O transporte público de Londres é, para mim, o melhor e mais organizado do mundo pois tanto o metrô quanto os ônibus são muito fáceis de usar.
Neste post você encontrará dicas de como usar o metrô de Londres, qual passe comprar e seus valores e como planejar sua viagem de metrô para não perder tempo.
O Underground (também conhecido como The Tube) é o nome dado ao metrô de Londres que é considerado o mais antigo metrô do mundo, tendo seu primeiro trecho aberto em 1863, e o segundo maior em extensão.
Dizem que no centro de Londres você nunca está a mais de 500m de uma estação de metrô e eu não duvido disso 😛 Abaixo você pode ver e mover o mapa das linhas de metrô e também pesquisar por uma delas.
_
Como usar o Metrô de Londres
Usar o metrô é bem simples, e aqui vão algumas dicas para você não ter nenhum problema mesmo 😀
Comprando as passagens:
Há basicamente 3 tipos de tickets para comprar:
* Single Fare: Para uma única viagem.
* Oyster Pass: É um cartão que pode ser recarregado e que após um limite diário de gastos as viagens saem de graça.
* Travel Ticket: É um ticket válido para 1 ou 7 dias sem limite de viagens.
Para decidir qual o melhor opção, vamos olhar a tabela de preços para as Zonas 1 do metrô já que a maior parte das atrasações turísticas fica nessa região:
Single Fare: 2,30 libras por viagem em qualquer horário.
Oyster: 2,30 libras por viagem em qualquer horário com limite de 6,40 libras por dia. É necessário fazer um depósito de 5 libras pelo cartão (não conta como crédito) que pode ser reembolsado ao devolver o cartão.
Travel Ticket de 1 dia: 12,00 libras para ser usado em qualquer horário.
Travel Ticket de 7 dias: 32,10 libras para ser usado em qualquer horário.
Como sou um cara legal e já fiz as contas para você escolher os tickets que são mais econômicos dependendo do tempo que você tem na cidade levando em consideração somente viagens fora do horário de pico.
Viagens de 5 dias ou menos: Use o Oyster, pois o máximo por dia é 6,40 libras.
Viagens de 6 a 7 dias: Travel Ticket para 7 dias. Oyster apenas se você planejar fazer até duas viagens de transporte público por dia.
Viagens de mais de 7 dias: Combinação de Oyster e Travel Tickets.
A desvantagem do Oyster é ter de pagar o depósito de 5 libras pelo cartão, mas elas são reembolsáveis ao devolvê-lo 🙂 Se você quiser um Oyster card de souvenir (nós temos os nossos :P), é possível colocar os seus Travel Tickets nele em vez de ficar carregando o Travel Ticket de papel 🙂
Valores atualizados em 25/7/2015. Para valores mais atualizados entre no site da TFL (Transport for London).
Um pequeno detalhe aqui para os desavisados: tickets para zonas diferentes das que você comprou precisam de tickets separados ou valores adicionados ao Oyster. Isso é necessário principalmente quando se vai ou volta do aeroporto.
Entrando na estação:
Ao entrar na estação você encontrará o mapa completo do metrô, guichês automáticos, balcão de informações com mapinhas de papel grátis (muito úteis!) e as catracas.
Uma coisa que eu gosto muito é que não importa em qual lado da estação você entrar ou por qual catraca você passar, você sempre terá acesso a todas as linhas daquela estação e em todas as direções. Tudo muito bem sinalizado.
Já sabe para qual estação você quer ir e em qual direção? Então basta passar pelas catracas e prestar atenção nas placas indicando as linhas.
E para descobrir qual plataforma vai para a direção que você quer, basta olhar os mapinhas que mostram as estações seguintes a partir da que você está, e seguir para o lado correspondente ao mapa que tem a estação que você quer ir. Não tem erro 😉
Dica: Não jogue o passe do metrô fora, mesmo que esta seja a última viagem dele.
