Desde as antigas construções do povo Asteca até as grandes obras dos colonizadores espanhóis, riquezas e cenas importantes do passado mexicano estão guardadas no coração do Centro Histórico da Cidade do México, também conhecido como Zócalo ou Plaza de la Constitución.
Segundo o Guia Quatro Rodas, essa região é considerada “a maior praça pública do Ocidente e terceira maior do mundo” e suas características provavelmente irão lhe trazer lembranças de outros centros históricos e Plazas de Armas pela América Latina como Lima, Santiago e Buenos Aires.
Dedicar um dia da sua viagem na capital mexicana para conhecer com calma este Patrimônio da UNESCO rende um ótimo programa 🙂
Roteiro a pé pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade no México
Palácio de Belas Artes da Cidade do México
Comece seu dia caminhando até o lindo Palácio de Belas Artes. Infelizmente, quando chegamos lá ele estava fechado para visitação por causa da preparação para um evento de gala que aconteceria naquela noite.
Casa dos Azulejos e Calle Francisco Madero
Siga até a Calle Francisco Madero, uma rua exclusiva de pedestres cheia de lojinhas, prédios antigos e de gente passando o tempo todo. Logo você vai encontrar a Casa dos Azulejos, um antigo prédio revestido em azulejos azuis e brancos típicos da região de Puebla.
Lanchonete El Huequito
Se a hora do almoço ou da fome estiver se aproximando, a dica é almoçar no tradicional e baratinho El Huequito, um restaurante típico que oferece um ótimo taco al pastor, dica certeira da Anna Bárbara do Nós no Mundo 🙂
Curiosidade: Pimenta no México é assunto sério 😛 Peça o seu taco al pastor e se prepare, pois ele fará com que toda a “picância” das comidas mexicanas do Brasil pareçam com copinhos de leite. Claro que você pode pedir uma versão menos picante, mas por que você faria isso?
Catedral Metropolitana da Cidade do México
Energias reabastecidas, é hora de seguir para o coração do Zócalo e conhecer um dos principais cartões postais da Cidade do México: a Catedral Metropolitana.
Por ser um país extremamente católico, assim como a Basílica de Guadalupe, a Catedral Metropolitana fica repleta de fiéis o dia todo. Ela começou a ser construída em 1573 e suas obras seguiram por todo o período colonial, por isso, grandes características barrocas fazem parte das fachadas e da estrutura interna da igreja.
Não estranhe caso você fique com a sensação de que a igreja está “torta”. Infelizmente todo o centro histórico está sofrendo um processo de “afundamento” por conta da estrutura delicada do solo e dos terremotos que aconteceram no passado. Muitos prédios antigos da região apresentam grandes rachaduras, um desafio para todos que tentam preservar a memória e as tradições da cidade.
Palácio do Governo / Palácio Nacional do México
Ao lado da Catedral Metropolitana, fica o Palácio do Governo ou Palácio Nacional do México. Quando visitamos o Zócalo, o México passava por grandes reformas no sistema educacional que poderiam gerar uma onda de desemprego entre os professores de todo o país. Por isso, muitos resolveram acampar por meses em frente ao Palácio num tipo de “occupy Cidade do México” e, devido às manifestações, as visitas ao palácio estavam fechadas até que tudo se resolvesse.
Dessa forma, não conseguimos visitá-lo e nem conhecer de perto os painéis que contam a história do povo mexicano pintados pelo Diego Rivera, grande artista mexicano e conturbado marido da Frida Khalo. Se você for para o Zócalo, aproveite que a entrada é franca e não deixe de conhecer o Palácio do Governo 🙂
Você pode ver mais detalhes sobre os arredores do Palácio no blog O Descobrimento da América do JB, pois ele também faz um retrato bem interessante sobre essa região da Cidade do México.
Ruínas do Templo Mayor / Fortificações Astecas
Terminar o passeio visitando as Ruínas do Templo Mayor, perto da Catedral Metropolitana, é ótimo para quem quer conhecer mais sobre a cultura Asteca e suas antigas fortificações existentes dentro da Cidade do México.
