Quem vai para Munique e região da Baviera já deve ter ouvido falar do Bayern Ticket. Para quem não sabe, esse ticket permite que você utilize qualquer trem regional ou transporte público quantas vezes quiser por um dia inteiro, desde que dentro dessa região. Neste post eu explico como comprar o Bayern Ticket, seu preço e suas pegadinhas, mas uma coisa é certa: ele vale a pena!

Mapa das linhas de trens da Bavária

Eu adoro esse mapa, pois ele mostra, não somente todas as estações válidas, mas também o tempo entre cada uma delas. E na Alemanha esse tempo é seguido à risca.

Bayern Ticket ou Bavaria Ticket

O Bayern Ticket é um passe da Deutsche Bahn (empresa de trens da Alemanha) que permite o uso ilimitado dos trens regionais da Bavária (estado alemão cuja capital é a minha queridinha Munique) e dos transportes públicos de cada uma de suas cidades.

Isso significa que, com apenas um passe, é possível visitar FüssenNuremberg, Rothenburg ob der Tauber ou até Salzburg na Áustria, utilizar o transporte público dentro delas e ainda voltar pra Munique, por exemplo, por uma pechincha! Ah, e mais 4 pessoas podem viajar com você pagando apenas 5 euros a mais para cada uma delas 😀

Qual transporte é válido para o Bayern Ticket?

Trens regionais

Os trens regionais são os trens mais lentos, cujas linhas têm as seguintes siglas: S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB.

Note que qualquer outro trem de longa distância (IC, ICE, DECRJ, TGV e os trens noturnos EN e CNL) NÃO está incluso nesse ticket.

Transporte público

Além dos trens regionais, o Bayern Ticket pode ser usado no transporte público (metrô, trams e ônibus) de qualquer cidade da região e em praticamente qualquer ônibus regional fora de Munique (SEV e RVO).

Cidades fora da Baviera

Algumas cidades fora da Baviera também podem ser visitadas com o Bayern Ticket como Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.

Como comprar o Bayern Ticket - Estação de Salzburg com os Alpes ao fundo

Validade e regras do Bayern Ticket

  • Até 5 adultos podem usar o mesmo ticket.
    • Isso mesmo! Ao comprar o Bayern Ticket, você poderá levar mais 4 adultos. E se um dos adultos (apenas um deles) quiser viajar com seus filhos ou netos de até 15 anos, eles não pagarão nada e não são somados na quantidade de pessoas do ticket 😀
  • Bayern Ticket Single
    • Vale apenas para 1 pessoa. Portanto não compre este se você estiver acompanhado.
  • Viagens ilimitadas nos trens regionais durante a validade do ticket.
    • Apenas trens das linhas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB poderão ser utilizados.
  • Algumas cidades fora da Baviera também estão incluídas
    • Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
  • O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:
    • Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
    • Finais de semana: da meia-noite de um dia até as 3h da manhã do dia seguinte

Veja todas as condições e valores do Bayern Ticket atualizados neste link.

A dica para otimizar o uso do Bayern Ticket é procurar planejar sua viagem para o final de semana, pois você pode pegar trens em horários mais cedo para aproveitar melhor o dia. Agora, se você não sai do hotel antes das 9 da manhã, qualquer dia é um bom dia para usar o bilhete 😛

Preço do Bayern Ticket

O preço do ticket é muito barato para o que ele oferece, principalmente se você viajar acompanhado. Além disso, ele é perfeito para conhecer diversos castelos e cidades da Baviera e da Rota Romântica.

Por exemplo, você pode utilizar o ticket tanto para ir a Füssen visitar o castelo de Neuschwanstein, como para ir a Salzburg, comer uma das melhores linguiças da sua vida 😛

É possível comprar o Bayern Ticket nas máquinas encontradas em quase todas as estações de trem e metrô, na internet ou nos guichês (Reisezentrum), neste último há um acréscimo de 2 euros.

  • 1 passageiro: 23 euros
  • 2 passageiro: 28 euros
  • 3 passageiro: 33 euros
  • 4 passageiro: 38 euros
  • 5 passageiro: 43 euros

Atualizado em 28/10/2016.

Como comprar o Bayern Ticket?

Não é preciso comprar o Bayern Ticket com antecedência, pois não há um limite diário de tickets ou de pessoas dentro dos trens. Por isso eu sugiro que você deixe para comprar o bilhete no dia anterior ou mesmo no dia da viagem se o horário assim o permitir 🙂

Comprar o ticket sem muita antecedência permite que você flexibilize seu roteiro. Vai que no dia que você queria ir para Neuschwanstein está chovendo por lá? Seria melhor, então, ir nos dias seguintes, não é mesmo?

Comprando diretamente no guichê da Deutsche Bahn

Se você fala inglês, comprar no guichê da DB será super tranquilo, bastando pedir para o atendente. É uma boa opção caso apareça alguma dúvida sobre os horários dos trens. A desvantagem é ter de pagar 2 euros a mais por isso. Na nossa consulta ao guichê, um atendente nos ajudou a comprar diretamente na máquina, nos poupando os 2 euros e ajudando a evitar a fila 😉

Comprando nos caixas automáticos

Minha maneira preferida 🙂 Os caixas automáticos para comprar o Bayern Ticket são os mesmos que vendem passagens de trem e estão em todas as estações da DB e em algumas de metrô (U-Bahn e S-Bahn) e de tram.

Como comprar o Bayern Ticket - Máquina de compra de tickets

Comece escolhendo a língua que preferir, depois vá em All Offers (Todas as Ofertas) e então em Leisure and Special Offers ou Offers per Federal Land, dependendo se o sistema da máquina está atualizado ou não.

