Aproveitando que acabei de publicar um texto falando sobre os trens na Holanda e sobre como ir do país dos moinhos para o país do chocolate, vou deixar aqui algumas dicas que aprendi na prática sobre os trens da Bélgica.
Trens na Bélgica
Como em quase todo país da Europa, os trens na Bélgica funcionam muito bem e são a melhor maneira de se locomover entre as cidades mais famosas como Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia.
Para evitar ficar repetitivo, recomento a leitura dos posts abaixo que explicam direitinho como comprar as passagens de trem e como usá-los. Mas… não estávamos falando de trem na Bélgica? O que o post de trem na Holanda a ver com a história? Leia o segundo post e você entenderá 😛
- Viajando de trem pela Holanda: como se locomover pelo país
- Como viajar de trem da Holanda para a Bélgica e vice versa
Depois de estudar esses sistemas e praticamente ficar craque no assunto, posso dizer que usar os trens na Bélgica é muito, mas muito, mais fácil que na Alemanha 😛 Mesmo assim, ainda há algumas pegadinhas que podem nos confundir um pouco.
Pegadinhas e dicas para usar os trens na Bélgica
Juro que tentei achar mais problemas e dicas além das que já foram dadas acima ou nos outros posts aqui no blog, mas foi tão tranquilo pegar trem na Bélgica que só consegui achar duas dicas/pegadinhas 😛
Os nomes das estações
Todas estarão em francês ou holandês, claro, inclusive em alguns sites e maquininhas. Já imaginou você louco procurando pela estação Brussels South (em inglês) e só encontrando Bruxelles-Midi ou Brussel-Zuid ou até Gare du Midi-Zuidstation? Pois é, esses três nomes são a mesma coisa >.<
Por isso é importante saber tanto os nomes na língua local quanto em inglês em caso de vai quê 😉
- Bruxelas – Brussels – Bruxelles – Brussel
- Brussels South – Midi
- Bruxelles-Midi
- Brussel-Zuid
- Gare du Midi-Zuidstation
- Brussels Central
- Bruxelles-Chapelle
- Brussel-Kapellekerk
- Gare de Bruxelles-Chapelle
- Brussels North
- Bruxelles-Nord
- Brussel-Noord
- Gare du Nord
- Brussels South – Midi
- Bruges – Brugge
- Station Brugge
- Gare de Bruges
- Station Brugge
- Gante – Gent – Ghent
- Gent-Sint-Pieters
- Ghent Central
- Gent-Sint-Pieters
- Antuérpia – Antwerp – Antwerpen
- Antwerp Central
- Antwerpen-Centraal
- Antwerp Central
A principal estação de Bruxelas não é a central
Eu sempre procuro pelas estações de trem centrais de uma cidade na hora de comprar a passagem, mas a estação Brussels Central de Bruxelas, apesar de ficar mais perto do centro, não é a principal da cidade, nem a melhor para descer.
A estação principal de trem de Bruxelas é a Brussels South-Midi / Brussel Zuid, sendo a melhor para usar quando se está mudando de cidade, pois, além de ser a maior, ela também tem conexão tanto com o metrô quanto com o tram.
O Sundaycooks contou com o apoio do Visit Flanders, mas parte das despesas foram custeadas pelo blog.
Olá, tudo bem?
Adorei o seu blog.
Estou comprando uma passagem de trem de Bruges / Paris. Vi que a conexão em Bruxelas é de 15 min na estação Midi. Na sua experiência, vc acha que dá tempo?
Não tenho ideia do tamanho da estação.
obrigada!!!
Oi, Adriana.
Geralmente essas mudanças acontecem nas mesmas plataformas.
A estação é grande, mas vai dar tempo.