O metrô de Madri é um dos mais fáceis de usar que já experimentamos. É muito bem sinalizado, os trens são bons e as estações em geral são bem conservadas. Algumas estações estão passando por reforma e se modernizando, mas nada que tenha nos atrapalhado.

O centro de Madri está muito bem servido de estações de modo que não é preciso andar muito para encontrar uma estação. Na verdade, para conhecer o centro e aproveitar o ar e a paisagem da cidade, nós recomendamos que façam tudo a pé e usem o metrô somente quando estiverem cansados.

A nickel will get you on the subway, but garlic will get you a seat.

-Provérbio

Metrô de Madri

Mapa da rede

Também conhecido como “Plano de Metro“, o mapa pode ser encontrado nas próprias estações pregado na parede ou como livrinho de bolso, no próprio site do metrô (http://www.metromadrid.es) ou em algumas apps para iPhone (e provavelmente para outras plataformas).

Metrô de Madri - mapa

Achando o melhor trajeto

Achar qual linha/baldeação você tem de fazer olhando o mapa do metrô é tranquilo. Mas se você quiser planejar com antecedência e ter outras opções como trajeto mais rápido, com menos trocas de linhas, com menor percurso ou ainda levando em conta um horário determinado,o melhor é usar o site do Metro de Madrid.

Já na página inicial você pode pesquisar pelo trajeto entre estações, endereços ou até mesmo pontos de referência.

Metrô de Madri - pesquisa de rotas

Se quiser incluir o horário aproximado de ida, clique em “Más opciones de búsqueda“.

Metrô de Madri - outras opções de pesquisa

Busca avançada

Metrô de Madri - ponto de referência

Pesquisa por ponto de referência

Metrô de Madri - mapa do trajeto

Mapa do trajeto

Metrô de Madri - descrição do trajeto

Descrição do trajeto

Características do metrô de Madri

  • Todas as estações têm o mapa da rede e o mapa das linhas que por ali passam.
  • Todas as estações têm acesso para ambos os sentidos da linha, ou seja, você consegue pegar o trem para qualquer sentido entrando por qualquer lado da estação.
  • As estações são bem sinalizadas e é tranquilo achar para onde seguir e pegar a linha correta.
  • Todas as estações têm um painel mostrando o tempo para o próximo trem.
  • Para entrar ou sair do trem é preciso apertar um botão ou levantar uma alavanca na porta para que ela se abra.
  • Há mapas de várias linhas dentro do próprio trem, além do mapa completo da rede.
  • É possível comprar o passe direto nas máquinas automáticas, o que economiza bastante tempo.

Como comprar o passe de metrô de Madri?

Comprar passe de metrô em Madri é muito fácil. Existem cabines de compra, mas a maneira mais fácil e rápida é comprar nas máquinas automáticas. Nelas você pode pagar em dinheiro (moedas ou notas) ou com cartão de crédito. É uma verdadeira “mão na roda”. As máquinas também possuem opção para outras línguas além do espanhol.

Qual passe comprar?

Há vários tipos de passe no metrô de Madri e também mais de um tipo de metrô/trem. O que em geral você precisará se preocupar é em comprar passes para o “MetroMadrid”, pois esse serviço cobre toda a cidade de Madri. Apenas se você for para muito longe do centro, pode ser necessário um passe diferente, mas não será o caso da maioria dos turistas :)

  • Passe para uma única utilização (Sencillo MetroMadrid): 1,50 euros
  • Passe para 10 viagens (Metrobus 10 viajes): 12,20 euros (1,22 euros por viagem)
  • Passe turístico (Abono Turístico): O valor varia de acordo com a quantidade de dias:
    • 1 dia: 8,40 euros
    • 2 dias: 14,20 euros
    • 3 dias: 18,40 euros
    • 5 dias: 26,80 euros
    • 7 dias: 35,40 euros

Valores atualizados em 07/04/2013.

Os passes diários começam a contar do dia em que forem usados a primeira vez até o número de dias consecutivos do tipo de bilhete. Ele também é válido até a 1:30 da manhã do dia seguinte ao último dia. Por exemplo, num passe de 3 dias, ele valerá do momento em que for usado a primeira vez até a 1:30 da manhã do quarto dia (imagine que o 3o. dia de utilização tem 1h30 a mais de duração).

