atualizado em:

Vale a pena usar o cartão de débito internacional?

IOF, variação cambial e taxas: quais são as pegadinhas e vantagens de usar o cartão na função débito internacional?

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Faz uns anos que a história do aumento de IOF começou a fazer as pessoas consideraram outras formas de pagamento numa viagem para o exterior, mas notei que ainda existem dúvidas sobre como usar o cartão de débito internacional do seu banco.

Mas Fred, é possível usar meu cartão de banco para fazer compras e saques no exterior?

Sim! E, em tempos de câmbio instável, essa pode ser uma maneira de evitar a variação cambial inerente do cartão de crédito.

Como usar o cartão de débito internacional?

Sem entrar no mérito de discutir as várias formas de fazer compras internacionais – o Ricardo Freire fez um ótimo post explicando cada uma delas no Viaje na Viagem -, vou explicar como usar o cartão de débito internacional e também, antes de tudo, como saber se ele é internacional.

Como descobrir se o cartão de débito do seu banco é internacional?

Olhe atrás do seu cartão e veja se os símbolos da Cirrus ou Plus estão lá.

Se sim, é praticamente certo que ele pode ser usado internacionalmente. Mas como ninguém quer ter surpresas, ligue também para seu gerente de banco e confirme.

Um detalhe: o MasterCard Maestro está para o Cirrus assim como o Visa Electron está para o Plus. Em alguns lugares do mundo há os dois, mas em outros há apenas um. Como no Brasil existe apenas o Maestro e Electron conferir se seu cartão tem o Cirrus ou Plus é uma maneira quase garantida de saber se ele é internacional.

Quais as vantagens de usar o cartão de débito internacional no exterior? E as desvantagens?

O governo resolveu igualar o IOF do cartão de débito internacional e do cartão de crédito, tirando uma das grandes vantagens que o débito tinha sobre o crédito. Ou seja, ambos hoje cobram 6,38% de IOF (veja mais detalhes sobre o IOF aqui), mas mesmo assim, ainda há pontos positivos para utilização dessa função. Vamos lá!

Vantagens

Cotação do dólar utilizada na conversão

No cartão de débito internacional, a cotação do dólar é a do dia da transação (às vezes até do mesmo momento), e não a do pagamento da fatura como ocorre com o crédito. Em tempos de dólar instável, a chance de ter sustos com variação cambial é menor quando usamos o cartão de débito internacional.

Fazer saques e compras com débito direto da sua conta

Isso evita a necessidade de levar muito dinheiro vivo.

Claro, existem taxas que seu banco pode cobrar pelos saques e o valor do dólar (incluindo a diferença de IOF) costuma ficar em torno de 3% a mais que se levasse moeda estrangeira. Então pense bem se essa segurança extra vale a pena pelo “custo” a mais. Eu, particularmente, prefiro a segurança.

Desvantagens

Limite de gastos que é relativamente baixo

O limite para o uso do cartão de débito internacional costuma ser baixo para compras grandes, mas suficiente para gastos do dia a dia. Em alguns casos, seu gerente pode aumentar esses limites.

Há cobrança de taxas pelo seu banco e às vezes pelo caixa eletrônico internacional

Converse com seu gerente para saber se seu banco cobra taxas extras pelo uso do cartão de débito internacional, tanto para saques (mais comum), quanto para compras (mais raro).

Como usar o cartão de débito internacional?

Agora que você já sabe que seu cartão de débito é internacional, o próximo passo é habilitá-lo para utilização fora do Brasil (por questões de segurança, ele é bloqueado para esse tipo de utilização).

Dependendo do seu banco ou sua conta, você poderá fazer essa liberação, que também é chamada de aviso viagem, pela internet, pelo caixa eletrônico ou somente com seu gerente. Uma coisa é certa, você deverá informar os países e o período da viagem.

Cartão de débito internacional liberado, basta proceder nas compras nas lojas exatamente como no Brasil. Simples assim!

Para saques,procure um caixa eletrônico com os símbolos da Cirrus ou Plus e realize os saques seguindo as instruções da tela – geralmente elas aparecem em inglês.

Aqui temos um detalhe para clientes que utilizam senhas de 6 dígitos para saques: se seu banco pede os seus dígitos para realizar saques (como o Itaú), pode ser que seja necessário digitar a senha completa também quando fizer saques no exterior.

Pegadinhas ao utilizar o cartão de débito internacional

Cartões múltiplos

Quando débito e crédito estão no mesmo cartão, você precisa ficar atento ao fazer compras, pois normalmente a opção padrão é a de crédito. Peça sempre que utilizem a versão débito quando fizer um pagamento ou escolha essa opção ao fazer um saque no caixa eletrônico.

Entretanto, a maioria das pessoas que utilizou esses cartões múltiplos no exterior comentou que, mesmo conferindo a opção débito, todas as compras e saques foram processadas como crédito.

Por isso nós indicamos que você peça um cartão de débito exclusivo se pretende utilizar essa função no exterior, evitando dores de cabeça e gastos extras.

Taxas cobradas pelos bancos

Cuidado também com as taxas cobradas pelo seu banco para a utilização da função débito. No Itaú eu não pago taxas sobre despesas no débito, mas pago quase R$20 por saque. Já no Banco do Brasil, eles cobram 2,5% de taxas em cima de qualquer transação (compras no débito ou saque internacional) além de cobrarem um valor fixo sobre os saques. (Esses números podem variar dependendo do seu tipo de conta).

Cuidado com o limite de gastos diários no débito

Cada banco e cada conta tem um limite diferente que pode ser diário ou semanal. E o pior: compras e saques usam o mesmo limite que, além de tudo, é sempre em cotado em real.

Aproveite que você vai ligar para seu gerente para habilitar seu cartão de débito internacional, confirme os limites e taxas cobrados e evite sustos.

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda estrangeira oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para você economizar ao máximo na hora de viajar.

Se você costuma usar a função débito internacional nas viagens ou já teve problemas ao utilizar seu cartão múltiplo (débito e crédito no mesmo cartão) no exterior, por favor, compartilhar com a gente sua experiência!

Assine nossa newsletter!

Comentários