Queria escrever um belo post sobre a Sagrada Família, mas assim como aconteceu comigo quando tentei descrever a Catedral de Sevilha, me faltam palavras.
São muitas histórias, detalhes e sentidos, talvez essa Catedral seja o tipo de atração que dispensa palavras, introduções ou qualquer tipo de apresentação. Você precisa ir até lá para conhecer e viver um monte de sensações que aquela obra teima em lhe mostrar.
Descemos no metrô da Sagrada Família e a minha reação ao subir as escadas e olhar para cima foi a mesma ao sair da estação de Westminster em Londres pela primeira vez: “ohhhhhhhhhh”.
E assim fui apresentada a uma das obras mais marcantes que já sonhei em conhecer na minha vida.
Gaudí assumiu essa obra em 1883 quando tinha 31 anos de idade e dedicou 40 anos da sua vida a essa projeto, sendo que durante os últimos 15 anos ele se dedicou de forma exclusiva. Infelizmente, devido à guerra civil espanhola, em 1936 as obras foram interrompidas. A conclusão da obra está prevista para 2026, mas seus guindastes já fazem parte desse cenário fabuloso que fica difícil imaginar a obra completa com suas 18 torres.
Uma dica: se você for para Barcelona na primavera ou no verão, deixe para visitar a igreja mais no final do dia, nessa hora o sol capricha nas luzes e dá aquela mãozinha para suas fotos 😉
O ingresso combinado custa 14 euros e garante sua entrada na Catedral e na Casa-Museu Gaudí no Parc Güell, por isso talvez valha a pena visitar o Parc Güell depois de visitar a Catedral. Recomendamos verificar os horários de visitação da Sagrada Família antes de ir pois cada estação e dia da semana tem horários diferentes.
Visitas monitoradas também são oferecidas, assim como áudio-guias tanto para adultos quanto para crianças. Não deixe de passar pela exposição “Gaudí da Natureza” que explica a íntima relação dos projetos do Gaudí com a o mundo natural.
Para subir nas torres da Catedral da Sagrada Família, paga-se uma taxa de 2,50 euros na entrada do elevador, mas a subida só é liberada com boas condições de tempo.
E lá fomos nós conhecer uma das torres. A subida é tranquila e a vista maravilhosa, mas a descida pelas escadas para quem tem medo de altura como eu é uma baita aventura, quase tive um ataque do coração ao descer aquelas escadas pequenas, sinuosas, sem corrimão e super altas.
Após a visita do Papa, no dia 07 de novembro de 2010, o templo foi elevado à categoria de basílica e seu altar foi consagrado pelo Papa Bento XVI e, por isso, as missas agora podem ser realizadas.
Em junho desse ano quando visitamos a catedral, tudo ainda era um grande canteiro de obras e nenhuma parte do altar estava pronta. Pelo visto eles apressaram as obras para deixar a casa pronta para receber uma visita tão ilustre.
Mais uma motivo para voltar lá: não tenho fotos legais da parte interna da igreja.
Esta Igreja deve ser o máximo!!!
Desde que ouvi sobre ela na época das olimpiadas de 1992 tenho vontade de conhecer 😀
Oi Oscar.
Ela é realmente impressionante! Ainda mais agora que foi “inaugurada” 😛 Quando fomos o meio dela estava totalmente tapado, mas pelas fotos da visita do Papa ela está ainda mais linda.
Subir e descer a torre foi o fechamento com chave de ouro. Muito emocionante.
Gente, é muito linda… Incansáveis detalhes nessa igreja.
Adoraria ver pessoalmente, deve ser engrandecedor!!
Super beijos ao casal e desculpe a ausencia aqui neste blog, mas a minha baixinha anda dando um trabalho…
🙂
Carol, é linda mesmo! Tem mais detalhes do que a lente da nossa câmera foi capaz de registrar.
Meus lindos! Quando fui à Sagrada Família, subi a pé cada degrauzinho daquela escadaria, olhando em cada janelinha e fotografando muito.
E a volta… a pé também. Sem medo nenhum!
Carmem, eu sou muito medrosa. Acredita que eu fiquei morrendo de medo das escadas?
Estou muito ansiosa para conhecer.Viajarei em abril/2011.Obrigada pelas dicas!
Boa viagem, Soyrana! Aproveite bastante seus dias na Espanha, o país é incrível mesmo. Se precisar de ajuda, é só chamar.
Estive em Barcelona em 2007 e de la para cá as obras da Sagrada Família progrediram muito, preciso voltar novamente. Adoro grandes monumentos, igrejas, castelos e a Europa é um prato cheio. Quem sabe com o início das operações da Singapure Air Line no Brasil eu me animo e faço essa quase volta ao mundo: Toquio/Cingapura/Barcelona/São Paulo. Conheci o blog hoje e com certeza virei sempre aqui. Parabéns!!!
Neide, obrigada pela visita e volte sempre! Fico muito feliz por saber que você gostou do nosso blog 😉
Eu também fiquei muito curiosa para visitar a Sagrada Família depois dessa visita do Papa. Essa igreja é um dos monumentos mais impressionantes que nós já visitamos na Europa.
Tomara que essa promoção da Singapure seja só o começo de muitas outras que virão por aí 😀
Tem razão em dizer que não há palavras para definir esta maravilha. É que não há mesmo, simplesmente foi feita para a contemplação e claro alugem o áudio-guia que vai ajudar imenso a compreender tão complica obra. Só faltou dizer uma coisa sobre a descida a torre, que mete um medo daqueles mete, especialmente porque as escadas e, caracol tem um buraco no meio que da a sensação que vamos cair a todo o momento.
Essa escada é assustadora 😛 mas divertida pra mim. Só não tropece, pq vc só vai parar no fim da escada hehehe
Verdade aquilo mete um medo de colocar um pé em falso e rebolar por aquele enorme caracol e degraus. Não aconselhado a pessoas cardiacas =)
Lufti,
Eu quero voltar para Barcelona só pra ver a parte interna da igreja terminada. Quando fomos, parecia uma grande obra. Deve ter ficado muito interessante 😉
Natalie, regresso a Barcelona na primeira semana de Setembro, não querem vir também com o blog carimbo passaporte?