurt cards e colocar as datas somente quando usa -los?
2 – o frankfurt card pode ser usado na rede de tram, metro(U) e trem(S) sem problemas?
Abraço
Katia
Obrigado, Katia 🙂
Antes de mais nada, se você ainda não viu, este post pode lhe ajudar:
Vale a pena usar o Frankfurt Card?
1) Ele funciona como o Museum Pass de Paris, ou seja, você só preenche a data no cartão do dia em que usá-lo pela primeira vez. Sendo assim, você pode comprar os dois para os últimos dias junto com os tickets para os primeiros.
2) sim 🙂 Ele funciona como passe do transporte público de Frankfurt, podendo ser usado nos Trams e ônibus tb.
Olá Fred, parabéns pelo blog, meu avião sai as 06horas da manhã, para eu chegar com aquela hora antecipado, preciso saber se funciona na madrugada o Metro?, poderia me informar e se for sábado? os horários são os mesmos?, abraço.
Oi Zecarlos.
Olha, algumas linhas funcionam de madrugada sim, mas são poucas e em horários bem espaçados. Se eu fosse você, pegaria um táxi. Bem mais calmo, confortável e tranquilo, ainda mais depois de acordar de madrugada pra se preparar para sair 😉
No site oficial abaixo, você encontra uma caixa de pesquisa onde vc pode dizer o horário que quer sair ou chegar no destino:
https://www.rmv.de/en/
Olá,quero saber qual meio de transporte público é melhor para chegar nesse endereço,saindo do aeroporto?
Karlstraße 14
60329 Frankfurt am Main
Alemanha
Oi Carlos.
Do aeroporto saem as linhas S8 e S9 e ambas passam na Hauptbanhof, que é a estação central e mais próxima do seu endereço 🙂
Ola!
Essa dica dos tickets e de como funciona o metro em Frankfurt é de muita ajuda!
Mas eu tenho ainda algumas duvidas…
Eu vou ficar 4 noites e 5 dias em Frankfurt. Minha intenção é comprar o weekly ticket.
Eu tenho direito a andar com minha esposa gratuitamente, ou precisarei comprar 2 tickets semanais?
Esse ticket é limitado somente para o metro ou ele també pode ser utilizado para pegar bondes, trens, metros e onibus?
Obrigado!!
Oi Fábio. que bom que estamos ajudando 🙂
Acabei de conferir aqui e o Weekly ticket é para uma pessoa apenas mesmo, ou seja, no seu caso, vocês teriam de comprar 2 passes semanais (totalizando 48,80) ou comprar 5 group day tickets (49,50). Uma diferença mínima para 2 pessoas, mas se estivessem em 3 ou mais, esse group day ticket seria perfeito 😉
Ola, vou chegar em frankfurt de carro. Depois terei que entregar o carro no aeroporto. Pelo google maps tem um belo trecho que nao tem metro, podes me ajudar para chegar ate a hbf(estacao de trem principal) por outra forma de transporte? onibus, bonde, quero evitar o taxi.
Goethe Hotel Frankfurt
Oi André, tem uma linha de S-Bahn no aeroporto de Frankfurt que leva ao centro da cidade 🙂
Oi Fred, tudo bem? Seu blog dá dicas incríveis e tem me ajudado bastante nas minhas pesquisas. Mas estou com um problema: chego em Frankfurt vindo de Tel Aviv em maio. Descerei no terminal 1 e vi que, pelo endereço do meu hotel (Excelsior Frankfurt, Mannheimerstrasse 7-9), tanto posso pegar um metrô como um trem para a Estação Central . Estou certa? Dei uma olhada no mapa de localização do hotel e vi que quase em frente a ele tem o que me parece uma estração de tram ( Hauptbahnhof Südseite ). Pelo google maps a impressão que dá é que, mesmo próxima do meu hotel, eu teria dificuldades de ir a pé até meu hotel, descendo na estação Central, tanto vindo de trem com de metrô. Parece que só têm pistas de alta velocidade e que não há como um pedestre com mala chegar com facilidade no hotel. O que vc me aconselha: pegar trem, metrô , tram ou não esquentar a cabeça e pegar logo um táxi no aeroporto? Acredito que um táxi me custaria entre 30 e 40 euros, uma grande diferença em relação aos preços dos outros transportes.
Oi Riva.
Seu hotel está bem localizado 🙂 aquela avenida é super tranquila de atravessar a pé. Qualquer coisa, vc pode ver no Google Street View também pra confirmar.
Sobre voltar do aeroporto, depende do seu cansaço, do horário e da quantidade de malas. Se vc não estiver muito cansada e com poucas malas, pode ir de S-Bahn que é tranquilo.
Muito boa as dicas do metro! Em julho estarei indo para Frankfurt. Possui metrô do aeroporto para o centro ? E do centro como faço para ir para o Langener Waldsee ?
Oi Marcelo.
Existe metrô sim (S-Bahn) até o centro 🙂 De lá vc precisa saber a baldeação até seu destino. No site do metrô de frankfurt eles têm um lugar pra mostrar que rota vc tem de fazer 🙂
Obrigado pela resposta! Estarei em Frankfurt por 11 dias, seria melhor comprar o ticket de metrô semanal ? Posso compra-lo no aeroporto ? Desses 11 dias 05 pretendo fazer bate e volta para algumas cidades perto de Frankfurt, devo ir um dia em Heidelberg e pensei em ir também em Nuremberg, mas acho longe! Tenho que ficar em Frankfurt por causa de uma competição. Quais cidades você acha melhor para conhecer ?
Oi Marcelo.
O passe semanal é a melhor opção. Para os dias em que vc for para outra cidade, vc precisa saber se fará pelo menos 3 viagens de metrô naquele dia. Se fizer, então dois passes de 1 semana são a melhor pedida (eu faria assim de qualquer forma 😉 ).
Heidelberg é lindíssima (Guia de Heidelberg e motivos para querer um teletransporte) e Nuremberg também (Roteiros e dicas de Nuremberg: o coração da Francônia), mas Nuremberg é cidade para passar mais de um dia e não em um bate e volta.
Dá uma olhada neste post: Bate e voltas de Frankfurt: para incrementar sua viagem
Se você vai ficar numa competição, imagino que não terá todo o dia livre, então nosso roteiro de Frankfurt provavelmente irá ocupar todo o seu tempo além do bate e volta à Heidelberg 😉
Roteiro de três dias em Frankfurt
Frankfurt pela segunda vez: novas dicas para curtir a cidade