Os mais famosos moinhos da Holanda ficam em Kinderdijk. Eles foram criados em torno de 1750 com o intuito de expandir o território do país ao drenar as águas do Mar do Norte e de seus rios adjacentes.
É incrível pensar que foi somente graças a esse sistema de drenagem que os Países Baixos puderam se desenvolver e dar origem a Amsterdam, uma das cidades mais importantes e conhecidas da Europa.
Com a maior concentração de moinhos bem preservados da Holanda, Kinderdijk se tornou Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1997 e, apesar de não ter mais a mesma função de antigamente, a região continua atraindo visitantes do mundo inteiro em busca de suas paisagens e história.
Quem poderia imaginar que, séculos depois, essa tecnologia se tornaria imãs de geladeira e galerias de fotos típicas?
Índice
A história dos famosos moinhos de Kinderdijk
A coleção mais autêntica e bem preservada dos moinhos na Holanda atende pelo nome de Kinderdijk, uma área localizada a menos de 25 quilômetros de Rotterdam. Foi lá que, séculos atrás, os holandeses construíram 19 moinhos de vento, cuja principal função era drenar a água das enchentes e dos canais.
Sem essa técnica, os povoados da região norte nunca poderiam ter sido ocupados e boa parte do território holandês ainda estaria a até seis metros em baixo d’água.
Patrimônio da Humanidade da UNESCO, os moinhos de Kinderdijk agora são apenas decorativos e sua função principal, além de servirem como um belo cartão postal, é mostrar aos turistas como funcionavam e como foram importantes para a formação da Holanda.
Kinderdijk
- Endereço: Nederwaard 1, Kinderdijk
- Site: kinderdijk.com
- Horários:
- Avenida de moinhos: aberta o ano todo
- Moinhos e museus:
- Março a outubro, todos os dias das 9 às 17:30
- Novembro a dezembro, todos os dias das 11 às 16h
- Fechado 25 de dezembro, janeiro e fevereiro
- Ingresso:
- Avenida de moinhos = grátis
- Museu dos Moinhos = 8 euros / 6,50 euros online
- Passeio de barco = 5,50 euros
- Museu + barco = 13,50 euros / 12 euros online
- Aluguel de bicicletas: no Grand Café Buena Vista (na via Party Centre De Klok), ou no posto de atendimento ao turista em Alblasserdam (rua Zuiderstek, 22)
O que fazer em Kinderdijk?
Kinderdijk fica aberto à visitação o ano todo, mas seu museu e moinhos só trabalham de março a dezembro. Dentro do complexo, existe o Museu dos Moinhos, que conta toda a história do desenvolvimento dessa tecnologia de drenagem. Não deixe de ver o filme que explica como foram construídos e como eram utilizados antigamente.
Caminhar por toda a avenida de moinhos de Kinderdjik é bastante agradável, mas também é possível alugar bicicletas logo na entrada do parque ou trazer a sua no barco.
Entre o final da primavera e o verão, é possível vê-los em funcionamento. É nesse período também que acontecem alguns passeios de barco pelos canais. O Canal Cruiser faz todo o circuito em 25 minutos e o Canal Hopper tem paradas ao longo desse percurso, como no museu e nos moinhos abertos à visitação.
No inverno, os barcos são substituídos por pistas de patinação no gelo em Kinderdijk, já que os rios que beiram os canais ficam todos congelados.
Leia também:
Hotéis em Amsterdam: onde ficar bairro a bairro
Como ir para Kinderdijk?
É possível chegar até Kinderdijk num bate e volta saindo de Rotterdam, Haia ou mesmo de Amsterdam, tudo de transporte público.
O melhor caminho para ir para Kinderdijk é via Rotterdam, por isso aproveite para ficar mais alguns dias na cidade e conhecer suas atrações, bares de gim, o mercado municipal e toda sua arquitetura moderna. Vale a pena.
A partir de Rotterdam
Para visitar Kinderdijk a partir de Rotterdam, você precisa seguir até o ponto do barco (waterbus) na Erasmusbrug e pegar a linha 202 ou linha 20, dependendo da época do ano.
Esses barcos te levarão até a parada Kinderdijk, Molenkade, a poucos metros da entrada do parque dos moinhos. Para voltar, basta pegar os transportes na mão contrária.
Todos os horários dos barcos e rotas de Rotterdam estão neste neste site. Clique no primeiro link em destaque onde está escrito “Klik hier voor het downloaden van de Waterbus dienstregeling” em holandês.
Eu sei que é um pouco complicado, por isso deixo aqui o resuminho para te ajudar.
Kinderdijk via Rotterdam
- Compre o Tourist Day Ticket na estação central de Rotterdam
- Esse ticket dá direito ao transporte público em Rotterdam e ainda à viagem de barco, necessária para ir até Kinderdijk (só ela custaria 11,70 euros).
