O transporte público de Londres é, para mim, o melhor e mais organizado do mundo pois tanto o metrô quanto os ônibus são muito fáceis de usar.
Neste post você encontrará dicas de como usar o metrô de Londres, qual passe comprar e seus valores e como planejar sua viagem de metrô para não perder tempo.
O Underground (também conhecido como The Tube) é o nome dado ao metrô de Londres que é considerado o mais antigo metrô do mundo, tendo seu primeiro trecho aberto em 1863, e o segundo maior em extensão.
Dizem que no centro de Londres você nunca está a mais de 500m de uma estação de metrô e eu não duvido disso 😛 Abaixo você pode ver e mover o mapa das linhas de metrô e também pesquisar por uma delas.
_
Como usar o Metrô de Londres
Usar o metrô é bem simples, e aqui vão algumas dicas para você não ter nenhum problema mesmo 😀
Comprando as passagens:
Há basicamente 3 tipos de tickets para comprar:
* Single Fare: Para uma única viagem.
* Oyster Pass: É um cartão que pode ser recarregado e que após um limite diário de gastos as viagens saem de graça.
* Travel Ticket: É um ticket válido para 1 ou 7 dias sem limite de viagens.
Para decidir qual o melhor opção, vamos olhar a tabela de preços para as Zonas 1 do metrô já que a maior parte das atrasações turísticas fica nessa região:
Single Fare: 2,30 libras por viagem em qualquer horário.
Oyster: 2,30 libras por viagem em qualquer horário com limite de 6,40 libras por dia. É necessário fazer um depósito de 5 libras pelo cartão (não conta como crédito) que pode ser reembolsado ao devolver o cartão.
Travel Ticket de 1 dia: 12,00 libras para ser usado em qualquer horário.
Travel Ticket de 7 dias: 32,10 libras para ser usado em qualquer horário.
Como sou um cara legal e já fiz as contas para você escolher os tickets que são mais econômicos dependendo do tempo que você tem na cidade levando em consideração somente viagens fora do horário de pico.
Viagens de 5 dias ou menos: Use o Oyster, pois o máximo por dia é 6,40 libras.
Viagens de 6 a 7 dias: Travel Ticket para 7 dias. Oyster apenas se você planejar fazer até duas viagens de transporte público por dia.
Viagens de mais de 7 dias: Combinação de Oyster e Travel Tickets.
A desvantagem do Oyster é ter de pagar o depósito de 5 libras pelo cartão, mas elas são reembolsáveis ao devolvê-lo 🙂 Se você quiser um Oyster card de souvenir (nós temos os nossos :P), é possível colocar os seus Travel Tickets nele em vez de ficar carregando o Travel Ticket de papel 🙂
Valores atualizados em 25/7/2015. Para valores mais atualizados entre no site da TFL (Transport for London).
Um pequeno detalhe aqui para os desavisados: tickets para zonas diferentes das que você comprou precisam de tickets separados ou valores adicionados ao Oyster. Isso é necessário principalmente quando se vai ou volta do aeroporto.
Entrando na estação:
Ao entrar na estação você encontrará o mapa completo do metrô, guichês automáticos, balcão de informações com mapinhas de papel grátis (muito úteis!) e as catracas.
Uma coisa que eu gosto muito é que não importa em qual lado da estação você entrar ou por qual catraca você passar, você sempre terá acesso a todas as linhas daquela estação e em todas as direções. Tudo muito bem sinalizado.
Já sabe para qual estação você quer ir e em qual direção? Então basta passar pelas catracas e prestar atenção nas placas indicando as linhas.
E para descobrir qual plataforma vai para a direção que você quer, basta olhar os mapinhas que mostram as estações seguintes a partir da que você está, e seguir para o lado correspondente ao mapa que tem a estação que você quer ir. Não tem erro 😉
Dica: Não jogue o passe do metrô fora, mesmo que esta seja a última viagem dele.
Saindo da estação:
Sair é até mais fácil que entrar. Siga as placas de Exit e depois escolha o lado da estação que você quer sair. Às vezes você vai sair do outro lado da rua ou em outra esquina, mas nada de mais.
O que é mais importante aqui é que em Londres você precisa usar o passe do metrô tanto para entrar na estação quanto para sair dela por causa das várias zonas de diferente valores. Se você perdeu ou jogou fora seu ticket, terá de pagar de novo para poder sair. Se seu passe não for daquela zona você também terá de pagar outro ticket (ou a diferença entre eles) para poder sair da estação.
Planejando as rotas:
O mapa do metrô de Londres é extremamente simples de entender, mas é sempre bom você poder levar de antemão algumas das rotas que você pretende fazer como da estação mais perto do seu hotel até o Big Ben ou até o British Museum.
