O metrô de Madri é um dos mais fáceis de usar que já experimentamos. É muito bem sinalizado, os trens são bons e as estações em geral são bem conservadas. Algumas estações estão passando por reforma e se modernizando, mas nada que tenha nos atrapalhado.

O centro de Madri está muito bem servido de estações de modo que não é preciso andar muito para encontrar uma estação. Na verdade, para conhecer o centro e aproveitar o ar e a paisagem da cidade, nós recomendamos que façam tudo a pé e usem o metrô somente quando estiverem cansados.

A nickel will get you on the subway, but garlic will get you a seat.

-Provérbio

Metrô de Madri

Mapa da rede

Também conhecido como “Plano de Metro“, o mapa pode ser encontrado nas próprias estações pregado na parede ou como livrinho de bolso, no próprio site do metrô (http://www.metromadrid.es) ou em algumas apps para iPhone (e provavelmente para outras plataformas).

Metrô de Madri - mapa

Achando o melhor trajeto

Achar qual linha/baldeação você tem de fazer olhando o mapa do metrô é tranquilo. Mas se você quiser planejar com antecedência e ter outras opções como trajeto mais rápido, com menos trocas de linhas, com menor percurso ou ainda levando em conta um horário determinado,o melhor é usar o site do Metro de Madrid.

Já na página inicial você pode pesquisar pelo trajeto entre estações, endereços ou até mesmo pontos de referência.

Metrô de Madri - pesquisa de rotas

Se quiser incluir o horário aproximado de ida, clique em “Más opciones de búsqueda“.

Metrô de Madri - outras opções de pesquisa

Busca avançada

Metrô de Madri - ponto de referência

Pesquisa por ponto de referência

Metrô de Madri - mapa do trajeto

Mapa do trajeto

Metrô de Madri - descrição do trajeto

Descrição do trajeto

Características do metrô de Madri

  • Todas as estações têm o mapa da rede e o mapa das linhas que por ali passam.
  • Todas as estações têm acesso para ambos os sentidos da linha, ou seja, você consegue pegar o trem para qualquer sentido entrando por qualquer lado da estação.
  • As estações são bem sinalizadas e é tranquilo achar para onde seguir e pegar a linha correta.
  • Todas as estações têm um painel mostrando o tempo para o próximo trem.
  • Para entrar ou sair do trem é preciso apertar um botão ou levantar uma alavanca na porta para que ela se abra.
  • Há mapas de várias linhas dentro do próprio trem, além do mapa completo da rede.
  • É possível comprar o passe direto nas máquinas automáticas, o que economiza bastante tempo.

Como comprar o passe de metrô de Madri?

Comprar passe de metrô em Madri é muito fácil. Existem cabines de compra, mas a maneira mais fácil e rápida é comprar nas máquinas automáticas. Nelas você pode pagar em dinheiro (moedas ou notas) ou com cartão de crédito. É uma verdadeira “mão na roda”. As máquinas também possuem opção para outras línguas além do espanhol.

Qual passe comprar?

Há vários tipos de passe no metrô de Madri e também mais de um tipo de metrô/trem. O que em geral você precisará se preocupar é em comprar passes para o “MetroMadrid”, pois esse serviço cobre toda a cidade de Madri. Apenas se você for para muito longe do centro, pode ser necessário um passe diferente, mas não será o caso da maioria dos turistas :)

  • Passe para uma única utilização (Sencillo MetroMadrid): 1,50 euros
  • Passe para 10 viagens (Metrobus 10 viajes): 12,20 euros (1,22 euros por viagem)
  • Passe turístico (Abono Turístico): O valor varia de acordo com a quantidade de dias:
    • 1 dia: 8,40 euros
    • 2 dias: 14,20 euros
    • 3 dias: 18,40 euros
    • 5 dias: 26,80 euros
    • 7 dias: 35,40 euros

Valores atualizados em 07/04/2013.

Os passes diários começam a contar do dia em que forem usados a primeira vez até o número de dias consecutivos do tipo de bilhete. Ele também é válido até a 1:30 da manhã do dia seguinte ao último dia. Por exemplo, num passe de 3 dias, ele valerá do momento em que for usado a primeira vez até a 1:30 da manhã do quarto dia (imagine que o 3o. dia de utilização tem 1h30 a mais de duração).

Mas qual desses passes é melhor comprar? Isso depende da quantidade de vezes que você pretende usar o metrô.

Um detalhe que deve ser levado em conta: O passe de 10 viagens pode ser usado por qualquer pessoa, ou seja, se você está num grupo, todo mundo pode usar o mesmo passe na mesma catraca um após o outro, claro que cada passagem conta como uma utilização (dica riquíssima do Riq Freire :D). Já o passe turístico é pessoal e não pode ser usado por outra pessoa.

Para ajudar na decisão sobre o passe de 10 viagens e o turístico, tenha em mente que para valer a pena comprar o passe turístico, você tem de fazer pelo menos o seguinte número de viagens:

  • 1 dia = 6 viagens
  • 2 dias = 10 viagens
  • 3 dias = 13 viagens
  • 5 dias = 18 viagens
  • 7 dias = 24 viagens

Compramos no total 3 passes de 10 viagens (36,60 euros) e foi mais que suficiente para nossos 7 dias em Madrid (15 viagens de metrô no total para cada um). Se tivéssemos comprado o passe de 7 dias, iríamos gastar 70,80 euros (35,40 euros por pessoa).

Abono Aeropuerto

Esse é o passe para entrar ou sair das estações de metrô do aeroporto. Ele é pago a parte e custa 1 euro.

Esse passe é necessário cada vez que você utilizar as estações dentro do aeroporto. É possível comprar esse abono junto com o seu passe de metrô se preferir.