Mas qual desses passes é melhor comprar? Isso depende da quantidade de vezes que você pretende usar o metrô.

Um detalhe que deve ser levado em conta: O passe de 10 viagens pode ser usado por qualquer pessoa, ou seja, se você está num grupo, todo mundo pode usar o mesmo passe na mesma catraca um após o outro, claro que cada passagem conta como uma utilização (dica riquíssima do Riq Freire :D). Já o passe turístico é pessoal e não pode ser usado por outra pessoa.

Para ajudar na decisão sobre o passe de 10 viagens e o turístico, tenha em mente que para valer a pena comprar o passe turístico, você tem de fazer pelo menos o seguinte número de viagens:

  • 1 dia = 6 viagens
  • 2 dias = 10 viagens
  • 3 dias = 13 viagens
  • 5 dias = 18 viagens
  • 7 dias = 24 viagens

Compramos no total 3 passes de 10 viagens (36,60 euros) e foi mais que suficiente para nossos 7 dias em Madrid (15 viagens de metrô no total para cada um). Se tivéssemos comprado o passe de 7 dias, iríamos gastar 70,80 euros (35,40 euros por pessoa).

Abono Aeropuerto

Esse é o passe para entrar ou sair das estações de metrô do aeroporto. Ele é pago a parte e custa 1 euro.

Esse passe é necessário cada vez que você utilizar as estações dentro do aeroporto. É possível comprar esse abono junto com o seu passe de metrô se preferir.

Se, ao voltar para o aeroporto, você não tiver comprado o abono, é possível comprá-lo nas máquinas que ficam antes da catraca.

Um detalhe aqui que eu descobri sem querer: eu e a Natalie saímos do Aeroporto e fomos para o centro de Madri. Como ainda tínhamos o passe de 10 viagens ainda válido, compramos só o abono. Na volta eu acabei esquecendo que teria de comprar outro abono e passei com o abono que já havia sido usado na ida. E não é que funcionou?

Foi um período de aproximadamente 3 horas entre a utilização inicial e final do Abono Aeropuerto. Não sei se o abono vale pelo dia ou por algumas horas apenas, mas se você estiver numa situação parecida, não custa tentar :D

Pegadinhas do metrô de Madri

A única pegadinha que percebemos foi com relação à linha 6 Circular pois ela é literalmente circular, ou seja, ela não tem uma estação final ou inicial. A pegadinha é que se você não prestar atenção para a direção que o trem daquela plataforma (anden) está indo (procure nos mapas pregados na parece), você ficará mais tempo que o necessário no trem :)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    29 Comentários
  1. Ola vou p Madri em outubro e setou com uma duvida, como faço p ir de metro do aeroporto ate a plaza mayor? obrigada

    • Oi Taís.

      Você precisa saber qual a estação que é a mais próxima à Plaza Mayor. Sabendo disso, é só ir no site do metro de Madri (http://www.metromadrid.es) e colocar sua origem (aeropuerto T1, T2, T3 ou Aeropuerto T4 dependendo de onde vc estiver) e destino. Você pode inclusive colocar o endereço que ele lhe mostra como fazer para chegar.

      Lembre de comprar o abono aeropuerto quando for comprar o ticket de metrô, pois é necessário quando se vai para e se sai do aeroporto.

  2. Olá fred, tudo certo?
    Ficar hospedado perto da estaçao callao, na gran via, é uma boa localização?
    Abraço!
    Elizane

    • Oi Elizane.

      É uma boa localização sim. Ali perto da estação Callao tem vários restaurantes, bares e um Corte Inglés. Eu diria que é uma região com mais cara de metrópole por causa da Gran Via. Se vc descer da Plaza de Callao até a Puerta Del Sol, vc vai encontrar várias lojas também. Descendo para sudoeste (em direção ao Alcazar), você vai ver um pouco mais do centro histórico da cidade (+- entre a Gran Via e a Calle Mayor). Dá pra fazer essa parte toda a pé sem problemas. Nós ficamos pertinho da Plaza del Sol. Dá pra ir para os museus (Prado, Reina Sofía e Thyssen) e para o Parque del Prado também a pé.