Para isso você pode usar o planejador de rotas abaixo da própria TFL que dá as opções para ir de uma estação a outra, o tempo estimado de viagem e as condições da linha naquele momento:
Journey Planner
Dicas:
* Aeroporto: Para sair do aeroporto ou ir até lá é normalmente necessário pagar um ticket à parte do que você tem, pois ele fica na zona 6 que é bem afastada do centro de Londres, portanto não esqueça de comprar esse ticket antes de ir.
* Linhas com destinos diferentes: Algumas linhas, como a Picadilly, possuem mais de um destino final, em regiões mais afastadas do centro. Por isso, se você vai para o aeroporto ou alguma região mais longe, fique atento a isso. Os letreiros dentro do trem indicam até que estação o trem está indo. Por exemplo, se você está indo para o aeroporto e o destino final do trem é Uxbridge, então você terá de parar em alguma estação antes de lá (usualmente em Acton Town) para trocar de trem.
* Trocas de trem na mesma linha: Parece estranho, mas é possível que você necessite trocar de trem dentro de uma mesma linha. Uma das razões é a mencionada acima, mas pode ser que, por algum outro motivo, o trem precise parar antes do final da linha ou antes de chegar à sua estação. Novamente preste atenção ao letreiro luminoso dentro do trem que indica a estação final daquele trem e, se a estação for antes da que você quer, desça e espere o próximo trem 🙂
Isso aconteceu conosco aconteceu voltando do aeroporto. O trem parou em Acton Town e todo mundo desceu para esperar o próximo trem.
Update 1 (02/05/2011): Nossa leitora Patricia deixou um comentário super útil sobre a devolução do Oyster Card. Ela disse que para devolver, teve de voltar ao Heathrow, pois era o único lugar que aceitava a devolução, mas o mais interessante é que, além das £5 do Oyster, devolveram £17,50 referente aos dias não usados do passe de 7 dias 😀 Fica aí a dica para quem for a Londres e não utilizar todos os dias do cartão semanal. Obrigado, Patrícia!
quando se compra o travel ticket é por pessoa ? ou posso comprar 1 para 3 pessoas ?
como não estarei retornando ao aeroporto o travel ticket é o mais aconselhavel ? pois ficarei somente 2 dias e não preciso troca o oyster, correto ?
é possivel eu comprar o travel ticket quando chegar no aeroporto ?
o travel ticket é somente para metro ou posso tambem utilizar no onibus ?
Oi Fernandes.
O Travel Ticket é por pessoa sim, mesmo que seja "colocado" no Oyster Card. O que normalmente acontece é que quando o Ticket é usado, ele não poderá ser usado na mesma estação por um período de tempo justamente para evitar que sejam usados por mais de uma pessoa.
Como ficará apenas 2 dias e não retornará ao Heathrow, realmente comprar o Travel Ticket de 1 dia é mais aconselhável. Na nossa última estada compramos esse passe durante os 4 dias de viagem. Deixávamos para comprar o ticket na última viagem do dia, pois assim o ticket seria usado só na manhã seguinte e não precisaríamos enfrentar filas 🙂
O Travel Ticket pode ser usado sim nos ônibus 🙂 Nós pegamos alguns ônibus por lá e bastou mostrar o ticket para o motorista.
Qualquer dúvida, é só falar 🙂
Fred, obrigado pela sua ajuda.
no caso do travel ticket posso utilizar tb para o trem, pois fiz algumas simulações do aeroporto até a regiao do hotel que iremos ficar é a indicação é somente onibus e trem.
vc tem indicação de site ou é possivel fazer pacotes para visitar lugares que saem mais barato do que pagar individualmente : o london pass não tem para todos os lugares que queremos ir.
Oi Fernandes.
Em Londres há os diferentes preços para as diferentes regiões. Todos os pontos principais de Londres ficam nas regiões 1 e 2 (a mais barata) e o Heathrow fica na Região 6 (a mais cara). Se você for muitas vezes para outras regiões atendidas pelo metrô fora das zonas 1 e 2, é preciso verificar se não é melhor comprar o Travel Ticket que inclua aquela região. Tratando-se de Londres e regiões metropolitanas, claro.
O que normalmente acontece é fazer 1 ou 2 idas-e-voltas para regiões fora das zonas 1 e 2 (há algumas coisas interessantes por lá) ou ida/volta do aeroporto. Quando é pouco assim, sai mais barato comprar o ticket individual para essas "pernas" e comprar o travel ticket somente para as regioes 1 e 2 (ou as que você vai ficar passeando mais vezes). Neste caso pode ser interessante comprar o Oyster pois os passes individuais são um pouco mais barato, só tem de ver se a economia vale as 5 libras do Oyster (para o caso de você não devolvê-lo).
