Eu sei que o dólar e o euro andam nas alturas, dessa forma, qualquer dica para economizar uma graninha nas compras internacionais é sempre bem-vinda. Assim como existe o programa de Tax Free, o reembolso de impostos em cima gastos dos turistas que viajam para determinados estados dos Estados Unidos, a União Europeia também oferece tal benefício. Veja como garantir seu Tax Free na Europa:
O que é o Tax Free?
O Tax Free é um programa da União Europeia que consiste em devolver, aos turistas estrangeiros, o valor do VAT (imposto europeu parecido com o Sales Tax dos Estados Unidos e Canadá) quando o produto comprado será levado para o país de origem do visitante.
Quem faz o reembolso desse imposto ao viajante é a própria loja que fez a venda. Em muitos países como na Alemanha, este serviço é terceirizado e empresas, como a Global Blue fazem a devolução do VAT mas cobram uma comissão pelo serviço.
Lembre-se que comprar num lugar Tax Free não é a mesma coisa de comprar em um lugar Duty Free como os Free Shops. Também não é toda compra que se encaixa nesse benefício e ela só poderá ser solicitada no último país a ser visitando dentro da União Europeia mesmo que o item tenha sido comprado em outro país ou no começo da viagem.
Como receber o Tax Free na Europa?
Você pode solicitar essa vantagem na loja onde realizou a compra ou no aeroporto antes de voltar para casa. Veja como proceder em cada situação:
Solicitanto o Tax Free nas lojas
O primeiro passo é confirmar se a loja participa do programa Tax Free. Como as empresas não são obrigadas a participar, para saber se uma marca pode devolver o VAT, procure pelo símbolo do Tax Free nas vitrines ou pergunte no caixa como funciona o processo de reembolso.
A dica é perguntar pelo “tax free / tax refund / VAT”. Você precisa comprovar que é estrangeiro e deve preencher um formulário com dados pessoais e número de passaporte. Junto com isso, é necessário anexar a nota fiscal dos produtos comprados para comprovar o valor dos itens.
Não existe uma regra que padronize esse benefício, portanto, os procedimentos mudam de loja para loja. É muito importante não sair sem saber precisamente como fazer o reembolso e se há taxas cobradas. Ah! E essa compra não pode ser feita por terceiros.
Normalmente, o valor mínimo exigido é de 175 euros, mas os países dentro do programa são livres para definir uma quantia menor. Esse número diz respeito ao total gasto de uma vez, em uma loja. Portanto, não é possível acumular várias notas para chegar nesse montante de euros.
Se a própria loja fizer o reembolso, eles irão ficar com a nota fiscal e seus dados e vão estornar o dinheiro ali mesmo (ou fazer a devolução no cartão de crédito) como é o caso da rede El Corte Inglés, famosa rede de departamento da Espanha.
Solicitanto o Tax Free no aeroporto
Outra alternativa é fazer o pedido de reembolso no aeroporto antes de retornar ao Brasil. Neste caso, você precisará usar uma das empresas terceirizadas para a devolução do VAT. Não esqueça de preencher o formulário com seus dados e apresentar as notas fiscais. Deixe os itens comprados num ponto de fácil acesso dentro da mala, pois será necessário mostrá-los antes de fazer o check-in.
O recibo (invoice) deve estar carimbado pelo costumes office da loja. Sem esse detalhe, você não é reembolsado.
Chegue com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto além do horário programado, pois você pode encontrar filas lentas até conseguir o reembolso.
Depois de passar pela Global Blue (ou suas correlatas), procure pelo guichê da alfândega que faz a checagem dos itens comprados com Tax Free. O policial irá pedir para ver os itens que você comprou para confirmar se está tudo certo.
De acordo com o email da Global Blue recebido pela nossa leitora Arantxa, Você deve fazer isso no último aeroporto antes de sair da União Europeia. Se sua conexão for muito rápida nesse aeroporto, você pode conversar com o pessoal da Global Blue nos outros aeroportos e explicar sua situação, mostrar passagens e o que mais pedirem. Talvez, apenas talvez, eles aceitem fazer ali e não no último aeroporto.
