A cada ano que começa, abrimos nossas listas de viagem dos sonhos e começamos a planejar onde passaremos as próximas férias. Desta vez, Machu Picchu foi o destino escolhido e sairá do papel \o/ Confesso que, embora fosse um desejo muito antigo (ainda não acredito que vou realizá-lo), essa viagem para o Peru não fazia parte dos planos iniciais.
Rumo a Machu Picchu
Não vai ser dessa vez que vamos completar a trilha Inca como planejado lá em 2009, nos faltaria tempo, ar e condicionamento físico. Graças a pessoas especiais e pacientes, como a querida Lu Malheiros, conseguimos montar um roteiro bacana que nos deixará com água na boca e com mais vontade de voltar e conhecer esse país surpreendente.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Lima, Cusco e Machu Picchu.
Dessa vez a trupe do Sundaycooks embarca com uma nova companheira de aventuras, a dona Ingrid, uma das responsáveis por dar aquele empurrãozinho e tirar essa viagem dos sonhos do papel. Serão praticamente duas semanas de pé na estrada e muitas risadas, porque a boa companhia já está garantida 😀 Baaaaaaaaaajaaa!
Que a Nossa Senhora das pessoas que não sabem tirar fotos nos proteja e garanta um pouquinho de sol para facilitar a nossa vida e a dos nossos leitores.
Assim que voltarmos, vamos contar como foi, o que deu certo ou o que não deu, os micos, as dicas imperdíveis, as impressões e as memórias. E, claro, como foi nossa visita a Machu Picchu.
Claro que não esquecemos de conferir todos os documentos necessários para a viagem.
Vcs já voltaram? Que sorte a minha! Estou planejando esssa viagem pra janeiro agora. Mas tem tt coisa incrível que na consigo cortar nada do roteiro rsrs
vamos fazer peru e bolivia, mas ainda não fechei as cidades, serão 16 dias.
vou esperar ansiosa pelos seus relatos.
bjs,
Jackie, realmente eu entendo a sua situação. O Peru é um país muito rico e com roteiros tão diversos que agradam a qualquer tipo de viajante. Vamos começar nossos posts sobre o pais no começo da semana que vem. Se você tiver alguma dúvida muito urgente, pode postar por aqui que nós respondemos, ok?
Oi Natalie, obrigada pela oferta gentil! A dúvida aqui é por onde o coração bate mais rsrs… estou tentado ver se consigo aumentar a viagem pra 20 dias pra incluir o salar de uyuni. se não vou manter o roteiro em “U” que fiz saindo de Lima passanod por Paracas, arquipa, puno, copacabana, la paz e termimando em cuzco. vamos ver. escolhi datas e passagens pra esse roteiro, mas agora to super louca pelo salar na bolívia.
vou ficar de olho nos seus relatos aqui pras dicas!
bjs,
Jackie,
Quanto mais tempo você tiver disponível, mais tranquilo seu roteiro ficará. Eu passei 12 dias no Peru e nem deu tempo de ir pra Arequipa, cidade que eu queria muito visitar, porque optamos por conhecer tudo com muita calma. Por mais que me aperte o coração dizer isso, as vezes precisamos tomar certas decisões nos roteiros das nossas viagem que nos deixam inquietos, talvez essa seja uma situação típica. Já cogitou deixar Bolívia para outra viagem ou fazer o Salar de Uyuni junto com o Atacama?
Você conhece o blog Rotas Capixabas? Ele acabou de voltar do Salar e começou a postar sobre o planejamento da viagem dele para lá. O bacana é dividir essas experiências principalmente quando o roteiro é mais trabalhoso para ser montado como no caso da Bolívia e do Peru. Quanto tempo você pretende levar para conhecer o Valle Sagrado?
https://www.rotascapixabas.com/
Precisando de algo, estou por aqui 🙂
Oi Natalie! Então, começamos planejando 15 dias (mais 2 de ida e volta) só pra peru, e bolivia seria apenas copa e la paz. Iriamos por lima e desceriamos por nazca, arequipa, lago titicaca, copa, voltando e subindo pra cusco.
