atualizado em:

Würzburg: vinhos históricos no começo da Rota Romântica

De vinícolas seculares a atrações imperdíveis na Rota Romântica, Würzburg tem histórias e curiosidades que remontam à idade média.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Cercada por vinhedos e por construções que lhe dão o carinhoso apelido de pequena Praga, Würzburg é o ponto de partida da famosa viagem pela Rota Romântica alemã. Essa simpática cidade histórica tem ares que vão te deixar com vontade de ficar mais, muito mais.

Venha descobrir o que fazer em Würzburg neste roteiro de 2 dias cheio de histórias, belas paisagens e curiosidades.

Continue lendo para saber mais sobre cada detalhe de Würzburg ou clique no índice abaixo para ser levado diretamente à parte que deseja.

Índice do roteiro de Würzburg, na Rota Romântica

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 02

O que fazer em Würzburg?

Roteiro de 2 dias

Cortada pelo rio Main e dona de um passado agitado, Würzburg é hoje uma cidade tranquila no início da Rota Romântica. De povos antigos como os celtas, até a aristocracia germânica, muitas personalidades já passaram por suas ruas de pedra.

Você sabia que ficam em Würzburg as três maiores vinícolas da Alemanha? E que suas trajetórias começaram na idade média?

Comece seu dia na Würzburg Residenz, um dos mais importantes patrimônios históricos da região, considerada a representação máxima da arquitetura barroca germânica.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 19

Construído entre 1720 e 1744, esse castelo acima de todos os castelos, como é chamado, retrata a época que marcou a trajetória de uma das cortes mais brilhantes da Europa: os Condes de Schönborn, conhecidos por sua paixão por construções e por suas grandes ideias.

Durante a primavera e o verão, não deixe de caminhar pelos jardins reais barrocos, com toda sua simetria, suas árvores frutíferas, flores coloridas e estátuas.

Würzburg Residence

  • Endereço: Residenzplatz, 2
  • Site: residenz-wuerzburg.de
  • Horários: aberto diariamente. Entre abril e outubro, das 9 às 18h e de novembro a março das 10 às 16:30
  • Ingresso: 8 euros. O acesso aos jardins é gratuito

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 03

Sua próxima parada deve ser a Praça do Mercado (Marktplatz). Caminhe por entre as pequenas ruas e aproveite para visitar a Catedral de Würzburg, a Neumünsterkirche, a Falkenhaus e a MarienKapelle (Igreja de Santa Maria). Repare na arquitetura das construções no caminho, mesclando estilos gótico, rococó e barroco em perfeita harmonia.

As chances de encontrar uma feira ou festa acontecendo na Marktplatz de Würzburg são grandes. Os pontos altos? A festa do vinho, que acontece entre maio e junho, e o mercado de Natal em dezembro.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 18

Logo, logo você deve chegar às margens do rio Main (aquele mesmo de Frankfurt) e avistar a Alte Mainbrücke.

A ponte tem 12 grandes estátuas de santos e sua primeira versão, feita de pedra românica, é datada do ano de 1120. Não se assuste se a imagem da Ponte Carlos vier à sua mente. Agora sim a pequena Praga se revela por completo.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 20

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 21

É ali, na base da Mainbrücke, que todo mundo se encontram para apreciar uma boa taça de vinho silvaner, típico da região.

Cruze a ponte e comece a subida até a fortaleza Festung Marienberg, um dos imponentes símbolos de Würzburg. Em seus mais de 12 séculos de história, ela já foi desde base celta até residência oficial de Príncipes-Bispos. Diz a lenda que uma pequena igreja foi construída em meados de 760 em cima de ruínas célticas que ali existiam.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 25

Depois de servir como palco para inúmeras batalhas e disputas por poder, a Marienberg foi transformada em fortaleza e reconstruída em 1631 como palácio barroco.

Festung Marienberg

  • Endereço: Festung Marienberg
  • Horários: de terça a domingo, das 9 às 17h30
  • Ingresso: o acesso aos pátios da fortaleza é gratuito

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 22

Tour a pé oficial por Würzburg (walking tour)

Tem pouco tempo na cidade? Não se preocupe, o centro de turismo de Würzburg oferece um tour guiado em inglês que explica alguns dos principais detalhes da história local.

Esse tour guiado é oferecido entre maio e outubro, de terça a domingo, sempre às 11h e o ponto de encontro é no posto de atendimento ao turista, na Marktplatz 9. O passeio completo leva 1h30 e custa 7 euros por pessoa.

O único problema do tour é você se arrepender de não ficar mais tempo para tomar um vinho na Alte Mainbrücke.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 10

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 09

Onde ficar em Würzburg?

O centro histórico é envolto em uma extensa área verde que culmina nos jardins do Würzburg Residenz. Qualquer ponto dentro dessa área é uma boa localização, já que a parte mais turística da cidade é bem pequena e tudo é muito perto.

