A experiência no Aeroporto de Madri-Barajas, na Espanha, pode ser diferente do tédio de ficar sentado, apoiando as pernas na mala de mão, com os braços cruzados e olhando o painel com o horário do voo.
Não se preocupe se você irá desembarcar por ali ou se fará uma conexão: o aeroporto tem uma gigante infraestrutura e compartilhamos os detalhes por aqui.
Aeroporto de Madri-Barajas
Oficialmente nomeado Aeroporto Adolfo Suárez Madri–Barajas, o terminal movimentou quase 58 milhões de passageiros apenas em 2018, assumindo a sexta posição dentre os mais movimentados de toda a Europa.
A partir do Brasil, a Air Europa, a LATAM e a Iberia viajam para Madri sem escalas a partir de São Paulo. Já a American Airlines e a British Airways fazem escalas nos EUA e Inglaterra, respectivamente, a partir da capital paulista e do Rio de Janeiro. Você também consegue chegar até Madri voando com outras cias europeias como a TAP, a KLM, a Lufthansa e a Air France.
Aliás, a área do aeroporto de Madri é tão grande que comporta quatro terminais conectados com ônibus gratuitos 24 horas, para os passageiros se deslocares entre eles.
Além disso, o terminal 4 tem um transporte de trem para os viajantes se deslocarem do prédio chamado Satélite (chamado de terminal 4S) até a área de embarque.
Ambas as partes do último terminal têm restaurantes e lojas diferentes que ajudam a passar o tempo e a esticar as pernas depois de horas espremidas na classe econômica.
Leia mais
Chegando e saindo do Aeroporto de Madri-Barajas
Se deslocar de e para o aeroporto de Barajas é fácil, principalmente, saindo do centro de Madri. Aliás, vale a “escapada” do terminal para a região central se sobrarem algumas horas até o próximo voo (Considere uma conexão de 10 horas).
De metrô
A partir da estação central, Nuevos Ministerios, o passageiro que tiver acesso à linha 8 do metrô de Madri poderá descer nas estações que dão acesso a todos os terminais.
A viagem, de cerca de 15 minutos, custa a partir de 4,50 euros (o preço varia conforme as zonas de partida e chegada), de acordo com o site da Aena, que gere o aeroporto.
Basta conferir a distância dentro da estação, os horários e comprar o bilhete correto.
De trem
Também dá para chegar ao local de trem, partindo da mesma estação central da capital espanhola, a partir de 2,50 euros nos dois sentidos. Basta pegar as linhas C1, ou C10 do trem da Renfe Cercánias.
Porém, a rota pela ferrovia só faz paradas no terminal 4. Então, para não ter problemas com horários, é bom ficar atento.
De ônibus
Além disso, cada terminal do aeroporto de Madri-Barajas tem transporte de ônibus expresso da EMT partindo da estação de Atocha, com saídas a cada 15 minutos, no qual é cobrado 5 euros por pessoa no trajeto.
A viagem tem duração de 40 minutos (tempo suficiente para se acomodar e conferir no Sunday quais locais visitar) e para em todos os terminais.
Leia mais
Restaurantes no Aeroporto de Madri-Barajas
Enquanto você espera pelo seu voo é natural que comece a bater aquela fome. Afinal, que estômago aguenta tanta ansiedade para continuar a viagem? E as opções no terminal da Espanha são extensas.
Além das cafeterias e redes de fast food espalhadas entre todos os terminais, o aeroporto de Madri-Barajas oferece restaurantes diferentes, desde a culinária asiática até a francesa.
Dentre as opções estão o Kirei by Kabuki, especializado na cozinha japonesa, o Pepito Grillo ou o Urban Grill, com pratos grelhados e opções do menu desde o café da manhã até o jantar.
O La Mary traz um tradicional bistrô francês dentro do movimento do terminal 4S, o Eating Point, uma opção self-service, e o Gastro Hub, especializado em tapas espanholas para você já ir entrando no clima da culinária do país.
Aliás, no terminal 4 e 4s você encontra a maior variedade de opções. La Belotta, La Place, Mama Campo, MasQMenos, Paul, Rodilla, Origins by Enrique Tomás, entre outros bares e lanchonetes, fazem do espaço o “hub” gastronômico do aeroporto de Madri-Barajas.
Lounges
Se você tiver acesso a um dos seis lounges VIPs (pouquinho, né?!) disponíveis nos terminais do aeroporto, os momentos de descanso ficam mais fácil.
Nesses espaços são oferecidos snacks e lugares mais confortáveis para relaxar. A taxa para uso das salas VIPs é de, aproximadamente, 35 euros por adulto e 16 euros por criança.
Tarifas dos lounges em Barajas:
- Cibeles e Neptuno: 35 euros para adultos e 16, 80 euros para crianças
- Puerta de Alcalá, Puerta del Sol e Plaza Mayor: 33,90 euros para adultos e 15,60 para crianças
- Premium Lounge: tarifas de acordo com o dia (reservas)
Descansando no aeroporto de Madri-Barajas
“hotelzinho”
O Aeroporto de Madri-Barajas disponibiliza uma área no terminal 4 onde o passageiro que ainda não fez o check-in pode entrar com suas bagagens, comer algo e dormir.
As chamadas Air Rooms são verdadeiros quartos de hotéis dentro do aeroporto espanhol divididos em duas categorias: standard ou executiva.
As acomodações trazem banheiros privativos com chuveiros (imagine poder tomar um banho depois de um longo voo? Alívio!) e wifi gratuito.
Caso queira só tomar um banho, o passageiro pode consultar o valor do uso de 30 minutos do espaço, com direito a internet e alguns snacks.
Veja oferta de hotéis perto do aeroporto de Madri.
Compras e demais serviços em Madri-Barajas
Assim como outros grandes terminais internacionais, o Aeroporto de Madri-Barajas é um grande shopping para os turistas de todo o mundo.
Não bastassem as diferentes opções de alimentação, hospedagem e comodidade, o local ainda traz alternativas de compras.
Farmácias, tabacarias, souvenires… pode ficar tranquilo! Se você esqueceu alguma lembrancinha ou está com dor de cabeça, as alternativas estarão a sua volta.
A maior variedade e marcas mais famosas estão disponíveis no Terminal 4 ou 4S.
Lojas destaques do Terminal 4 e 4S:
- Hugo Boss
- Carolina Herrera
- Zara
- Victoria’s Secret
- Bvlgari
- Loja oficial do Real Madrid
- Burberry
- Enrique Tomas
- El Ganso
- Esenza by Sha
- Exactta
- Loewe
- Samsonite
- WH Smith
- Mr. Blue