O metrô de Nova York (particularmente Manhattan) é um dos sistemas de transporte público mais confusos das grandes metrópoles. Apesar das dezenas de estações nos levarem para todo canto, ele tem detalhes que podem confundir o viajante que está acostumado aos mapas de outras grandes cidades como São Paulo, Berlim ou Paris.
Entenda como usar o metrô de Nova York sem se perder descubra qual passe comprar para cada caso.
Como é o Metrô de Nova York
O metrô de Nova York, junto com o metrô de Munique, é um dos mais complicados que já utilizamos. O mapa do sistema, gerido pela MTA, parece uma caixa de circuitos elétricos com cores e pontas em todos os lados. Mas vamos tentar explicar direitinho (stay with me).
O sistema de metrô de Nova York tem linhas que ligam a metrópole desde o Bronx, no norte, até Coney Island, no sul, e entre Manhattan, no oeste, até Queens, no leste.
Cada ponta das linhas, até mesmo as de mesmas cores e letras, tem partidas e destinos diferentes apesar de poderem convergir em muitas estações.
Assim, vale sempre checar direitinho o mapa do metrô de Nova York, além de conferir o destino do trem em que você está embarcando.
As estações têm mapas gratuitos, mas aplicativos como o Google Maps (que também é ótimo para fazer roteiros de viagem) facilitam nossa vida, permitindo consultas às linhas na tela do celular.
Lembre-se de conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
Além disso, algumas rotas deixam de operar nos fins de semana ou têm operação parcial a partir da meia-noite até as 6 horas da manhã.
Leia mais
Atenção para a entrada das estações de metrô de Nova York!
Um dos principais pontos que você deve ficar atento ao usar o metrô de NY é saber em qual dos lados da estação deve entrar. As estações costumam ter indicações na entrada e antes das catracas com os dizeres Uptown ou Downtown.
- Uptown: sentido norte de Manhattan, Bronx e o Queens.
- Downtown: sentido sul de Manhattan e o Brooklyn.
Ainda acostumado com o metrô de Londres, entramos em uma estação, passamos pela catraca e então descobrimos que não havia como cruzar para a outra plataforma, de onde partiria o metrô na direção que queríamos.
Foi aí que descobrimos que, se você errar de entrada, há 2 opções:
- sair da estação, ir para o lado correto e comprar um novo bilhete, ou
- olhar o mapa, pegar o metrô na direção contrária, achar uma estação com integração entre as plataformas e voltar. Ufa!
Por isso a primeira dica para usar o metrô de Nova York é: conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
A parte boa é que as estações do metrô de Nova York ficam todas próximas e as linhas e direção dos trens estão marcadas logo na entrada de cada uma delas.
Peculiaridades do metrô de Nova York
Outros peculiaridades do metrô de Nova York:
- as linhas são dividades entre local e expressa e sinalizadas com letras, cores e números diferentes;
- dentro das estações, não é sempre que o mapa das linhas está a mostra e a única indicação de direção é Uptown ou Downtown;
- muitos trens passam pela mesma plataforma e vão para destinos diferentes;
- nem todas as linhas se conectam umas com as outras.
Os principais pontos de interseção entre as linhas são as estações 42th Street (Times Square), 34th Street (Penn Station) e 14th Street (Union Square).
Fique atento!
Como comprar o passe do metrô de Nova York
A primeira coisa a se fazer para usar o metrô de Nova York é entrar numa estação e comprar o Metro Card por 1 dólar. Ele será o ticket usado nos metrôs e transporte públicos de Nova York.
Comprar os passes do metrô de Nova York é simples.
Ache uma máquina e siga as instruções apresentadas em inglês e espanhol. O pagamento pode ser feito em dinheiro vivo ou cartão de crédito.
Tipos de passe do metrô de Nova York
- Single Fare: passe de um único uso (para quando você erra a estação e seu Metro Card não funciona, pois ele leva aproximadamente 15 min para poder ser usado novamente)
- Pay-Per-Ride Metro Card: você carrega o Metro Card com um certo valor (entre 4,50 a 100 dólares) e a quantia de cada uso (seja no metrô ou nos ônibus) é descontado à medida que é usado. Esse passe é bom para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou não pretende usar muito o transporte público.
- Unlimited Ride Metro Card: esse é um Metro Card que pode ser usado tanto nos metrôs quanto nos ônibus de maneira ilimitada. O Unlimited Ride Metro Card é vendido somente para 7 ou 30 dias.
Já, já explico o melhor para cada caso. Primeiro, vamos aos valores de cada um.
Leia mais
Valores do Metro Card de Nova York
- Single Ride: 3 dólares.
- Pay-Per-Ride: você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
- Unlimited Ride 7 dias: 33 dólares
- Unlimited Ride 30 dias: 127 dólares
Qual passe de metrô vale mais a pena?
