atualizado em:

O que fazer no aeroporto de Amsterdam?

Sabia que o aeroporto de Amsterdam é um dos mais movimentados do mundo?

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Ele é o hub da KLM e um dos principais pontos de chegada e partida de viajantes do mundo inteiro. Além disso, fica na cidade cartão-postal da Holanda: Amsterdam. Apresento-lhes o Aeroporto de Schiphol.

Localizado 4,5m abaixo do nível do mar, perdendo apenas para o Rotterdam The Hage Airport, Schiphol é o aeroporto mais antigo do mundo que ainda está localizado no mesmo local em que a primeira aeronave pousou ali, em 1916.

Aeroporto internacional de Amsterdam

Com um fluxo de passageiros na ordem de 65 milhões ao ano, é o terceiro maior aeroporto da Europa, cobrindo uma área nada mais nada menos do que 2.787 hectares (o que dá 27,87 km²).

Para efeito de comparação, o aeroporto de Guarulhos possui uma área de 14 km²!

“Sejam bem-vindos ao Aeroporto de Amsterdam – Schiphol. A temperatura lá fora está na casa do 21°C, sem nuvens no céu. Por favor, mantenham-se sentados com seus cintos afivelados até a parada completa da aeronave.” – dizia a comissária de bordo.

Reserve os melhores passeios em Amsterdam

Como chegar ao aeroporto de Amsterdam?

Chegando de trem a Schiphol

Localizado a oeste de Amsterdam, um trem partindo da Amsterdam Centraal não vai levar mais do que 20 minutos para chegar lá. De ônibus, pela empresa Connexxion, o tempo de viagem dobra – e o preço é praticamente o mesmo: cerca de 5 euros. Há trens chegando das cidades vizinhas como Utrecht, Leiden, Haia, Delft e Rotterdam 24 horas por dia e, normalmente, não é necessário fazer baldeação.

Veja informações completas sobre como ir sair do aeroporto até o centro e como chegar no aeroporto de Amsterdam:

Chegando ao aeroporto de carro

Schiphol é bem localizado e de fácil acesso às rodovias. Caso vá ficar menos de 48h, siga as placas de “short term parking” (é cobrado 1 euro a cada 10 minutos). Para mais de 3 dias, siga as placas “long term parking”. Aqui tem mais informações (em inglês) sobre os diferentes estacionamentos e tarifas.

Logo no saguão que o une à estação de trem, é possível encontrar os guichês das principais locadores de automóveis na europa: Avis, Budget, Enterprise, Rent-A-Car, Europcar, Hertz, Sixt. Há ainda a opção de comparilhamento chamada car2go. Cadastre-se e utilize os carros disponíveis nas ruas.

Se você vai devolver um carro alugado, siga pela rodovia A4 até o aeroporto e procure pelas placas de “Car Rental Return“.

Não esqueça de verificar a documentação necessária para dirigir na Holanda.

Pretende alugar carro na Holanda?

Aeroporto internacional de Amsterdam - locadora de carros

Como é fazer conexão em Amsterdam?

Ao voar com a KLM ou alguma empresa da aliança SkyTeam você provavelmente fará uma conexão em Amsterdam, mas não se preocupe. O procedimento é simples.

Ao desembarcar, caso tenha o bilhete da conexão, basta confirmar o portão de embarque e seguir até ele. Se ainda não tem o bilhete de conexão, você pode retirá-lo em um dos totens de auto-atendimento ou guichês da KLM e parceiros SkyTeam. E, claro, precisando de ajuda, basta perguntar a algum funcionário da companhia.

Vindo do Brasil, confirme no ato do check-in se você precisará retirar as bagagens em Amsterdam ou se elas vão direto para o destino final.

Aeroporto internacional de Amsterdam - sinal I Amsterdam

Ao desembarcar da aeronave, atente-se sempre aos horários. Viajando de uma área Schengen (União Européia) para uma área Non-Schengen, como Estados Unidos ou Reino Unido, podem ser necessários controles extras de documentação e passaporte, o que pode levar mais tempo que o esperado.

O tempo mínimo estimado de conexão para voos de Amsterdam para dentro da Europa fica entre 40 e 50 minutos.

Não se preocupe, o aeroporto é bem dividido e sinalizado, além de ter inúmeros funcionários à disposição para te ajudar.

Amsterdam como destino final

Se Amsterdam for seu destino final, siga para o controle de passaporte / segurança. Após essa etapa, retire as bagagens em uma das inúmeras esteiras (procure nas telas em qual esteira as malas do seu voo estará).

Longa conexão em Amsterdam

Se você só está fazendo uma conexão no aeroporto, não se acanhe. Dependendo do tempo de espera, é possível de fazer uma visitinha rápida na cidade! Embora Amsterdam não seja uma cidade pra uma “visitinha rápida”, quem sabe você já não aproveita e começa a planejar as próximas férias?

