Aproveitando que acabei de publicar um texto falando sobre os trens na Holanda e sobre como ir do país dos moinhos para o país do chocolate, vou deixar aqui algumas dicas que aprendi na prática sobre os trens da Bélgica.
Trens na Bélgica
Como em quase todo país da Europa, os trens na Bélgica funcionam muito bem e são a melhor maneira de se locomover entre as cidades mais famosas como Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia.
Para evitar ficar repetitivo, recomento a leitura dos posts abaixo que explicam direitinho como comprar as passagens de trem e como usá-los. Mas… não estávamos falando de trem na Bélgica? O que o post de trem na Holanda a ver com a história? Leia o segundo post e você entenderá 😛
- Viajando de trem pela Holanda: como se locomover pelo país
- Como viajar de trem da Holanda para a Bélgica e vice versa
Depois de estudar esses sistemas e praticamente ficar craque no assunto, posso dizer que usar os trens na Bélgica é muito, mas muito, mais fácil que na Alemanha 😛 Mesmo assim, ainda há algumas pegadinhas que podem nos confundir um pouco.
Pegadinhas e dicas para usar os trens na Bélgica
Juro que tentei achar mais problemas e dicas além das que já foram dadas acima ou nos outros posts aqui no blog, mas foi tão tranquilo pegar trem na Bélgica que só consegui achar duas dicas/pegadinhas 😛
Os nomes das estações
Todas estarão em francês ou holandês, claro, inclusive em alguns sites e maquininhas. Já imaginou você louco procurando pela estação Brussels South (em inglês) e só encontrando Bruxelles-Midi ou Brussel-Zuid ou até Gare du Midi-Zuidstation? Pois é, esses três nomes são a mesma coisa >.<
Por isso é importante saber tanto os nomes na língua local quanto em inglês em caso de vai quê 😉
- Bruxelas – Brussels – Bruxelles – Brussel
- Brussels South – Midi
- Bruxelles-Midi
- Brussel-Zuid
- Gare du Midi-Zuidstation
- Brussels Central
- Bruxelles-Chapelle
- Brussel-Kapellekerk
- Gare de Bruxelles-Chapelle
- Brussels North
- Bruxelles-Nord
- Brussel-Noord
- Gare du Nord
- Brussels South – Midi
- Bruges – Brugge
- Station Brugge
- Gare de Bruges
- Station Brugge
- Gante – Gent – Ghent
- Gent-Sint-Pieters
- Ghent Central
- Gent-Sint-Pieters
- Antuérpia – Antwerp – Antwerpen
- Antwerp Central
- Antwerpen-Centraal
- Antwerp Central
A principal estação de Bruxelas não é a central
Eu sempre procuro pelas estações de trem centrais de uma cidade na hora de comprar a passagem, mas a estação Brussels Central de Bruxelas, apesar de ficar mais perto do centro, não é a principal da cidade, nem a melhor para descer.
A estação principal de trem de Bruxelas é a Brussels South-Midi / Brussel Zuid, sendo a melhor para usar quando se está mudando de cidade, pois, além de ser a maior, ela também tem conexão tanto com o metrô quanto com o tram.
O Sundaycooks contou com o apoio do Visit Flanders, mas parte das despesas foram custeadas pelo blog.
Olá, Fred, tudo bem?
Tenho uma dúvida. Sabe me dizer se posso comprar uma passagem entre Bruxelas e Bruges e descer tranquilamente em Ghent? Ou preciso comprar as passagens separadamente?
Grata.
Oi Heloísa, as mesmas regras dos trens na Holanda se aplica aos da Bélgica 🙂
Acabei de ir ontem (02/06/2018) a Brugge e Genth fica antes de Brugge, talvez o preço seja menor então ao comprar a passagem no guichê diga ao atendente em inglês (eles falam inglês) caso você não fale francês ou holandês que você deseja ir a Genth e de repente a passagem pode sair até mais barato um pouco. Se fores num final de semana, há a opção de comprar um bilhete promocional de fim de semana válido para todo esse período ida e volta. Não perca o bilhete, na ida e na volta um funcionário percorre o trem verificando os passageiros e sem ele, a multa é pesada.
Obrigada por compartilhar sua experiência, Paulo.
Olá! Amei sua postagem! Agora vou fuçar o blog por inteiro, rsrs…
Gostaria de saber qual o meio de transporte mais fácil para ir da estação midi a central? Se é o trem, metrô… Chegarei de trem vindo de Paris e pretendo ficar em um hotel muito próximo a Grand Place. É possível ir caminhando da Midi a Grand Place?
Oi Selma.
Se você estiver chegando em Bruxelas de trem, compre a passagem já até o Gare Central, caso contrário provavelmente terá de comprar uma passagem de trem para esse trecho ou caminhar um tanto até o metro. A estação Midi é meio fora de mão, apesar de ser de onde saem os trens.
