Fazer um tour guiado em Munique é algo importante para quem quer entender mais sobre o passado da cidade, principalmente o que aconteceu no seu centro histórico. O tour guiado não precisa ser necessariamente uma excursão quadradona, pode ser um passeio com um amigo ou com alguém que já a conheceu, mas andar por Munique sem prestar atenção nesses detalhes pode deixar a visita bem menos interessante e algumas informações importantes podem passar desapercebidas.
Tive a oportunidade de ter um amigo alemão que topou fazer uma espécie de tour guiado pela cidade durante a minha primeira passagem por Munique. O passeio foi tão legal e aprendi tanto que, quase um ano depois, lembrei praticamente todos os detalhes e histórias e pude ser um “guia particular” de Munique para a Natalie.
Como contratar um tour guiado em Munique?
Por ser uma cidade muito turística, é possível contratar esse serviço de várias formas, pesquisamos as principais:
Reservando diretamente no Escritório de Turismo de Munique
O órgão oficial de turismo da cidade oferece alguns tours com guias credenciados.
Características:
- É oferecido em 28 línguas, incluindo português e linguagem de sinais 😀
- Possui diversos roteiros pré-estabelecidos com duração média de 2 horas
- Se preferir, você pode montar seu próprio roteiro
- Oferece visitas guiadas a museus, castelos e outros pontos turísticos
- Oferece roteiros temáticos como barroco e rococó ou na trajetória do Rei Ludwig I
- Não tem número mínimo de participantes
- O valor cobrado é por grupo/por hora, e não por pessoa
- Você pode agendar um tour privado, ou seja, outras pessoas não serão encaixadas em seu grupo
- Entradas em atrações e transporte não estão inclusos no valor
Preço:
- Até 2 horas: 120 euros (142,80 euros com impostos)
- Até 3 horas: 140 euros (166,60 euros com impostos)
- Até 4 horas: 160 euros (190,40 euros com impostos)
- Cada hora extra adicional começada: 25 euros
- O imposto (VAT) cobrado é de 19%
Preços atualizados em agosto de 2016.
Contato e reservas:
- E-mail: [email protected]
- Telefone: +49 89 23330234 / +49 89 23330204
Reservas devem ser feitas com pelo menos 8 dias úteis de antecedência.
Como o foco desse tour guiado em Munique são realmente os grupos, o preço para uma pessoa ou um casal é elevado, mas a partir de 4-5 pessoas, o valor fica mais atrativo. Se você pretende viajar com sua família ou um grupo de amigos, pode ser uma opção viável. Eu não tive a oportunidade de testar esse passeio, mas se for parecido com o tour guiado do Chicago Greeter, valerá muito a pena, pois Munique tem muita história pra contar 😛
Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:
- Munique: onde ficar e por quanto tempo
- Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique
- Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata
- Ofertas de hotéis em Munique
Empresas de receptivos e tours
Outra opção de tour guiado em Munique são as empresas de receptivo. Nesse tipo de programa, você terá roteiros fechados, com um grupo de pessoas aleatórias e geralmente com guias falando inglês, alemão, espanhol e talvez outro idioma que dificilmente será o português. Já fiz alguns passeios nesse estilo e não gostei muito, pois sinto que a maioria deles são apresentados por guias engessados que sempre repetem as mesmas falas robóticas. De qualquer forma, essa é uma opção mais barata para quem está sozinho ou querendo economizar.
Pessoas e empresas que fazem tours “grátis”
Uma prática bem comum na Europa é encontrar muitos guias que oferecem tours “grátis” pela cidade. Na verdade, esse passeio guiado em Munique não é algo 100% na faixa, porque ao final do passeio, é esperado que se dê uma gorjeta para o profissional, mesmo assim, é uma opção mais econômica.
Esses guias ficam normalmente ao redor da Marienplatz com bandeiras e cartazes escritos “free tour”, alguns são mais persistentes e saem tentando angariar mais turistas para o passeio. As explicações geralmente são em inglês, pois assim eles conseguem atingir um público maior.
Essa é a alternativa mais baratas de tour guiado em Munique e pode ser até mais interessante do que algumas excursões, pois esses guias precisam ser mais “descolados” para conseguir uma gorjeta mais gordinha 🙂 Os tours ficam mais restritos ao centro da cidade, o que não é de todo mal, já que essa é justamente a região com mais pontos históricos para se visitar por metro quadrado 😛
Segway tour, passeio de bicicleta e ônibus Hop-On, Hop-Off
Assim como nos grandes destinos turísticos, também é possível encontrar em Munique passeios de segway, de bicicleta ou naqueles famosos ônibus vermelhos de dois andares.
Segway Tour
- Oito saídas diárias, feito em inglês, dois roteiros diferentes (tour clássico e Third Reich tour). Custa 75 euros, incluso VAT, e pode ser reservado direto no site da empresa Segway Tour Munich.
