Quem disse que só é possível viajar de trem pela América do Sul a bordo dos míticos Orient Express (hoje Belmond) para Machu Picchu? Recentemente, o Equador transformou suas antigas ferrovias e relançou diversas rotas de trens turísticos. Ao todo são oito itinerários diferentes e um roteiro maior que liga o litoral à capital e vice-versa. Entre essas possibilidades, talvez o passeio mais conhecido seja o trem Nariz do Diabo (ou Nariz del Diablo em espanhol).
A rota Nariz do Diabo no Equador
Muitos dizem que o trem Nariz do Diabo no Equador é um dos trens mais perigosos do mundo, já que a rota baixa 500 metros de altitude em pouco tempo. Ela também ganhou essa fama no momento da sua construção em meados do século XIX, afinal foi preciso dinamitar trechos grandes das montanhas que circundam os trilhos e muitos homens morreram durante esse período.
Esse é um dos passeios ideais para conhecer a transformação dos cenários no país, pois o trem Nariz do Diabo corta em zig-zag uma região de paisagens andinas muito bonitas fazendo. O roteiro parte da pequena cidade de Alausi e vai até o povoado de Sibambe, de onde é possível ver a montanha com o “formato” do nariz do diabo.
Na chegada somos recebidos por músicas típicas, uma feirinha de artesanatos locais e uma cantina que vende produtos típicos como sucos de frutas dos andes e tortas equatorianas.
Vulcão Quilotoa: uma surpresa incrível do Equador
Qual moeda levar para o Equador?
Dicas para quem está planejando viajar para o Equador
Você pode encontrar alguns relatos antigos que contam histórias da época em que os turistas viajavam no topo do trem. Depois dessa reformulação, isso passou a ser proibido e paisagem passou a ser apreciada apenas da janela do trem – muito mais seguro, diga-se de passagem 😉
Fazer o caminho do trem Nariz do Diabo é um passeio contemplativo que mostra belos cenários do interior do país e características únicas da cultura local. Mais do que histórias e lendas antigas, o passeio é cênico e corta um trecho da Cordilheira dos Andes repleto de picos nevados, rios caudalosos e grandes cânions.
Onde ficar em Quito? Dicas de hospedagem
O que fazer em Quito: roteiro pelas principais atrações
Como reservar o passeio com o Trem Nariz del Diablo?
Você pode comprar ingresso diretamente no site ou consultar uma agência local para organizar os traslados e o pernoite nas cidades mais próximas como Riobamba.
Muitos turistas que fazem esse passeio optam por dormir uma noite no Hotel Hacienda Abraspungo, o hotel fica numa fazenda histórica, com quartos espaçosos e café da manhã madrugador para quem vai pegar o ônibus até Alausi. (Nós partimos às 5:30 da manhã o.O)
O passeio Nariz do Diabo custa 30 dólares e as saídas são sempre de terça a domingo, às 8:00 e às 11:00. O trajeto de ida e volta dura duas horas e meia.
O Equador também oferece uma rota completa que cruza o país, mais ou menos aos moldes do The Canadian, no Canadá, com saídas de Guayaquil a Quito e de Quito e Guayaquil e com duração de quatro dias e três noites.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/
O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.
Ola, vocês podem me dizer qual o melhor lado para sentar? Ou tanto faz? Da pra ecolhar com antecedência?
Obrigada 🙂
Oi, Gabi.
Ótima pergunta! O ideal é conseguir ficar do lado direito do trem no sentido que ele anda. Assim você vai conseguir as melhores fotos 😉 Boa viagem!
Estamos amando seu site! Eu e meu marido estamos começando a organizar nossa viagem ao Equador, para julho, e estamos aproveitando todas as suas dicas! Estamos muito gratos por disponibilizar todo este material on line!
Por favor, poderiam nos tirar uma dúvida?
Para fazermos este passeio de trem, estando em Quito, temos que ir para Alausi, que é de onde sai o passeio, e queria saber se é longe de Quito.
🙂
Que bom Giselle 😀
Olha, de Quito a Alausí são muitas horas de viagem (quase 5), então o melhor seria contratar um receptivo para fazer esse passeio todo até lá :/
Gratidão, Fred!
Fizemos isso mesmo! Após pesquisar bastante, e com muitas dicas que peguei aqui em seu site, montei um roteiro de 9 dias e encaminhei para uma agência de confiança que já me ajudou antes com viagens pelo Peru e Argentina.
Consegui incluir Otavalo e Cotacachi, Passeio no Trem Nariz del Diablo, Ruinas de Todos los Santos e Ruínas de Ingapirca,Guayaquil, Galápagos e o Vulcão Quilotoa.
Agora é ver se o roteiro que montei vai dar certo! 🙂
Que legal, Giselle!
Fico feliz por saber que as dicas ajudaram e que você conseguiu uma agência para otimizar a parte logística da viagem. Tomara que você volte por aqui para contar como foram seus dias na estrada 😀