No geral, os hotéis são antigos, daqueles com cortininhas no box do banheiro, carpete pesado e móveis de madeira bem escura. Alguns deles estão reformando seus quartos, mas nem todos estão 100% renovados.

Não se preocupe, fiz uma seleção com bastante cuidado dos hotéis em que valem a pena se hospedar.

Hotéis econômicos

O Ghotel é um hotel novo, básico e voltado ao viajante a trabalho. Ele fica a 15 minutos de caminha da ponte Alte Mainbrücke e é uma opção interessante para quem busca por preço. Ficamos hospedados por aqui e esquecemos as fotos, mas garanto o café da manhã era farto.

Hotéis Intermediários

Com toques mais coloridos, esse Mercure é uma boa escolha para quem gosta do padrão sempre correto oferecido pela Accor. O hotel tem wifi gratuito, ar-condicionado (item essencial no verão), quartos relativamente pequenos e banheiros mais novos sem aquele jeitão do passado. O café da manhã é um grande buffet.

Não costumo recomendar hotéis da rede Best Western, mas esse parece ter passado por um upgrade para a bandeira Premier. Ele fica num prédio histórico em estilo rococó próximo à Catedral Sankt Kilian e oferece wifi grátis, café da manhã num sistema de buffet e disponibiliza aluguel de bicicletas para os hóspedes. Alguns quartos parecem reformados, enquanto outros ainda têm aquele jeitão mais antiquado. Ao fazer a reserva, pergunte pelos mais novos.

A fachada do Grüner Baum é charmosa e parece que você está passando alguns dias na casa de um amigo. Todo em estilo típico da Francônia, os quartos são aconchegantes e o wifi e café da manhã são gratuitos. Fica bem no centro histórico, ao lado da fortaleza e da Alte MainBrücke.

O melhor hotel de Würzburg

Em frente ao Juliusspital e de fácil acesso de bonde saindo da estação de trem, o Würzburger Hof é considerado o melhor hotel da cidade. Os quartos são amplos e com uma decoração clássica. Também oferece wifi gratuito e farto café da manhã. O hotel fica próximo a vários restaurantes.

Onde comer em Würzburg?

Würzburg redefine o conceito de comer bem e barato na Alemanha. Você poderá provar a qualidade da comida típica da Francônia (oficialmente parte da Baviera), aliada ao vinho silvaner, sem gastar muito. Aproveite a grana extra para provar mais uma taça de vinho ou para pedir o clássico – e delicioso – apfelstrudel.

O vinho silvaner em Würzburg é servido em taças de 250ml e seu preço costuma variar entre 3 e 4,50 euros, um custo benefício ótimo se comparado a seu irmão Riesling.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 14

Weinhaus Schnabel

Sabe aquelas portinhas clichês que mais parecem a entrada de um prédio? Pois uma das joias da culinária em Würzburg fica atrás de uma delas: a Weinhaus Schnabel.

Móveis em madeira escura, armários com garrafas antigas de vinho e simpáticos idosos te levam para 1899, ano de fundação desse endereço tradicional e barato de Würzburg.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 15

O Weinhaus Schnabel sofreu com os ataques durante a Segunda Guerra, foi reerguido e hoje é tocado pela quarta geração da mesma família que o fundou.

Frequentado por uma clientela fiel e por hipsters, o restaurante serve o melhor pretzel-quentinho-recém-saído-do-forno, acompanhado por pratos de peixe, carne de porco, saladas de batatas e muitos hummmms e ahhhhhhs. Sem contar, é claro, os tradicionais vinhos da cidade.

Sério, é sensacional!

Weinhaus Schnabel

  • Endereço: Haugerpfarrgasse, 10
  • Site: weinhaus-schnabel.de
  • Horários: de terça à sábado, das 11h às 23h e aos domingos das 10h30 às 14h. Fechado às segundas
  • Faixa de preço: de 7 a 13 euros o prato principal

Sternbäck

Outro restaurante típico, o Sternbäck tem uma ótima carta de vinhos e cervejas, um cardápio cheio de quitutes franconianos, como o spätzle com cogumelos selvagens, e muita carne de porco. Adorei o Kassler servido com ovo e salada de batata. O strudel quentinho também é outra maravilha da casa.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 26

Durante o carnaval e outras festas, o Sternbäck costuma ser o ponto encontro da galera e vive lotado.

Quem não conhece o spätzle pode estranhar seu formato, mas ele nada mais é que uma massa que lembra um nhoque e que pode ser servido cozido ou frito.

