Duas catedrais chamam a atenção de todos que passam por Londres: Westminster Abbey e Saint Paul’s Cathedral. E eu não poderia deixar de conhecê-las.
Westminster impressiona por sua grandiosidade, seu passado e sua beleza.Com seu estilo gótico anglo-francês, a Abadia foi um local marcado por grandes coroações da monarquia inglesa e pelos casamentos reais. Lá também foram enterrados nomes da realeza assim como personalidades marcantes da história e da ciência como Isaac Newton, Chales Darwin e Shakespeare, cada um recebendo uma homenagem diferente em seus memoriais.
Um detalhe interessante: a Abadia de Westminster é considerada um “royal peculiar”, um termo utilizado para determinar um local de culto sob jurisdição de um monarca britânico ao invés de uma diocese.
A visita nos permite caminhar em apenas um sentido pré-determinado, passando pelos pontos mais importantes da igreja. O ingresso é um pouco salgado, custa 16 libras para os adultos, mas em tempos de real valorizado acredito que vale o investimento, afinal Westminster, além de ser um marco na história inglesa, é de encher os olhos de tamanha beleza e riqueza nos detalhes.
Também é importante dar aquela consultadinha básica nos horários de funcionamento para não correr o risco de perder a visita.
Se estiver pensando em levar seu filho para conhecer a Abadia, não deixe de pedir uma pequena brochura na entrada da igreja. Eles entregam um mapa cheio de brincadeiras, dicas e informações históricas em uma linguagem especial para a criança entender tudo aquilo que ela está conhecendo. Vi várias mães brincando de encontrar “pistas” com seus filhos.
Não é preciso mencionar que o casamento real mais esperado dos últimos anos será celebrado por ali no finalzinho de Abril, não é mesmo? o.O
Já a Saint Paul é uma Catedral anglicana que também chama a atenção por sua beleza.
O ingresso, também na linha dos ingressos nada baratinhos, custa 14,50 libras, mas lhe garante uma visita monitorada sem custos adicionais que mostra detalhes sobre a história, a arquitetura e o cotidiano da Catedral além de poder conhecer as várias alas abertas à visitação, incluindo a subida até a cúpula da Golden Gallery, famosa por mostrar uma bela visão panorâmica da cidade.
Se quiser economizar algumas libras e tempo na fila, vale a pena comprar o ingresso pela Internet no próprio site da Catedral. Por lá o ingresso para adultos sai por 12,50 libras.
Como eu cheguei depois do horário de visitação não precisei comprar o ingresso, mas não consegui fazer a visitação completa 🙁 Entretanto consegui conhecer um pouco da parte central da catedral e ver os preparativos para a missa cantada da tarde.
Se você quiser assistir a uma missa ou conhecer rapidamente apenas a parte principal da Catedral de Saint Paul sem pagar nada, você pode chegar antes da abertura às visitações (entre 7:30 a 8:30 da manhã) ou depois do fechamento da bilheteria (depois das 16h). Confira os horários no site da Catedral para evitar surpresas.
Não deixe de aproveitar e tomar um sorvete sentadinho nas escadarias da Catedral, maior programa dos londrinos que por ali passam nas tardes de verão 😉
Toda vez que vejo alguma postagem de Londres ou da Europa em si, percebo que eu estou perdendo tempo!!! É muito lindo… as igrejas, os jardins, a arquitetura, enfim tudo!!
Quero ir!!!
Ahh Carol, você precisa passar uns dias pela Europa e com certeza voltará apaixonada por lá. Londres então nem se fala… 🙂
Já tem 11 anos que fomos para Londres e a cada post que leio vejo que está mais que na hora de voltar!!!
Adorei 🙂
Londres é uma cidade tão rica culturalmente que não importa quantos dias você já passou por lá, sempre vai ter algo novo e bacana para conhecer.
Ao passar pela Catedral de St Paul (abril 2010), fiquei pelo menos uns três minutos gravando o repicar dos sinos. Era tão lindo que quis guardar para ouvir de vez em quando e ficar recordando tanta beleza ….
Bjs
Mary
Oi Mary.
A catedral é linda mesmo! Nós também pegamos os sinos tocando na primeira vez em dois momentos, um enquanto estávamos em na frente dela e depois quando estávamos no ônibus do City-Tour.
Inté,
Fred Marvila
Quais o horário das missas dominicas e semanais ainda não achei se alguem souber publica.
Oi Cláudio!
Encontrei um link em português no próprio site da Abadia que parece indicar os horários das missas, tanto no final de semana quanto durante a semana:
https://www.westminster-abbey.org/visit-us/languag…