Se você já andou de metrô alguma vez na vida, não terá dificuldades alguma ao usar o metrô de Frankfurt. Agora, se você nunca andou de metrô e não fala uma palavra em alemão, este tutorial-que-só-falta-pegar-na-mão-e-levar irá tirar todas as suas dúvidas.
Como usar o metrô de Frankfurt?
Como quase tudo na Alemanha, o metrô de Frankfurt é muito bem sinalizado e organizado. Assim como em Munique, o metrô também é daqueles que não tem catraca, mas isso não quer dizer que você possa entrar sem comprar sua passagem, viu! Sempre há fiscais andando nos trens e, se você for pego sem o ticket, irá pagar uma multa pesada.
Como o metrô de Munique é muito parecido com o de Frankfurt, eu prefiro falar apenas das diferenças entre eles neste post. Por isso, não deixe de ler o texto abaixo para descobrir todos os detalhes sobre as plataformas, palavras em alemão e indicações nos painéis eletrônicos das estações.
Sem Mistérios: Metrô de Munique
Agora que você já sabe como identificar as plataformas corretas onde seu metrô irá passar e identificar a direção do metrô que você tem de seguir, vamos às peculiaridades do metrô de Frankfurt.
Não é preciso validar o ticket
Em Munique e em Praga, por exemplo, é preciso que você valide seu ticket nas maquininhas antes de usar o transporte público. Já em Frankfurt essa validação ocorre no momento da compra do passe como eu explico mais abaixo.
Há mais mapas nas estações de Frankfurt
Não sei se isso é só impressão minha, mas achei que em Frankfurt há mais mapas simplificados das linhas que passam em determinada estação. Em Munique eu me perdi uma vez e foi uma dificuldade enorme pra conseguir me achar no mapa que havia na estação.
Dica: Tente chegar nas estações já sabendo qual linha você precisa pegar e em que estação descer para evitar transtornos ou dificuldades extras.
As portas dos metrôs e trams só abrem se você apertar um botão
Em Frankfurt, os metrôs e trams funcionam no mesmo esquema que em Paris, por exemplo. Em vez de abrir todas as portas quando param, eles mantêm a porta fechada até que um passageiro aperte o botão para entrar ou sair do vagão. E não se preocupe, é bem fácil identificar esses botões.
Confira os melhores bairros pare se hospedar e em Frankfurt
Como comprar os passes do metrô de Frankfurt?
Com ajuda da “modelo de dedo”, Natalie, abaixo você encontra o passo a passo pra comprar os passes do metrô de Frankfurt:
Qual ticket eu devo comprar?
Elementar, meu caro leitor:
Vejamos a tabela de preços de 2016 para os tickets mais comuns e que valem tanto para metrô e trams quanto para ônibus.
[Atualizado em 14/11/2016]:
- Single Ticket / Uma viagem = 2,80 euros
- Day Ticket / Ticket diário = 7,00 euros
- Group Day Ticket / Ticket Diário para grupos = 11,00 euros
- Weekly Ticket / Ticket Semanal = 24,90 euros
- Monthly Ticket / Ticket Mensal = 86,50 euros
- De/Para o Aeroporto:
- Single / Uma viagem = 4,65 euros
- All Day / Diário = 9,10 euros
- Group All Day / Grupo Diário = 15,80 euros
Se você comprar o ticket semanal, ele vale para ir e voltar do aeroporto também segundo o mapa de tarifas 🙂
Crianças e pessoas acima de 65 anos têm descontos.
Os Day Tickets valem do momento da compra até o fim do dia dos metrôs (que terminam pouco depois da meia noite dependendo da linha).
Vou ficar de 1 a 3 dias em Frankfurt
Nesse caso, comprar um passe diário (Day Ticket) por dia é melhor.
Estou com 2 ou mais pessoas e vou ficar menos de 4 dias na cidade
Compre o Group Day Ticket, pois ele já compensa com duas pessoas \o/
Vou passar 4 dias em Frankfurt
De 4 a 7 dias, já compensa comprar o passe semanal (Weekly Ticket).
Vou passar mais de 4 semanas na cidade
O passe mensal (Monthly Ticket) compensa para quem vai passar de 28 a 31 dias em Frankfurt.
Vou direto para a estação de trem central (Hauptbanhof) ou para o aeroporto
Compre o Single Ticket se for para a estação de trem, ou o Single Ticket & Airport se for para o aeroporto, pois você não irá usar mais o metrô de Frankfurt.
Estou chegando tarde no Aeroporto e vou direto para o hotel e vice versa
Novamente, Single Ticket & Airport
Outras situações
Faça uma mistura de passes
Não falei que este post iria te pegar pela mão e levar pra passear em Frankfurt?
O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.
fantástico o seu blog. Parabens! Estou desembarcando de cruzeiro em Hamburgo final de Abril. Reservei hoteis e Hamburgo, Berlim, Praga, Munique e Frankfurt, de onde retornarei ao Brasil. Estou tendo dificuldades para reservas de trens. Sei que está distante ainda, mas em simulações recentes vejo muitas alternativas de escolha. Compro um Europass ou tickets individuais, cidade a cidade. Gostaria de receber orientações mais precisas. Grato!
Oi, Nivaldo.
Para essas cidades você consegue comprar os tickets individuais. Você já consultou o site da https://www.bahn.com? Acredito que esse Europass não seja mais vantajoso como antigamente.
