Você vê aquela promoção tentadora para os Estados Unidos e, quando vai conferir, percebe que você irá voar de Avianca. Nas primeiras vezes que ouvimos falar desta companhia ficamos apreensivos, mas será que essa apreensão tem fundamentos? Será que vale a pena voar de Avianca?

O que devemos saber ao voar de Avianca?

A Avianca opera inúmeras rotas tanto dentro da América Latina quando para o Caribe, Estados Unidos e Europa. Como seu hub principal é em Bogotá, Colômbia, é quase certo que você irá fazer uma conexão por lá 🙂

Eu já tinha uma curiosidade para voar de Avianca, por tudo o que eu já tinha ouvido falar dela, então aproveitei que ela tinha a melhor tarifa para a Cidade do México fui lá conferir como era. E de quebra, como esperado, pude conhecer um pouquinho do aeroporto de Bogotá 😛

Como é voar de Avianca - tela individual

Franquia de Bagagem

Franquia de bagagens, esta incompreendida.

Afinal de contas, quanto posso levar de muamba peso?

  • A mala de mão pode pesar até 10kg.
  • Para destinos de e para a América Latina, com exceção do México, são permitidas até 2 malas cujo peso combinado seja de 32kg no máximo.
  • Já para o México, EUA, Canadá e Europa, são permitidas 2 malas de 23kg cada.

Mais detalhes aqui.

Programa de Milhagem

Hoje a Avianca faz parte da Star Alliance, o que significa que seu voo pode pontuar em um dos diversos programas de fidelidade das outras cias aéreas pertencentes ao mesmo grupo. Uma dica bacana: peça o cadastro dos pontos no momento do seu check-in. É mais rápido e você não corre o risco de perdê-los porque perdeu o comprovante do vôo 😉

Entretanto, neste período de transição do mercado aéreo, os voos com a Avianca não pontuam na Tam por questões de reservas mercadológicas, afinal a Tam se fundiu com a Lan, e está migrando para o grupo One World, e a Avianca se uniu com a Taca.

Outro detalhe importante sobre milhas: o programa Life Miles da Avianca Internacional por enquanto não está integrado com o programa Amigo da Avianca Brasil. Segundo a atendente no check-in da Avianca em GRU, essa situação deve mudar em breve. A Avianca Brasil deve entrar na Star Alliance no começo de 2014, integrando, assim, os programas de milhagem.

Como é voar de Avianca - espaço para pernas

Check in e aeronave

Voamos de Guarulhos até Bogotá num Airbus. Esse trecho durou aproximadamente 6h e foi feito numa aeronave bem nova e confortável, mais nova até que a utilizada no trecho Bogotá – Cidade do México que teve duração de pouco mais de 4h30. Mesmo neste último trecho, a aeronave ainda era melhor que o que temos visto ultimamente em outras companhias.

Dica: Se ao chegar em GRU a fila no check-in estiver muito grande, prefira o auto-check in. Ele é mais rápido, prático e funcionou super bem.

Já no nosso retorno ao Brasil, o voo que nos traria de Bogotá para São Paulo acabou atrasando por mais de uma hora por conta de problemas no aeroporto para liberar o estacionamento da aeronave no finger correto.

Entretenimento e serviço de Bordo

Na TV individual era possível assistir a séries americanas e a filmes lançados nos últimos meses. Já a comida, posso dizer que foi boa tendo em vista a baixa qualidade dos serviços de bordo prestados em algumas companhias aéreas.

Já o serviço de bordo também era acima da média com direito a bebida alcoólica nas refeições. O omelete que comi foi o melhor omelete de avião dos últimos tempos >.<”

Como é voar de Avianca - café da manhã

Afinal, como é voar de Avianca?

Em resumo, posso dizer que gostamos do serviço prestado pela Avianca 🙂

Comparada às cias americanas como United Airlines e American Airlines, a Avianca apresenta um serviço muito bom e aeronaves que vão de boas a muito boas. Bônus: A Avianca Brasil tem a mesma qualidade da sua irmã Internacional 🙂

Ultimamente, as companhias da América Latina têm apresentado um serviço superior às maiores companhias norte-americanas. Sendo assim, se uma promoção surgir para voar para algum destino bacana com a Avianca, não pensarei duas vezes antes de clicar no botão “confirmar”. (Na verdade pensarei sim, mas na dívida do cartão de crédito :P)

Como é voar de Avianca - fileira do meio

E para os publicitários de plantão ou fãs de marcas, esta semana, a Avianca apresentou sua nova marca que achei um tanto quanto parecida com a nova marca da American. Também anunciaram que, devido à fusão, eles devem encerrar a marca Taca, o que me deixou um tanto quanto nostálgica, pois a nossa aventura rumo à Machu Picchu começou num voo da Taca. Agora sim vão me chamar de idosa quando repetir essas histórias: “Tá vendo? A cia que você voou nem existe mais.”