Saindo da estação:
Sair é até mais fácil que entrar. Siga as placas de Exit e depois escolha o lado da estação que você quer sair. Às vezes você vai sair do outro lado da rua ou em outra esquina, mas nada de mais.
O que é mais importante aqui é que em Londres você precisa usar o passe do metrô tanto para entrar na estação quanto para sair dela por causa das várias zonas de diferente valores. Se você perdeu ou jogou fora seu ticket, terá de pagar de novo para poder sair. Se seu passe não for daquela zona você também terá de pagar outro ticket (ou a diferença entre eles) para poder sair da estação.
Planejando as rotas:
O mapa do metrô de Londres é extremamente simples de entender, mas é sempre bom você poder levar de antemão algumas das rotas que você pretende fazer como da estação mais perto do seu hotel até o Big Ben ou até o British Museum.
Para isso você pode usar o planejador de rotas abaixo da própria TFL que dá as opções para ir de uma estação a outra, o tempo estimado de viagem e as condições da linha naquele momento:
Journey Planner
Dicas:
* Aeroporto: Para sair do aeroporto ou ir até lá é normalmente necessário pagar um ticket à parte do que você tem, pois ele fica na zona 6 que é bem afastada do centro de Londres, portanto não esqueça de comprar esse ticket antes de ir.
* Linhas com destinos diferentes: Algumas linhas, como a Picadilly, possuem mais de um destino final, em regiões mais afastadas do centro. Por isso, se você vai para o aeroporto ou alguma região mais longe, fique atento a isso. Os letreiros dentro do trem indicam até que estação o trem está indo. Por exemplo, se você está indo para o aeroporto e o destino final do trem é Uxbridge, então você terá de parar em alguma estação antes de lá (usualmente em Acton Town) para trocar de trem.
* Trocas de trem na mesma linha: Parece estranho, mas é possível que você necessite trocar de trem dentro de uma mesma linha. Uma das razões é a mencionada acima, mas pode ser que, por algum outro motivo, o trem precise parar antes do final da linha ou antes de chegar à sua estação. Novamente preste atenção ao letreiro luminoso dentro do trem que indica a estação final daquele trem e, se a estação for antes da que você quer, desça e espere o próximo trem 🙂
Isso aconteceu conosco aconteceu voltando do aeroporto. O trem parou em Acton Town e todo mundo desceu para esperar o próximo trem.
Update 1 (02/05/2011): Nossa leitora Patricia deixou um comentário super útil sobre a devolução do Oyster Card. Ela disse que para devolver, teve de voltar ao Heathrow, pois era o único lugar que aceitava a devolução, mas o mais interessante é que, além das £5 do Oyster, devolveram £17,50 referente aos dias não usados do passe de 7 dias 😀 Fica aí a dica para quem for a Londres e não utilizar todos os dias do cartão semanal. Obrigado, Patrícia!
Pois é…mas no outro blog que também venho acompanhando ( https://www.londresparaprincipiantes.com/?p=1070&a… ), ela diz o seguinte:
Como usar os vouchers:
"Esta promoção é patrocinada pelas ferrovias britânicas, por isso, para ter direito ao segundo ingresso grátis, você e a outra pessoa que vai usufruir do bilhete grátis têm de ter uma passagem de trem válida, comprada em uma estação de trem e não de metrô. Essa passagem pode ser um “travelcard” que você usa no metrô em Londres mesmo, desde que seja o de papel, e não o Oyster Card. Veja a imagem de um travelcard válido para a promoção aqui. Note que aparece, no canto inferior esquerdo, o símbolo das ferrovias britânicas"
Acho que o Traver Card, então, deve ser comprado numa estação de trem, e não de metrô. Será que essa informação confere??
Oi Paula.
