O metrô de Viena, e o transporte público no geral, é muito eficiente e te leva para todos os cantos da cidade de maneira rápida e fácil. Entretanto, se escolher bem a localização do seu hotel e planejar seus passeios direitinho, tenho certeza de que conseguirá fazer a maioria deles apenas caminhando ou pedalando e mal perceberá que o metrô e o tram estão ali ao lado 😛
E não se preocupe, Viena é muito segura a qualquer hora do dia ou da noite 😉
Como usar o metrô, tram e ônibus em Viena?
Ainda assim, se você precisar pegar o metrô e o transporte público de Viena, saiba que ele é bem parecido com o de Frankfurt, ou seja, bem simples de usar e sem catracas 😉 Justamente por não ter catraca, fique atento, porque é preciso validar seu ticket antes de poder entrar no ônibus, tram ou metrô.
Há duas maneiras de validar a passagem: no momento da compra ou quando for usar o transporte público. A primeira opção está disponível apenas para o one journey. Na segunda, basta colocar o ticket dentro das maquininhas azuis nas estações de metrô ou dentro dos ônibus e trams que ele será carimbado e validado
Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade
Roteiro de Viena: os melhores programas e atrações
O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena
O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público sem pagar nada a mais.
Qual passe comprar?
Existem basicamente 5 tipos de passes que valem a pena para os turistas e englobam os trams (bondinhos), ônibus e metrôs Todos podem ser comprados nos guichês e maquininhas automáticas das estações:
- One journey (uma viagem) = 2,20 euros
- 24h = 8 euros
- 48h = 14,10 euros
- 72h = 17,10 euros
- Weekly (semanal começando na segunda-feira) = 17,10 euros
Valores atualizados em setembro 2018.
Eu sempre considero que fazemos, em média, 4 viagens de transporte público por dia. Nesse caso, todos os passes de 24, 48 ou 72h valem a pena e, quanto mais tempo você ficar na cidade, mais economizará 🙂
A opção de passe weekly é válida apenas de segunda-feira até as 9h da segunda seguinte. Isso significa que, se você comprar o passe no sábado, por exemplo, só poderá usá-lo até a próxima segunda. Ainda assim, pelo preço, ele é uma boa opção para quem vai passar 3 ou mais dias de uma mesma semana em Viena.
O Vienna Card também é vantajoso, pois ele permite a utilização grátis do transporte público pelo tempo de sua validade.
- Vienna Card (1 dia) = 17 euros
- Vienna Card (2 dias) = 25 euros
- Vienna Card (3 dias) = 29 euros
O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena
O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público e tenha desconto em inúmeras atrações da cidade.
Como comprar os passes de transporte público em Viena?
Apesar de ser possível comprar online os passes de metrô e transporte público de Viena, não acho que valha a pena, pois , além do site da Wiener Linien ser um tanto quanto complicado, adquirir os tickets nas maquininhas das estações de metrô e pontos de tram é rápido e fácil 🙂
Procure pelas maquininhas do Wiener Linien nas estações.
Selecione a língua, depois clique na opção que diz “24/48/72 hour Tickets Vienna”.
Escolha o tipo de passe (24, 28 ou 72 horas).
Agora a quantidade deles que quer comprar.
E faça o pagamento 😉 As máquinas aceitam notas, moedas e cartões de crédito e débito.
Comprando os passes do metrô de Viena pelo smartphone 😀
Em Viena também é possível comprar os bilhetes diretamente pela app Wiener Linien (Android e iPhone) da própria empresa de transporte da cidade. Nesse caso, basta mostrar o ticket diretamente no aplicativo quando algum fiscal pedir (não há catracas nas estações). Infelizmente a app está toda em alemão 🙁
Como ir do aeroporto ao centro de Viena?
S-Bahn
Você pode ir de S-Bahn (metrô de superfície) do Aeroporto Internacional de Viena para o centro usando as linhas S1, S2 ou S7 e depois fazendo as baldeações necessárias para o metrô U-Bahn, trams ou ônibus até seu hotel.
CAT (City Airport Train)
Também existe a opção de utilizar o CAT (City Airport Train) para ir em 16 minutos sem paradas do aeroporto ao centro (estação Landstrasse / Wien-Mitte) e vice-versa.
- CAT somente ida (one way) = 11 euros (10 com o Vienna Card)
- CAT ida e volta (return) = 17 euros (16 com o Vienna Card)
O CAT não tem um serviço 24 horas, mas seus horários são bem bacanas para a maioria dos casos e o trem parte a cada 30 minutos.
- Aeroporto > Viena: 6:09 a 23:39
- Viena > Aeroporto: 5:36 a 23:06
Confira todos os horários aqui.
Check-in e despacho de bagagens pelo CAT
O CAT também permite que você faça o check-in e despache suas bagagens diretamente de sua estação em Viena (Wien Mitte). Assim, a ida para o aeroporto fica mais tranquila e sua única preocupação será estar no portão de embarque na hora certa 😀 Veja mais informações sobre esse serviço aqui.
