Sempre que nós vamos viajar para um país cuja moeda não é nem o Dólar, nem a Libra, nem o Euro, eu já fico me perguntando se devemos tentar comprar papel moeda aqui no Brasil, fazer saques no exterior ou levar dólares para trocar lá. Para esta viagem ao país dos Aztecas não poderia ser diferente, então vejamos qual moeda levar para o México 🙂

Como você faz quando vai viajar? Prefere levar papel moeda, fazer saques ou trocar dólares e reais no exterior?

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Para ajudar ainda mais nossos leitores, nós fechamos uma parceria ainda melhor que a anterior com a Confidence e agora somos correspondentes cambiais da empresa. Isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira com toda a segurança que a Confidence oferece, mas com uma vantagem, nossas taxas de conversão são as menores possíveis 😀 Veja mais detalhes abaixo:

Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?

Qual moeda levar para o México - Notas do modelo novo

Qual moeda levar para o México?

O Peso Mexicano (MXN) é a moeda oficial do México e você sabe de onde vem o nome “Peso”, tão comum nas moedas dos países da América Latina? Pois então, o nome “peso” vem do antigo Dólar Espanhol que tinha o “peso oro” e “peso plata” (pesos ouro e prata respectivamente) e que, com o passar do tempo, foi mudando de nome e moeda e chegando ao atual Peso Mexicano.

Curiosidade: Você sabia também que o Dólar Espanhol também é tataravô do Dólar Americano? 😛

Qual moeda levar para o México - Papel moeda de 1913

Legal a história, mas qual moeda eu devo levar ao México?

Faça saques diretamente em Pesos Mexicanos

Essa é a primeira dica que eu sempre dou: faça saques em moeda estrangeira sempre que possível, pois é normalmente a melhor opção.

Você paga menos taxas (o IOF custa 0,38% contra 6,38% dos cartões de crédito) e a cotação utilizada tende a ser um pouco melhor que a cobrada quando compramos moeda estrangeira em casas de câmbio. Além disso, você evita perder dinheiro uma segunda vez ao trocar dólares ou outra moeda pelo dinheiro local.

Ao chegar na Cidade do México ou no seu destino no país, procure pelos caixas eletrônicos no aeroporto e faça seu primeiro saque. Ao contrário do que normalmente acontece nos países da América Latina como Peru e Argentina, os caixas eletrônicos que utilizei na Cidade do México não me cobraram nenhuma taxa além das que meu banco aqui do Brasil cobrou \o/

Qual moeda levar para o México - 200 pesos frente modelo antigo

Dica: Faça saques sempre em uma quantia que sirva para 2 ou 3 dias pelo menos para diluir as taxas por saque que seu banco cobra de você. No México 1800 – 2400 MXN (equivalentes a 300 – 400 reais) são quantias razoáveis para alguns dias 🙂

Para mais detalhes sobre saques internacionais, veja estes posts:

Como usar o cartão de débito internacional

Aumento de IOF: Qual seu verdadeiro impacto

Use os Cartões de Crédito e Débito

Na Cidade do México, em Cancún, nas cidades turísticas e lojas maiores você consegue usar o cartão de crédito e débito sem maiores problemas, mas é sempre importante ter pesos com você para aquelas lojinhas e barraquinhas de artesanato e também para pagar o transporte público. Outra dica é ter sempre notas pequenas e moedas para evitar usar notas grandes em locais não muito confiáveis.

Qual moeda levar para o México - 200 pesos trás modelo antigo

Usar a função débito é melhor que usar o crédito, pois o IOF é menor e o câmbio é fechado no dia da compra, evitando flutuações muito grandes do valor do dólar. Apenas lembre-se de que há limite diário de gastos e que esse limite também influencia na quantidade de dinheiro que você pode sacar.

Para uma análise sobre cartão de Crédito e Débito, veja também:

Vale a pena acumular milhas no cartão de crédito?

Qual moeda levar para o México - 200 pesos frente modelo novo

Vale a pena levar Peso Mexicano para o México?

Sim! 😛 Mas você vai precisar encontrar uma casa de câmbio que tenha os Pesos Mexicanos para vender.

Curiosidade: O site do Banco Central do México é www.banxico.org.mx. E mais não digo 😛

Você conhece alguma casa de câmbio no Brasil que vende Pesos Mexicanos?

Vale a pena levar Dólar?