E eu não tentaria andar do Gare du Midi até a Grand Place não, é bem longinho. O mapa abaixo é um que eu fiz analisando esse caminho 🙂
mapa de bruxelas
Boa tarde, Tudo bem? Compramos passagem para Bruges saindo de Midi. Sabe se conseguimos embarcar também pela gare Du noord? Teríamos algum.problema nessa alteração? Obrigado e parabéns pelas dicas. Andre,
Oi André.
Se vc comprou o trem IC (intercity) e a direção é a mesma e no mesmo dia, não deve ter problema não. Trens com hora marcada como Thales (que acabam sendo mais rápidos tb) é que não aceitam esse tipo de coisa. E se vc reservou lugares, essa reserva não valerá mais também.
Boa tarde, Estarei saindo de Paris (Paris Nord) e chegando em Bruxelas na estação Gare du Midi. Com a minha passagem eu consigo fazer uma conexão para estação central de Bruxelas ou preciso comprar outro bilhete?
Olá! Temos a mesma dúvida, uma vez que vamos fazer exatamente esse percurso na próxima sexta-feira. Gostaria de perguntar se você poderia nos ajudar com uma dica. Obrigado.
Oi Daniel. Se a sua passagem é até a Gare du Midi e ela estiver antes da central, vc precisará de outra passagem sim. Mas se não me engano, vc pode ir de metrô pra lá e não de trem, acredito que saia mais barato assim e vc já faz a compra do passe de transporte público de uma vez 😉
Olá! Gostaria de seu auxílio. Estou em Bruxelas, hospedada quase em frente à estação Central. No sábado iremos à Londres, de trem, que sairá da estação de midi, pergunto: há trem que sai da estação Central e vai até a estação de midi? Ou é mais fácil ir de metrô?
Oi Denise, metrô mesmo, é mais fácil 😉
Oi, Fred!
Vou com meu namorado para Bélgica no final de julho. Vamos sair de Amsterdam. Mas estou com algumas dúvidas.
Pensamos em ficar hospedados só em Bruxelas, por ter encontrado hospedagem com melhor relação custo/benefício. (Concorda? hehehe)
Outra coisa: a melhor forma de ir de Bruxelas para Brugge, Gent, Liège, Leuven e Antuérpia é trem? E da pra sair da estação central de Bruxelas?
Ficarei muuuuuito feliz com suas dicas. =D
Abraços.
Olá, Bruno!
Tudo bem?
Você pretende usar Bruxelas como base para conhecer apenas as cidades da Bélgica ou para visitar Amsterdam também?
Se a dica for conhecer Amsterdam também, considere dividir seus dias ficando na cidade holandesa também.
Veja aqui algumas sugestões de onde ficar em Amsterdam.
Você pode fazer esses bate-voltas dentro da Bélgica de trem ou de ônibus.
Consulte o site da FlixBus e divirta-se! É um belo roteiro 😀
olá, o que você recomenda em uma viagem de jovem para intercâmbio com destino a Lille/França. A saída do Brasil com chegada em Bruxelas parece ser conveniente em função da distância entre as duas cidades. Qual melhor aeroporto – o Internacional/Zaventem? Assim, quais os passos/transporte após a chegada em Bruxelas? Obrigada. Vânia Gomes/28/05/2019
Oi Vânia. Eu só conheci um aeroporto e foi quando houve o atentado em 2016, então nem tenho como te dizer como ele é 🙁 E no dia também não fui de transporte público para lá. Mas se puder contar o que descobrir, eu agradeço, pois pode ajudar outras pessoas 🙂
Bom dia Bruno, poderia me informar a distãncia entre a estação Midi e Nord em Bruxelas?
Estarei hospedado em um hotel na estação Midi e pretendo ir para Antuerpia em um bate volta.
Pelo que pesquisei, os trens para Antuerpia só partem da Estação Nord.
Outra pergunta, qual o melhor meio de me locomover da Estação Midi para o Aeroporto de Bruxelas?
Grato
Alexandre
Oi Alexandre. A distância você pode conferir no Google Maps 🙂 E também os melhores meios de transporte 😉 Mas já adianto que será metrô ou tram 😛
Boa tarde! Tudo bem?
Tenho um trajeto de Paris para Bruges, com uma parada em Bruxelas. 20 minutos para a troca de trem. A estação é muito grande? Consigo mudar de trem tranquilamente? Obrigado, desde já.
Oi Isac, tudo bem?
20 min costuma ser ok se tudo chegar no horário, mas não dá pra ficar zanzando pela estação 😉
Minha experiência é que, se você comprou um trem de Paris para Bruges e eles obrigatoriamente precisam fazer a mudança de trens em Bruxelas, então é bem provável que um trem pare bem próximo do outro. Se você comprar separado, as chances são menores de isso acontecer. Comigo numa situação o trem estava na mesma plataforma, mas do outro lado.
De toda forma, as plataformas são uma ao lado da outra, precisando, no máximo, descer uma escada, andar um tanto e subir na outra.