- O Tourist Day Ticket é vendido em alguns pontos de Rotterdam, incluindo o atendimento ao turista (Tourist Information Center) da estação Rotterdam Centraal
- Valor: 13,50 euros
- Rota 1
- Quando usar: entre 1 de maio a 31 de outubro
- Vá até o ponto de barco na Erasmusbrug
- Em frente à estação de trem de Rotterdam tem uma parada do tram/bonde 7 e também uma dos metrôs D e E
- Tram 7: desça no ponto Willemskade em frente à parada do barco
- Metrô D e E: desça na estação Leufehaven que está a 15 minutos a pé do barco
- Pegue a linha 202 do barco
- Desça em Kinderdijk, Molenkade
- Tempo: 30 minutos de barco
- Rota 2
- Quando usar: entre 1 de março a 30 de abril e de 1 de novembro até 31 de dezembro
- Vá até o ponto de barco na Erasmusbrug
- Pegue a linha 20 do barco
- Desça em Ridderkerk, de Schans
- Faça baldeação para a linha de barco Driehoeksveer
- Desça em Kinderdijk, Molenkade
- Tempo: 40 minutos de barco
- Rota 3: de bicicleta
- Quando ir: ano todo
- Pegue a linha 20 do barco até Alblasserdam
- Siga de bicicleta até os moinhos.
- Tempo: 50 minutos entre barco e bicicleta
- Nota: Essa rota é para quem quer fazer passeio de bicicleta para chegar até Kinderdijk, por isso vou deixar os detalhes para você conferir no PDF e no mapa abaixo
- Horários dos barcos:
- Linha 202:
- O barco sai todos os dias de maio a outubro a cada 30 minutos a partir das 10:35 em Rotterdam. A volta de Kinderdijk é até as 16h
- De maio a outubro, podem haver horários partindo mais cedo, alguns desde as 8:35
- Cuidado para não perder o último barco!
- Linha 20:
- Há várias saídas diárias o ano todo
- Linha Driehoeksveer:
- O barco sai aos 10 e 40 minutos de cada hora
- Linha 202:
A partir de Amsterdam
Para ir de Amsterdam até Kinderdijk é preciso ir de trem até Rotterdam e de lá pegar o barco até os moinhos. Esse trajeto todo leva em torno de 2 horas se as baldeações forem feitas direitinho.
Esta opção é cansativa, pois seria necessário gastar por volta de 4 a 5 horas só de deslocamentos ida e volta. Se você quer ver moinhos típicos e não pode dedicar dois ou três dias a Rotterdam, minha sugestão é ir até Zaanse Schans, pois a cidade é bem próxima e seus moinhos são parecidos. A diferença fica no quesito beleza, já que os canais de Kinderdijk são mais bonitos.
Kinkderdijk via Amsterdam
- Trem da estação Amsterdam Centraal até Rotterdam Centraal
- Compre o Tourist Day Ticket como explicado acima para ter acesso a todo o transporte público e aos barcos em Rotterdam
- Pegue o tram 7 do lado de fora da estação e siga até a parada Willemsplein, a última da linha
- A partir daqui, siga as mesmas instruções acima como se estivesse em Rotterdam
- Para voltar, basta fazer o caminho inverso
A partir de Haia
Para ir para Kinderdijk a partir de Haia, proceda como se estivesse partindo de Amsterdam, ou seja, pegue o trem da estação Den Haag Centraal para Rotterdam Centraal e siga as instruções como se estivesse em Rotterdam.
Kinkderdijk via Haia
- Trem da estação Den Haag Centraal até Rotterdam Centraal
- Compre o Tourist Day Ticket como explicado acima para ter acesso a todo o transporte público e aos barcos em Rotterdam
- Pegue o tram 7 do lado de fora da estação e siga até a parada Willemsplein, a última da linha
- A partir daqui, siga as mesmas instruções acima como se estivesse em Rotterdam
- Para voltar, basta fazer o caminho inverso
Qual a melhor época para visitar Kinderdijk?
A melhor época para visitar os moinhos Kinderdijk é entre o final da primavera até o início do outono (de maio a início de outubro), quando o vento não é tão gelado. Mesmo assim, vale a pena levar uma blusa ou um cachecol para se proteger.
Mapa de Kinderdijk
Abaixo está o mapa com as três opções de roteiro para ir a Kinderdijk a partir de Rotterdam. Para o caso de Amsterdam ou Haia, basta pegar o trem até a estação Rotterdam Centraal e seguir esse mapinha.
Esse trecho da viagem contou com o apoio da Holland Aliance.
Estou querendo em um futuro próximo viajar pra Holanda. Já estou estudando os possíveis destinos e os gastos, e essa matéria ajudou bastante, bem detalhada. Obrigado pela ajuda e dedicação.
Que bom que o texto te ajudou, Ruan 🙂 Em breve, vamos publicar mais dicas sobre a Holanda.