      Não sei se vc já viu, mas nossos posts de Madri estão aqui: http://sundaycooks.com/category/viagens/espanha/madrid-espanha/

      Até,

  3. Fred
    estou indo pra Madrid en este mes, vou passar 2 meses. vou comprar o ticket de metro de 1 mes.
    o problema é que em nenhum lugar vi o mapa que indica as areas, area 1 , 2 e suas respectivas estaçoes. voce me entende. como es um grande entendedor do metro, me tira esta duvida. um abraço, ronaldo – recife – pe.

    • Oi Ronaldo.

      O metrô de Madri é quase todo o mesmo preço. O que muda são em algumas áreas mais longe em que você precisa pagar uma tarifa diferente. Dá uma olhada no “plano de metro” do link abaixo:

      http://www.metromadrid.es/export/sites/metro/comun/documentos/planos/Planoesquematicoespanol.pdf

      O que estiver B1, B2 ou B3 tem tarifas diferentes. O resto é a mesma tarifa.

      Quando fomos para lá, a única estação que tivemos de pagar a mais foi no aeroporto, não porque está em uma dessas áreas, mas pq é preciso pagar o “abono aeropuerto” para usá-lo. Tirando isso, todo o resto foi feito com o passe que vinha com 10 viagens :)

  4. Boa tarde!
    Queria saber se o passe de 10 viagens é válido só para um dia ou posso usar em mais de um dia.
    Obrigada, espero a resposta!

    • Oi Milena.

      O passe de 10 viagens é, na verdade, 10 passes de 1 viagem que, quando comprados em comjunto, saem mais barato que comprar 10 de 1 viagem em separado. E vc pode usar quando quiser (uma única vez, claro) e, se estiver com mais de uma pessoa, pode passar para a outra pessoa usar. Eu e a Natalie comprávamos 10 tickets por vez, o que nos dava 5 viagens já que eu e ela usávamos um ticket cada.

  5. Oi Fred, vc pode me ajudar.
    Li seu poste e também as informações contidas no site do metro de Madrid.
    Minha dúvida é a seguinte: em Agosto eu e minha mulher iremos para Espanha. No período que ficaremos na Espanha vamos pegar um avião para Barcelona e fazer um bate-volta. Devo comprar um bilhete de 10 viagens ou aquele chamado DESDE O/PARA O Aeroporto T1, T2…? Não entendi como é esse tal abono. Obrigado

    • Oi Leopoldo.

      O Abono é apenas o nome que se dá para o valor a mais que se paga por ir/voltar do aeroporto. O bilhete de 10 viagens são, na verdade, 10 bilhetes de 1 viagem. Se estiver indo para ou voltando do aeroporto, é preciso comprar o abono. caso contrário não é preciso.

      Lembrando que isso é válido para o transporte em Madri e não em Barcelona que usa um sistema diferente :)

  6. Olá, Fred!
    Em primeiro lugar, gostaria de lhe parabenizar e agradecer pelo post e as excelente dicas.
    Chegarei em Madri de trem vindo de Barcelona e irei embora da cidade pelo aeroporto.
    Como estarei acompanhado utilizarei o bilhete de 10 viagens que pode ser usado por mais de uma pessoa. Já vi que para ir ao aeroporto posso comprar um suplemento do bilhete (abono aeroporto) que pelo site está no valor de 3 euros.
    A minha dúvida é que por estar vinculado ao bilhete de 10 viagens se esse bilhete de suplemento vale também para a minha companhia ou se deverei comprar dois bilhetes suplementares (abono aeroporto), um para cada? E se devo comprá-lo ao adquirir o último de 10 viagens que estará vigente ou devo deixar pro dia do embarque?
    Obrigado pela atenção.

    Paulo

  7. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] há mapas do tipo: Você está aqui e as próximas estações são X, Y e Z como nos metrôs de Madri e Londres, por [...]

  2. […] digital, um lugar para colocar o dinheiro e só, bem diferentes das máquinas dos metrôs de Madri, Munique, Nova York, Chicago, Boston e Londres. Para comprar os passes faça o […]