Eu sei que o dólar e o euro andam nas alturas, dessa forma, qualquer dica para economizar uma graninha nas compras internacionais é sempre bem-vinda. Assim como existe o programa de Tax Free, o reembolso de impostos em cima gastos dos turistas que viajam para determinados estados dos Estados Unidos, a União Europeia também oferece tal benefício. Veja como garantir seu Tax Free na Europa:
O que é o Tax Free?
O Tax Free é um programa da União Europeia que consiste em devolver, aos turistas estrangeiros, o valor do VAT (imposto europeu parecido com o Sales Tax dos Estados Unidos e Canadá) quando o produto comprado será levado para o país de origem do visitante.
Quem faz o reembolso desse imposto ao viajante é a própria loja que fez a venda. Em muitos países como na Alemanha, este serviço é terceirizado e empresas, como a Global Blue fazem a devolução do VAT mas cobram uma comissão pelo serviço.
Lembre-se que comprar num lugar Tax Free não é a mesma coisa de comprar em um lugar Duty Free como os Free Shops. Também não é toda compra que se encaixa nesse benefício e ela só poderá ser solicitada no último país a ser visitando dentro da União Europeia mesmo que o item tenha sido comprado em outro país ou no começo da viagem.
Como receber o Tax Free na Europa?
Você pode solicitar essa vantagem na loja onde realizou a compra ou no aeroporto antes de voltar para casa. Veja como proceder em cada situação:
Solicitanto o Tax Free nas lojas
O primeiro passo é confirmar se a loja participa do programa Tax Free. Como as empresas não são obrigadas a participar, para saber se uma marca pode devolver o VAT, procure pelo símbolo do Tax Free nas vitrines ou pergunte no caixa como funciona o processo de reembolso.
A dica é perguntar pelo “tax free / tax refund / VAT”. Você precisa comprovar que é estrangeiro e deve preencher um formulário com dados pessoais e número de passaporte. Junto com isso, é necessário anexar a nota fiscal dos produtos comprados para comprovar o valor dos itens.
Não existe uma regra que padronize esse benefício, portanto, os procedimentos mudam de loja para loja. É muito importante não sair sem saber precisamente como fazer o reembolso e se há taxas cobradas. Ah! E essa compra não pode ser feita por terceiros.
Normalmente, o valor mínimo exigido é de 175 euros, mas os países dentro do programa são livres para definir uma quantia menor. Esse número diz respeito ao total gasto de uma vez, em uma loja. Portanto, não é possível acumular várias notas para chegar nesse montante de euros.
Se a própria loja fizer o reembolso, eles irão ficar com a nota fiscal e seus dados e vão estornar o dinheiro ali mesmo (ou fazer a devolução no cartão de crédito) como é o caso da rede El Corte Inglés, famosa rede de departamento da Espanha.
Solicitanto o Tax Free no aeroporto
Outra alternativa é fazer o pedido de reembolso no aeroporto antes de retornar ao Brasil. Neste caso, você precisará usar uma das empresas terceirizadas para a devolução do VAT. Não esqueça de preencher o formulário com seus dados e apresentar as notas fiscais. Deixe os itens comprados num ponto de fácil acesso dentro da mala, pois será necessário mostrá-los antes de fazer o check-in.
O recibo (invoice) deve estar carimbado pelo costumes office da loja. Sem esse detalhe, você não é reembolsado.
Chegue com pelo menos duas horas de antecedência no aeroporto além do horário programado, pois você pode encontrar filas lentas até conseguir o reembolso.
Depois de passar pela Global Blue (ou suas correlatas), procure pelo guichê da alfândega que faz a checagem dos itens comprados com Tax Free. O policial irá pedir para ver os itens que você comprou para confirmar se está tudo certo.
De acordo com o email da Global Blue recebido pela nossa leitora Arantxa, Você deve fazer isso no último aeroporto antes de sair da União Europeia. Se sua conexão for muito rápida nesse aeroporto, você pode conversar com o pessoal da Global Blue nos outros aeroportos e explicar sua situação, mostrar passagens e o que mais pedirem. Talvez, apenas talvez, eles aceitem fazer ali e não no último aeroporto.
