O Millennium Park de Chicago era um local abandonado, que se tornou referência de planejamento urbano e atualmente é um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade e não é para menos.
História do Millennium Park de Chicago
Antes de se tornar o Millennium Park de Chicago, que tem esse nome para celebrar o novo milênio, este espaço era praticamente baldio e controlado pela companhia férrea da cidade. Ou seja, era tomado por linhas de trens desabilitadas e estacionamentos.
Porém, a partir de 1998, o governo de Chicago passou a fazer mudanças. Com intuito de ser um espaço artístico e cultural, o parque acabou recebendo ajuda de artistas, arquitetos e designers, ao longo dos anos, até se tornar o Millennium Park em sua forma atual, aberto em 2004.
Atualmente, são mais de 99 mil m² de área verde construída em cima das estações de trens. Até hoje, arquitetos do mundo inteiro visitam a cidade para estudar o projeto de paisagismo e urbanismo que deu tão certo.
Não deixe de conferir o Chicago CityPass. Ele é um passe que garante entrada com desconto nas principais atrações de Chicago e vale a pena.
O que fazer no Millennium Park de Chicago?
A Fundação do Millennium Park oferece programas sazonais que permitem aos visitantes participar de atividades culturais e artísticas, apresentações musicais para crianças e a oportunidade de se exercitar ao ar livre nos meses de verão ou inverno.
Cloud Gate
Projetado pelo artista londrino nascido na Índia Anish Kapoor, o Cloud Gate (ou carinhosamente apelidado como The Bean, ou Feijão) tem cerca de 10 metros de altura e é uma escultura inspirada no mercúrio líquido, mas se parece com um feijão gigante pintado de prata. Essa escultura se tornou ícone do Millennium Park e de Chicago.
Que tal um tour guiado para conhecer a história da cidade? Chicago é uma das cidades mais interessantes dos Estados Unidos.
The Crown Fountain
A fonte foi criada pelo artista Jaume Plensa e é formada por dois painéis de LED com 15 metros de altura que exibem os rostos dos moradores de Chicago.As fontes fazem referências às gárgulas das mitologias e à água como símbolo da vida, formando um pequeno espelho d’água onde as pessoas aproveitam para brincar e se refrescar durante o curto verão.
Nem o próprio artista esperava que a população fosse interagir dessa forma com sua obra.
Jay Pritzker Pavilion
Projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim de Bilbao na Espanha, o Jay Pritzker Pavilion é um teatro a céu aberto, elaborado para receber concertos e apresentações artísticas.Ele fica dentro do Millennium Park e a sua estrutura metálica, que remete a muitas outras criações do arquiteto, é de surpreender.Até os detalhes da acústica foram bem planejados de maneira com que as caixas de som não atrapalhem ou formem algum tipo de eco.
Imagine sair do trabalho para encontrar os amigos e ainda se dar ao luxo se escutar um bom grupo de jazz ou a orquestra sinfônica da sua cidade tocando ao ar livre no por do sol? Um verdadeiro privilégio.
BP Bridge
Essa ponte não é apenas mais uma ponte feita de aço inoxidável escovado. Ela foi projetada para criar uma barreira acústica para proteger o Jay Pritzker Pavilion do barulho do tráfego da avenida que passa por ali.
Além disso, a ponte sinuosa de 281 metros de comprimento oferece vistas incríveis do Millennium Park, do horizonte de Chicago, Maggie Daley Park e Grant Park. Aproveite!
Harris Theater
Ainda dentro desse complexo do parque fica o Harris Theater. O espaço acomoda 1.525 pessoas e foi o primeiro local multiuso de artes cênicas a ser construído no centro de Chicago após 1929 e é palco para companhias se apresentarem.
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem.
Lurie Garden
Também não deixe de visitar o Lurie Garden, um jardim lindo. É um oásis dentro de Chicago.
Boeing Galleries
Espalhadas pelas extremidades norte e sul do Millennium Park, as Galerias Boeing abrigam exposições temporárias.
McDonald’s Cycle Center
Que tal alugar uma bicicleta? No Millennium Park há uma estação para aluguel de bicicletas e estrutura para reparos. É uma iniciativa para promover o ciclismo no centro da cidade.
McCormick Tribune Plaza
Durante o inverno, entre novembro a março, o Millennium Park oferece uma das maiores pistas de patinação no gelo gratuitas e ao ar livre de Chicago, a McCormick Tribune Plaza. Aulas gratuitas de patinação no gelo são oferecidas todo fim de semana, bem como durante as férias de inverno escolares e feriado de selecionados. A entrada é gratuita, mas será necessário reservar ingressos online.
Durante o verão, de junho a setembro, o espaço é utilizado para fazer refeições ao ar livre e algumas atividades como 45 minutos de ioga, musculação e pilates.
Quando visitar o Millennium Park de Chicago?
O parque é ponto de encontro durante o ano todo. Até mesmo durante o rigoroso inverno de Chicago, as pessoas se encontram no Millennium Park para curtir a pista de patinação no gelo montada no coração do parque.
