Um dos primeiros passos para concretizar nossa viagem ao Peru foi a compra das passagens aéreas. Nós já tínhamos ideia de quanto tempo queríamos ficar em cada lugar, mas era tudo muito etéreo ainda 😛 Só depois que compramos as passagens para voar de TACA é que finalmente a nossa ficha caiu. Nós iríamos realmente ao Peru realizar um dos nossos sonhos de viagem 😀
Como é voar de TACA?
Fizemos os trechos Guarulhos-Lima-Guarulhos e Lima-Cusco-Lima pela TACA. Escolhemos voar de TACA principalmente por ela ser a companhia mais barata, mas descobrimos que mesmo sendo a mais barata, o serviço foi acima da média 🙂
Voando de TACA de Guarulhos a Lima
O check-in de Guarulhos para Lima foi normal e o voo saiu no horário.
O avião era um A320 relativamente novo, mas que não tinha sistema de entretenimento individual 🙁 O espaço entre as fileiras era bem legal para uma pessoa de 1,72m como eu.
O voo dura aproximadamente 5 horas e o café da manhã que nos foi servido estava bom, ainda mais se compararmos às costumeiras, e por que não, terríveis refeições servidas à fish class da maioria das companhias aéreas.
Voando de TACA de Lima a Cusco
Já no check-in de Lima para Cusco, eu achei que o caos havia nos encontrado, mas foi só um susto. Apesar de haver muita gente com muitas mochilas e apetrechos para fazer trilhas, tudo correu bem.
O avião era menor, mas tão novo quanto o que havíamos chegado em Lima e, além de sistema de entretenimento individual, possuía também uma entrada USB para carregar smartphones e tablets. Ponto para os meninos! 😛
Me pareceu meio estranho haver isso tudo num voo de apenas 1:30h e não haver no de 5h entre GRU e LIM. Vai entender… De qualquer forma, o espaço entre as fileiras era um pouco menor que o de GRU-LIM, mas ainda bem espaçoso para um voo curto como esse.
A refeição não foi tão boa como a do Brasil para o Peru, mas ainda foi bem melhor que os voos internos do Brasil e de muitos lugares do exterior. Era possível também pedir uísque ou vodka como bebida (não aconselhado para quem não está aclimatado à altitude de Cusco ;)).
A paisagem vista da janela do avião é linda e, chegando em Cusco, você terá uma experiência emocionante para quem não está acostumado Ao pousar, o avião vai passar perto das montanhas que rodeiam a cidade e a manobra para virar em direção à pista é bem fechada. Sente-se do lado esquerdo do avião para sentir um pouco mais de emoção ao ver a montanha crescendo durante a curva 😀
Informações extras:
- Tente comprar as passagens com uma boa agência aqui no Brasil por alguns motivos:
- Nós já ouvimos várias pessoas dizendo que tiveram problemas em comprar o trecho interno, como LIM-CUS, direto do site da TACA com cartão de crédito brasileiro.
- Você pode conseguir um bom desconto ao incluir o trecho interno junto com o trecho Brasil-Peru
- Comprando o trecho internacional junto do nacional, a franquia de bagagem do trecho nacional passa a ser a mesma do internacional, que é geralmente maior.
- Confira com a sua agência e diretamente com a TACA se a TUUA (Tarifa Unificada de Uso de Aeropuerto) já está inclusa na passagem. Em teoria desde Outubro de 2010 todas as passagens já incluem a taxa, mas é melhor garantir para não ter surpresas no embarque.
- O programa de fidelidade da TACA (Life Miles) pode ser usado em outras companhias como Avianca, Iberia, United Airlines e Lufthansa.
- De acordo com o site da TACA, a franquia de bagagem entre Brasil e Peru é de no máximo 2 peças totalizando 32kg. A Lan, por exemplo, permite um total de 23kg apenas.
Comentários
qual é a franquia de bagagem TACA
Valter, essa semana no check-in da Avianca (que agora faz parte do mesmo grupo da Taca), eles nos falaram duas malas de 16 quilos.
pelo site parece que o limite é mesmo de 32 quilos: http://www.taca.com/esp/syi/bag/bagfrebag.asp?id=14
Estou indo ao Peru em fevereiro/2015. Tentei comprar a passagem pelo site, umas três tentativas, sem sucesso. Entrei em contato com o antedimento e eles me forneceram os três codigos de reserva. No RJ tem um escritório da AVIANCA no centro da cidade. Levei meus códigos, a moça que me atendeu mto atenciosamente, emitiu meus bilhetes sem cobrar a tx de emissão, parcelei em 10x e ainda me deu dicas e material gráfico sobre o Peru. Ainda nao voei e já fiquei super bem impressionada. Espero que seja assim até mha volta! /
Que legal, Elaine. Obrigado pela dica e que sua viagem seja ótima 🙂 Se puder voltar depois e contar como foi, eu agradeço.
Olá! Os posts sobre o Peru estão ajudando MUITO!
Mas quando fui comprar minha passagem de Juliaca a Lima, apareceu no final uma tal “Taxa Extra de Combustivel (taxa Q)” e não sei o que significa. Não encontro em lugar algum.
Vocês saberiam me dizer? OBRIGADA! Flavia
Oi Flávia. É uma taxa que eles têm e não dá pra não pagar :/ Não sei por que ela é discriminada já que não tem como voar sem combustível 😛
Acabei comprando minha passagem só para lima, agora estou cotando lima-cusco gente é beemm caro! e tento entrar no site da Taca sempre da errro! Alguma dica?
Oi Raquel. Isso acontece bastante, pois ninguém imagina que a passagem Lima-Cusco custa tão caro. No post abaixo eu falo sobre isso e alternativas:
Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?
Mas, a não ser que você queira passar 21h num ônibus, o jeito é pegar avião :/
Olá pessoal do Sundaycooks!!!!
Iremos embarcar dia 09/09 para Lima pela TACA e surgiram algumas dúvidas:
1) quando vocês compraram a passagem pela internet, o bilhete eletrônico não era todo “desconfigurado”? Na realidade é bem ruim de ler, tudo aglomerado e não consegui encontrar o Nº do voo. Enfim, será que devo ligar pra CIA? Pois não consigo realizar o check-in ?
2) na hora da emissão dos bilhetes, não colocamos o Nº de fidelidade para milhas, é possível realizar no momento do check-in presencial?
3) recebemos um e-mail de “leilão para upgrade de classe”, só que somente para 1 passageiro. Sabem se há possibilidade de conseguirmos participar do leilão os 2? Ou podemos tentar lá na hora dar uma “chorada”? Kkkk
Enfim, muito obrigada!!! Vocês ajudaram muuuuito a montar nosso roteiro! Depois mando aqui!!!!
Oi, Verônica.
Respondendo suas perguntas:
1) sim, o ideal é entrar em contato direto com a TACA/Avianca pelo call center.
2) sim, é possível colocar o número do programa de fidelidade na hora do check-in. Não esqueça de pedir para o atendente.
3) hummm não tenho certeza, mas vale confirmar essa informação também com o call center. Aliás, eu faria isso assim que possível e não deixaria para a véspera da viagem.
Divirtam-se! 😀
Ola, vi algumas pessoas comentando pela internet que tiveram que pagar uma taxa de 178 dólares ao depachar a bagagem pela avianca nos voos nacionais, uma especie de taxa de turismo. Vc sabe informar melhor sobre isso.
Oi, José.
Você comprou os trechos internos no Peru separados dos voos internacionais? Acredito que essa seja uma informação antiga, mas recomendo checar diretamente com o SAC da própria companhia.