Eu sei que o dólar e o euro andam nas alturas, dessa forma, qualquer dica para economizar uma graninha nas compras internacionais é sempre bem-vinda. Assim como existe o programa de Tax Free, o reembolso de impostos em cima gastos dos turistas que viajam para determinados estados dos Estados Unidos, a União Europeia também oferece tal benefício. Veja como garantir seu Tax Free na Europa:
O que é o Tax Free?
O Tax Free é um programa da União Europeia que consiste em devolver, aos turistas estrangeiros, o valor do VAT (imposto europeu parecido com o Sales Tax dos Estados Unidos e Canadá) quando o produto comprado será levado para o país de origem do visitante.
Quem faz o reembolso desse imposto ao viajante é a própria loja que fez a venda. Em muitos países como na Alemanha, este serviço é terceirizado e empresas, como a Global Blue fazem a devolução do VAT mas cobram uma comissão pelo serviço.
Lembre-se que comprar num lugar Tax Free não é a mesma coisa de comprar em um lugar Duty Free como os Free Shops. Também não é toda compra que se encaixa nesse benefício e ela só poderá ser solicitada no último país a ser visitando dentro da União Europeia mesmo que o item tenha sido comprado em outro país ou no começo da viagem.
Como receber o Tax Free na Europa?
Você pode solicitar essa vantagem na loja onde realizou a compra ou no aeroporto antes de voltar para casa. Veja como proceder em cada situação:
Solicitanto o Tax Free nas lojas
O primeiro passo é confirmar se a loja participa do programa Tax Free. Como as empresas não são obrigadas a participar, para saber se uma marca pode devolver o VAT, procure pelo símbolo do Tax Free nas vitrines ou pergunte no caixa como funciona o processo de reembolso.
A dica é perguntar pelo “tax free / tax refund / VAT”. Você precisa comprovar que é estrangeiro e deve preencher um formulário com dados pessoais e número de passaporte. Junto com isso, é necessário anexar a nota fiscal dos produtos comprados para comprovar o valor dos itens.
Não existe uma regra que padronize esse benefício, portanto, os procedimentos mudam de loja para loja. É muito importante não sair sem saber precisamente como fazer o reembolso e se há taxas cobradas. Ah! E essa compra não pode ser feita por terceiros.
Normalmente, o valor mínimo exigido é de 175 euros, mas os países dentro do programa são livres para definir uma quantia menor. Esse número diz respeito ao total gasto de uma vez, em uma loja. Portanto, não é possível acumular várias notas para chegar nesse montante de euros.
Se a própria loja fizer o reembolso, eles irão ficar com a nota fiscal e seus dados e vão estornar o dinheiro ali mesmo (ou fazer a devolução no cartão de crédito) como é o caso da rede El Corte Inglés, famosa rede de departamento da Espanha.
Solicitanto o Tax Free no aeroporto
Outra alternativa é fazer o pedido de reembolso no aeroporto antes de retornar ao Brasil. Neste caso, você precisará usar uma das empresas terceirizadas para a devolução do VAT. Não esqueça de preencher o formulário com seus dados e apresentar as notas fiscais. Deixe os itens comprados num ponto de fácil acesso dentro da mala, pois será necessário mostrá-los antes de fazer o check-in.
O recibo (invoice) deve estar carimbado pelo costumes office da loja. Sem esse detalhe, você não é reembolsado.
Chegue com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto além do horário programado, pois você pode encontrar filas lentas até conseguir o reembolso.
Depois de passar pela Global Blue (ou suas correlatas), procure pelo guichê da alfândega que faz a checagem dos itens comprados com Tax Free. O policial irá pedir para ver os itens que você comprou para confirmar se está tudo certo.
De acordo com o email da Global Blue recebido pela nossa leitora Arantxa, Você deve fazer isso no último aeroporto antes de sair da União Europeia. Se sua conexão for muito rápida nesse aeroporto, você pode conversar com o pessoal da Global Blue nos outros aeroportos e explicar sua situação, mostrar passagens e o que mais pedirem. Talvez, apenas talvez, eles aceitem fazer ali e não no último aeroporto.
Isso se faz necessário porque o reembolso das taxas deve ser feito apenas para quem não mora na União Europeia e, como voos entre países da UE são considerados internos, só no último aeroporto é que o reembolso poderia acontecer. Em todo caso, não custa pedir o Tax Free com jeitinho se sua conexão for muito curta na sua última conexão.