Isso se faz necessário porque o reembolso das taxas deve ser feito apenas para quem não mora na União Europeia e, como voos entre países da UE são considerados internos, só no último aeroporto é que o reembolso poderia acontecer. Em todo caso, não custa pedir o Tax Free com jeitinho se sua conexão for muito curta na sua última conexão.
Solicitando o reembolso ao sair da União Europeia de trem
Apresente os recibos carimbados em algumas estações de embarque. Dependendo do itinerário da viagem, será preciso sair do trem na última estação dentro da União Europeia para conseguir o carimbo. Vale checar com as autoridades nacionais ou a empresa de reembolso como proceder, porque isso depende dos acordos de cada país e da rota do trem.
Para mais informações, acesse o site oficial da Comissão Europeia de Turismo.
Utilizei o Tax Free no aeroporto de Londres, Heathrow, sem filas e burocracia, e aproveitei as Libras recebidas para gastar no Dutty-Free. Mas no aeroporto de Madri Barajas foi impossível. Depois de um longo tempo de espera, apareceu um funcionário no guichê, fazendo corpo-mole, e ainda pediu-nos que aguardasse o atendimento. Não tivemos escolha, optamos pelo embarque.
Receber uma libras de volta é sempre bom, né, Adelaide eheheh
Que pena que em Barajas foi assim :/ Nós acabamos fazendo isso pelo El Corte Inglés mesmo. Acabamos comprando a maioria das coisas por lá mesmo 🙂
Comprei algumas roupas e um par de tênis na Alemanha e estava vestindo todos eles no aeroporto. Resultado: quase não consigo a restituição por causa disso. No caso do tênis eu não tinha escolha, só tinha viajado com um par e o que eu tinha usado na vinda estava tão velho que deixei ele na lixeira da própria loja onde comprei o novo.
Olha só. Essa de não poder estar usado eu Não sabia, Robson. Eu fiz a mesma coisa na primeira vez na Inglaterra. Estava com um par de tênis apenas e troquei assim que saí da loja da Nike 😛
Já usei o tax free duas vezes e com sucesso. Cheguei um pouco antes ao aeroporto, passei no guichê, apresentei os envelopes. Em nenhuma das vezes me pediram pra mostrar os produtos, mas eles estavam na mala ao meu lado. Vi um casal que não pode pedir porque haviam despachado as malas. Ou seja, nem sempre vão pedir para ver os produtos, mas é bom deixá-los à mão.
Preferi receber o dinheiro no cartão de crédito (acho que duty free na Europa não vale tão a pena) e no mês seguinte os valores vieram direitinho (um alento para as contas..rs).
Para ter direito ao tax refund é importante frisar:
– há um valor mínimo de compras (varia para cada país. Já vi de 140 a 160 euros)
– as compras devem ser feitas no MESMO dia e na MESMA loja (portanto, separe um dia para as compras, ao invés de comprar “pingadinho”)
– às vezes um produto está mais barato em uma loja e outro produto em outra. Veja se não vale a pena comprar ambos na mesma loja para receber o tax refund.
Se estiver em grupo, tentem passar os produtos todos juntos até chegar ao valor mínimo para o tax refund.
Obrigado pelos relatos e pelas dicas, Patrícia 🙂 Já adicionei elas ao post para ajudar aos outros leitores.
Comprei Iphone na Alemanha. Dúvida: como resgatar as taxas, se náo solicitei documentaçao na loja?. Alemanha terceriza o service de Taxrefund, é possivel aproveitar essa tercerizada?
Oi Roberto.
O pedido de reembolso é feito antes de sair do país. Se vc já saiu, não tem como fazer o reembolso. Talvez se vc voltasse em poucos dias e com os itens comprados na sua mala e saísse de novo do país… Mas daí é muito trabalho não é? 😛
Eu estou indo viajar para Europa em alguns dias. Farei um tour por 4 cidades, como funcionaria o tax free?
Terei que procurar receber o tax free somento no aeroporto de volta ao Brasil ? Ou poderei receber no aeroporto(estação) da cidade que estarei deixando ?
Grato desde já;
Oi Ewerton.
O Tax Free é por país, portanto você terá de fazê-lo em cada país que visitar. Sobre estações de trem, eu nunca vi uma estação que tivesse o Tax Free, somente nos aeroportos. Para não ter problemas, pergunte na loja que vc fizer a compra, onde que você poderá fazer o reembolso. Quem sabe não tem um local perto de onde vc está?