Daí depois tentei começar por la paz e de lá ir ao salar, voltar e seguir lago titicaca e machu pichu, sem o lado oeste e lima.
E agora ja nem sei mais, até porque vamos de milhas, que ja transferi pra Lan, mas a do meu marido ainda não caiu, então não resgatei ainda.
Pra machu Pichu tinha reservado 3 dias e meio: um dia pra ir a MP mesmo; um pro vale sagrado; um pra outro passeio e mais o meio dia da volta, porque o voo sai às 16h. O que vc acha?
Acho que se mantivermos 15 dias de roteiro será melhor cortar mesmo a bolívia, no máximo dá pra ir a Copa e isla del sol. Já se aumentarmos pra 20, talvez seja viável, embora corrido.
Vou olhar esse blog que vc indicou.
Agora queria uma ajuda sua com uma coisa: que tipo de calçado eu uso? Me indicaram comprar um tênis ou bota impermeável, pra trekking. Mas não conheço marcas e modelos. Vc pode me indicar alguam marca ou me dizer o que vc usou e se foi confortavel? obrigada!
bjs,
Jackie,
não esqueci de você, tá? Os dias andam bem corridos por aqui…
Nossa, eu passei pelas menas dúvidas quanto aos calçados e tenho algumas dicas para dividir com você. Mais tarde eu volto e conversamos sobre o seu roteiro 🙂
Natalie, imagina! Vc esta sendo tão solicita e gentil. Olhe, resgatamos as passagens. Ficamos indo dia 10/01 pra La Paz (chega dia 11) e a volta dia 27/01 (a tarde) por Cusco.
A ideia é fazer o salar, subir de la paz em direção ao peru e fazer o que der do lado oeste pra pegar um voo ate cusco e vir de lá.
Vou esperar suas dicas especialmente de dias em cusco.
E, clarro, das botas. to boiando nesse assunto.
obrigada!
Jackie,
o primeiro conselho que eu gostaria de te dar nessa fase de planejamento é sempre levar em consideração a questão da altitude. Deixar um tempinho reservado para se acostumar e descansar é fundamental. Parece bobagem, mas a gente nota a diferença.
outra dica importante: ao planejar as rotas e as passagens pelas cidades, se pergunte o quanto você quer ou pretende conhecer da história e da cultura daquela região. Muitas vezes passar correndo por várias cidades num mesmo dia só vai nos deixar com gostinho e quero mais e com uma baita canseira no corpo no final do dia. Eu optei por fazer um roteiro com mais calma e com menos cidades e tive praticamente injeções diárias de aulas de história, mas compreendo perfeitamente quem tem pouco tempo e prefere fazer um roteiro mais rápido, por isso estamos aqui para trocar idéias 🙂
quanto ao tênis/sapato de trecking, também fiquei super na dúvida e no final das contas descobri que existem 3 tipos de botas para trilhas:
– as botas impermeáveis, tipo da Timberland que custam uma pequena fortuna aqui no Brasil mas que protege os pés de grandes volumes de água.
– as botas semi-permeáveis, tipo as da Decathlon que te protegem nas palavras da vendedora “de pequenas poças d’água” e que custam cerca de uns R$ 250
– as botas permeáveis que molham facilmente.
Como a bota que eu queria estava acima da minha verba, arrisquei e fui com um Nike de corrida e caso pegasse muita chuva no meio do caminho, prometi a mim mesma jogar o bendito do tênis fora. É uma opção… mas leve um tênis mais propício para longas caminhadas e sapatos muito confortáveis.
Você mora em SP? Tem uma loja aqui em Campinas que vende esse tipo de tênis, vou me informar se ela tem alguma filial em SP 🙂
Desculpa mais uma vez pela demora na resposta, mas vamos nos falando… deixe suas dúvidas por aqui e se eu não conseguir te ajudar, posso conversar com outras pessoas que já fizeram esse roteiro também.
Boa sorte e divirta-se nessa etapa da viagem 😀
Oi Natalye!