Solicitando o reembolso ao sair da União Europeia de trem
Apresente os recibos carimbados em algumas estações de embarque. Dependendo do itinerário da viagem, será preciso sair do trem na última estação dentro da União Europeia para conseguir o carimbo. Vale checar com as autoridades nacionais ou a empresa de reembolso como proceder, porque isso depende dos acordos de cada país e da rota do trem.
Para mais informações, acesse o site oficial da Comissão Europeia de Turismo.
Eu passei por 07 cidades da Europa com meu namorado e compramos em várias delas. Como meu namorado não tem paciência, em todas as lojas eu que fiquei na fila e preenchi tudo com meus dados, mesmo o pagamento sendo feito com o cartão de crédito dele.
Algumas pessoas já tinham me dito que o valor mínimo para se conseguir o reembolso era de 90 euros, em alguns lugares comprei menos do que isso e guardei todas as notinhas. Até mesmo das lojas que não me deram uma Nota específica com carimbo, juntei todas e consegui o reembolso tranquilamente.
Algumas lojas torcem o nariz quando você pede!
Assustei ao chegar noo guichê do Tax Free do aeroporto Charles De Gaulle devido aos comentários dos brasileiros que estavam à nossa frente na fila porque a maioria dizia que os atendentes eram difíceis e mau humorados e que estavam complicando a vida de todo mundo ao pedir para ver os itens comprados… E meu maior medo de não conseguir, era porque havíamos acabado de despachar as malas e só estava com o cartão de embarque! Não sabíamos que tinha que estar com os produtos em mãos, mesmo assim, não tivemos o menor problema. Mas não arriscaria numa próxima viagem em despachar as malas antes.
Dica para quem vai à Galeria Lafayette.
Como tem várias lojas e você vai acabar comprando em mais de uma, guarde todas as notas e vá até o guichê do Tax Free que fica no subsolo para se “transformar” num único pedido de reembolso. No meu caso, estava com 04 notas de lojas diferentes e entreguei todas à atendente que carimbou todas e grampeou junto com um documento que ela imprimiu após preencher uma série de dados: Nome completo, nº do passaporte, Estado, País, telefone e forma de recebimento que escolhi em dinheiro e me entregou num envelope. Esse foi o único lugar que preencheu tudo direitinho, as outras lojas só carimbaram e me entregaram a NF e eu preenchi os mesmos dados.
Obrigado pelo relato, Adriana! Muito interessante essa dica do tax free na galeria lafayette 😉
Não tive sorte em ter o reembolso desta taxa. Fiz compras em uma única loja em Roma, a atendente preencheu a papelada e me deu com a recomendação de solicitar o valor no aeroporto, mas descobri que no retorno no aeroporto de Roma não há como receber pois meu vôo para o Brasil seria com conexão em Paris. Em Paris, o serviço fecha ãs 21:00 e o rapaz do câmbio em um um inglês sofrível disse que eu tinha que ter um envelope e colocar em uma urna apropriada. Meu vôo já estava para sair e voltei frustrada, com as notas de compras em mãos e sem receber nada de volta.
Putz… Nós também quase nunca pedimos pq leva um tempão, fila, etc. Não sei se é regra geral essa de ter de ser no último aeroporto, mas faz até um certo sentido. Vou adicionar essa info no post.
Obrigado, Luciente 🙂
Entao, vou fazer o tax free na minha volta aqui de Portugal, ja fui informada, se por acaso a empresa no caso a global blue estiver fechada, para deixar tudo certo no envelope que no prazo máximo de 1 semana reçeberia o credito, depois conto tudo, obrigada
Obrigado pela dica, Edilaine. Se der certo, por favor nos conte como foi 😀
Olá, gostaria que vcs mes esclarecessem uma dúvida. Meu roteiro pela Europa se inicia e termina em Londres, que não faz parte da União Européia. Nesse caso, como faço para pedir o reembolso das compras que eu fizer em Paris, por exemplo?
Neuber, eu estive recentemente em Londres e comprei o iPhone 5S na loja da Regent Street e no momento da compra solicitei o VAT407, que é o nome do formulário para devolução do imposto, mas creio que que podes falar que queres o tax refund que não tem problema, o especialista de vendas foi super atencioso, pediu meu passaporte e foi preencher o formulário, enquanto outro especialista me ajudava na migração dos dados e ativação do iPhone. Depois de uns 5 minutos o vendedor chegou com um papel de cupom fiscal com todas as informações do produto e o valor do VAT e só pediu para eu assinar e colocar as minhas irritações do Brasil, como endereço e telefone, além de escolher a forma de como receberia, como meu ultimo destino na Europa é a frança ele me falou que só no aeroporto Charles De Gaulle que iria ter o dinheiro de volta, mas isso é só dia 9… Ah ele já entrega tudo no envelope bonitinho para mostrar para os fiscais.