Sternbäck

  • Endereço: Sterngasse, 2
  • Site: sternbaeck.de
  • Horários: todos os dias das 9h às 1h
  • Faixa de preço: de 7,80 a 11,80 euros nos pratos de linguiças

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 27

Outros bares, cafés e restaurantes em Würzburg

Meu guia, que também era professor de arte, compartilhou suas dicas favoritas de onde comer em Würzburg:

Para um café expresso ou um gelato tipicamente italianos, vá até o Bar D.O.C.; para pães artesanais feitos desde 1934, passe na Häckerei Hanselmann; para quem procura opções vegetarianas ou veganas, o Veggie Bros vive lotado; para aquela pizza no forno à lenha como gostinho de Itália (única na cidade) vá à La Piazzetta e, por fim, o Volvox oferece um menu sazonal com pratos feitos à base de ingredientes frescos e produzidos apenas na região.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 23

Como chegar até Würzburg?

Würzburg fica no coração da Francônia e é interligada por inúmeras linhas ferroviárias e estradas. O ideal é alugar um carro para fazer a Rota Romântica, mas se preferir usar o transporte público, você pode visitá-la chegando de trem ou de ônibus vindo de cidades como Frankfurt, Nuremberg, Bamberg, Munique e Stuttgart. Já Dresden e Berlim ficam mais distantes e requerem uma conexão no meio do percurso.

Ah, estando em alguma cidade da Baviera, é possível usar o Bayern Ticket para chegar em Würzburg de trem.

Desde a abertura do canal interligando o Reno, o Main e o Danúbio em 2015, a cidade passou a receber mais de mil cruzeiros fluviais por ano.

Como se locomover por Würzburg?

Em poucas palavras: a pé. Ou seja, um calçado confortável e este guia de Würzburg serão seus melhores amigos.

Para conhecer as principais atrações da cidade, caminhar é a melhor solução. Tudo está a no máximo 20 minutos, não sendo necessário alugar carro, usar táxi ou transporte público dentro do centro histórico.

A tradição dos vinhos de Würzburg

As vinícolas

Devido ao clima ameno, seu relevo elevado e solo fértil, Würzburg tem uma vasta tradição na produção de vinho. Por isso, também é conhecida como um ótimo destino para os apreciadores da bebida.

Considerada a capital do vinho da Francônia, ela produz duas uvas típicas – a Silvaner e a Müller-Thurgau – além de outras variedades da Alemanha como Riesling, Pinot blanc e Spätburger.

As três maiores vinícolas da Alemanha ficam na cidade: a Bürgerspital (séc. 14), a Juliusspital (séc. 16) e a Staatlicher Hofkeller (séc. 12). Curiosamente, a produção de cada uma começou pouco tempo depois de suas fundações.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 13

A uva silvaner

A origem da uva silvaner é a Áustria, embora acredita-se que ela também tenha vindo da Romênia. Além de ser cultivada na Francônia, ela também é produzido na Alsácia, onde alguns produtores já ganharam prêmios com seus grand crus.

O vinho dessa uva é branco, suave e refrescante, mas depois de anos de produção em larga escala, sua reputação ficou um pouco saturada. Também de acordo com nosso guia, esses vinhos são devem ser consumidos ainda jovens, isto é, com menos de dois anos de envazamento.

Por que não trouxe mais para casa? Ah, não tinha mais espaço na mala.

Você conhece as garrafas de vinho Bocksbeutel?

Desses séculos de produção, surgiu um dos patrimônios culturais da cidade: a tradicional garrafa de vinho da Francônia denominada Bocksbeutel, cujo formato ovalado lembra um pouco as garrafas dos vinhos verdes de Portugal.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 16

Nos últimos anos, os jovens não queriam mais tomar os vinhos envazados nessas garrafas tradicional, porque passavam uma ideia de antiquados e de baixa qualidade. Diziam até que lembravam os vinhos que suas avós costumavam tomar. Por esse motivo, alguns vinicultores começaram a comercializar suas bebidas em garrafas convencionais e não nas Bocksbeutel para que as vendas voltassem a subir.

Como tradição é algo sério na Alemanha, não levou muito tempo para o governo fazer uma competição para reestilizar as Bocksbeutel, que agora estão mais modernas e atrativas para esse novo público.

Onde beber vinho em Würzburg?

Juliusspital

A mais famosa e curiosa vinícola de Würzburg atende pelo nome de Juliusspital.

Em 1576, data de sua fundação, a água na região era muito contaminada, o que levou a população a tomar vinho com baixa concentração de álcool como fonte de hidratação.

Nesse período, a Juliusspital, que até então era uma casa de repouso e assistência médica mantida por uma família de nobres, comprou algumas colinas cheias de parreiras para financiar os custos dos seus projetos sociais com a venda do vinho. Até hoje, essa é uma das maiores fontes de renda da instituição, permitindo também a manutenção de sua escola de enfermagem e do seu hospital.