Então, pegamso as passagens. São 18 dias, mas tirando ida e volta, são 16 e meio. Ficou ida RJ-La Paz e volta Cusco-Rio. Elegemos como prioridades o salar e cusco. Então chegamos a La Paz, ficamos o dia de chegada e mais um pra nos aclimatarmos, descansar do voo que é longo e tentar comprar umas roupas pro desereto, como anorak etc – nos indicaram comprar lá que seria mais em conta que no brasil. Daí fazemos o salar. Voltamos a La Paz e começa a parte corrida, de um dia pra cada cidade.
Pesquisando no mochileitros.com tecnicamente é viavel, se não houve mal estar, preguiça, cansaço, atrasos de bus, protestos na estrada rsrs
são seguidos copa, puno, arequipa, nazca e ica. Um dia em cada. Eu olhei o que tinha em cada lugar e o que queria fazer e daria tudo em um dia. em Arequipa, por ex, tem um canion, mas nçao me atraiu. Quero ir só ver o centro da cidade e o convento, juanita.
Bom, se der tudo certo nessa parte, teremos 3 noites e dois dias em lima. Mas combinei com o marido que como é mais facil voltarmos depois só a Lima, se acontecer algo ou se quisermos ficar mais em alguns desses lugares, sacrificamos lima. Então temos dois dias curinga.
E deixei 4 dias e meio e 4 noites pra cusco.
Eu normalmente gosto de ir pra um lugar só, nunca fiz isso de ir em mil cidades na mesma viagem, vai ser a primeira vez, mas algumas cidades como puno, nazca, eu acho que quero ir só por algumas coisas como o sobrevo mesmo. Espero não quebrar a cara e na hora querer ficar mais rsrs
Sobre a bota, moro no Rio =(
A Timberland eu dei uma olhada na net custa mesmo bem caro. O que me disseram é que na bolívia é bem mais em conta, então estou pensando se deixo pra comprar lá ou não. Eu tenho um tênis de corrida, mas em janeiro chove mt né. Inclusive disseram que o salar fica alagado. Vou dar uma olhada nessas Decathlon que vc indicou.
obrigada!
bjs,
Oi Jackie,
Tudo bem?
Como anda o planejamento da sua viagem? Espero que esteja tudo indo muito bem 🙂
Caso precise de ajuda, estamos por aqui.
Bjs
Natalie
Programei minha viagem na correria, no tempinho que sobrou na minha agenda e de alguns amigos. E, sinceramente, não imaginava que Peru tinha tanto a oferecer. (ai, que bura!) Aproveitando uma promoção, comprei as passagens antes de começar a pesquisar e o resultado é que vou passar um período mínimo no país: 5 dias. 🙁
Além do fato de ser um período de chuvas, ainda fico um dia em Lima antes de partir para Cuzco. Também tem o perregue da altitude e a necessidade de descanso…ou seja, meu tempo é mesmo escasso. Mas Ok… o que não tem remédio, remediado está. Estou acostumada com os perrengues de viagem e por isso mesmo quero deixar as coisas organizadas ao máximo para que, à despeito do pouco tempo e da possibilidade de chuva, possamos aproveitar ao máximo quando estivermos lá.
Acontece que estou com muitas dúvidas e aí vai algumas delas:
– Considerando que só tenho um dia para visitar Machu Picchu, você acha que é melhor ir e voltar no mesmo dia ou há necessidade de dormir em Águas Calientes? Para ir cedo para Machu Picchu, que horas deveríamos sair de Cuzco?
– O passeio ao Vale Sagrado dura mais ou menos quanto tempo? E qual o valor médio?
Nat e Fred,
Muito obrigada pelo lindo agradecimento no post. Vocês é que são especiais! 🙂 Estou lendo tudo beemmm devagar, mas sei que vou adorar a viagem que vocês fizeram!