Já para ir a outras regiões fora de Londres, eu realmente não sei lhe dizer, pois ainda não conseguimos conhecer Londres como gostaríamos para ir para outras regiões 😛
Espero ter ajudado 🙂
Fred. obrigado pela ajuda.
desculpe-me mas o travel ticket eu posso utilizar para o trem tb ?
existe diferenla do travel ticket e o travelcard ?
Grato
Fernandes
Oi Fernandes.
Pelo que eu entendi do site do TFL, sim, você pode usar o seu Travel Ticket para o National Rail dentro da área que você comprou, ou seja, se você comprou o Travel Ticket para zonas 1-6, você pode usar o trem nessa área também.
Contudo, se você não for muitas vezes para essas áreas, talvez seja mais negócio comprar o Travel Ticket para zonas 1-2 e pagar esses tickets a parte. Neste caso aconselho usar o Oyster para pagar mais barato nas tarifas avulsas.
Eu não usei o TravelCard, mas olhei o site e ele na verdade é o equivalente ao Travel Ticket "oficial" para zonas 1-6 fora do horário de pico, ou seja, um valor de 8 libras.
Quanto ao London Pass, a não ser que as atrações diárias que você quer ir (cobertas pelo London Pass) sejam sejam pagas e o valor total seja maior que 36 libras (44 do london pass – 8 do Travel Ticket), eu não acho que valha a pena comprar o London Pass. Isso porque a grande maioria dos Museus e atrações de Londres são grátis. E lembrando que em 1 dia não dá pra ver mais que 4 delas se você correr bastante.
Espero ter ajudado.
Até,
Fred @marvila
Valeu pelas dicas Fred. O metrô de Paris também é bem parecido e eu acho muito bem organizado. O mapa das linhas é bem claro, existem estações a cada 3 ou 5 quadras e o mapa que distribuem no tourist office contempla todas as atrações da cidade e estações próximas. Hoje, em setembro/11, a tarifa single é de 1,70 euros ou então você pode comprar lotes de 10 tickets à 12,50 euros. A diferença que vi entre Londres e Paris é que em Londres numa mesma plataforma passam trens de linhas diferentes, então você deve atentar em qual linha está embarcando. Já em Paris na plataforma que você está, só passa uma linha; logo você deve atentar para a plataforma que você deve ir e pegar qualquer trem que ali passar pois todos são da mesma linha.
Nestas cidades nem dá para se cogitar pegar taxi e pagar 15 ou 30 euros/libras por uma corrida.
E para nós brasileiros, acostumados ao péssimo transporte público que temos no Brasil, o metrô na europa é viajar em primeira classe.
abraços!
Oi Jean.
Obrigado pelos detalhes sobre o metrô de Paris e Londres 🙂
Nós fomos a Paris há alguns anos, antes mesmo de começarmos o blog e eu achei bem tranquilo mesmo de usar. Se não me engano compramos um passe (Cart d'Orange) que dava direito a viagens ilimitadas por uma semana. Mas foi há 4 anos e dave ter mudado já.
O grande problema que eu tive foi quando precisamos pegar o trem para o aeroporto e Versailles, pois as placas indicando para onde os tren iam eram todas em francês e trens diferentes param na mesma estação. Você tem de ficar atento ao horário do seu trem e aos destinos indicados no painel. Mas nada que um pouco de atenção não resolva 🙂
Já em Londres, pelo menos nas estações dentro da cidade, não lembro de ter visto mais de uma linha parando na mesma plataforma. Imagino que isso seja mais comum nas estações mais para o subúrbio. De qualquer forma, obrigado pela dica. É melhor estar preparado que levar um susto, né? 😛
Até,
Olá Fred,
Vou para Londres (5 noites) no fim de novembro com mais 07 adultos e 01 criança (13 anos), já tenho transfer do aeroporto – hotel. Pelas dicas do blog, penso em comprar alguns Travel Ticket de 01 dia ou o de 7 dias zona 1 e 2. O que acha?
Obrigado e parabéns pelo blog
Oi Kako.
No seu caso, como vão ficar 5 dias, é melhor comprar o passe de 7 dias para cada pessoa.
Se vocês forem voltar pelo Heathrow, eu acho que a melhor opção é usar o Oyster Card para colocar o passe de 7 dias e depois, quando voltarem, devolverem o Oyster Card como a Patrícia disse (está no último update do post tb :)). Dessa forma, vocês conseguem reaver algumas libras referentes aos 2 dias não utilizados do passe e também o valor do Oyster Card 😉
Qualquer dúvida é só falar 🙂
Até,
Olá!!! Olha, nem te conto como blogs como o seu estão me ajudando!!! Vou fazer minha primeira viagem pra Londres em dezembro e estou cheeeeia de dúvidas!!! E sobre o metrô, já está tudo na ponta da língua!! Obrigada mesmo!!! Gostaria de tirar três dúvida com você. 1º – Vou ficar em Pimlico (20 Hugh Street, Victoria, London, Pimlico) e qual seria a estação de metrô mais perto? "Victoria" mesmo? 2º – Vou passar um dia em Liverpool e pegarei o trem em Euston. Como o horário em que vou pegar o trem, 06:36, o metrô ainda está fechado, ou terei que ir de ônibus ou táxi. Caso não decida ir de táxi, é perigoso em Londres andar por este horário de ônibus? Euston fica na zona 1-2 (zonas do meu traver card q comprarei) ou terei que comprar um passe antes da viagem? 3° – Chego no dia 07/12, vou enfrentar muito frio e chuva??? rs rs rs rs rs
Obrigada, já antecipadamente, pela ajuda!!!
