Quase todo mundo que viaja quer ficar conectado. Já imaginou não conseguir acessar seu roteiro no Google Maps? Ou perder a reserva num restaurante ou então não ter conexão para usar um app de transporte? Nem sempre dá pra sobreviver na estrada apenas com o wifi das áreas públicas. Aí que entra a famosa dúvida: vale a pena usar o roaming das operadoras do Brasil?
Com preços relativamente altos para a ativação e uso do serviço, será que realmente compensa? Vamos analisar.
Leia mais:
Roaming: a oferta das operadoras do Brasil
Pacote de Roaming Internacional da Vivo
A Vivo oferece o sistema de roaming diário chamado Vivo Travel, para quem tem planos pós-pagos.
O serviço de 40 reais diários para as Américas e Europa e 60 reais na Ásia, África e Oceania.
Ativado quando um dos serviços listados é utilizado, o roaming da Vivo destaca como vantagens:
- 50 minutos para fazer ligações locais ou para o Brasil.
- Franquia para acesso à internet via rede de dados 2G, 3G ou 4G
- Chamadas recebidas
- Ligações para outros países e excedentes por 1,99 real por minuto
- SMS para qualquer operadora do mundo
Ao consultar a tabela de franquias de dados de roaming diários, disponível no site da empresa, você nota porque, talvez, não valha a pena para sua viagem.
Com 500 MB por dia para os principais destinos da Europa, 1 GB para países da América do Norte e Sul e 200 MB na África, fica difícil compensar.
Aliás, as ligações fixas e a troca de SMS estão ficando para trás com o avanço dos aplicativos e da conexão móvel.
Nos planos avulsos para quem tem pré-pago ou planos controle os valores de roaming ficam assim:
- Ligações efetuadas ou recebidas 2,99 reais por minuto
- 2,90 reais por cada MB de dados utilizado
- 1 real o envio de cada SMS
- Recebimento de SMS sem custo
As condições do Vivo Travel podem parecer vantajosas para quem já é cliente V e Pós Família, pois esses planos oferecem diárias inclusas, com condições e continentes específicos para cada tipo.
No Plano Família pós pago 50GB, por exemplo, o titular não paga por esse serviço nas Américas e Europa e as outras linhas dependentes ainda têm direito a 7 dias de uso gratuito. Mas fique atento a cobranças indevidas na conta (isso aconteceu com a Natalie em dezembro de 2019 e janeiro de 2020 e ela ainda está com protocolo aberto na ouvidoria da operadora para conseguir o reembolso da cobrança indevida).
O roaming da Vivo ainda não traz tantas vantagens para o viajante independente que não se enquadra nos planos V ou Pós Família.
Chips pelo mundo:
Pacote de Roaming Internacional da TIM
Com a TIM, o roaming internacional também tem suas pegadinhas para os clientes TIM Black.
Os usuários em viagem aos Estados Unidos e Canadá podem utilizar o Instagram e o WhatsApp por 7 dias de maneira ilimitada por 39,90 reais cada app (bem salgado também).
Para destinos na Europa ou América do Sul o valor sobe para 49,90 reais os 7 dias de uso de cada aplicativo.
Adicional ao serviço ilimitado de WhatsApp e Instagram, o roaming dos clientes TIM Black tem uma opção de uso diário, semanal ou mensal.
Já as condições para o cliente TIM pré-pago comum são:
- Ligações efetuadas ou recebidas 4,99 reais por minuto
- 33,90 reais por cada MB de dados utilizado
- 1,50 real o envio de cada SMS
- Recebimento de SMS sem custo
Ou seja: enquanto a Vivo cobra a partir de 40 reais por dia, a TIM cobra esse valor apenas para o use de um único aplicado de conversa. Fique atento às pegadinhas.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
Pacote de Roaming Internacional da Claro
O roaming internacional da Claro oferta os chamados pacotes Passaporte para os clientes pós-pago ou controle.
A operadora tem três opções do Passaporte: Américas, Europa e Mundo.
Com o Passaporte Américas (incluso nos pacotes pós de 8 GB, 10 GB, 15 GB e 50 GB) o cliente Claro pode usar os benefícios do seu plano contratado no Brasil em 18 países, incluindo Canadá e Estados Unidos.
O pacote sai por um valor adicional de 9,90 reais ao mês, no plano anual.
O Passaporte Europa traz os benefícios do plano contratado no Brasil para 48 países da Europa (incluindo Alemanha, Espanha, França e Inglaterra) por 19,99 reais mensais.
Já o Passaporte Mundo (incluso no plano pós 100 GB) oferece os benefícios dos planos Claro no Brasil pelo valor adicional de 29,99 reais por mês.
Contudo, estamos falando de um custo extra mensal (que já supera os 350 reais anuais) para benefícios em viagens que o turista comum fará pontualmente.
Se você é um viajante corporativo que se desloca bastante, a opção da Claro parece vantajosa.
As opções de internet para os viajantes com números pré-pagos, apesar de válidos por 30 dias, são (bem) mais caras. O pacote Mundo para 80 países oferece 40 MB pelo valor de 119,90 reais.
Para mais megas, os valores do roaming internacional da Claro aumentam e as ligações ainda são cobradas a parte.
Portanto, o Passaporte Claro é um opção vantajosa para quem costuma fazer muitas viagens internacionais por ano.
Consulte também:
Roaming: vale ou não a pena?
Apesar dos planos de roaming internacional ofertados pelas empresas brasileiras estarem melhores do que há alguns anos, a maneira mais econômica de conseguir internet no exterior ainda é comprando um chip local.
Alguns planos da Claro e da Vivo são vantajosos apenas os clientes fiéis com planos pós. Eles ainda carecem de uma oferta de dados para o viajante pontual ou esporádico.
A vantagem das operadoras do Brasil com o roaming é interessante para os clientes pós-pago que viajam bastante (bastante mesmo). Ou então em caso de emergência, já que basta apenas ativar o serviço do roaming e o acesso à internet está liberado (com o custo de cada ação, obviamente). Destaque para o Vivo Travel e o Passaporte Claro.
O cuidado fica por conta dos minutos ou megas usados. A cobrança do excedente que você planejou usar é feita de maneira cheia (se usou 1,1 MB de dados terá que pagar por 2 MB).
Os planos de operadores locais dos países visitados ainda valem mais a pena. A melhor opção ainda é optar pelo chip internacional (local ou de viagem) ao invés do roaming internacional. Assim, você evita precisar contar megas e minutos nos dedos.
Não… é pq meu celular que eu usava era dessa operadora na Inglaterra e agora eu tô morando no Brasil e não reconhecendo o chip daqui, eu preciso saber qual operadora aqui no Brasil é compatível a o2 da Inglaterra, pra eles liberar.
Hummm você já tentou levar seu celular na loja da Vivo ou da Claro? Eles conseguem fazer um teste na hora pra ver se a rede vai funcionar.
mas hoje é muito diferente… um chip barato de 30 dolares é mt mais caro que 102 reais rs imagine os de 30 euro… mt custo
Depende, Duda. Hoje realmente está caro. mas com 120 reais, você tem tipo 3-4 dias de internet com roaming do brasil :/ se vc for ficar muito tempo, continua valendo a pena comprar o chip por lá.