Acho estranho esse Travel Card com trem. O que eu imagino é que seja algum travel card que é comprado junto com o ticket to trem. Não custa tentar comprar o Travel Card na estação de trem e ver se aparece o símbolo da National Rail. Quem sabe? 😛
Em todo caso, como eu disse, vc pode usar o Oyster só pra colocar o passe de e para o Aeroporto. O Travel Card pode ser o de papel mesmo 🙂
Se você conseguir comprar o Travel Card de papel com o símbolo do Natinal Rail e usar nessa promoção, por favor nos avise 😀
Pode deixar!!! Minha viagem é só em dezembro, mas não esquecerei de vir aqui contar!!! Se souber de alguma coisa antes disso, aviso!! Abraços e obrigada pela ajuda!!!
Oi Paula.
Boa viagem (um pouquinho adiantado) pra vc 🙂 Aproveite Londres por nós também. É nossa cidade do coração 😛
Oi Paula,
Conseguiu confirmar a questão do travelcard comprado nas estações de trem para usufruir da promoção 2 por 1?
Vou em abril e queria saber se posso utilizar.
Boas Fred,
Parabens pela página, informação muito util, fiquei só com uma dúvida referente ao Travelcard 7 dias, vou estar em Londres 5 dias, julgo que é a melhor opção.
A questão é a seguinte, é necessário comprar o Oyster Card? Não posso comprar apenas o Travelcard de papel? Onde posso adquirir?
Vou chegar/partir de Luton.
Obrigado
Oi Pedro.
Vamos por partes, pois o aeroporto de Luton é 2x mais longe de Londres que o Heathrow.
Sim, você pode comprar o Travelcard de 7 dias de papel mesmo. O Oyster não é obrigatório 🙂 Para comprar, a melhor opção é ir numa das cabines de qualquer das estações de metrô e falar diretamente com o tiozinho que vende as passagens, assim você não tem erro. Também é possível comprar direto nas maquininhas que existem nas estações, mas eu nunca tive a chance de usá-las já que sempre estava vazia o guichê de venda de tickets.
Agora, você vai precisar fazer um pouco de malabarismo pra sair de Luton e chegar em Londres 😛 Isso porque você vai precisar pegar um trem (National Rail) para sair de Luton e chegar até uma das estações que fazem ligação com o metrô ou que sejam perto de uma estação do metrô. O passe do national rail é separado do de metrô e bem mais caro.
No site oficial do aeroporto de Luton, você tem várias opções de como sair de Luton e ir para Londres.
Se resolver ir de Natinal Rail, é preciso comprar passagens num dos trens indicados. Pelo que eu consegui ver, o First Capital Connect é o que faz essa linha.
Você pode comprar adiantado no site da Natinal Rail. Dependendo da estação que você quer ir, da data e do horário, o preço muda, mas das pesquisas que vi, os menores valores eram sempre acima de 14 libras.
Qualquer coisa é só falar 🙂
É isso,
Oi Pedro!
(vou meter o bedelho aqui um pouquinho!)
Quando eu fui a Londres também cheguei no Luton Airport. O National Express, como o Frederico falou, é uma opção. Mas, quando eu fui, utilizei o EasyBus (https://www.easybus.co.uk/london-luton), que custa uma bagatela, tem toda hora e pode te deixar em diversos pontos em Londres, inclusive perto de metrôs (eu saltei no Marble Arch).
A viagem dura 1h20 +-, o ônibus é confortável, com ar condicionado (ou aquecimento! hehe).
Foi bem tranquilo, vc encontra o guichê facilmente (o aeroporto não é lá tão grande e eles são laranjas heheh). Achei que só quem voava com a EasyJet poderia comprar o serviço mas, olhando agora, descobri que qualquer um pode 🙂
Eu agendei pela internet, mas tbm dá pra comprar na hora.
Espero ter ajudado!
Até!
Obrigado a ambos pela informação, já tinha estado a ver o easybus, solução mais economica 🙂
E então la irei para o travelcard 7 dias em cartão 🙂
Que bom, Pedro 🙂 Qualquer dúvida é só perguntar.