Walking Tour
Você também pode aproveitar para fazer um Walking Tour gratuido pelo Centro Histórico / Zócalo e aprender um pouquinho mais sobre a história do coração da capital mexicana como sugere a Anna em seu post.
Outros roteiros e atrações no Centro Histórico / Zócalo
Esta é apenas uma pequena sugestão de roteiro pelo centro histórico da Cidade do México / Zócalo, pois essa região é repleta de pequenos museus, galerias, prédios históricos, capelas, praças e igrejinhas que também merecem uma visita, nem que seja no caminho entre uma atração maior e outra.
Como exemplo temos o Museo del Templo Mayor, o Mercado A. Rodriguez, a Iglésia Nuestra Señora de Loreto, a Iglesia de Santo Domingo de Guzmán e Plaza Garibaldi (para você ver um show de Mariachis), e muitas outras 🙂
Dica: Como em qualquer lugar do mundo, principalmente em cidades grandes e em locais com muita gente, nunca dê bobeira com seus pertences para não facilitar a vida dos batedores de carteiras e dos “mãos leves”. Veja este post em que falamos sobre segurança ao viajar para a Cidade do México.
Dica 2: Hospedar-se no Zócalo , como já comentamos no post sobre os melhores bairros para se hospedar na Cidade do México, pode não ser uma opção muito boa, pois a região não é das mais seguras para passear durante a noite. Por isso, se você optar por esse caminho, redobre sua atenção 😉
Qual o seu cantinho especial no Centro Histórico da Cidade do México?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Olha, eu vou ser bem franca: O Palácio de Bellas Artes por dentro é meio boring, salvo pela seção dos paineis!
Mas, o Palácio del Gobierno, ohhhh é lindíssimo, os murais (sempre eles!) são emocionantes. Eu adorei.
Na rua Francisco Madero tem muitos centros culturais, vale muito a pena dar uma caminhada com calma. E no Zócalo mesmo tem um hotel, chamado Grande que é um dos edifícios porfirianos mais bonitos da capital, perde apenas para o Palácio de Bellas Artes, acho que vale entrar na recepção e ver a cúpula (que resistiu ao terrível terremoto dos anos 80).
E el Huequito tá na lista, amo tacos al pastor.
Poli,
Obrigada por compartilhar suas dicas sobre a Cidade do México.
Acho que você vai gostar do El Huequito. Peguei a dica no Nós no Mundo da Anna Bárbara 😉
AH, faltou dizer: acho a Casa dos Azulejos linda, lindíssima. Pena que a comida lá seja tão sofrível…
Não cheguei a provar nada do cardápio, mas lá tem um certo ar bem “pega-turista”, né?
Uma coisa interessante para se fazer no palácio das bellas artes é ver a programação do teatro, eu por exemplo consegui assistit um ballet folclórico famosissímo no país. Realmente encantador e colorido.
Nessa região também tem o museu do Diego Rivera, a visão panorâmica da torre latino-americana e feira livre de artesanato (aos finais de semana), caso sobre tempo… é uma opção!
Que interessante!
Boa dica do balé folclórico, deve ter sido uma baita experiência.
Todo mundo fala muito bem dessa feira de artesanato, mas eu não consegui visitá-la.
Eu e minha esposa estamos indo para o México em abril e achei super interessante o blog, as dicas são muito boas.
Estamos em dúvida se vale a pena contratar alguma empresa de turismo para fazermos os passeios na Cidade do México e proximidades (Basílica de Guadalupe, Teotihuacán, centro histórico) ou da para ser feito por conta própria?
Pesquisamos o site http://www.visitmexico.com e achamos os preços interessantes, vocês conhecem o site?
Obrigado pelas dicas!
Oi José.
Não conheço esse site, mas todos os passeios que fizemos na cidade do méxico foram por conta própria e não senti necessidade de contratar uma empresa. Lembrando que a basílica de guadalupe fica pertinho de uma estação de metrô, sendo super tranquilo chegar. No post abaixo explicamos como fazer por conta alguns dos passeios mais comuns na cidade 🙂
Como ir a Teotihuacán por conta própria?