Bjs
Boa tarde! Estou indo fazer um mochilão agora para o Peru. Totalizamos um total de 23 dias, muito tempo! Queremos conhecer bastante o país. Fui fazer a reserva na Trilha Inca 4 dias Machu Picchu, mas, infelizmente, está sendo dito que não há mais vagas. Qual foi o seu roteiro para subir MP? Foi no trem? Queríamos muito subir por essa trilha no meio da mata. Será que se chegarmos lá no dia conseguiríamos arranjar isso? Obrigado!
Oi Vitor.
A trilha Inca tem de ser reservada com bastante antecedência mesmo, pois são um número limitado de pessoas. O que dá pra fazer é apenas subir de Aguas Calientes para Machu Picchu a pé. Tem um trecho de mata, mas não é a mesma coisa que fazer a trilha :/ Tente ver a trilha de salkantay que nossa amiga fez. É menos concorrida, um pouco mais longa, mas ainda bem interessante 🙂
Nós fomos de trem até aguas calientes e pegamos a van até a entrada de Machu Picchu 😉 Dá uma olhada nos posts de Machu Picchu e do Peru aqui no blog que nós explicamos tudinho.
https://sundaycooks.com/category/destinos/peru/machu-picchu/
https://sundaycooks.com/category/destinos/peru/
Trilhas no Peru: os caminhos da Hosana para chegar a Machu Picchu
Oii pessoal!! primeiramente, blog fantástico!!! Há alguns meses venho lendo seus posts, principalmente sobre o Peru. Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem, e de cara já veio a ideia de conhecer Machu Picchu!! O problema é que não conseguimos decidir o roteiro… Já li o blog de cabo a rabo rsrsrs mas ainda assim estou meio perdida… Como vocês mesmos disseram, é muito lugar lindo pra pouco tempo para conhecer :/ Ainda não compramos passagens, ingressos nem nada, não temos uma data definida pra ir. Queremos planejar o roteiro com calma primeiro para não fazer besteiras com datas de passagens e etc… Sabemos que queremos ir em julho do ano que vem, então temos um ano para tirar essa viagem do papel! Somos estudantes, portanto uma viagem muito cara está fora do orçamento hehehe, pretendemos ficar em hostels, economizar com transporte, mas queremos comer bem por lá (restaurantes já anotados)! O problema maior é que será nossa primeira viagem “de gente grande”, estamos preocupados em nos perder, passar por muitos apuros ou alguma coisa do tipo… esses medos de principiante. Por conta disso estamos cogitando trocar o destino por algum outro mais fácil de planejar e adiar um pouco o Peru :////////
Queríamos muito fazer uma das duas trilhas, mas temos muitas dúvidas a respeito… Eu li o post sobre a trilha da Hosana e algumas coisas não ficaram esclarecidas pra mim… Acho que as triçhas ficam pra uma próxima :/
Deixando a enrolação: Pretendemos passar uns 12 dias por lá…
1- SP – Lima
2- Lima
3- Lima
4- Lima – Cusco
5- Cusco
6- Cusco
7- Valle Sagrado
8- Valle Sagrado
9- Machu Picchu
10- Machu Picchu
11- Cusco
12- Cusco – SP
Tá bem o básico do básico, ainda não separei os lugares que vamos para cada dia, mas queria saber mais ou menos se assim está bom e se vale a pena acrescentar mais uns 2 ou 3 dias e ir para Puno, visitar o Lago Titicaca, ou qualquer outra sugestão….
Grata desde já!!!! Beijos
Isabella,
Não se preocupe, é normal ficar cheia de dúvidas ao organizar qualquer viagem. Ainda bem que você encontrou o blog e esse monte de dicas e informações podem sempre te ajudar 🙂
As trilhas no Peru realmente são um pouquinho puxadas e requerem mais preparo físico por conta da altitude. Se você optar por esse roteiro, lembre-se de fazer a reserva com uma agência local com bastante tempo de antecedência. Alguns vagas para as trilhas costumam se esgotar.
Você só vai conseguir dizer se o roteiro está adequado ou não depois que definir quais atrações e passeios pretende fazer. Dependendo do seu ritmo de viagem pode estar adequado ou muito folgado. Tenta definir melhor os passeios e depois a gente troca mais figurinhas, tá? 😉