Oi Fred, nossa muito bom suas informações, parabéns, mas como sou uma pessoa meio limitada (srsrrs), ainda tenho dúvidas, sorry:).
Então, vou chegar dia 30 de julho pelo aeroporto Heathrow, e vou permanecer em Londres até o dia 04. Porém no dia 4 vou sair por volta das 5:00 horas da manhã para o aeroporto de Gatwick, pois estou indo a Atenas.
Qual o melhor passe para eu comprar? Tendo em vista que só vou conhecer os pontos turisticos principais de Londres que se localizam entre as zonas 1 e 2 e não retornarei ao aeroporto de Heathrow para pegar o reembolso rsrss conforme sugerido.
Até 🙂
Diva
Oi Diva.
Pelas minhas contas, você vai ficar 5 dias, então é melhor comprar o passe de 7 dias (não é necessário usar o Oyster). Caso você não vá usar o metrô para passear no último dia (apenas para ir ao aeroporto), então você pode comprar 4 passes de 1 dia se quiser economizar mais um pouco 🙂
Lembrando que os aeroportos ficam fora das zonas 1 e 2 e portanto precisarão de passes avulsos tanto para sair do Heathrow quanto ir para Gatwick.
Até,
Valeu mesmo :)…
Bjs
Diva
Pessoal, podem-me dar uma ajuda aqui com o diagrama do tube, não consigo perceber se a Clapham South tube station pertence a zona 2 ou zona 3, preciso desta informação para saber se compro o Travelcard zona 1 e 2 ou de 1 a 3.
Obrigado
Oi Pedro.
De acordo com o mapa, as estações que tem um retângulo em volta delas e estão no limite das zonas são consideradas como pertencentes às duas zonas. Nesse caso, a Clapham South pode ser considerada tanto zona 2 ou 3, então você pode comprar o passe das zonas 1-2 sem problemas.
Veja esse mapa completo em PDF (https://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/large-print-tube-map.pdf) q do lado inferior direito da primeira página tem o “explanation of zones” e ele mostra q quando está na divisa a estação está em ambas as zonas (station in both zones).
Até,
Impecável.
Obrigado
Olá Fred. Estarei em Londres em abril, e uma das mil pesquisas que fiz achei seu post (perfeito). Mas em umas das pesquisas achei a promoção Pague 1 e leve dois, que a National Rail promove. É super interessante pois você paga por uma atração e ganha outra (das cadastradas no site). Como as atrações que estão inclusas é o London Eye, Tower of London e City Cruises vale a pena. Só que para poder usar da promoção é necessário comprar o Travel Card em papel e não o Oyster Card. Tem um Link com as informações bem detalhadas sobre a promoção. Espero ter ajudado a compor o post! Valeu
Oi Crica.
Obrigado pelas dicas 🙂 Acho que um leitor comentou algo parecido aí em cima, mas pelo visto era necessário um Travel Card que também fosse usado na National Rail (e portanto mais caro). Não chegamos a nenhuma conclusão final na época. Se você puder postar o link e depois contar como foi, eu agradeço, já que o London Eye é bem carinho 😛
Obrigado,
Olá! É verdade li o post sobre a promoção acima. Porém vocês falavam que para usar a promoção precisava viajar de trem e de uma passagem de trem valida. Mas quando entramos no site de transporte publico londrino vemos que existe dois tipos de passe, o Oyster e o travelcard. O Oyster é o cartão magnético ( que também pode ser carregado com 7 dias). Já o travelcard de papel pode ser comprado em qualquer estação de trem que também vale para o metro, no período de 7 dias assim como o Oyster, só que a diferença é que é de papel. Já sendo valido para a promoção. Tinha esquecido do link vou postar dois então, um com a promoção e outro com as diferenças do Oyster e travelcard de papel, que também fala que não é preciso viajar de trem para comprar o travelcard de papel. Valeu
https://www.londresparaprincipiantes.com/?p=1070
https://www.londresparaprincipiantes.com/?tag=travelcard
Oi Crica.