Ônibus (Postbus)
Ainda existe a possibilidade de ir de ônibus do aeroporto ao centro de Viena. O trajeto custa 8 euros e existem várias linhas, variando de 20 a 45 minutos de duração dependendo do destino. As duas mais interessantes são:
- Wien Morzinplatz/ Schwedenplatz (20 min)
- Wien Westbahnhof (via Meidling Hbf.) (45min)
Veja as opções e os horários neste link.
Táxi ou Uber
Essa é a maneira mais cômoda, porém mais cara, de ir do aeroporto ao seu hotel. Táxis estão sempre disponíveis no aeroporto, bem como o Uber, cuja tarifa fixa, segundo o site, varia de 30 a 50 euros. Como o aeroporto de Viena tem wifi grátis, chamar o Uber não será problema 🙂
Eu indico essas opções principalmente para aqueles que estão chegando na cidade depois de uma longa jornada do Brasil à Áustria, por exemplo, afinal seu corpo merece um pouco de conforto depois de pelo menos 12h apertado na fish-class 😉
Dicas extras
Nos pontos de tram e ônibus você encontrará placas como essas aí em baixo:
Sempre que você vir o H em verde e amarelo, significa que ali é uma parada de transporte público (haltestelle). A placa em formato de meia lua e azul é a de ônibus (autobus), já a oval e vermelha é a placa de tram (strassenbahn), já o N com olhos de gato é a indicação que uma linha noturna para ali também. Normalmente essas placas vêm acompanhadas dos números das linhas que ali param e, em paradas maiores, o horário do próximo transporte também é exibido.
Essa imagem aí de cima mostra tudo isso. Note que o tram que para ali é o 46 e que esse não é mais um ponto de ônibus (aufgelassen, mas só o fato de ter um risco em cima da placa já dava a dica 😉 ).
Alguns bondinhos antigos estão em circulação para mostrar aos turistas como eles eram antigamente. Eles são bonitinhos, mas possuem escadas, o que atrapalha muito quem está com malas e também quem tem dificuldades de locomoção. Se esse for o seu caso, espere o próximo tram, pois a maioria deles é mais moderna e possui piso rebaixado 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Áustria \o/
O Sundaycooks viajou para Viena a convite do Vienna Tourism.
iquei um pouco assustado com os comentários negativos na tripadvisor, a respeito da ÖBB, detonando a empresa, fiquei muito assustado, principalmente quanto a desorganização com os assentos, que quem compra os, ainda tem que solicitar que outros passageiros desocupem os, e até furtos dentro dos trens, fiquei com muito medo, e até pensando na exclusão da Áustria/ Hungria do roteiro,queria que quem conhece realmente a empresa externasse as impressões a respeito.
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d12409735.html
Olá, Gilson!
Você não precisa se preocupar. A Áustria é um país lindo e seguro, mesmo assim convém prestar atenção nos seus pertences dentro do trem (essa dica é válida para qualquer viagem de trem para qualquer lugar do mundo mesmo)
Para reservar seu lugar, basta pagar uma taxa adicional de 3 euros
https://www.oebb.at/en/reiseplanung-services/vor-ihrer-reise/reisereservierung/reservierung-sitzplatz
Boa viagem!
Fiquei um pouco assustado com os comentários negativos na tripadvisor, a respeito da ÖBB, detonando a empresa, fiquei muito assustado, principalmente quanto a desorganização com os assentos, que quem compra os, ainda tem que solicitar que outros passageiros desocupem os, e até furtos dentro dos trens, fiquei com muito medo, e até pensando na exclusão da Áustria/ Hungria do roteiro,queria que quem conhece realmente a empresa externasse as impressões a respeito.
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d12409735.html
Olá, Gilson!
Você não precisa se preocupar. A Áustria é um país lindo e seguro, mesmo assim convém prestar atenção nos seus pertences dentro do trem (essa dica é válida para qualquer viagem de trem para qualquer lugar do mundo mesmo)
Para reservar seu lugar, basta pagar uma taxa adicional de 3 euros
https://www.oebb.at/en/reiseplanung-services/vor-ihrer-reise/reisereservierung/reservierung-sitzplatz
Boa viagem!
Grato Natalia.
Boa viagem!
os miudos pagam metro em viena
Oi, Telmo.
Com o Vienna Card, uma criança menos de 15 anos não paga a tarifa do transporte público, segundo informações que encontrei aqui: https://www.wienerlinien.at/eportal3/ep/channelView.do/pageTypeId/66533/channelId/-2000544
Olá! As explicações de vcs são incríveis. Estão me ajudando bastante! Estou empolgado com a minha viagem para Viena que está próxima. As atrações são inúmeras e espetaculares. Sobre o transporte público, não sei se poderei usar o Vienna City Card para pegar o trem do aeroporto para o centro da cidade, ou se terei que comprar um bilhete do trem em separado.
Oi Luiz, tudo bem? O Vienna City Card só permite usar o transporte público dentro da cidade. Contudo, segundo o site deles, é possível adicionar o transporte de e para o aeroporto pagando 22 euros a mais em qualquer um dos vienna cards (1, 2, 3 ou 7 dias). https://www.viennacitycard.at/en/add-ons/vienna-airport-transfer/