Uma dúvida, o que fecha 21:00, no aeroporto de Paris, é cara da alfândega ou o guichê da Global Blue?
Oi Jack. Obrigado pela dica 🙂 A alfândega do aeroporto só fecha quando não há mais vôos que precisem dela, então é bem provável que o que fecha é o stand da Global Blue.
Oi Neuber. Se eu não me engano, existem caixas da Global Blue sim, então não acho que haja problemas para pegar o tax refund lá. ALém disso, apesar de não fazer parte da União Europeia, a Inglaterra é bem próxima, então não deve haver mesmo problema 😉
Pessoal, tenho uma duvida
Eu estou fazendo um intercambio na Alemanha, pertinho do aeroporto de Munique. Daria certo (ou seria ‘legal’) eu tentar receber o reembolso num dia diferente da minha viagem? Ou na alfandega eles conferem seu cartão de embarque também? Pergunto isso, pq alem de ‘salvar tempo’ no dia da viagem, eu poderia ‘reutilizar’ o dinheiro reembolsado ainda aqui..
Oi Fabrício. Eles conferem o cartão de embarque sim, justamente para impedir essa sua ideia 😉 E vc precisa estar indo para países que não façam parte da comunidade europeia.
Gente,
só é possível receber o reembolso se a empresa oferecer o Tax-free?
Existe alguma chance de receber o valor de volta apenas com a nota fiscal constando o VAT?
Ainda não sei o que fazer pois, para mim, não será possível estar com o produto comprado no momento de solicitar o reembolso (já que tem que ser no último aeroporto antes de voltar para o Brasil). Vou partir da Hungria com escala em Lisboa e preciso despachar o produto (no caso, uma bicicleta) ainda na Hungria.
Complicado, hein?
Oi Kecia. Não é possível receber o Tax free sem o papelzinho que a loja participante te dá.
Mas no seu caso, vc pode fazer o tax free no aeroporto q vc vai iniciar o vôo pro Brasil, mesmo q vc vá fazer conexão/escala em outro país. Ou seja, no seu caso vc faria na Hungria mesmo 🙂
Olá.
Guardei os Tax Free de todas minhas compras em Paris, porem nosso voo saiu de Orly para Lisboa às 7h da manhã e o guiche do Tax Free estava fechado e havia uma maquina ao lado com um leitor, passei minhas notas no leitor e apareceu a mensagem de “transação confirmada” apenas para algumas notas…outras o leitor não conseguiu ler e mandava ir para o guiche (fechado). Sem saber o que mais deveria fazer fui embora. Mesmo as notas que o leitor confirmou eu não fiz mais nada e não recebi nada em meu cartão tbm…
Gostaria de saber se tem como pedir o Tax Free em outra data, tem limite para o reembolso caso eu volte la daqui algum tempo?
Abraço, Leco
Oi Leco. Eu realmente não sei. Você precisa entrar em contato com eles e perguntar como fazer nesse seu caso. Já vi casos em que nem foi preciso mostrar as coisas, enquanto outros era preciso. Se vc conseguir essa informação e puder nos avisar, eu agradeço, assim eu atualizo o post para ajudar outras pessoas com o mesmo problema 🙂
Ótimo post! Você poderia me tirar uma dúvida? Eu estarei na Alemanha, em abril e de lá seguirei para a Rússia, fora da União Européia, portanto. É possível obter os carimbos da alfândega, que possibilitam a devolução do IVA, já em Berlim ou apenas no último aeroporto, na hora de voltar pra casa (no caso, voltarei da Turquia, via Lisboa e o único país da União Européia que visitarei é a Alemanha)? Muito obrigado!
Oi Divanir.
Essas regras são um pouco “turvas” quando envolvem vários países assim. Mas eu imagino que haja tax free nos aeroportos de toda europa, incluindo Rússia e Turquia. Talvez você consiga também fazer no aeroporto de Lisboa. No site das empresas de tax free deve ter os países e aeroportos que elas operam também.
Sobre esse lance de conexão a informação que eu peguei no site da global blue foi, a bagagem de mão tem que ser na última conexão realmente. Mas a bagagem despachada pode ser no primeiro ponto de partida.
https://www.globalblue.com/customer-services/tax-free-shopping/tax-free-shopping-faqs/
” What if I leave the EU through another member state (connecting/transit flight)?
If you are travelling on to another EU country, for goods in hold baggage get the stamp on your Tax Free Form at the airport where you check in and for goods in hand baggage at your final point of departure from EU”
Obrigado pela dica, Pedro 🙂