atualizado em:

Tour guiado em Munique: como contratar

Fazer um tour guiado em Munique é algo importante para quem quer entender mais sobre o passado da cidade, principalmente […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Fazer um tour guiado em Munique é algo importante para quem quer entender mais sobre o passado da cidade, principalmente o que aconteceu no seu centro histórico. O tour guiado não precisa ser necessariamente uma excursão quadradona, pode ser um passeio com um amigo ou com alguém que já a conheceu, mas andar por Munique sem prestar atenção nesses detalhes pode deixar a visita bem menos interessante e algumas informações importantes podem passar desapercebidas.

tour guiado em munique como contratar

Tive a oportunidade de ter um amigo alemão que topou fazer uma espécie de tour guiado pela cidade durante a minha primeira passagem por Munique. O passeio foi tão legal e aprendi tanto que, quase um ano depois, lembrei praticamente todos os detalhes e histórias e pude ser um “guia particular” de Munique para a Natalie 😉

Roteiro de 4 dias de Munique 12 - Karlsplatz

Como contratar um tour guiado em Munique?

Por ser uma cidade muito turística, é possível contratar esse serviço de várias formas, pesquisamos as principais:

Reservando diretamente no Escritório de Turismo de Munique

O órgão oficial de turismo da cidade oferece alguns tours com guias credenciados.

Características:

  • É oferecido em 28 línguas, incluindo português e linguagem de sinais 😀
  • Possui diversos roteiros pré-estabelecidos com duração média de 2 horas
  • Se preferir, você pode montar seu próprio roteiro
  • Oferece visitas guiadas a museus, castelos e outros pontos turísticos
  • Oferece roteiros temáticos como barroco e rococó ou na trajetória do Rei Ludwig I
  • Não tem número mínimo de participantes
  • O valor cobrado é por grupo/por hora, e não por pessoa
  • Você pode agendar um tour privado, ou seja, outras pessoas não serão encaixadas em seu grupo
  • Entradas em atrações e transporte não estão inclusos no valor

Preço:

  • Até 2 horas: 120 euros (142,80 euros com impostos)
  • Até 3 horas: 140 euros (166,60 euros com impostos)
  • Até 4 horas: 160 euros (190,40 euros com impostos)
  • Cada hora extra adicional começada: 25 euros
  • O imposto (VAT) cobrado é de 19%

Preços atualizados em agosto de 2016.

Contato e reservas:

Reservas devem ser feitas com pelo menos 8 dias úteis de antecedência.

Como o foco desse tour guiado em Munique são realmente os grupos, o preço para uma pessoa ou um casal é elevado, mas a partir de 4-5 pessoas, o valor fica mais atrativo. Se você pretende viajar com sua família ou um grupo de amigos, pode ser uma opção viável. Eu não tive a oportunidade de testar esse passeio, mas se for parecido com o tour guiado do Chicago Greeter, valerá muito a pena, pois Munique tem muita história pra contar 😛

Centro histórico de Munique - Karlsplatz

Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:

Munique: onde ficar e por quanto tempo

Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique

Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂

Ofertas de hotéis em Munique

Empresas de receptivos e tours

Outra opção de tour guiado em Munique são as empresas de receptivo. Nesse tipo de programa, você terá roteiros fechados, com um grupo de pessoas aleatórias e geralmente com guias falando inglês, alemão, espanhol e talvez outro idioma que dificilmente será o português. Já fiz alguns passeios nesse estilo e não gostei muito, pois sinto que a maioria deles são apresentados por guias engessados que sempre repetem as mesmas falas robóticas. De qualquer forma, essa é uma opção mais barata para quem está sozinho ou querendo economizar.

tour guiado em munique como contratar

Pessoas e empresas que fazem tours “grátis”

Uma prática bem comum na Europa é encontrar muitos guias que oferecem tours “grátis” pela cidade. Na verdade, esse passeio guiado em Munique não é algo 100% na faixa, porque ao final do passeio, é esperado que se dê uma gorjeta para o profissional, mesmo assim, é uma opção mais econômica.

Esses guias ficam normalmente ao redor da Marienplatz com bandeiras e cartazes escritos “free tour”, alguns são mais persistentes e saem tentando angariar mais turistas para o passeio. As explicações geralmente são em inglês, pois assim eles conseguem atingir um público maior.

Essa é a alternativa mais baratas de tour guiado em Munique e pode ser até mais interessante do que algumas excurssões, pois esses guias precisam ser mais “descolados” para conseguir uma gourjeta mais gordinha 🙂 Os tours ficam mais restritos ao centro da cidade, o que não é de todo mal, já que essa é justamente a região com mais pontos históricos para se visitar por metro quadrado 😛

Roteiro de 4 dias de Munique 23 - Hofgarden

Segway tour, passeio de bicicleta e ônibus Hop-On, Hop-Off

Assim como nos grandes destinos turísticos, também é possível encontrar em Munique passeios de segway, de bicicleta ou naqueles famosos ônibus vermelhos de dois andares.

Segway Tour

  • Oito saídas diárias, feito em inglês, dois roteiros diferentes (tour clássico e Third Reich tour). Custa 75 euros, incluso VAT, e pode ser reservado direto no site da empresa Segway Tour Munich.

Bike Tour

  • A empresa Mike’s Bioke Tours oferece vários tipos de tour. O roteiro clássico custa 31 euros para o adulto. Curiosidade: o Mike foi muito elogiado pelo gerente de um dos hotéis que visitamos na cidade. Você pode reservar o tour no site.

Ônibus Hop-On, Hop-Off / CitySightseeing

  • O ônibus hop-on, hop-off é aquele tradicional ônibus vermelho de dois andares que existe em praticamente qualquer grande cidade turística. Ele passa pelas principais atrações de Munique, o ingresso para adulto custa 14,90 euros comprando pelo site.

Você conhece alguma empresa que faça tour guiado em Munique para indicar?

Assine nossa newsletter!

Comentários