Uma das experiências mais marcante dos nossos dias em Lima foi visitar os mercados locais da cidade. Portanto, quando chegamos em Cusco não poderíamos deixar de repetir a dose e logo colocamos no nosso roteiro uma visita aos Mercados de Cusco, incluindo o Mercado Central e o Centro Artesanal de Cusco – dois ótimos lugares para conhecer o artesanato típico e ainda descolar um presente para a mãe, para a amiga e para a sua casa.
Mercados de Cusco
Centro Artesanal de Cusco
Ao longo da Calle Sol, você vai encontrar vários mercados que vendem diversos tipos de artesanatos peruanos. O mais interessante desses mercados é conhecido como Centro Artesanal de Cusco. Ele fica no final da Calle el Sol, em frente à grande fonte pintada e ao Sonesta Hotel.
O Centro Artesanal de Cusco é um mercado coberto e repleto de barracas com os mais variados tipos de peças e artesanatos. Infelizmente, é notável que alguns produtos e souvenirs são Made in China (como em muitas outras cidades turísticas do mundo, hoje em dia), mas se você procurar, vai encontrar produtos muito bacanas por lá. Com uma rápida visita ao Centro Artesanal, você consegue trazer vários presentes fofos e bem típicos do Peru.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Alguns produtos acabam custando menos nesse mercado do que na Plaza de Armas, porque nem todos visitam essa região. Ah, não se esqueça de negociar, não tenha vergonha de pedir desconto. Eles já estão esperando por isso, portanto aproveite para se divertir durante a negociação.
Dica: Para saber se o item é feito na China ou não é ver se há várias barraquinhas com os mesmos itens. Se houver, são grandes as changes de serem made in China :/ Algumas coisas como camisetas não são problemáticas, mas coisas de lã de alpaca normalmente são falsas, principalmente se estiverem muito baratas.
Mercado Central de Cusco
Dos mercados de Cusco, este é um dos menos “certinhos”, mas nem por isso menos interessante. Muito pelo contrário, é uma loucura.
Neste mercado genuinamente peruano, você encontra de tudo um pouco: diversos produtos naturais, chás, ervas, comidas típicas, horti-fruti, itens para casa, decoração, tapeçaria, roupas, artesanatos e curiosidades.
É uma baita experiência divertida, até quando você encontra uma adolescente trolladora peruana numa feira gastronômica de escola que estava acontecendo em frente ao Mercado Central.
Olho clínico nas peças e na sua própria bolsa como em qualquer outro mercado ou feira do mundo, combinado?
Babei total!! Eu a-d-o-r-o feiras de artesanato. Tenho, até hoje, duas estátuazinhas (?) que comprei em Cusco, em milnovecentosebatatinha, e tenho o maior carinho por elas. 😉
Nat, obrigaduuu pela indicação do Turomaquia 🙂 Até me deu nostalgia do Peru!
gostaria de saber qual horário de funcionamento do mercado,vou ficar hospedada no sonesto ?
GRATA!
Oi Patricia.
Mercado central/municipal não tem site nem muito horário 😛 Mas entre 8-9h e 14-15h ele deve estar aberto 🙂
obrigada pelo retorno Fred Marvila!
nossa que horarios estranhos,kkkkkkk
então lá não tem almoço?você me indica um restaurante bom,vou ficar o sonesto hotel,AV.SOL 954.
grata!
Oi Patrícia.
Os mercados do Peru não são daqueles que se pode chamar de limpinhos 😛 Alguns até têm comida, mas nada de restaurante ou coisas mais sofisticadas como um sanduíche de mortadela hehehe Eu não me arriscaria a comer nada nos mercados, a não ser que seja alguma fruta ou você esteja acostumada.
Em Cusco tem vários restaurantes bons e a Praça de Armas (e suas lanchonetes e restaurantes) fica próxima do mercado. Dá uma olhada nesse post aí de baixo com algumas indicações 😉
Restaurantes em Cusco: dicas para rechear o seu roteiro
Nesse mercado central foi onde eu vi as coisas mais bizarras da minha vida!!! Focinho de boi, mandíbula de cavalo, sopa de cabeça de cabrito…tinha até uma chola tirando pele de rã com as unhas! Uma doideira hahahaha E o cheiro super característico do mercado? Inesquecível, que saudades do Peru
Karen,
realmente é um programa inesquecível. Definiu bem 🙂
Ai gente, dessa vez preciso discordar…Não gostei de ir ao Mercado Central São Pedro…Quanto ao horário, nosso guia recomendou que fôssemos até as 16 horas, porque a partir desse horário algumas barracas fecham e a região pode ficar perigosa.
Oi Fabíola. É uma experiência antropológia ir lá 😉 Fomos de manhã e pegamos uma feirinha de crianças na praça. O mercado não é bonito mesmo, mas eu gosto desse tipo de experiência, então tava valendo 😛
Estou querendo comprar um sueter de alpaca ou llama no Peru. Não só isso, mas trazer alguns souvenirs. Estarei em Lima, Paracas, Arequipa e Cusco (Valle Sagrado e Aguas Calientes). Em qual dessas cidades eu encontro os melhores preços?
Oi Rodrigo. Acredito que em Cusco você tem mais chances de encontrar esses produtos.