Aeroporto internacional de Amsterdam - tulipas

Agora se a sua conexão permitir uma noite a mais, considere ficar no Hilton Amsterdam Airport Schiphol, ele é muito mais do que um hotel de aeroporto.

Confira também nosso roteiro:

Embarcando em Amsterdam

Caso embarque em Amsterdam, os procedimentos bem parecidos com o embarque no Brasil: haverá um controle de imigração antes do seu embarque e o raio-X pode ser feito antes do controle de imigração ou, dependendo do portão e do destino, no momento do embarque.

Bagagens em Schiphol

As regras de transporte de bagagem nas aeronaves que vão para Amsterdam são as mesmas para os voos internacionais: recipientes com no máximo 100 ml de líquidos, proibido produtos afiados, armas de fogo, inflamáveis, etc.

O legal aqui é que o aeroporto de Amsterdam possui uma área que funciona 24 horas, 7 dias por semana e se destina à guarda de bagagens. Ela fica localizada na parte de baixo entre os Desembarques 1 e 2 (Arrivals 1 e 2) – aqui tem um mapa interativo pra você consultar. A diária custa entre 2,50 e 12 euros por peça.

Se você está viajando com apenas uma mala de mão, com dimensão máxima de 40x30x20cm (aproximadamente 25 litros), pode guardá-la num dos pontos de Small Baggage Queue.

ATENÇÃO! Não há mais coin lockers. Se você quer guardar a sua mala, deve deixar nesse local.

Restaurantes e alimentação no aeroporto de Amsterdam

Por ter o tamanho que tem, o aeroporto de Schiphol possui uma infinidade de opções para comer. Desde fevereiro de 2018 eles estão testando um sistema de entrega de comida nas salas de embarque (após o procedimento de segurança) chamado Deliveroo. Basta fazer o pedido no site ou app que, em 15 minutos, ele chegará até você. Segundo o aeroporto, momentaneamente não estão cobrando taxas por esse serviço, que está disponível de 7h às 20h30.

Aeroporto internacional de Amsterdam - restaurantes

Padarias, pizzarias, lanchonetes e cafés. Comida japonesa, mediterrânea, frutos do mar e redes internacionais. Bares e até supermercado. É essa diversidade que você vai encontrar na área após a checagem de segurança e controle de passaporte. O risco é perder o voo enquanto escolhe o que quer comer.

Muitos restaurantes possuem unidades na área antes do controle de passaporte também. Viajar com fome não será um problema!

Serviços do aeroporto internacional de Amsterdam

Além do primeiro Airport Museum e do primeiro Tax-Free Shopping da Europa, no aeroporto de Amsterdam você tem acesso a inúmeros serviços que farão a sua espera / conexão / visita / passagem ainda mais práticas.

Aeroporto internacional de Amsterdam - casa de câmbio

Shop and Collect

Você pode fazer compras e, no momento do pagamento, pode informar que gostaria de retirar seus itens em outra data (até 30 dias após a compra). Dessa forma, a loja lacra seus produtos e, na data agendada, você vai até um guarda-volume pré-determinado e retira seus itens.

A exigência é você estar viajando pela Europa e ter o aeroporto de Amsterdam como ponto de saída. De eletrônicos, passando por queijos holandeses *e tulipas* até marcas de roupas populares, o aeroporto é um verdadeiro shopping.

Aeroporto internacional de Amsterdam - supermercado

Internet Centers

Para nossa alegria, o wifi é gratuito no aeroporto, entretanto, eles ainda disponibilizam Internet Centers com computadores no lounge 1 (próximo ao portão C), lounge 2, lounge 4 e no Holland Boulevard. Ou você pode pesquisar neste mapa aqui 😛

Ah, se precisar imprimir algo, as primeiras 5 folhas são gratuitas!

Showers – Chuveiros

Depois de um longo voo (ou de uma visita vapt-vupt entre os voos) nós brasileiros muito provavelmente estaremos ávidos por um banho relaxante. Principalmente se a viagem por Amsterdam for apenas de passagem. Há opções no lounge 2 e lounge 3, com preços variando entre 15 e 20 euros.

Aeroporto internacional de Amsterdam - estação de trem

Outros serviços

O aeroporto de Amsterdam é muito bem servido de serviços: bancos, salas de reunião, relaxamento, clínica médica, trocadores, área kids, etc. Você ainda encontra cadeiras de massagem, centro de meditação, o NEMO Science Museum, SPA, biblioteca e empresas de Tax-Refund. Entre aqui e veja todos os serviços oferecidos.

Então, seja numa conexão, numa passagem promocional ou nas férias, sua experiência no aeroporto de Amsterdam não tende a ser difícil ou estressante, embora um aeroporto desse porte possa assustar alguns passageiros.

O Sundaycooks contou teve o apoio da Holland Alliance e da KLM nesse trecho da viagem.

Assine nossa newsletter!

Comentários