Nossaaa!!!!eu tive mais sorte.Recebí um valor x em euros no balcão do Tax Free,aeroporto de Madri e outros valores em credito no cartão.Só fiz uma vez só o tax free,no retorno de 6 paises europeus.Sorte a minha!
Legal, Zelia =)
Que bom saber que deu tudo certo.
Eu acho que vcs estão fornecendo a informação equivocada. O tax free não é por país, como vc explicou para o Eweton. Ele funciona da seguinte forma: vc compra em qualquer país que possui o sistema de tax free (cada um tem um preço mínimo) e vc apresenta as compras na cabine de refound do último país que vc visita (o país em que vc embarca de volta para o Brasil). Estou falando com conhecimento de causa: comprei uma bolsa em Viena (Áustria) e depois fui para Paris (onde embarquei para o Brasil), então apresentei o meu voucher de Tax Free no aeroporto de Paris e me devolveram 60 Euros em dinheiro (eu podia escolher entre receber em dinheiro ou cartão).
Oi Silvia.
Obrigado pela dica 🙂 Já coloquei no post. Contudo, eu não consegui confirmar se isso é normal para todos os países, se é para União Europeia ou se apenas para um pequeno grupo de países. De qualquer forma é uma boa dica para quem vai entrar na Europa de avião por um país e sair por outro.
Bom dia.
Eu não consegui receber meu Tax Free, fiz todo o processo as notas estao carimbadas e dentro do envelope ao Corte Ingles. Posso mandar pelo correio?
Oi Tânia.
Acho difícil eles aceitarem por correio porque uma das coisas é conferir o que foi comprado. Eu também não consegui achar nenhuma informação se é possível ou não no site deles 🙁
Quanto a informação de que todas as compras devem ser efetuadas no mesmo dia e na mesma loja, cuidado! O que acontece é que para receber o refound vc tem que comprar um valor mínimo (cada país tem o seu), mas vc não precisa separar um dia só para fazer compras…. Por exemplo, vc vai passar por dois países, vc pode muito bem comprar vários produtos em dias diferentes e em lojas diferentes, basta cada produto ultrapassarem o valor mínimo. Acho que o que a pessoa quis dizer com “efetuar as compras no mesmo dia e na mesma loja” foi para vc aproveitar as lojas de departamento ou de roupas e comprar vários itens, pois os produtos somados podem ultrapassar o valor mínimo.
É isso mesmo, Silvia 🙂 A questão é o valor da compra que gerará o Tax Free que deve ser maior que o limite do país.
Estou na Inglaterra e daqui quase 3 meses vou a Alemanha ficar mais 6 meses. Quer dizer que se comprar algo aqui na Alemanha, como por exemplo, um netbook, só terei os impostos restituídos se eu for para o Brasil ou sair da União Européia em até 3 meses após a data de compra? Não há mesmo a opção de restituição viajando para outro país da União Européia, como no meu caso, da Inglaterra para Alemanha?
Abraços
Essa é uma boa pergunta, Gabriel. Não encontrei informações específicas quanto a isso. A melhor opção é pedir os documentos de tax free e, quando for ao aeroporto, tentar a restituição. Vai que é possível 🙂
Estou tentando a restituição do imposto enviando cópia das notas por e-mail para a Alemanha, que foi o país da União Européia no qual embarquei de volta para o Brasil. Não tive tempo de fazer os procedimentos no aeroporto de Frankfurt pois a conexão da Lufthansa atrasou e eu só tinha 20 minutos para o embarque. Falei com o pessoal do Tax Free do aeroporto e me explicaram que poderia mandar tudo por e-mail que o depósito seria feito na minha conta. E outra coisa que me foi dita: o prazo válido para a restituição é de quatro anos.
Obrigado pelas dicas, Carlos. Eu só acho que talvez vc tenha um problema para receber o dinheiro de volta na sua conta, pq se for uma transação internacional (eles enviando em euro), seu banco vai cobrar uma taxa q no meu banco é de 50 dólares 🙁
Em todo caso, é bom saber que é possível. Se vc puder nos dizer se deu certo, eu agradeço 🙂