Um dos primeiros passos para concretizar nossa viagem ao Peru foi a compra das passagens aéreas. Nós já tínhamos ideia de quanto tempo queríamos ficar em cada lugar, mas era tudo muito etéreo ainda 😛 Só depois que compramos as passagens para voar de TACA é que finalmente a nossa ficha caiu. Nós iríamos realmente ao Peru realizar um dos nossos sonhos de viagem 😀

Como é voar de TACA?

Fizemos os trechos Guarulhos-Lima-Guarulhos e Lima-Cusco-Lima pela TACA. Escolhemos voar de TACA principalmente por ela ser a companhia mais barata, mas descobrimos que mesmo sendo a mais barata, o serviço foi acima da média 🙂

Voando de TACA de Guarulhos a Lima

O check-in de Guarulhos para Lima foi normal e o voo saiu no horário.

Como é voar de TACA - espaço para as pernasComo é voar de TACA - interior do avião

O avião era um A320 relativamente novo, mas que não tinha sistema de entretenimento individual 🙁 O espaço entre as fileiras era bem legal para uma pessoa de 1,72m como eu.

Como é voar de TACA - café da manhãComo é voar de TACA - Café da manhã acima da média

O voo dura aproximadamente 5 horas e o café da manhã que nos foi servido estava bom, ainda mais se compararmos às costumeiras, e por que não, terríveis refeições servidas à fish class da maioria das companhias aéreas.

Voando de TACA de Lima a Cusco

Como é voar de TACA - Check in em Lima

Já no check-in de Lima para Cusco, eu achei que o caos havia nos encontrado, mas foi só um susto. Apesar de haver muita gente com muitas mochilas e apetrechos para fazer trilhas, tudo correu bem.

Como é voar de TACA - entretenimento de bordo nos voos internosComo é voar de TACA - espaço

O avião era menor, mas tão novo quanto o que havíamos chegado em Lima e, além de sistema de entretenimento individual, possuía também uma entrada USB para carregar smartphones e tablets. Ponto para os meninos! 😛

Me pareceu meio estranho haver isso tudo num voo de apenas 1:30h e não haver no de 5h entre GRU e LIM. Vai entender… De qualquer forma, o espaço entre as fileiras era um pouco menor que o de GRU-LIM, mas ainda bem espaçoso para um voo curto como esse.

Como é voar de TACA - lancheComo é voar de TACA - paozinho e salgadoComo é voar de TACA - Opções de bebidas: grey goose e red label

A refeição não foi tão boa como a do Brasil para o Peru, mas ainda foi bem melhor que os voos internos do Brasil e de muitos lugares do exterior. Era possível também pedir uísque ou vodka como bebida (não aconselhado para quem não está aclimatado à altitude de Cusco ;)).

Como é voar de TACA - chegando em Cusco

Como é voar de TACA - Olha o aeroporto de cusco lá em baixo

A paisagem vista da janela do avião é linda e, chegando em Cusco, você terá uma experiência emocionante para quem não está acostumado :mrgreen: Ao pousar, o avião vai passar perto das montanhas que rodeiam a cidade e a manobra para virar em direção à pista é bem fechada. Sente-se do lado esquerdo do avião para sentir um pouco mais de emoção ao ver a montanha crescendo durante a curva 😀

Informações extras:

  • Tente comprar as passagens com uma boa agência aqui no Brasil por alguns motivos:
    • Nós já ouvimos várias pessoas dizendo que tiveram problemas em comprar o trecho interno, como LIM-CUS, direto do site da TACA com cartão de crédito brasileiro.
    • Você pode conseguir um bom desconto ao incluir o trecho interno junto com o trecho Brasil-Peru
    • Comprando o trecho internacional junto do nacional, a franquia de bagagem do trecho nacional passa a ser a mesma do internacional, que é geralmente maior.
  • Confira com a sua agência e diretamente com a TACA se a TUUA (Tarifa Unificada de Uso de Aeropuerto) já está inclusa na passagem. Em teoria desde Outubro de 2010 todas as passagens já incluem a taxa, mas é melhor garantir para não ter surpresas no embarque.
  • O programa de fidelidade da TACA (Life Miles) pode ser usado em outras companhias como Avianca, Iberia, United Airlines e Lufthansa.
  • De acordo com o site da TACA, a franquia de bagagem entre Brasil e Peru é de no máximo 2 peças totalizando 32kg. A Lan, por exemplo, permite um total de 23kg apenas.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    25 Comentários
  1. qual é a franquia de bagagem TACA

  2. Estou indo ao Peru em fevereiro/2015. Tentei comprar a passagem pelo site, umas três tentativas, sem sucesso. Entrei em contato com o antedimento e eles me forneceram os três codigos de reserva. No RJ tem um escritório da AVIANCA no centro da cidade. Levei meus códigos, a moça que me atendeu mto atenciosamente, emitiu meus bilhetes sem cobrar a tx de emissão, parcelei em 10x e ainda me deu dicas e material gráfico sobre o Peru. Ainda nao voei e já fiquei super bem impressionada. Espero que seja assim até mha volta! /

    • Que legal, Elaine. Obrigado pela dica e que sua viagem seja ótima 🙂 Se puder voltar depois e contar como foi, eu agradeço.

  3. Olá! Os posts sobre o Peru estão ajudando MUITO!
    Mas quando fui comprar minha passagem de Juliaca a Lima, apareceu no final uma tal “Taxa Extra de Combustivel (taxa Q)” e não sei o que significa. Não encontro em lugar algum.
    Vocês saberiam me dizer? OBRIGADA! Flavia

    • Oi Flávia. É uma taxa que eles têm e não dá pra não pagar :/ Não sei por que ela é discriminada já que não tem como voar sem combustível 😛

  4. Acabei comprando minha passagem só para lima, agora estou cotando lima-cusco gente é beemm caro! e tento entrar no site da Taca sempre da errro! Alguma dica?

  5. Olá pessoal do Sundaycooks!!!!
    Iremos embarcar dia 09/09 para Lima pela TACA e surgiram algumas dúvidas:
    1) quando vocês compraram a passagem pela internet, o bilhete eletrônico não era todo “desconfigurado”? Na realidade é bem ruim de ler, tudo aglomerado e não consegui encontrar o Nº do voo. Enfim, será que devo ligar pra CIA? Pois não consigo realizar o check-in ?

    2) na hora da emissão dos bilhetes, não colocamos o Nº de fidelidade para milhas, é possível realizar no momento do check-in presencial?

    3) recebemos um e-mail de “leilão para upgrade de classe”, só que somente para 1 passageiro. Sabem se há possibilidade de conseguirmos participar do leilão os 2? Ou podemos tentar lá na hora dar uma “chorada”? Kkkk

    Enfim, muito obrigada!!! Vocês ajudaram muuuuito a montar nosso roteiro! Depois mando aqui!!!!

    • Oi, Verônica.

      Respondendo suas perguntas:

      1) sim, o ideal é entrar em contato direto com a TACA/Avianca pelo call center.
      2) sim, é possível colocar o número do programa de fidelidade na hora do check-in. Não esqueça de pedir para o atendente.
      3) hummm não tenho certeza, mas vale confirmar essa informação também com o call center. Aliás, eu faria isso assim que possível e não deixaria para a véspera da viagem.

      Divirtam-se! 😀

  6. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] principais e melhores companhias aéreas que operam no Peru são a Avianca/TACA e a Lan/Tam, ambas passando por um processo de fusão, e, como era esperado, são também as […]

  2. 1 2