Como turista, é normal que a gente faça umas 4 viagens por dia com transporte público de Nova York pelo menos.
No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,75 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 33 dólares. Se ficar mais um dia na cidade (tenho certeza de que ficará), esse valor já aumenta para 44 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias.
Seguindo essa lógica, chegamos ao seguinte veredicto sobre qual passe comprar na média.
Qual passe de metrô de Nova York comprar?
- De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
- De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias (1, 2 ou 3 passes desses dependendo da quantidade de dias)
- De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias
Poxa, e essas dicas vêm 2 semanas depois que eu voltei de la ?!Pelo menos pra Boston as dicas foram essenciais!!!
Não achei um bixo de sete cabeças, mas tbm não é nada fácil…
Agora vamos combinar que é beeem feio neh? Acho bom pra aqueles que reclama do metrô de São Paulo verem que o nosso é bem limpo e organizado….
Anyway, prefiro andar pelas ruas, olhando tudinho! rsrs Fiquei na 8th Avenue e andei pros 2 extremos numa boa….
Parabéns pelo blog!
beijos
Oi Emily.
Obrigado pelos elogios 🙂
Que pena que você já voltou de lá hehehe Mas realmente, nenhum metrô é assim um bichão impossível, mas cada um tem suas nuances que podem atrasar um pouquinho seu passeio e, por isso, explicar os detalhes é sempre bom 😀
O de SP é organizado, mas é pequeno, então eu não compararia muito não 😛 o de Munique é bem maior e mais limpo que o de São Paulo, já o de Paris… Mas concordo que as estações de NY são bem sujinhas mesmo hehehe
Nós também andamos horrores quando viajamos 😛 É muito legal sentir o ambiente das cidades, como as pessoas se comportam e, porque não, encontrar coisas inesperadas? 😛
Até,
*reclamam
Estou indo para Nova York e minha duvida é , descendo no Jfk Aeroporto, parece que tem um trem ate a estação Jamaica, mas depois não sei qual linha de metro pegar para chegar na setima avenida,proximo ao central park. Alquem teria uma dica, ja que de taxi ficaria muito mais caro.Grato
Oi Augusto.
Você vai precisar pegar o Air Train para ir até a estação Jamaica ou Howard Beach. De lá você precisa saber qual estação você quer ir para poder saber exatamente quais opções você tem. No site da MTA é possível fazer o planejamento da rota, mas eu também coloquei um planejador de rotas no post para facilitar sua vida 🙂
Utilize os seguintes valores:
From: JFK TERMINAL 1 INTERNATIONAL
To: <Coloque a sua estação de destino. Ex.: 59TH ST – COLUMBUS CIR STATION 1/A/B/C/D
Clique na setinha ao lado de Submit.
Ao fazer isso, o site vai lhe redirecionar ao site da MTA com os itinerarios 🙂
Nesse caso de exemplo, é melhor pegar o Air Train até Horward Beach e de lá pegar a linha azul A em direção a 207TH ST-INWOOD e descer na estação 59TH ST – COLUMBUS CIRCLE.
até,
Ola Fred, muito boa as suas dicas, principalmente para nós que estamos indo agora em maio e ai está minha dúvida. Vamos descer no JFK, e o nosso hotel fica na 45 EAST 45TH ST. AT MADISON AVENUE, NEW YORK, NY 10017, consigo chegar de metro ou ônibus?
Abraço.
Oi Auber.
Você consegue chegar de metrô sem problemas sim. É só perguntar ou seguir as placas até o metrô (vc vai precisar usar o AirTran do aeroporto até chegar à estação de metrô) e de lá já pega o metrô até a estação mais próxima do seu hotel.
Nós não usamos metrô em nenhuma das vezes, pois da primeira resolvemos experimentar o shuttle para o hotel e da outra estávamos vindo de outra cidade de carro. Mas é tranquilo. Esse AirTran é o trasporte que leva do aeroporto até a estação mais próxima do metrô (Jamaica normalmente) e de lá vc pega a linha para Manhattan.
Para saber exatamente o caminho e as linhas que vc precisa pegar, use o widget do metrô que eu coloquei no meio deste post com a estação de saída (JFK) e a de chegada que for mais próxima do seu hotel 🙂
Valeu mesmo pelas dicas Fred, por sinal vamos ficar no já conhecido seu Roosevelt, alguma dica boa de compras ali perto, tipo roupas(North Face, Columbia, Timberland, etc) e eletroeletrônicos, estou querendo comprar uma armação de óculos Nike, na verdade estou pensando em mandar fazer lá, tenho miopia e vou levar os dados quanto a grau e tudo mais, será que consigo?
Obs.: Confirmei com o hotel e eles recebem compras pela internet, o que acha do serviço?
Abraço.