Eu conferi o site oficial e também a FAQ deles e encontrei o seguinte:
Eu destaquei as partes principais aí em cima, mas em resumo é: Você precisa ter um passe com o símbolo do National Rail ou seu passe não vai dar direito ao 2×1. Os travel cards comprados para o metrô de Londres NÃO dão direito a esse desconto de 2×1. Claro que se vc for até uma estação da National Rail System e comprar o Travel card (preferencialmente pelo guichê com pessoas), você vai conseguir usar a promoção.
Lembrando que ambas as pessoas têm de ter esse travel card para poderem pagar apenas um ingresso nas atrações.
Eu estive olhando os preços do Travel Card na National Rail e do Metrô e eles têm o mesmo preço, eu só não consegui entender se o da National Rail também vale para o metrô ou se é só para as linhas de trem, mas parece que servem para o metrô também 🙂
Então pelo visto você só terá um pouco mais de trabalho para comprar o travel card (tem de ir a uma estação de trem), mas o preço e o acesso será o mesmo 😀
Se você conseguir usar, por favor me avise para eu poder incluir no post 😀
Até,
Tenho mais uma duvida, vou comprar o travelcard 7 dias, zona 1 e 2, sabem se posso ir ate Greenwich via DLR bem como estação Archway que dá acesso ao Highgate Cemetery?
Estas estações estão no limite, fico sempre na dúvida se com zona 2 lá chego…
Oi Pedro.
Quando a estação está na divisa de duas zonas (o nome dela no mapa estará com uma caixa branca em volta), ela está nas duas zonas. Então se vc tem um cartão para zonas 1 e 2 e vai para uma estação na divisa com a zona 3 (como a Greenwhich), você pode ir até lá e voltar sem problemas, pq ela está na zona 2 também. Já se vc estivesse nela com um cartão de zonas 3-4, você também poderia pegar o metrô e ir para outra estação na zona 4, por exemplo, pois a Greenwhich também está na zona 3.
Nesse mapa do Tube você consegue ver as estações direitinho que estão na divisa 🙂
Oi Frede preciso algumas outras dicas, poderi me ajudar?
Conforme você havia sugerido no Post acima, eu já havia me decidido em comprar o TravelCard de 7 dias (zona 1 e 2) para me locomover em Londres, porém hoje fui dar uma olhada no mapa e percebi que o hotel que vou ficar hospedada está zona 4 (Wembley Park).
Minha dúvida é, o Travel Card da zona 1 e 2, não serve para ir e voltar do meu hotel né que fica na zona 4? Vou ter que comprar umm outro passe para isso?
Tem alguma outra opção que você me sugere?
Thanks de novo:)
Diva
Oi Diva.
Realmente, o Travel Card da Zona 1 e 2 não servirá para ir até o seu hotel. Nesse caso você teria de comprar um passe para ir da zona 4 até a zona 1 ou 2 e de lá usar seu travel card de zona 1-2, mas o preço de um passe normal (vc precisaria de dois por dia) não compensa, mesmo pagando o preço do passe no Oyster, então no seu caso é melhor você comprar um travel card de 7 dias para as zonas 1-4.
Qualquer dúvida é só perguntar 🙂
Oi Fred…
Valeu de novo!!! 🙂 Vou ter que gastar mais algumas libras mesmo
rsrsrs…
Diva
Pedro,
Posso comprar 1 passe individual pra ir de Heathrow pro hotel (zona 1) sem ser no oyster?
Oi Daniela.
Pode comprar um ticket sem o Oyster sim. A diferença é que com o Oyster, o preço do ticket é menor e vc pode devolver o Oyster antes de ir embora e pegar o depósito pelo oyster de volta 🙂 E se for comprar o travel card, já pode colocar no Oyster também 😛
Até,