Como comprar o Bayern Ticket - All Offers

Como comprar o Bayern Ticket - Leisure and Special Offers

Agora clique em Bavaria-Ticket, other Bavaria offers (Bayern Ticket/Ticket da Baviera, outras ofertas da Baviera) e em seguida escolha o Bavaria-Ticket (Bayern Ticket).

Como comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket, other Bavaria offers

Como comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket

Selecione em que data quer viajar, e na tela seguinte revise a compra e o preço. Por fim, clique em Pay (Pagar) e siga as instruções de pagamento.

Como comprar o Bayern Ticket - Selecione a data

Como comprar o Bayern Ticket - Revise e pague

A maioria das maquininhas aceita cartões de crédito, cartões de débito e, claro, dinheiro e moedas.

Pronto! Agora é só entrar no trem dentro dos horários permitidos e passear pela Baviera 😀

Atenção: pode ser que alguma das telas tenha mudado por causa de alguma atualização de sistema, mas a ideia é a mesma.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    141 Comentários
  1. Olá,
    Estou indo a Munique e quero comprar o Bayern ticket para ir aos Castelos. Porém vi que durante a semana só vale a partir das 9:00 e o primeiro trem saindo de Munique para fussen é Às 8:53. Quase comprei este, mas uma amiga me alertou que se eu for parada pela fiscalização neste trem, pagaria multa por estar usando o Bayern ticket antes das 9:00!! Isso procede?? Grata, Lorena

    • Lorena, é isso mesmo. Entrar no trem com o bayern ticket antes do horário é contra as regras e eles podem (e vão) te multar 😉

  2. Olá, tudo bem? eu tenho uma dúvida: na hora de comprar o Bayern ticket no site da DB, antes de confirmar o pagamento, apareceu a seguinte mensagem:

    “One-Way Ticket, 2 adults, 2nd class, München Hbf – Rothenburg o d Taub.
    Bayern-Ticket
    Specific-train booking, i.e. your ticket is only valid on the trains printed on the ticket. Valid only for passengers accompanying a BahnCard holder who has a valid ticket with BahnCard discount. Please enter the first name and surname of every passenger before departure. No exchanges, no refunds.”

    Aí fiquei com medo pois não tenho o BahnCard discount..
    A pessoa precisa ter esse cartão de desconto para comprar o Bayern Ticket online?

    Muito obrigada….

    • Oi Débora. Estranho isso. O bayern ticket não precisa de bahncard. Será que vc não comprou com essa opção ativada? Outra coisa, você pode comprar o bayern ticket já na Alemanha, não precisa comprar online. Eu deixaria pra comprar lá e, em caso de dúvida, perguntar pra alguém, pq esse site da DB é terrível 🙁

  3. Olá, estou “devorando” seus posts sobre Munique.
    Tenho dúvidas, estou viajando com meu marido e filhas de 11 e 15 anos. Parto de Salzburgo para Munique e quero comprar o Bayern ticket para fazer este trecho da viagem. Nesse caso as máquinas de venda da DB estão disponíveis para compra na cidade de Salzburgo? Caso opte pela compra on line os ingressos são entregues como? Neste caso como tem duas crianças de 11 e 15 anos elas pagam o Bayern ticket ou viajam com o Bayern ticket que o adulto comprará? Observei que o destino final da viagem é a estação central de Munique, porém tem uma parada antes na estação ostbanhof, posso descer nesta estação?
    Grata

    • Oi Patricia.

      Online é importante que seja possível imprimir, caso contrário é melhor comprar lá na hora. Imagino que seja possível comprar em Salzburg sim, já que ela faz parte do Bayern Ticket. Comprando o de grupo, vocês 4 podem viajar normalmente. Você pode descer em qualquer estação que o trem pare com o Bayern Ticket.

  4. Patricia tenho uma dúvida sobre o Bayern Ticket: Ele custa 23 euros e cada adicional custa 5 euros cada,dizem , então o valor seri o seguinte: 3 adultos , também que se tiver filhos entre 11 e 15 anos, eles não pagam, mas a dúvida é a seguinte, como são no máximo 5 pessoas que podem usar o Tick, o valor totl seria 23+3+3= 29 euros e as duas crianças não pagariam,então com 29 euros viajariam 3 adultos e as duas crianças, ou quando o numero de adultos ultrapassa duas pessoas as crianças pagam como adultos , parece-me que vi esta informção em algum local mas não me lembro onde.
    obrigado
    parabéns pelo seu trabalho.

  5. Olá. Esse passe vale pra 5 pessoas, pra metro , onibus e trens. Mas como fazem para entrar em um metro por exemplo, não existe roleta?

    • Oi Cleito.

      É isso mesmo. Não existe catraca, basta entrar na estação, subir no metro e descer depois 😉 Só se algum fiscal te parar é que você precisa mostrar o ticket.

  6. Pessoal, vou para a Alemanha agora em dezembro.

    Chego em Frankfurt.

    No outro dia vou para Nuremberg e ficarei apenas dois dias.

    Depois vou descer para Munique.

    Contudo a passagem de Nuremberg para Munique está bem mais cara do que se eu comprasse o Bayern Ticket.

    Vale a pena comprar o BT pouco antes do horário do trem e depois utilizá-lo para já ir para Munique.

    Não corro o risco de não encontrar vaga no trem?

    Como funcionaria?

    Já tenho hotel reservado em Munique.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Fernando.

      O Bayern Ticket pode ser comprado a qualquer momento. Os trens na alemanha aceitam passageiros de pé e você pode fazer reserva de assento, mas não com o Bayern Ticket. Em todo caso, não acho que seja problema e, de uma forma ou de outra, após algumas estações você consegue sentar. Sentar no vagão restaurante é uma boa opção se vc nao encontrar lugar nas outras partes.

  7. 1 5 6 7
Deixe seu Comentário