Ossos do ofício, meu caro leitor :mrgreen:

Conte-nos sua experiência em vôos Avianca 🙂

Foram tão bons para vocês como foram para nós?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    15 Comentários
  1. Não faz muito tempo que voei pela Avianca pela primeira vez – mas no Brasil. Meu namorado sempre reclama muito do espaço das aeronaves, nas laterais e principalmente para as pernas; a bem da verdade, ele viaja com as pernas esmagadas contra a poltrona da frente. Um dia desses, resolvemos experimentar o voo da Avianca para Salvador pois tinha o melhor preço e horário. Qual não foi nossa surpresa ao topar com um avião novinho, espaçoso, com equipe atenciosa e eficiente? Ainda por cima, nunca vimos nossas bagagens chegarem tão rápido (e incólumes) à esteira. Adoramos, e acabamos repetindo a dose outras vezes. 🙂

    • É verdade, Solange. Nós também viajamos de Avianca aqui no Brasil de Maceió para Salvador e foi muito bom. Por isso escolhemos ir para o México com ela também 🙂

  2. Eu viajei pela Avianca pra NY e não tive a mesma sorte que vocês… 🙁
    Minha experiência tá narrada aqui:
    http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2011/04/pra-nova-york-de-avianca.html
    Recentemente, viajei para o Rio e gostei mais. Aeronave nova e espaçosa. Preço e serviço bons.

    • Que pena, Carmem que o vôo de vocês foi tão ruim. Mas pelo que percebi, muita coisa mudou (exceção ao atraso para chegar nos fingers :/) e a sala VIP agora é bem ajeitadinha e o aeroporto está melhor também. Espero que tenham mais sorte se pegarem Avianca novamente.

  3. Voce pegou quais aeronaves:? A 319 e A 330?
    OS OVerheads Bins sao grandes? tem foto? ou sabe a dimensao exata dele?
    obrigado

    • Oi Fernando. Não faz pergunta difícil não 😉

      Mas se não me engano, era um A330 (tá na foto, pelo menos :P).

      O bagageiro era de tamanho normal e cabia uma mala de mão do tamanho permitido pela companhia 😉 Talvez até mais um pouquinho. Tem uma foto q dá pra ver um pedacinho dele.

  4. Qual é o peso na verdade para a bagagem despachada, até 32kg ou duas malas de 32kg em viagem pela América Latina?

    • Oi Elaine.

      Realmente, está confuso >.< Acabei de arrumar o post e coloquei o link para o site da avianca internacional: A mala de mão pode pesar até 10kg. Para destinos de e para a América Latina, com exceção do México, são permitidas até 2 malas cujo peso combinado seja de 32kg no máximo. Já para o México, EUA, Canadá e Europa, são permitidas 2 malas de 23kg cada.

  5. Olá !!! A bagagem de mão pode ser até 10 quilos mesmo em voos nacionais ? Pesquisei e achei diferente a bagagem de mão ser até 10 kg porque nas outras companhias e só podiam 5 kg por isso quero tirar essa dúvida ,Obrigada!

    • Stefanie,

      boa pergunta. O grande problema é que a Avianca Internacional ainda não fez a fusão com a Avianca Nacional e por isso acabam operando como dias companhias aéreas diferentes e com regras para bagagens também diferentes.

  6. O maior trauma da minha vida foi viajar com a Avianca. Nunca viajei com a companhia em vôos nacionais, mas fora do Brasil não recomendo pra ninguém! Comissárias de bordo de mal humor, comida pior que de hospital, e muito, muuuuito descaso com os clientes! Eles extraviaram a minha mala e não deram a mínima. Postei a história na página do facebook deles, e ao invés de tentar resolver a situação o que eles fizeram? Tiveram a cara de pau de ocultar a publicação! Provavelmente porque ficaram assustados com a repercussão, já que em menos de 24hrs meu post teve mais de 200 likes e 23 compartilhamentos.
    Mas o que esperar de uma companhia cujo avião já decolou deixando 16 passageiros para trás (situação que aconteceu em Brasília, na última quarta feira, dia 3 de fevereiro)? Ou então que já perdeu a mala de 50 passageiros indo para Aruba (minha amiga teve a infelicidade de estar no vôo)?
    Um absurdo, não recomendo pra ninguém!

    • Fernanda,

      Eu já passei por isso com outras companhias e entendo perfeitamente tudo o que você está sentindo agora.

      Você já abriu o processo de rastreio diretamente no SAC da empresa ou entrou em contato apenas pelo Facebook? Faça isso e deixe todas as informações registradas. Entre em contato com a ANAC e o PROCON também.

  7. Gostaria de verificar se alguém pode compartilhar a opinião de voo na Avianca de GRU para Los Angeles (com uma escala em Bogotá) em relação ao entretedimento, serviço de bordo e espaço nas poltronas.
    Obrigado.

    • Oi Rubens, esse voo nosso é sobre nossa ida para a cidade do méxico via bogotá. Não há muita diferença para LA não.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] principais e melhores companhias aéreas que operam no Peru são a Avianca/TACA e a Lan/Tam, ambas passando por um processo de fusão, e, como era esperado, são também as […]