Juliusspital

  • Endereço: Klinikstr, 1
  • Site: juliusspital.de
  • Horários: de segunda à sexta, das 9h30 às 18h e aos sábados das 9 às 16
  • Degustação: 25 euros com duração de 1h30 e pode ser agendada pelo email: [email protected]

Na loja é possível degustar um pouco de cada vinho.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 06

Alte Mainmühle

Um ponto encontro de moradores e turistas é o restaurante que fica logo no começo da Alte Mainbrücke.

Numa pequena porta, que faz parte do restaurante Alte Mainmühle, é possível comprar taças de vinhos de diferentes vinícolas da cidade.

Essa é, sem dúvida, uma ótima maneira de entrar em contato com a cultura Hic! de Würzburg. Hic! De brinde, você ainda ganha a bela vista para a fortaleza no alto do morro.

Alte Mainmühle

  • Endereço: Mainkai, 1
  • Site: alte-mainmuehle.de
  • Horários: aberto todos os dias das 10 à meia noite
  • Faixa de preço: 4 a 4,5 euros a taça de vinhos

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 05

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 04

As principais feiras e festas de Würzburg

Würzburger Weindorf (Festa do vinho)

Tamanha tradição de vinho não poderia resultar em outra coisa que não fosse uma boa festa alemã.

Todo ano durante a primavera, acontece a Würzburger Weindorf no coração da praça do mercado, no centro histórico.

Bem no clima alemão, a festa reúne as vinícolas e os restaurantes mais famosos em baixo de grandes tendas e mesas compartilhadas. Lá os vinhos são servidos em canecas em vez das tradicionais taças de base verde. Questões de segurança, eles dizem.

Em 2018, essa celebração acontece entre 25 de maio e 2 de junho.

Mercado de Natal de Würzburg

O Mercado de Natal de Würzburg é considerado um dos mais bonitos da Alemanha, e olha que o páreo não é nada fácil nessa disputa.

Ele acontece todos os anos desde o século 19 e vai da praça do mercado até a Eichhornstrasse. São mais de 110 barraquinhas vendendo gostosuras típicas como o Glühwein, o vinho quente alemão, brinquedos de madeira e outros artesanatos natalinos. Alguém me traz uma lembrancinha, por favor?

Em 2017, o mercado de natal de Würzburg acontece entre os dias 1 e 23 de dezembro das 10 às 20h30. Já em 2018 ela começa dia 30 de novembro e termina dia 23 de dezembro.

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 11

O que fazer em Würzburg, Rota Romântica, Alemanha - Roteiro de 2 dias - 24

Würzburg combina com?

Würzburg é uma gracinha e é claro que combina perfeitamente com toda a Rota Romântica. Ela também rende um bom caldo com outras regiões vinícolas na Alemanha como Stuttgart, o Vale do Reno e até mesmo Frankfurt.

Para quem gosta de cerveja, esticar sua visita até Bamberg rende um roteiro sensacional.

Se o plano é fazer a rota romântica de carro, alugue seu automóvel no último dia em Würzburg antes de seguir viagem. Assim, você otimiza seu planejamento e não gasta uma diária do veículo parado na garagem como aconteceu com a gente.

Se estiver com o carro de qualquer forma, existem vários estacionamentos públicos bem no centro histórico, como o Kranengarage, na Mainkai, e o Marktgarage, na Karmelitenstrasse. Alguns hotéis também têm seu próprio estacionamento.

Como ir de…

… Frankfurt para Würzburg

  • Carro alugado: Distância mais curta = 120 km de estrada
  • De ônibus FlixBus: 1h40 de viagem, 6 euros
  • Trem ICE: 1h10 de viagem, 21,90 euros

… Nuremberg para Würzburg

  • Carro alugado: Distância mais curta = 110 km de estrada
  • De ônibus FlixBus: 1h30 de viagem, 5 euros
  • Trem ICE: 1h05 de viagem, 19,90 euros

… Bamberg para Würzburg

  • Carro alugado: Distância mais curta = 95 km de estrada
  • Trem regional: 55 minutos de viagem, 20 euros

… Stuttgart para Würzburg

  • Carro alugado: Distância mais curta = 150 km de estrada
  • Trem regional: 2h14 de viagem, 19,90 euros

… Munique para Würzburg

  • Carro alugado: Distância mais curta = 280 km de estrada
  • De ônibus FlixBus: 3h55 de viagem, 13 euros
  • Trem ICE: 2h10 de viagem, 67,90 euros
  • Trem Regional: Bayern Ticket, 23 euros (é mais lento e pode precisar de fazer baldeações)

Valores apurados em julho 2017.

E assim começa sua viagem pela Rota Romântica da Alemanha.

O Sundaycooks contou com o apoio do Tourismus – Würzburg e do Centro de Turismo Alemão.

Assine nossa newsletter!

Comentários