Como se não bastasse ser incrível dentro dos seus limites geográficos, Amsterdam também é cercada por cidades igualmente acolhedoras e charmosas, algumas coladas nela, outras um pouco mais distantes, mas todas combinam perfeitamente com um bate-volta tranquilo.

Esses bate-voltas saindo de Amsterdam são ótimos programas para quem quiser aproveitar mais da Holanda sem precisar trocar de hotel. E ao retornar, você ainda aproveita toda a infraestrutura da metrópole holandesa e aproveita seus cafés, restaurantes e bares, antes e depois de se jogar nos seus tours diários.

Melhores bate-voltas saindo de Amsterdam

Se você gostou da ideia, veja as nossas sugestões de quatro passeios de um dia a partir de Amsterdam.

Haarlem

Com um centrinho histórico muito fofo, Haarlem é considerada um paraíso para quem gosta de caminhar tranquilamente, apenas olhando a beleza ao seu redor. Ela está a menos de 30 minutos de transporte público de Amsterdam e cabe facinho num dia de passeio, mesmo com todas suas pequenas belezas escondidas que valem ser descobertas.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Haarlem

Se possível, agende sua visita num sábado e não perca a chance de passear pelo mercado que concentra algumas delícias de toda a Europa. E se você for daqueles viajantes-compradores, saiba que Haarlem é tida como um dos melhores destinos de compras da Holanda.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Haarlem

O jeito mais fácil de chegar em Haarlem é de trem. Eles partem da estação Amsterdam Central Station e há mais de um saindo a cada hora, nas plataformas 1 ou 2. O último trem para voltar a Amsterdam sai à 1h da manhã, então não se preocupe com o retorno se quiser aproveitar um pouco mais. A viagem dura apenas 20 minutos.

Utrecht

O simples fato desta cidade ter sido fundada ao redor do ano 50 d.C. e ter sido a capital cultural da Holanda até o século 17 (quando foi ultrapassada por Amsterdam) já seria o suficiente para ser conhecida, mas tem mais.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Utrecht

Utrecht ainda guarda prédios da Idade Média, perfeitamente conservados e prontos para impressionar os visitantes com seus detalhes e sua arquitetura histórica ao lado construções modernas.

A cidade também tem canais maravilhosos, que costumam rivalizar em beleza com os canais da própria Amsterdam, e em 2012 foi considerada pelo Lonely Planet como um dos 10 melhores destinos pouco procurados na Europa.

E para seguir nas comparações com sua vizinha maior e mais famosa, Utrecht é tida como a segunda cidade com mais eventos culturais da Holanda.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Utrecht

Para chegar nela, você tem duas opções: pegar um trem na Amsterdam Central Station ou no próprio aeroporto de Schiphol. Todos são diretos e partem a cada 10-30 minutos, dependendo do horário do dia. O percurso leva 25 minutos.

Delft

Delft é tão fácil de ser visitada que chega a ser incluída em tours de um dia em conjunto com Haia. Mas vale a pena dedicar um pouco mais para essa cidade, que é a origem da atual casa real da Holanda.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Delft

Além das suas ruas fofinhas que convidam a um passeio, a principal atração de Delft é a tradicional porcelana azul (chamadas de Delft Blue), famosa no mundo inteiro e objeto de desejo de quem viaja na classe executiva da KLM, já que a companhia costuma presentear seus passageiros com esses mimos desde 1950, gerando coleções nas casas dos viajantes.

Tente marcar uma visita à Royal Delft para ver essas belezinhas sendo feitas na sua frente.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Delft

Para os amantes das artes, Delft também é atraente por ser a cidade de Johannes Vermeer, o pintor holandês que só fica atrás de Rembrandt em importância para a história da arte holandesa.

Para chegar lá, use o trem. Ele sai de Amsterdam Central Station e a viagem leva apenas 1h, às vezes até um pouco menos que isso.

Gouda

E por fim, até quem tem intolerância a lactose pode ser feliz em Gouda, a cidade que fez fama mundial com seus queijos formidáveis.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Gouda

Isso porque, além desses magníficos pedaços de paraíso amarelos e suaves, feitos de leite de vacas legitimamente holandesas, a cidade também é o berço de um dos doces mais gostosos do planeta: os stroopwafels, que parecem dois wafers pequenos, com caramelo entre eles – de comer sorrindo!

Saiba também que Gouda tem um dos centros históricos mais bonitos da Holanda (um título e tanto), o que faz dela um destino perfeito para um passeio tranquilo.

Melhores bate voltas saindo de Amsterdam: Gouda

Para chegar na cidade, são entre 45 minutos e 1 hora de trem desde a Amsterdam Central Station. Dá para ir e voltar sem nem terminar de comer um pedação de queijo.

O Sundaycooks teve o apoio da Holland Alliance neste trecho da viagem.