As Pirâmides de Tula: um bate e volta diferente da Cidade do México
Basílica de Guadalupe: um espaço dedicado à fé na Cidade do México
Pessoal, estive no último sábado em Zócalo, e aqui vai algumas dicas….
1-) Se for visitar o Palácio do Governo não esqueça de levar o passaporte, ou algum documento com data de vencimento. Eu fui só com o RG. O militar que controlava a fila falou que não ia rolar com o RG porque não tinha data de vencimento. Expliquei pra ele que no Brasil o RG não tem data de vencimento e tals, e ele me deixou entrar…. portanto, é bom levar o o passaporte.
2-) Entrando no palácio, caso você queira ver os murais logo de cara, é só seguir em frente. Caso queira ver o museu de Benito Juarez, entrando, vire a direita e pegue a primeira escada a esquerda.
Acho essas dicas úteis pq eu fiquei meio perdido lá dentro tentando achar as coisas 😉
Aquele abraço!!!
PS. achei tudo muito seguro. Policiais a cada 15 metros praticamente.
Daniel,
Obrigada por compartilhar a sua experiência por aqui 🙂
Boa noite, Fred!
Muito obrigado pelas dicas.
Parabéns, estou gostando muito do blog.
Ótimas sugestões e informações.
José Inácio
Oi, José.
Que bom que as informações te ajudaram. Qualquer dúvida, estamos sempre por aqui 😉
Gente, as dicas de vocês são demais! to adorando!
Sabem me dizer se consigo fazer esses principais atrativos pela manhã e a tarde o Bosque de Chapultepec e Museu de Antropologia?
Obrigada!!
Obrigado, Larissa. Depende só do tempo que vc gastar pra passear, mas note que museus costumam abrir apenas depois das 10 da manhã.
Boa tarde galera,
Irei semana que vem, ficarei num período na cidade de 5 dias pra conhecer tranquilamente. Será que alguém consegue me dar dica de algum Hotel bom que seja custo-benefício e seguro, e em qual região.(o acento de interrogação no note não está funcionando).rs
Abraços.
Oi Jonatas, o post abaixo fala justamente sobre isso 🙂
Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros
Ola, gostaria de ir ao Museu de Antropologia e ao Zócalo. Seria esse o jeito certo? Para ir de metro. Aeroporto -> Museu de Antropologia
-Pegar linha 5 Amarela (Terminal Aéreo sentido Pantitlán)
-Descer na Pantitlán
-Baldeação para linha 1 Rosa (Pantitlán sentido Observatório)
-Descer na Estação Chapultepec
Pronto, estarei perto do Bosque e do Museu de Antropologia
Museu de Antropologia -> Zócalo
-Pegar linha 1 Rosa (Chapultepec sentido Pantitlán)
-Descer na Pino Suarez
-Baldeação para linha 2 Azul (Pino Suarez sentido Cuatro Caminos)
-Descer na Zócalo
Pronto, estarei no centro
Zócalo -> Aeroporto
-Pegar linha 2 Azul (Zócalo sentido Tasquena)
-Descer na Pino Suarez
-Baldeação para linha 1 Rosa (Pino Suarez sentido Pantitlán)
-Descer na Pantitlán
-Baldeação para linha 5 Amarela (Pantitlán sentido Politécnico)
-Descer no Terminal Aéreo
Pronto, estarei no aeroporto
Oi Bruno.
Não tenho o mapa certinho aqui, mas assumindo que as estações são as mais próximas dos locais que você quer ir, dá sim 🙂 Dá uma olhada no google maps pra ter certeza, ele nos ajudou bastante.
Note apenas que algumas estações podem ficar longe do local que você quer ir e talvez precise de uma caminhadinha. As baldeações também costumam precisar de uma boa caminhada, pois não são na mesma plataforma como em algumas cidades da Europa 🙂