Temos mais algumas dicas sobre viagem de trem pela Alemanha nesses posts:
https://sundaycooks.com/11-dicas-para-viajar-de-trem-na-alemanha/
https://sundaycooks.com/como-ir-de-praga-berlim-e-vice-versa/
https://sundaycooks.com/como-ir-de-munique-para-praga/
Tipo.. as maquininhas aceitam VTM né?
Hey, existe algum app pra celular que “subisttua” a compra do Ticket ?
Oi Eder.
As maquinas aceitam débito sim, portanto VTM também deve ser aceito. Eu desconheço apps que substituam o ticket, principalmente para turistas. Se vc encontrar, me avise, por favor 🙂
Ah, e se quiser comprar moeda ou o cartão multi moeda cash passport, nós temos uma parceria com a Confidence. Dá uma olhada:
Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?
Olá! Depois que compramos os tickets, em Frankfurt existe a maquininha que “valida” os mesmos nas estações? Se sim, como usá-las?
Fui para Berlim e Munique em outra ocasião, e fiquei confusa se eu deveria marcar o bilhete diário em nenhuma, na primeira ou em todas as utilizações rs… Vamos para Frankfurt no final do mês e nao quero passar pelo mesmo perrengue! hahah…
Obrigada!
Oi Pauline.
Em Frankfurt, se não me engano, você já compra o ticket com data definida. Se não for assim ou precisar validar, é só na primeira utilização mesmo 🙂
Oi! Esse blog sempre ajudando… Dúvida: o ticket do metrô também vale para o S-Bahn?
Obrigado Karen. Vale sim, desde que seja dentro da área de validade do seu ticket 🙂 A mesma coisa para os trams e ônibus.
olá! muito bom seu site; vou ficar 3 dias em Frankfurt em janeiro; esse Group Day Ticket parece ser a melhor opção; mas como funciona ? eu fazendo a opção dele todos os 3 dias, vale para nós 3 ? abração
OI Silvio. É isso mesmo. Compre o passe de grupo (até 5 pessoas) para 3 dias e é só andar com ele no bolso caso algum fiscal peça (todo mundo tem de estar junto), pois também não há catracas por lá 🙂
Gostaria de saber como faço para ir da estação de trem de Frankfurt até o aeroporto. Vou chegar na estação de trem de madrugada e pegar o voo o aeroporto às 7 da manhã. Quais as opções que tenho, levando em conta que chegarei em Frankfurt de madrugada? Há metros circulando da estação de trem ate o aeroporto nesse horário? Em caso afirmativo qual linha devo pegar ? Há taxis na estação de trem de madrugada?
Oi Guaciara. A maioria do transporte público fecha de madrugada, mas algumas linhas ainda funcionam. Eu olhei no site da RMV (transporte público de Frankfurt) abaixo e fiz uma pesquisa saindo da Hauptbanhof e indo para o aeroporto.
https://www.rmv.de/auskunft/bin/jp/query.exe/en?OK#focus
Aparentemente o S8 passa a cada 60 minutos +- de madrugada e depois das 5 da manhã deve ter maior frequência. Deve haver táxis também de noite (lembro de um ponto ali em frente/lado da estação), mas não tenho como garantir :/
Bom dia, fique com uma duvida referente ao FrankfurtCard em relação ao ticket do metrô. Pelo o que eu entendi, um teria relação com o outro, correto?. A minha ideia é comprar o Card, uma vez que vou passar 3 dias e pretendo visitar o máximo de atrações possíveis, a minha duvida seria a seguinte, mediante a compra do Card ele VALE ou GERA DESCONTO pro metrô?. Porque lá na matéria do FrankfurtCard ao menos eu entendi assim, aí agora li essa aqui e deu a entender que também é necessário comprar o ticket pro metrô.
Oi Gustavo. O Frankfurt card serve sim como passe de transporte 🙂 Não cito ele aqui porque ele é mais caro que o passe de transporte público que é o tema deste post 🙂
olá.
Sabes dizer se existe em Frankfurt alguma opçāo ee dqy pass para grupos, para visitar as cidades vizinhas, como existe o Bayer ticket em Munique?
Grato
Oi Cleiton, existe sim 🙂 No site abaixo da Bahn vc encontra todos:
https://www.bahn.com/en/view/offers/regional/regional-day-tickets.shtml
No caso de Frankfort, a região é Hessen 🙂
Olá, o post me ajudou bastante! estou organizando a viagem para junho 🙂 tens como passar os valores atualizados dos tickts? Reparei que o post é de 2014, deve ter aumentado um pouco né?! Obrigada desde já
Oi, Jenifer 😉
O post é de 2014, mas a tabela de valores foi atualizada em 2016
[Atualizado em 14/11/2016]:
Single Ticket / Uma viagem = 2,80 euros
Day Ticket / Ticket diário = 7,00 euros
Group Day Ticket / Ticket Diário para grupos = 11,00 euros
Weekly Ticket / Ticket Semanal = 24,90 euros
Monthly Ticket / Ticket Mensal = 86,50 euros
De/Para o Aeroporto:
Single / Uma viagem = 4,65 euros
All Day / Diário = 9,10 euros
Group All Day / Grupo Diário = 15,80 euros
Primeiramente parabéns pelo blog, é fantástico! Só fiquei com uma dúvida, o ticket do aeroporto só é usado se o aeroporto for o destino? No caso saindo do aeroporto em direção ao centro, usa-se o single ticket e na volta, do centro para o aeroporto, aí sim usa o single ticket + airport. É isso?
Grato
Oi Lucas, é usado sim, indo para o aeroporto ou para o centro da cidade, o ticket tem de ser o do aeroporto, afinal a distância percorrida é a mesma 🙂