Bike Tour
- A empresa Mike’s Bioke Tours oferece vários tipos de tour. O roteiro clássico custa 31 euros para o adulto. Curiosidade: o Mike foi muito elogiado pelo gerente de um dos hotéis que visitamos na cidade. Você pode reservar o tour no site.
Ônibus Hop-On, Hop-Off / CitySightseeing
- O ônibus hop-on, hop-off é aquele tradicional ônibus vermelho de dois andares que existe em praticamente qualquer grande cidade turística. Ele passa pelas principais atrações de Munique, o ingresso para adulto custa 14,90 euros comprando pelo site.
Você conhece alguma empresa que faça tour guiado em Munique para indicar?
Esse assunto muito me interessa, estou indo pra lá daqui 1 mês! 🙂
😀
Depois conta pra gente como foi, Mara. Assim outras pessoas podem saber se o tour guiado que você escolheu valeu a pena 😉
Boa noite Mara, peço desculpa o meu comentario neste post que nada tem a ver com o topico, mas sou criadora de persas e adquiri uma nova gatinha que vem da alemanha, estou a tentar encontrar alguem disponivel que possa fazer o transporte da gatinha. Caso me possa contactar pelo email: [email protected] ficava muito agradecida.
Me interessa também. Estarei lá na virada de setembro pra outubro. A opção de tour “fechado” não vai rolar não mas as outras opções podem ser interessantes. Obrigado pela dica!
De nada Daniel 😉
Vc vai pra Oktoberfest? Se não for, aproveite pq é justamente nessa época a festa 😛
Se puder voltar e dizer o que achou do tour que vc fizer, eu agradeço!
Inteh,
Oi Fred,
Vou aproveitar a Oktoberfest sim. Já estava indo para aqueles lados mesmo e reprogramei os dias que estaria em Munique para coincidir com a festa. O único problema foram os preços dos hotéis e as dificuldades maiores para achar um que não estivesse absurdamente caro e que não parecesse muito ruim 🙂
Depois dou notícias.
[]s
Que legal, Daniel! Queria poder estar aí na época da festa, mas a mini-Oktoberfest já foi bem legal! Nós também tivemos problemas com preço de hotel por conta de uma feira que estava acontecendo na cidade + a final da champions na semana seguinte :/
Sempre um ótimo post! 🙂
Gracias 😀
Que bom que você gostou, Cá 🙂
Oi, Fred! Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Bóia!
Que bom ver você por aqui. Qualquer dia desse dá uma paradinha por aqui com mais calma para tomarmos um cafezinho 😛
Mudou o e-mail do escritório de turismo de Munique. Para que atualize no post, segue novo e-mail: [email protected]
Paulo,
obrigada pela dica. Vamos atualizar a informação 😉
Atualizado 😀
Olá estarei em Berlim nos ultimos dia do octoberfest, e pensei em passar o dia por la? Estou um pouco preocupada com a questao de não ter ingresso para as barracas, mesmo que nao consiga a reserva que vc sugeriu acha que vale a pena ir? Nao entendi muito bem a questao se pode ou nao beber fora delas, entao como seria isto? Obrigada bjs
Oi Camis.
Berlim não é tão próxima de Munique pra fazer um bate e volta assim 🙁 Eu realmente não recomendaria, mas se estiver tudo bem pra vc, manda bala, pois a Oktoberfest é muito legal 😉 Sobre a cerveja, realmente não é possível sair bebendo no meio da festa carregando a cerveja. Mas, além das barracas grandes, há outras barraquinhas que vendem cerveja e que não precisam de reserva, vc só precisa conseguir um lugar para sentar e beber 😛 Mas há muita coisa interessante por lá mesmo que você não consiga beber 😉 E por favor, prove o Rahmschmankerl, esse paozinho é demais 😀 Uma dica, tente ir no meio da semana para pegar a festa menos cheia e poder aproveitar as barracas.
Obrigada pelas dicas! Chego dia 4/10 so terei este dia mesmo! Vou tentar fazer sim!!! Depois conto como foi! 🙂
Então abrace o perrengue e aproveite 😀
Olá Fred !!!!
Eu me chamo Camilian e tenho um blog sobre Munique e arredores, o Destino Munique, e através dele, oferecemos também tours guiados e personalizados em Munique, de acordo com a necessidade e tempo de cada um 🙂 Já que o tema do post é como contratar tour em Munique, deixo o meu contato 🙂
Abr!
Camilian
Destino Munique
http://www.destinomunique.com.br
[email protected]
Oi pessoal! Eu sou a Márcia, uma carioca que mora e é apaixonada por Munique. Faço tours guiados para brasileiros em Munique e na Baviera. Quem tiver interesse, é só entrar em contato pelo nosso site: http://www.voupraalemanha.com.br
Um abraço a todos!