Fui procurado pelo pessoal da revista Viagem e Turismo para dar uma entrevista e ajudar a responder uma leitora que tinha dúvidas sobre o que fazer em Chicago em uma conexão de várias horas na cidade 😀 Nessa mesma época, começaram a pipocar perguntas parecidas aqui no blog também.

Muitos leitores estão provavelmente voando para o Havaí com a United Airlines, o que torna a longa conexão em Chicago quase que um processo inevitável. Então, por que não aproveitar e conhecer um pouco da cidade? Aposto que você vai ficar com vontade de voltar com calma e conhecer mais sobre essa interessante cidade americana.

Veja a minha colaboração na Viagem e Turismo deste mês 😀

Fiquei contente com o contato da revista, o que só demonstra como o conteúdo de Chicago aqui no blog é caprichado e tem ajudado cada vez mais viajantes \o/

Mas voltando a grande questão…

O que fazer em Chicago com várias horas de conexão?

Primeiro, preciso deixar claro que Chicago merece uma visita mais longa, de 3 dias pelo menos, para você poder aproveitar e conhecer a cidade como ela merece 😀

Roteiro de Chicago - Lago Michigan

Vale a pena sair do aeroporto e ir até Chicago numa conexão longa?

Vale a pena apenas se você tiver no mínimo 3h livres para ficar na cidade sem contar o tempo de ida e volta e procedimentos de segurança no aeroporto.

Se você vai ficar mais tempo em Chicago (segredo: vale muito a pena!), não deixe de conferir o Chicago CityPass. Ele é um passe que dá entrada nas principais atrações de Chicago e realmente economiza dinheiro.

Veja as ofertas aqui.

Primeiros passos:

Roteiro de Chicago - Estação de metrô do aeroporto O'Hare

Calculando o tempo livre para visitar Chicago

Tomar conta do relógio é essencial para não perder o vôo de conexão, por isso, o cálculo abaixo é bastante conservador. Claro, que se em vez de levar uma hora em um lugar, você levar 30 minutos, você poderá aproveitar esse tempinho extra para fazer alguma outra coisa ao longo do dia 🙂

Vamos usar o metrô, pois é tão rápido quando o táxi (e mais rápido na hora do rush) e beeeeem mais barato. Um táxi do centro de Chicago para o aeroporto custa entre 50 e 60 dólares.

Roteiro de Chicago - passes do metrô

Tempo TOTAL para sair do aeroporto e voltar: 4h

Como podemos ver, é preciso ter pelo menos 4h sobrando só para poder ir do aeroporto ao centro de Chicago e voltar ainda em tempo de pegar seu voo de conexão.

Quanto tempo eu preciso ter para valer a pena sair do aeroporto e visitar Chicago?

Para compensar o trabalho e cansaço de sair do aeroporto para visitar Chicago, sua conexão tem de ser de 7 horas ou mais. Assim, sobram-se 3h para curtir um pouquinho da cidade.

Várias dos leitores que perguntaram aqui no blog sobre isso, estavam indo ou voltando do Havaí com uma conexão em Chicago de mais de 10h. Esse é um tempo bom para conhecer os principais pontos da cidade 🙂

Tenho 7h de conexão, o que eu posso fazer em Chicago?

Neste caso, você tem praticamente 3 horas livres na cidade.

Millennium Park, The Cloud Gate (the Bean), The Crown Fountain e Jay Pritzker Pavilion: 1h30

Millennium Park: o cartão postal de Chicago

O que fazer no Millennium Park?

The Art Institute de Chicago: 1h

The Art Institute de Chicago

The Bukingham Fountain: 30 min

Recap: Nossas dicas e roteiro de Chicago

Roteiro de 3h em Chicago detalhado:

O metrô de Chicago sai de dentro do próprio aeroporto e é bem fácil de achar e de usar.

Sugiro que você compre o passe de 1 dia (10 dólares) para poder andar de metrô e ônibus dentro da cidade quantas vezes quiser e ainda poder voltar ao aeroporto. Normalmente esse trajeto de metrô leva de 45min a 1h.

Chegando na cidade, a primeira parada para quem nunca foi a Chicago é o Millennium Park. O parque é lindo e durante a primavera e o verão deve estar bem verdinho. Aproveite para apreciar o Cloud Gate (também conhecido como The Bean) a The Crown Fountain (se estiver quente, ela deve estar ligada e você poderá ver crianças brincando nela) e o Jay Pritzker Pavilion (local onde acontecem diversos shows e apresentações).

