Viktualienmarkt, essa palavra simpática, é o nome dado ao mercado ao ar livre que fica no centro histórico de Munique, a praticamente dois passos da Marienplatz. Visitar esse ponto da cidade é garantia de festa para quem gosta de mercados, tradições e sabores diferentes. Dá vontade de parar em cada lugar e pedir um prato diferente! Como são muitas barraquinhas, é tarefa quase impossível conseguir provar tudo o que é oferecido, a menos que você retorne várias vezes.
Viktualienmarkt, o mercado a céu aberto de Munique
Esse mercado ao ar livre também pode ser chamado de biergarten (beer garden ou jardim de cerveja/cervejeiros). São barracas de queijos, temperos, flores, pães, doces e os mais diversos tipo de salsichas e linguiças e todo tipo de cerveja, o que pode deixar qualquer um doido, no bom sentido, é claro.
O nome remete a ideia de um antigo mercado de mantimentos. O rei Maximilian I emitiu um decreto em 1807 para que o mercado se mudasse até a praça que fica entre as ruas Heiliggeist-Kirche e Frauenstrasse e, mesmo após várias ampliações, segue no mesmo local cheio de tradições tipicamente germânicas.
Caminhe, explore cara barraquinha e não fiquei tímido ao fazer perguntas em inglês, eles vão tentar te responder da melhor forma que conseguirem, afinal alegria e simpatia são marcas registradas do povo da Baviera.
Dois conselhos para quem pretende conhecer Munique:
- Não deixe de comer os morangos vendidos pelas ruas da cidade. Eles são divinos!
- Gosta de cerveja? Tente provar todas que conseguir, você vai voltar com ótimas experiências e sabores para se recordar por muito tempo.
Como não poderia deixar de ser, começamos nosso primeiro dia de viagem passando pelo Viktualienmarkt e aproveitando tudo o que Munique tem a oferecer de melhor: ótima comida, pessoas simpáticas, lugares bonitos e um ambiente agradável. E ainda demos sorte de presenciar a Maypole Celebration – yep, algo como celebração do poste de maio – que estava acontecendo no centro da praça. Se isso não é a receita para começar uma viagem com o pé direito, eu não sei o que é.
Horário de funcionamento do Viktualienmarkt
De segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 15h. Algumas lojas trabalham com horários mais flexíveis e ficam abertas até mais tarde. Para chegar até lá de transporte público, basta seguir de s-Bahn com as linhas 1-8, U3 ou U6, ou com o ônibus 52 até a Marienplatz.
Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:
- Roteiro completo de quatro dias em Munique
- Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata
- Ofertas de hotéis em Munique
- Ofertas de hotéis em Munique perto da Marienplatz
Eu adorei este mercado. Aliás, todos os mercadinhos de comida na Europa são sensacionais.
Eu queria pedir, encarecidamente, para que vocês parassem com os posts da Alemanha, e em especial dos de Munich. Muita vontade de voltar, e muito pouco tempo para fazê-lo. Gradicida. 🙂
Parar com posts de Munique? Hum… Acho que não. Assim vc arranja tempo para ir para lá 😛
Tenho que discordar da Marcie, pois estive em Munique há 21 anos atrás, vou voltar daqui a 1 mes em plena Octoberfest e estou torcendo para que voces postem tudo que tem direito para eu ir me atualizando.
Bjs
Oi dona Flora 😛 Fica tranquila, continuaremos postando pra deixar a Marcie com mais vontade e dar um jeito de ir para lá de novo hehehe
Olha, quando fui agora (usando todas as suas dicas deste digníssimo blog), tive uma sorte enorme – e nem havia me preparado para isso! Primeiro, foi porque eu estava lá bem no início da Eurocopa (e como uma boa mulher desligadíssima de futebol, obviamente nem sonhava com a coincidência!). E foi bacaníssimo ver as bandeirinhas espalhadas pela cidade, as pessoas com as cores da bandeira alemã pintada no rosto, comemorando! Assisti também um jogo da Itália por lá (e arrisco dizer que foi mais divertido do que assistir na própria terra da bota!).
Bom, o resultado é que eu acabei torcendo pela Alemanha na Eurocopa. Como sabemos, eu revelei-me um excelente pé-frio! 😛
A outra foi sua dica, on time e in time, da comemoração do aniversário de Munique! A cidade toda estava em festa, vários showzinhos na praça e, claro, muita cerveja!
Adorei! Fiquei só triste de ter tido que ficar tão pouco tempo em Munique! 🙁
PS: Pessoas, acreditem na Natalie quando ela diz que os morangos de lá são divinos! Estou em sérias crises de adaptação porque desde que voltei não consegui nenhum morango daqui que me proporcionasse a mesma alegria! 🙂
Oi Clarissa.
Que bom que as dicas te ajudaram 😀 Nós pegamos a final da Bundesliga que acontecia em Berlim e nem sabíamos disso até chegarmos na estação de trem e ver a muvucada toda das duas torcidas 😛 Depois em Paris acabamos vendo a final da Champions que aconteceu em Munique hehehe Foi uma época muito boa para estar na Alemanha 😀 E não me lembre dos morangos, por favor. Estou em abstinência por aqui também por causa disso e das linguiças e batatas com bacon 🙁 Até das milhares de cervejas eu estou sentindo falta >.<
Ohhh saudade de toda essa comilança e das cervejas que eu trouxe na minha mala 🙂
Nem me fale… Quanta coisa mais eu queria ter provado lá! hehehe
Viktualienmarkt é demais. Quando fui, fiquei hospedado num apê exatamente em frente – ia lá todos os dias, tem de tudo e tinha até feijão brasileiro, é mole?! 😀
Realmente o pessoal da Bavária é super alegre e simpático, essa atmosfera me cativou. E agora entendi essa do poste de maio ali, quando fui não tinha noção do que era e achei que era só mais um elemento decorativo da feira…
Boas lembranças.
Abs.,
Oi Rafael.
Munique é das minhas cidades preferidas. Foi a primeira vez que consegui ver o Viktualienmarkt aberto. E estavam colocando o poste de Maio quando chegamos 😛 Foi só festa nessa viagem hehehe
Fred, concordo. Munique é daquelas cidades que devemos voltar sempre.
Até fiquei com vontadinha de morar lá, nem que fosse por uns tempos… imagina, cerveja, gastronomia alemã (falem o que quiserem, mas curto bastante rs) e muita coisa interessante pra ver na cidade e arredores.
Foi ao Englischgarten e viu o pessoal surfando? Demais! 😀
Você falou dos morangos, que são realmente deliciosos, e me lembraram de uma coisa igualmente boa: os aspargos nestas mesmas barraquinhas dos morangos. Na véspera de nossa partida nosso host cozinhou aspargos pro banquete que ofereceu pra gente e são muito bons. Tanto os verdes quanto os brancos… rs
Ver o pessoal surfando é algo que eu ainda preciso fazer em Munique 🙂