Vale também, ainda mais se você já tiver alguns dólares com você, pois assim, você pode levá-los apenas para algum imprevisto e economizar fazendo saques diretamente no México 🙂

Qual moeda levar para o México - 200 pesos trás modelo novo

E Real, vale a pena?

Sabe aquela frase: Seguro morreu de velho? É mais ou menos assim que você deve pensar se quiser levar Real para trocar no México. Contudo, eu não me preocuparia em levar Real não, ainda mais sendo super fácil comprar dólar aqui mesmo no Brasil antes da viagem.

Que moeda você levou para o México? Como fez para trocá-la?

Tem alguma indicação de local para trocar o dinheiro no México?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    54 Comentários
  1. Olá Fred, uma dúvida: o saque em caixa eletrônico no México não incidiria o IOF mais alto, de 6.38%?

    • A única maneira de não pagar 6,38% de IOF é comprando papel moeda, contudo, a diferença do valor do câmbio turismo para o comercial faz a diferença cair um pouco. Mas mais que isso, o peso mexicano é considerado moeda exótica, ou seja, a diferença da cotação oficial do banco central para a que vc vai encontrar nas casas de câmbio é muito maior que os 6,38%, por isso comprar peso mexicano aqui não é vantagem.

      Claro, sempre vale a comparação para saber o que vale mais a pena, mas é preciso fazer a comparação correta, com os valores das casas de câmbio e não a oficial do banco central.

  2. Ola. Estarei viajando para o Mexico DF e com a alta do dolar pretendo levar Reais para trocar por pesos mexicanos no aeroporto do DF. Esta é a melhor alternativa para ter menos perdas? É facil fazer esta conversão no proprio aeroporto da cidade do Mexico??? Obrigada Maria Luiza

    • Maria,

      Ainda vale a pena levar dólares para trocar no México. Não é uma boa ideia levar real para o país, pois não há procura pela nossa moeda por lá e a cotação será ruim.

  3. Boa noite,

    Achei muito legal esse poste aqui para retirar dúvidas…
    Mas uma dúvida ainda persiste… Se alguem puder me dar uma dica ficarei muito grato… =]
    Vou em abril/2016. esta chegando já… rsrs…
    estou com 635 dólares e tenho mais 1 mil reais. Ai vem a dúvida:
    Deixo esses mil reais em minha conta e faço um saque em pesos mexicano quando chegar la?
    Compro dólares que der com esses mil reais e quando chegar la troco por pesos mexicanos? ou
    Compro pesos mexicanos aqui no Brasil? se nao me engano 1 mil reais para tocar por pesos mexicanos em brasilia daria uns 4.000 mil pesos hoje.

    Alguem pode me dar uma orientação? nao sei o que fazer =/…

    • Oi Basílio.

      Comprar dólares provavelmente será a melhor opção.
      Sacar em pesos mexicanos é a segunda (por causa dos 6% a mais de IOF), mas é vantajoso para não ter de carregar muito dinheiro com você.
      Comprar peso mexicano aqui nunca será vantagem, apenas se, por um acaso, vc quiser um pouco para garantir a saída do aeroporto até seu hotel (trocar dólares no aeroporto nunca é muito bom tb).

      Entre em contato conosco para fazermos uma cotação de moeda para você, nossas taxas são as melhores 😀 (somos correspondentes cambiais da Confidence 🙂 )

      Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?

  4. Olá pessoal, to indo pro México em junho e tenho uma grande dúvida sobre o dinheiro. Vale mais a pena sacar diretamente em peso mexicano lá ou trocar real por dolár no Brasil e dolár por peso no México?

    • Oi Amanda.

      Eu diria que depende do seu banco. Se ele não cobrar taxas absurdas, vc pode sacar por lá, mas é sempre bom levar um pouco de dólar também por garantia para trocar lá. Se o saque não for uma opção, você também pode comprar um pouco de peso mexicano por aqui, para as primeiras despesas, mas acho que levar dólar é mais interessante.

  5. Estou embarcando agora, dia 17 e estou na mesma dúvida que a Amanda.

  6. Olá,

    o Banco Rendimento faz a trocar por peso direto aqui no Brasil. Só tem que agendar antes a data.

  7. Olá tenho mil reais em mãos e gostaria se eu compra-se o peso mexicano quanto pesos dariam

  8. 1 2 3
Deixe seu Comentário