Roteiro de Chicago - The Cloud Gate / The Bean / Millennium Park

Tirar fotos lá é diversão garantida! Como curiosidade, saiba que o Millennium Park na verdade é uma estrutura construída em cima da estação de trens metropolitanos. Dá para imaginar?

Ainda dentro do Millennium Park, na parte mais ao sul, você encontrará o The Art Institute of Chicago, um ótimo museu para quem gosta de arte.

Continue para o Sul e você verá a Buckingham Fountain, uma fonte linda e com uma vista interessante do lago Michigan.

Roteiro de Chicago - The Art Institute of Chicago

É hora de voltar ao aeroporto 🙁 Pegue a avenida bem em frente à Buckingham Fountain (Congress Parkway) e siga até o metrô La Salle para poder pegar o metrô da linha azul direto até o aeroporto Chicago O’Hare.

Tenho 12h de conexão, o que eu posso fazer em Chicago?

Neste caso são aproximadamente 8h de tempo para conhecer a cidade e você já pode fazer um roteiro de 1 dia em Chicago 😀

Junte os seguintes pontos ao roteiro acima depois da Buckingham Fountain:

Field Museum: 2h

Chicago: Atrações para Crianças

Shedd Aquarium ou Adler Planetarium: 1h

Chicago: Atrações para Crianças

Chicago: Adler Planetarium para todas as idades

John Hancock Observatory ou Skydeck: 2h

 John Hancock e Skydeck: vendo Chicago do alto

Depois da Buckingham Fountain, continue indo para sul, mas vá beirando a South Michigan Avenue.

Quase na esquina da E Roosevelt Road você encontrará várias estátuas de ferro ao ar livre chamadas Agora. É uma de minhas artes ao ar livre preferidas na cidade :)

Chegando lá, vire à esquerda e siga a Roosevelt Road para a direção do lago. Você passará pelo Field Museum (imperdível e com a Sue, o fóssil de tiranossauro mais completo do mundo), depois pelo Shedd Aquarium e, por fim, pelo Adler Planetarium.

Roteiro de Chicago - Field Museum

Desses três, o Field Museum é o mais indicado. Os outros são bem legais para quem tem um pouco mais de tempo na cidade. Se você chegar neles com tempo, vale a parada 🙂

Ao chegar aqui, você provavelmente tem mais duas horas sobrando e pode escolher ir a um dos dois observatórios da cidade: John Hancock ou Skydeck.

Para chegar aos dois observatórios a partir do Field Museum, eu sugiro que você pegue um táxi, pois o metrô fica relativamente longe de lá e o táxi não deve ficar mais que 10-15 dólares.

Roteiro de Chicago - Vista do John Hancock Observatory

Eu sugiro ir ao John Hancock, pois já deve estar escurecendo e no observatório há um café para você fazer um lanche enquanto observa o belo pôr do sol 🙂 Além disso, se você ainda tiver um tempinho sobrando, poderá passear pela Magnificent Mile que é o pedaço da Michigan Avenue que passa em frente ao prédio.

Roteiro de Chicago - Skydeck

Agora, se você tiver pouco tempo sobrando e quiser uma experiência interessante, o Skydeck tem algumas janelas de vidro para fora do prédio :mrgreen:

Hora de voltar ao aeroporto (ahhhhhhhh). Saindo do Hancock, pegue o metrô na estação Chicago Red na esquina da E Chicago Avenue com North State Avenue, ou pegue o metrô na estação Quincy/Wells pertinho do Skydeck.

Dicas extras

Se você quiser um passeio diferente, sugiro fazer o Segway Tour (+- 3h) que começa ali no Millennium Park. É muito legal, mas é cansativo, pois é preciso ficar de pé o tempo todo.

Se você não quiser andar, também pode tentar pegar um City Tour das empresas Gray LineChicago Trolley & Double Decker. Esses tours geralmente só funcionam na primavera/verão e, como não fiz nenhum desses dois tours, não tenho como opinar sobre eles.

Espero que depois de um passeio tão rápido pela cidade, vocês tenham vontade de voltar pra lá, pois Chicago é uma cidade interessantíssima e com muita coisa para contar para nós 😀

Não deixem de ver todos os nossos posts sobre a cidade 🙂

Recap: Nossas dicas e roteiro de Chicago

 O que você achou desses roteiros?

Tem alguma outra sugestão? 😉

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros de Chicago \o/