Se, ao voltar para o aeroporto, você não tiver comprado o abono, é possível comprá-lo nas máquinas que ficam antes da catraca.

Um detalhe aqui que eu descobri sem querer: eu e a Natalie saímos do Aeroporto e fomos para o centro de Madri. Como ainda tínhamos o passe de 10 viagens ainda válido, compramos só o abono. Na volta eu acabei esquecendo que teria de comprar outro abono e passei com o abono que já havia sido usado na ida. E não é que funcionou?

Foi um período de aproximadamente 3 horas entre a utilização inicial e final do Abono Aeropuerto. Não sei se o abono vale pelo dia ou por algumas horas apenas, mas se você estiver numa situação parecida, não custa tentar :D

Pegadinhas do metrô de Madri

A única pegadinha que percebemos foi com relação à linha 6 Circular pois ela é literalmente circular, ou seja, ela não tem uma estação final ou inicial. A pegadinha é que se você não prestar atenção para a direção que o trem daquela plataforma (anden) está indo (procure nos mapas pregados na parece), você ficará mais tempo que o necessário no trem :)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    28 Comentários
  1. Ola vou p Madri em outubro e setou com uma duvida, como faço p ir de metro do aeroporto ate a plaza mayor? obrigada

    • Oi Taís.

      Você precisa saber qual a estação que é a mais próxima à Plaza Mayor. Sabendo disso, é só ir no site do metro de Madri (http://www.metromadrid.es) e colocar sua origem (aeropuerto T1, T2, T3 ou Aeropuerto T4 dependendo de onde vc estiver) e destino. Você pode inclusive colocar o endereço que ele lhe mostra como fazer para chegar.

      Lembre de comprar o abono aeropuerto quando for comprar o ticket de metrô, pois é necessário quando se vai para e se sai do aeroporto.

  2. Olá fred, tudo certo?
    Ficar hospedado perto da estaçao callao, na gran via, é uma boa localização?
    Abraço!
    Elizane

    • Oi Elizane.

      É uma boa localização sim. Ali perto da estação Callao tem vários restaurantes, bares e um Corte Inglés. Eu diria que é uma região com mais cara de metrópole por causa da Gran Via. Se vc descer da Plaza de Callao até a Puerta Del Sol, vc vai encontrar várias lojas também. Descendo para sudoeste (em direção ao Alcazar), você vai ver um pouco mais do centro histórico da cidade (+- entre a Gran Via e a Calle Mayor). Dá pra fazer essa parte toda a pé sem problemas. Nós ficamos pertinho da Plaza del Sol. Dá pra ir para os museus (Prado, Reina Sofía e Thyssen) e para o Parque del Prado também a pé.

      Não sei se vc já viu, mas nossos posts de Madri estão aqui: http://sundaycooks.com/category/viagens/espanha/madrid-espanha/

      Até,

  3. Fred
    estou indo pra Madrid en este mes, vou passar 2 meses. vou comprar o ticket de metro de 1 mes.
    o problema é que em nenhum lugar vi o mapa que indica as areas, area 1 , 2 e suas respectivas estaçoes. voce me entende. como es um grande entendedor do metro, me tira esta duvida. um abraço, ronaldo – recife – pe.

    • Oi Ronaldo.

      O metrô de Madri é quase todo o mesmo preço. O que muda são em algumas áreas mais longe em que você precisa pagar uma tarifa diferente. Dá uma olhada no “plano de metro” do link abaixo:

      http://www.metromadrid.es/export/sites/metro/comun/documentos/planos/Planoesquematicoespanol.pdf

      O que estiver B1, B2 ou B3 tem tarifas diferentes. O resto é a mesma tarifa.

      Quando fomos para lá, a única estação que tivemos de pagar a mais foi no aeroporto, não porque está em uma dessas áreas, mas pq é preciso pagar o “abono aeropuerto” para usá-lo. Tirando isso, todo o resto foi feito com o passe que vinha com 10 viagens :)

  4. Boa tarde!
    Queria saber se o passe de 10 viagens é válido só para um dia ou posso usar em mais de um dia.
    Obrigada, espero a resposta!

    • Oi Milena.

      O passe de 10 viagens é, na verdade, 10 passes de 1 viagem que, quando comprados em comjunto, saem mais barato que comprar 10 de 1 viagem em separado. E vc pode usar quando quiser (uma única vez, claro) e, se estiver com mais de uma pessoa, pode passar para a outra pessoa usar. Eu e a Natalie comprávamos 10 tickets por vez, o que nos dava 5 viagens já que eu e ela usávamos um ticket cada.

  5. Oi Fred, vc pode me ajudar.
    Li seu poste e também as informações contidas no site do metro de Madrid.
    Minha dúvida é a seguinte: em Agosto eu e minha mulher iremos para Espanha. No período que ficaremos na Espanha vamos pegar um avião para Barcelona e fazer um bate-volta. Devo comprar um bilhete de 10 viagens ou aquele chamado DESDE O/PARA O Aeroporto T1, T2…? Não entendi como é esse tal abono. Obrigado

    • Oi Leopoldo.

      O Abono é apenas o nome que se dá para o valor a mais que se paga por ir/voltar do aeroporto. O bilhete de 10 viagens são, na verdade, 10 bilhetes de 1 viagem. Se estiver indo para ou voltando do aeroporto, é preciso comprar o abono. caso contrário não é preciso.

      Lembrando que isso é válido para o transporte em Madri e não em Barcelona que usa um sistema diferente :)

  6. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] há mapas do tipo: Você está aqui e as próximas estações são X, Y e Z como nos metrôs de Madri e Londres, por [...]

  2. […] digital, um lugar para colocar o dinheiro e só, bem diferentes das máquinas dos metrôs de Madri, Munique, Nova York, Chicago, Boston e Londres. Para comprar os passes faça o […]