Xochimilco é uma região afastada da Cidade do México e conhecida por seus famosos canais e passeios de barquinhos coloridos, repletos de comidas e músicas típicas. Infelizmente este é mais um passeio que ficarei devendo um relato completo, pois acabamos tendo de abortar a viagem mais cedo do que o esperado. Mas não priemos cânico, deixo aqui todo o caminho das pedras caso você queira chegar lá por conta própria 😀
Xochimilco e os passeios de barco
Xochimilco (lê-se So-tchi-mil-co) é um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco e seus canais, feitos para a agricultura, datam da época que os Astecas viveram por ali. Hoje, uma das atrações principais da região são os passeios de barco pelos canais. Durante o passeio, outros barcos ficam próximos aos dos turistas vendendo comidas, bebidas ou mesmo fazendo apresentações de músicas típicas.
Quando ir para Xochimilco?
É nos finais de semana que Xochimilco ganha vida e tudo fica mais alegre, animado e cheio de gente. Mesmo não sendo fã de lugares muito cheios, eu imagino que ir durante a semana não seja tão divertido quanto fazer esse passeio nos finais de semana, perto da hora do almoço 😀
Quanto custa o passeio de barco por Xochimilco?
O passeio de barco por Xochimilco custa 700 pesos mexicanos por hora e por barquinho, não por pessoa (16/02/2017). Esse preço é bastante variável, por isso é interessante pesquisar e pechinchar).
A Amanda deixou um comentário ótimo explicando a experiência dela em Xochimilco, por isso não deixem de ler 🙂
Como chegar a Xochimilco usando o transporte público?
Esse é o caminho que o Fred descobriu, mas que nós não pudemos testar. Se você já foi a Xochimilco e puder deixar sua dica de como chegar, nós agradecemos 😀
- Linha 2 do Metrô até a Estação Tasqueña no fim da linha.
- Na Estação Tasqueña, faça a troca para o Tren Ligero e vá até a estação Francisto Goitia.
- Para chegar nos barquinhos no Embarcadero Fernando Celada
- Pegue a Calle Las Rosas que já deve ser em frente à estação e siga até a calle México
- Vire à direita e siga até a Calle Gladiola e vire à esquerda
- O Embarcadeiro já deve ser ali 🙂
- Para voltar, siga o caminho inverso
Se você já fez esse passeio de barco em Xochimilco, por favor, deixe-nos o seu relato.
Assim podemos ajudar a outros viajantes que também queiram conhecer essa região 😀
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Acabei de voltar da viagem ao México, que fiz sozinha, e foram muito úteis as dicas. Fiquei em Hostel e foi muito tranquilo, já que nos próprios Hostels e hotéis são oferecidas opções de passeios guiados. Só não consegui fazer o Xochimilco, pois terminei optando, no último dia, pelo Museu de Antropologia, Bosque e Palácio de Chapultepec. Valeu cada minuto por lá, gasta-se pouco e vê-se muito! Experimentei desde Uber até os camiones (ônibus) e muito metrô, que te leva a praticamente qualquer lugar na Cidade do México. Um detalhe curioso: pode-se negociar a viagem com os taxistas que são pegos na rua e eles cobram conforme o horário, trânsito, etc. Por isso, é bom ter uma ideia do quanto pode custar, para não entrar numa roubada.
Outra dica: cuidado com o troco em alguma compra, pois por duas ocasiões dei uma nota de 200 pesos e o troco, depois de alguma demora, veio para 100, eu tendo que reclamar. Se a pessoa está meio distraída… Rsrsrsrs. Outra dica: mulheres sozinhas, JAMAIS tomem táxi na rua à noite, somente táxis chamados pelo Hostel ou hotel ou, melhor ainda, Uber!
Boa viagem!
Obrigado pelas dicas, Márcia!
Olá Márcia!
Qual hostel você ficou hospedada?
Oi, Luna.
Você já viu nossas dicas de hospedagem na Cidade do México? 😉
Oi Natalie e Fred! Segui as dicas aqui e fui para Xochimilco em janeiro desse ano (2017). É MUITO TRANQUILO chegar de metrô e tren ligero. A viagem só é demorada (cerca de 1h20). Quando chegamos fomos ao embarcadero central, mas os preços estavam muito altos (quase 700 pesos). É engraçado porque eles dividem por tempo. 350 pesos é o passeio de 1h, onde eles dizem que você só vê o básico e aí saem indicando passeios de 2h, 2h30… Achamos tudo muito caro. Quando saímos desse embarcadero, fomos abordados por um “ciclista” que era funcionário de outro embarcadero e estava nos seguindo há tempos (já tínhamos notado ele desde o começo). Ele nos ofereceu o passeio no embarcadero dele. Na hora mesmo já negociamos 450 (era $600) pelo passeio de 1h30, porque ele insistia que o passeio de 1h era muito pouco tempo.
No fim, acabou que percebemos que o passeio de 1h era o ideal. O que acontece é que é um grande lago com um engarrafamento de trajineiras. As trajineras que levam grupos para o passeio de 1h passam pelo meio do lago (como se fosse uma via expressa) e acabam o passeio mais rápido. Já as trajineras que levam grupos para o passeio de 1h30 ficam no borda do lago, remando devargarzinho.
Mas no final, todos conhecem as mesmas coisas (ao contrário do que os “vendedores” nos tinham dito), apenas uns mais lentamente. Concluímos que estaríamos satisfeitos com o passeio de 1h. Mas valeu a experiência. É realmente tudo muito colorido e lindo!
Obrigado pelo relato tão detalhado, Amanda 🙂 Vou colocar o link lá no texto pra ajudar outras pessoas também!
já estive 2 vezes no mexico e acabei por nunca ir em xochimilco, agora acabado de ser seu post ainda mais me arrependo. Parabens
Obrigada, Luis! Hora de voltar então 😉