Mas é no verão que o parque se enche de uma energia especial: os jardins florescem, a prefeitura capricha na programação. Orquestras e grupos de jazz e blues se apresentam gratuitamente e artistas aproveitam para expor suas obras.
Se você aproveitar para conhecer a cidade no verão, nem preciso comentar que o Millennium Park é um ótimo lugar para fazer aquele piquenique caprichado, certo?
201 E Randolph St, Chicago, IL – 60602
Aberto diariamente, das 6h às 23h
Grátis para acessar o parque
Estacionamento: Grant Park North Garage (25 N. Michigan Ave.), Grant Park South Garage (325 S. Michigan Ave.) e Millennium Park Garage & Millennium Lakeside Garage (5 S. Columbus Dr.)
Metrô: estações Lake (Linha Vermelha) ou Washington (Linha Azul)
Ônibus: as linhas que passam pelo Millennium Park são: 3, 4, 6, J14, 20, 56, 60, 124, 146, 147, 151, 157
Acesse informações adicionais do parque aqui
As dicas sobre Chicago não param por aqui, vem conferir nosso conteúdo no Youtube e mais links aqui no sundaycooks.com:
Natalie e Fred, os posts de Chicago estão muito legais! Estou adorando rever essa cidade que tanto gosto e está me dando uma baita saudade de voltar!
Abraços!
Alê,
os dias que passamos por lá foi tão bacana! E seus posts nos ajudaram muito no começo do nosso planejamento. Fizemos uns passeios tão legais e espero conseguir fazer posts tão interessantes quanto as atrações que visitamos por lá. Sem dúvidas, Chicago merece uma segunda visita 🙂
Caros,
moro em Chicago há tres anos com minha mulher e nosso filho de 4 anos. A cidade é realmente uma maravilha, e voces captaram muito bem várias coisas relevantes em uma viagem de férias apenas.
Parabéns!
Abraços
Roberto
Obrigado Roberto!
Chicago nos surpreendeu muito. Esperamos ter a oportunidade de voltar para conhecer um pouco mais 🙂
Até,
Roberto, obrigada pelos comentários 🙂
Chicago deveria entrar no roteiro dos brasileiros que vão para os EUA sem falta. Cultura, arte, arquitetura, compras…
Olá, estou procurando informações sobre Chicago e encontrei vcs…
Infelizmente terei apenas um dia e uma noite em Chicago, gostaria de um auxilio.
Voces poderiam me ajudar a fazer um roteiro?
Gostei do passeio de segway…
Sugerem algum hotel que facilite conhecer um pouco da cidade?
Devo alugar carro ou dá pra se virar com taxi e transporte publico?
Abç
Alexandre
Oi Alexandre.
O passeio de Segway é muito legal, e dura umas 3h. Ficar num hotel perto da Michigan Avenue (veja este post: https://sundaycooks.com/chicago-onde-ficar-e-como-chegar/) é a melhor pedida, mas é onde estão os hotéis mais caros também.
Se fizer o passeio de segway pela manhã, vc pode almoçar por ali no Millennium Park. Dali depende do que vc gosta. Se gostar de arte, tem o Art Institute bem ali pertinho também. Ir no Field Museum é muito legal tb (eu adoro a SUE :P) e ali perto ainda tem o planetário e o aquário.
Se quiser fazer alguma coisa diferente, vc pode fazer o Tour do Chicago Greeter ou mesmo o Food Tour que termina na hora do almoço e vc conhece bem uma parte da cidade a pé. Nesse caso vc pode terminar o dia fazendo o Segway tour e no millennium park e até na Macy’s.
Dá uma olhada na página de Chicago, se vc ainda não tiver visto. Todos nossos posts estão por lá e temos um recap da nossa viagem para lá tb.
https://sundaycooks.com/category/viagens/estados-unidos/chicago/
Oi Fred, eu de novo. Como vc faria um roteiro pra aproveitar bem 3 dias em Chicago? Estou lendo seus posts e são mto bacana. Só que tem tanta coisa prá ver e fazer que a gente fica um pouco em dúvida, por isso peço essa help. Outra coisa, prá quem não é tão bam-bam-bam no inglês, dá prá se virar com um “pouquito” de espanhol? À propósito, lá tem aquele ônibus de turismo tipo seightseeing?
Grato. Vinicius.
Fala Vinicius.
Cara, depende muito do que você gostar de fazer e de como estiver o clima.
No Millennium Park deve estar funcionando o rink de patinação que vale a pena ir. Museus, vc pode colocar de 1 a 2h. Os que eu sugiro são o Field Museum (imperdível), o planetário e o aquário se gostarem. O Art Museum tb é bem legal e grande.
John Hancock Observatory e Skydeck sao bem legais. Tente ir a pelo menos um show de blues ou Jazz. Em Março é possível que já estejam acontecendo jogos de Baseball e, como é começo de temporada, fica mais barato. Só que é friaca pura 😛
O problema é que Chicago é muito legal de andar e passear, mas estando muito frio fica complicado fazer isso 🙁 Se a temperatura estiver próxima dos 0 graus, ande pelos parques também 🙂