Auber,
Nessa última viagem, também levei a receita do médico na tentativa de mandar fazer as lentes dos óculos por lá. Mas você acredita que a lente custava muito mais do que por aqui? (Levando em consideração os valores praticados aqui na região de Campinas.) No final das contas, comprei só a armação porque valeu muito a pena, a diferença de preço era gritante e mandei fazer a lente aqui mesmo no Brasil.
Dá uma olhadinha na LensCrafters, é uma rede de óticas bem famosa em NY, tem várias filiais espalhadas pela cidade.
Quanto a compras, fique tranquilo. Você está perto da Grand Central e relativamente próximo a 5av. 😉 Mas se você procura por promoções, não deixe de ir na Century 21 e passear pelo Soho, lá você encontra muitas lojas bacanas e menos lotadas do que na 5av.
Veja também esse post do Fred com dicas para sobreviver a muvuca da Century 21:
Como sobreviver à Century 21 de Nova York
Olá Fred,
Você saberia dizer se este cartão ilimitado de 7 dias seria possível usar um cartão para dua pessoas, tipo estou viajando com minha noiva, se eu passar na roleta depois ela passar com o mesmo cartão se isso funciona?
Valeu.
Oi Rodolfo.
Não, em NY não existe a opção de usar um cartão para mais de uma pessoa como há na Alemanha. Além disso, se você por um acaso errar a estação e tiver de sair e entrar em outra em um tempo menor que 15 min, seu cartão será recusado :/ é uma maneira de evitar que mais de uma pessoa use o cartão ilimitado.
olá, gente.. adorei seus posts.. inclusive esse do metrocard eu imprimi pra poder não me perder na hora do bilhete..kkkk bom estou indo no começo de março, e determinei que não vou usar taxi, só me digam uma coisa?! alguem´ja teve experiencia de andar com duas grandes malas pelos metros de NYC??? kkk eu chego por Laguardia e volto por JFK, vou ficar no Brooklyn há uns 300 metros da Prospect station.. alguem compartilha a experiencia, ou serei o primeiro a postar quando eu voltar!!??
obrigado e boa viagem à todos.
Oi Fernando. Que bom que o post está lhe ajudando 😀
É possível ir de metrô com duas malas, mas em horário de pico pode ficar complicado. Outra coisa, não é toda estação que tem escada rolante, então se prepare para levar as malas escada acima.
Dá uma olhada na opção de shuttle (usamos o super shuttle) do aeroporto. É mais em conta que táxi (para 2 pessoas) e mais tranquilo que metrô. Eu falo dele aqui:
https://sundaycooks.com/fred-e-natie-na-america/
oi fred eh o coca vc falou que o metro de nova york eh complicado que nem o de munique eu estava em munique agora achei super facil mas o metro de nova york pelo que estou lendo ja estou assustado vc acha que como andei facil e munique nao vou ter dificuldade e nova york o que vc acha me da uma luz obrigado
hehehe O metrô de Munique é complicado por causa dos detalhes e da língua. O de Nova York é complicado porque você tem de saber para que lado quer ir, pois não é toda estação que tem comunicação com os dois lados dos trilhos. Uma vez que você sabe qual lado pegar, o metrô é bem simples 😉 Em todo caso, não precisa se preocupar, o máximo que vai acontecer é você ter de voltar e pagar um passe de uma viagem a mais se não quiser esperar os 15-20 min para poder passar de novo com o passe diário.
Mas a dica que eu dou é: use ônibus. Simples e rápido e você ainda poderá ver a cidade de cima em vez de ficar vendo somente pelos metrôs ;D
Sem Mistérios: Ônibus em Nova York
oi fred outra coisa essa questão de uptown e downtown eh muito importante saber como posso aprender esta questão para não errar obrigado aguardando resposta
Oi Coca.
É importante sim, mas não é difícil. Pra saber se é uptown ou downtown, olhe para onde vc quer ir. Se estiver indo para cima no mapa é Uptown. Se estiver indo em direção para baixo do mapa, é downtown. Os mapas de metrô geralmente têm o desenho de manhattan, então são próximos à realidade 🙂
oi fred outra pergunta o trem que vou pegar exemplo numero 1 eh igual o de munique sempre leva em cima o numero e o nome da ultima estacao do lado que quero ir ai vejo se no caminho esta minha estacao que quero decer assim eh todos na europa super facil obrigado
É diferente nesse caso. Em Munique passam trens de várias linhas na mesma plataforma, mas em NY só passam os trens da mesma linha (mesma cor de linha no caso). Há alguma exceção como as linhas 1, 2 e 3 que são vermelhas e em algumas estações elas param na mesma plataforma, mas de maneira geral só para uma linha por plataforma.
Eu não achei muito fácil ler o número delas se vc perder a frente do trem chegando, mas só para alguns lugares específico é que isso mudaria seu itinerário. Eu não lembro de ter precisado olhar se era linha 1, 2 ou 3 durante as vezes que peguei essa linha.