Bjs
Oi Paula.
Que bom que nosso blog está ajudando 🙂
1) Pelo endereço que você passou, a estação Victoria é realmente a mais próxima.
2) A estação de Victoria tem seu primeiro trem da Victoria Line às 5:34 e são 8 min até a estação Euston. Eu acho que é tempo suficiente para você pegar o trem em Euston 🙂 Claro que é possível ir de ônibus também. Nós andamos bastante de ônibus nesta última vez e foi super tranquilo, ainda mais em estações pertinho como essas. Você pode usar as opções avançadas do Journey Planner aí do post para ver todas as opções no horário que você precisa.
3) Vai estar frio. Muito frio 😛 Quanto à chuva… bem, é Londres, né? hehehe Leve uma capa de chuva ou um guarda-chuva sempre com você. Nós demos sorte de ficarmos 10 dias (em duas ocasiões diferentes) no verão sem uma gota de chuva, mas é raro >.<
Qualquer dúvida é só falar 🙂
Valeu pela ajuda, Fred!! Já fico mais tranquila em saber que o metrô estará funcionando a tempo de chegar em Euston e saber que é tão pertinho!!!! Me tira mais uma dúvida: esse travel card de sete dias (que quero colocar no oyster pra guardar de recordação!!), eu consigo comprar no aeroporto de Heathrow, assim que eu chegar?? Caso consiga (desembarco no terminal 3), onde eu tenho que procurar, é um guichê, ou algo do tipo?? Abraços!!!!
Oi Paula.
O Oyster e os Travel Card podem ser comprados em qualquer guichê do metrô. O Travel Card pode ser comprado até nos guichês automáticos, mas não sei se dá pra comprar o Oyster nas maquininhas também.
Então o mais fácil é ir até a estação de metrô que fica no aeroporto (tem uma chamada Terminal 1, 2, 3, só seguir as placas :)) e lá no guichê você compra o seu Oyster e coloca o Travel Card nele. Só lembrando que você também vai precisar pagar um ticket extra para ir do Aeroporto até o centro da cidade, onde seu Travel Card (Zonas 1 e 2) vale. O Tiozinho do Guichê vai saber lhe informar direitinho. É só falar que você quer o Travel Card para Zonas 1 e 2 e que precisa de ir para o centro de Londres que ele vai adicionar esse passe individual.
Na volta é a mesma coisa, passe no guichê para colocar o passe individual até o aeroporto se for o caso.
Até,
É verdade que o Travel Card, no Oyster, não vale para utilizar para aquela promoção 2for1?? Acho que li algo assim, mas como foi em inglês, fiquei um pouco perdida…acho que teria então que comprar só o Travel Card né?
Oi Paula.
Não conheço essa informação de 2×1. Tem como me mandar o link de onde vc viu? Seriam 2 travel card pelo preço de 1 ou dois Oyster pelo preço de 1? De qualquer forma, vc pode perguntar no guichê para ter certeza.
Ou, se o Oyster não aceitar esse 2×1, você pode comprar o Oyster e colocar só o passe para ir até o centro de Londres para ter o Oyster como souvenir 🙂
Fred, o 2for1 é a promoção em que vc vai a um local turístico, tipo London Eye, e pagando um ingresso, vc leva outro de graça. Mas parece que tem que apresentar o ticket do trem/metrô, e não vale para quem tem Oyster. Olha o site: https://www.daysoutguide.co.uk/2for1-london
Já é uma economia boa pra quem vai passear em Londres em casal!!!!
Oi Paula.
Eu entrei no site e o 2 for 1 é realmente interessante, o problema é que só é válido pra quem tem o passe do National Rail (que são as linhas de trem intermunicipais da Inglaterra). Os passes de metrô não são válidos para essa promoção 🙁 Ou seja, seu Travel Card do metrô/underground não dá direito a essa promoção :/
A FAQ do Days Out Guide explica:
"London Underground issued tickets (including Travelcards issued by London Underground ticket offices and agents) are NOT valid and will not be accepted at any attraction."
A boa notícia é que você poderá colocar seu Travel Card no Oyster, a má notícia é que você terá de pagar pelos tickets de entrada nas atrações 🙁