Isso se faz necessário porque o reembolso das taxas deve ser feito apenas para quem não mora na União Europeia e, como voos entre países da UE são considerados internos, só no último aeroporto é que o reembolso poderia acontecer. Em todo caso, não custa pedir o Tax Free com jeitinho se sua conexão for muito curta na sua última conexão.
Solicitando o reembolso ao sair da União Europeia de trem
Apresente os recibos carimbados em algumas estações de embarque. Dependendo do itinerário da viagem, será preciso sair do trem na última estação dentro da União Europeia para conseguir o carimbo. Vale checar com as autoridades nacionais ou a empresa de reembolso como proceder, porque isso depende dos acordos de cada país e da rota do trem.
Para mais informações, acesse o site oficial da Comissão Europeia de Turismo.
Estive em Portugal em março e devido a uma conexão atrasada ,não consegui deixar nas caixas coletoras do aeroporto de saída os envelopes preenchidos para reembolso no cartão de crédito. Está tudo certinho, carimbado e preenchido.Agora estou voltando à Europa na próxima semana. Gostaria de saber se posso solicitar o reembolso desses VAT de março.pretendo só colocar os envelopes na caixa coletora. Será que já perderam validade?
Oi Heloisa.
É preciso ver com o pessoal do Tax Free sobre a validade, mas em alguns países eles precisam ver as mercadorias antes de aceitarem os envelopes :/ Depois conte pra nós se conseguiu 🙂
Oi, Fiz uma compra no El Corte Inglês da Espanha e me deram o formulário já preenchido falando o quanto irei receber. Minha dúvida é: Onde devo carimbar (alfâdega) e onde devo fazer o resgate do dinheiro, pois meu voo é Madri-Porto-São Paulo, mas vou despachar as malas em Madri. Pelo que vi no site do Aeroporto de Barajas só tem a empresa que devolve o dinheiro no Embarque do T1 e T4 e embarco no T2. E no Porto não terei tempo.
Obrigada.
Christiane, tenho essa mesma dúvida em relação a onde fazer a solicitação, mas no caso de ser possível fazer ainda na Espanha, faça no T1. No aeroporto Barajas, os terminais 1, 2 e 3 são juntos, só necessitam uns 5 minutos de caminhada entre eles, no máximo.
Obrigado pela dica, Paulo 🙂
Oi Christiane.
Você tem de fazer o tax free no primeiro aeroporto de volta ao brasil, não nas conexões, pois alguns lugares pedem para ver os itens. Agora, no El Corte Inglés eles fazem a devolução ali mesmo, não? Ou mudaram as regras, pq fizemos na própria loja antes de voltarmos.
Boa Noite, estou na Alemanha e embarco para o Brasil às 6h da manhã, ou seja, ficarei no aeroporto durante a madrugada. O procedimento para reembolso funciona 24h ou somente em horário comercial?
Obrigada
Oi Thamires.
O tax free não funciona 24h :/
Eu recebi a devolução no aeroporto de Orly quando embarcava para Portugal. Depois de validar o documento na máquina de auto-atendimento, apresentei-o juntamente com o passaporte no guichê da Travelex. Aliás, nem mostrei o passaporte brasileiro. Foi cobrada uma taxa de comissão de 3 euros. No aeroporto de Orly isso é feito no terminal Sul.
Obrigado pela dica Antônio 🙂
Olá boa tarde , comprei meu iPhone em Paris e cadastrei para receber de volta o Tax Free porém eles ficaram com a nota fiscal e eu precisava da mesma para fazer o seguro do meu celular . Tentei ligar na Apple para pedir a nota mas os atendentes de Paris foram super mal educados ! Alguém sabe como faço para recuperar a nota ?
