A Natalie me pediu que fizesse cupcake de chocolate para ela de aniversário, mas eu não gostei muito da ideia pois todos os cupcakes que eu comi até hoje (incluindo alguns dos Estado Unidos) não eram bons principalmente porque tinham a massa muito dura e pesada. Fui procurar, então, receitas de bolos que não fossem específicos de cupcakes.

Eu cheguei a pensar em fazer cupcakes com massa de pão-de-ló para que a massa ficasse macia. Foi tentando achar uma receita de pão-de-ló que eu achei uma outra receita de bolo de chocolate super simples de fazer e que parecia ficar bem macio.

E, por sugestão da Natalie, resolvi rechear o cupcake com meu Brigadeiro de Colher e também usá-lo como cobertura e dar um toque final com Ovomaltine já que não gosto de chocolate granulado.

Lembrando que para fazer os cupcakes, é necessário ter várias forminhas de alumínio e forminhas de papel de altura maior ou igual às forminhas de alumínio. Se não conseguir achar as forminhas de papel, você também pode utilizar papel alumínio (dica da @regina26), papel manteiga próprio para cozinha (dica do @luc46travel) ou apenas untar as forminhas com margarina e farinha de trigo.

No meu caso eu usei papel alumínio em algumas para testar, mas as outras foram somente untadas com margarina e farinha de trigo.

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

Cupcake de Chocolate com recheio de Brigadeiro de Colher do Fred

Rende 16 porções

Massa

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 3 ovos
  • 4 colheres de margarina derretida
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até a massa ficar homogênea. Enquanto bate a massa, pré-aqueça o forno à temperatura média (180 graus) por 10 min.

Despeje a massa até encher 3/4 de cada forminha e leve ao forno por 40 min. Para ficar mais fácil de manejar, utilize uma forma maior para apoiar as forminhas.

Os cupcakes devem crescer um pouco para cima da borda da forminha, mas não se preocupe pois eles não escorrerão :)

Não falei que a massa era super simples de fazer?

Após retirar os cupcakes do forno, deixe-os esfriar por pelo menos uns 30 min. Assim você evita que eles murchem. Aproveite esse tempo para lavar a louça e preparar o recheio e cobertura.

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

Recheio e Cobertura

Meu famoso Brigadeiro de Colher e um pouco de Ovomaltine para decorar :P

Note que no meu caso uma receita de brigadeiro de colher rendeu 10 cupcakes bem recheados e com bastante cobertura. Recomendo ter ingredientes para duas receitas de brigadeiro caso não seja suficiente para rechear e cobrir os 16 cupcakes.

Recheando o Cupcake

Enquanto o Brigadeiro de Colher esfria um pouco (não deixe esfriar demais se não será mais difícil de se trabalhar com ele), desenforme os cupcakes. Se você usou forminhas de papel, não é necessário retirá-las, afinal elas são parte da decoração :P As outras eu recomendo retirar antes de continuar.

Hora de cortar o cupcake para recheá-lo. Com uma faca, faça um buraco no meio do cupcake, mas tomando cuidado para não ficar muito fundo se não ele irá desmontar.

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

Retire a parte cortada do cupcake e guarde o pedaço do topo. Recheie o cupcake com o brigadeiro de colher deixando um espaço para poder tapar o buraco com o pedaço do topo que você acabou de reservar.

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

Decorando o Cupcake

Com o que restou do brigadeiro de colher, cubra o topo dos cupcakes e decore com Ovomaltine.

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

cupcake bolo de chocolate brigadeiro de colher

Se você fizer a receita, por favor deixe um comentário dizendo o que você achou :)

Fotos dos Leitores

Cupcake de chocolate com Chantily- Camila BomfimCupcake de chocolate com Chantily - recheio - Camila Bomfim

Camila Bomfim

Ah, e se quiser ver a foto do seu cupcake aqui no blog, deixe um comentário que entraremos em contato e postaremos as melhores fotos aqui ;)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    45 Comentários
  1. Eu sempre fiz cupcakes e sempre deu mtu certo… fui testar tua receita e ficou mais de uma hora no forno e não assou…

    sei lá o que deu de errado…. mas não funcionou

    • Carina,

      vários fatores influencia o resultado de uma receita. Talvez a temperatura ou o tipo de forno eram diferentes… as vezes isso acontece. Já testei várias receitas de livros famosos que não saíram como o esperado.

      Tomara que dê tudo certo da próxima vez :) os cupcakes ficam bem saborosos. Eu garanto :mrgreen:

  2. Fred, não tenho blog, mas as vezes tiro fotos dos meus pratos, seria legal se vc disponibilizasse um espaço no seu blog pra que os leitores pudessem mandar suas fotos, o que vc acha?? Neste momento to fazendo sua receita de cupcake de novo,rs. Um abraço e feliz ano novo pra vc e sua familia.

    • Fred, acabei de fazer e desta vez nao deram certo, usei achocolatado, será que foi por isso? Vc ja fez a receita com achocolatado?

    • Que estranho, Camila :( será que o forno não está pouco quente não? O nosso forno colocamos no 3 (metade da potência), que, teoricamente, é uns 180 graus. O problema é que nosso forno é semi-industrial e eu o controle de temperatura dele não é confiável :/ Tente deixar numa temperatura mais alta se você tentar novamente, mas fique de olho para que ele não queime. Ah, e a forma também dá diferença, mas acho que você deve estar usando formas de cupcakes, né? :)

      Nossa vizinha, de quem eu adaptei a receita :P, usa achocolatado e dá certo.

    • Oi Camila.

      É uma ideia interessante :) Se você quiser enviar fotos e receitas que você fizer, entre em contato (na parte de contato) que eu lhe respondo com nosso email, daí você pode enviar as fotos mais facilmente. Se a gente gostar, postamos aqui sim ;)

  3. Ma-ra-vi-lho-so!!!!!! Adorei a receita, adorei as dicas! Eu tbm estava a proucura de uma receita assim, que os deixasse beeem fofinhos!
    Valeu =D

  4. Olá Fred! Com a mesma receita, fiz o modo de preparo de forma diferente. Utilizei a batedeira e coloquei os ingredientes aos poucos… Quando estavam no forno a aparência era maravilhosa, mas após assados eles murcharam e ficaram ocos. Fazendo no liquidificador, colocando todos os ingredientes juntos, isso acontece também?

    • Não aconteceu comigo não, Cris :/ E eu já fiz essa receita algumas vezes. A temperatura do forno também pode atrapalhar (já tive problemas com um monte de receita por causa do meu forno louco :/ )

  5. Olá! Fiz algumas modificações na receita ( coloquei só 2 colheres de margarina e 1 xc de açúcar), mas a massa ficou deliciosa! Foi na verdade a melhor massa de cupcake que fiz até agora. Ficou fofinha e molhada, todo mundo que experimentou amou. O forno que fiz tem termostato digital, assei a 180° e em 30 min já estava pronto.

    Obrigada pela receita!

  6. 1 2 3
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] por que você não fez o seu delicioso cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro ou seu famoso brigadeiro de colher? Primeiro porque fudge significa que o doce tem bastante [...]