Oi Jessica, não tenho nem ideia se isso é possível e como :/ mas seguros normalmente são por valor, não? vc declara quanto quer assegurar e pronto. Tente ver outro seguro pro celular 😉
Ola,
Fiz uma compra pela Amazon.de e foi entregue em meu hotel, gostaria de saber se consigo recuperar o VAT em Frankfurt. Tenho o Invoice da compra obtido pelo site, alguém sabe se isso já e suficiente?
Boa pergunta, Felipe. Normalmente a loja precisa preencher alguns dados, mas não sei se isso é válido para lojas online. Não custa chegar no guichê em Frankfurt e tentar 🙂 Se descobrir e puder nos dizer, eu agradeço!
Voltei de Portugal com conexão em Paris. Antes, ainda em Portugal, fiz o tax free de alguns produtos e tinha outro referente a um IMAC, o valor do reembolso era 210 euros. O Agente alfandegário, se recusou a carimbar esse recibo, alegando que deveria ser feito em Paris… Informei que não daria tempo uma vez que teria que carimbar a nota, ou seja, sair do embarque da conexao, ir até ao posto alfandegário, carimbar, passar pelo controle de saída e depois ir receber… De certo perderia o voo. O agente, liberou os tax free de outros produtos, mas o mais alto, ele se negou. Voltei sem os meus 210,00 euros. Existe alguma forma de recuperar isso? Aguardo a sua resposta. Obrigado.
Oi Alexandre.
É preciso falar com a empresa de tax free para ter certeza, mas é provável que não. Agora por que ele permitiu alguns e não os outros é a pergunta. Estranho isso 🙁
O tax free é normalmente feito no aeroporto de onde se pega o primeiro voo ao Brasil, desde que a conexão esteja no mesmo bilhete, ou seja, sem ter de fazer um novo check in no aeroporto seguinte. Imagino que esse tenha sido o seu caso, certo?
Se conseguir alguma informação com a empresa de tax free, por favor me avise para atualizar o post.
Estou aqui na Europa e fiz o tax free nas lojas em que comprei achando que seria uma maravilha. Tem que ver com bastante atenção porque se seu voo faz escalas, terá que andar com os produtos na bagagem de mão até o ultimo aeroporto de saida da UE. Depois que prrenchi onform na loja confesso que me arrependi, pois arrumei mais trabalho e peso para carregar aeroporto afora por parcos 31 euros.
Isso é verdade, Fernando. Para poucos euros, pode ser mais trabalhoso que vantajoso 😉 Eu mesmo pouco me preocupo com isso. Agora, quem está na Espanha, aproveite o Tax Free do El Corte Inglés, esse vale a pena e sai na hora 😀
El Corte Inglés – mais conhecido como o Google do varejo
Olá.
Estou no Brasil e quero comprar um eletrônico no site da Apple para que a pessoa que está na Espanha apenas retire o produto em uma loja escolhida. Sabem se nesse caso será possível ter o reembolso do VAT? A Apple faz o reembolso na loja como El Corte Ingles também ou precisa ir à um dos escritórios de turismo no centro de Barcelona? Feito esse reembolso, é só embarcar ou o que mais precisa fazer no aeroporto? Como é uma pessoa idosa, se tiver muitas etapas no aeroporto fica complicado demais, já que ela não terá apoio de um parente que ajudaria na cidade.
Oi Matheus.
Geralmente para retirar, a pessoa preciso do cartão de crédito que fez a compra. O reembolso normalmente é feito no aeroporto e ela tem de seguir no guiche específico da empresa do reembolso e ainda mostrar o item. Eu ainda tive de passar em outro guichê para receber o VAT.
Estive em Madrid em 2011 e na loja El Corte Inglés eles deixavam juntar todas as notas e trocar e um único dia. Fiquei lá 2 semanas, fiz compras lá em 3 ou 4 dias no final levei todas as notas e troquei. No aeroporto de Madrid também troquei notas de compras que tinha feito em Londres.
Obrigado pelas dicas, Wellington 🙂