atualizado em:

Os museus imperdíveis de Haia

Não é todo dia que a gente tem a possibilidade de ficar cara-cara com Rembrandts, Vermeers e Mondrians.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Haia é considerada a cidade da paz mundial. Entre tantos outros títulos que carrega com orgulho, ela também deveria levar o de capital dos museus surpreendentes da Holanda. Menos concorridos que o Rijksmuseum ou o Museu do Van Gogh de Amsterdam, os museus de Haia são uma grata surpresa para os amantes das artes.

O que fazer em Haia: os melhores museus

Mauritshuis

Encabeçando a lista dos mais-mais, o Mauritshuis é uma pequena joia do começo ao fim. O prédio é lindo e fica às margens de um lago na parte mais histórica de Haia.

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 09

É nesse espaço que mora a “Monalisa do Norte”, ou melhor, o quadro A Garota com Brinco de Pérola de Vermeer. Essa é uma das obras mais famosas do artista e é envolta numa aura de mistério, pois até hoje a identidade da mulher retratada não foi descoberta e há quem diga que, na verdade, ela nunca existiu. Seria ela a Gioconda holandesa?

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 11

Dentre tantas outras obras e salas que retratam a era de ouro da pintura holandesa e os clássicos europeus do século 17 está a Lição de Anatomia do Temível dr. Louison, do Rembrandt. Não repare agora, mas você está sendo observado…

Mauritshuis

  • Endereço: Plein, 29
  • Site: mauritshuis.nl
  • Horários: 
    • Segunda, das 13 às 18h
    • Terça, quarta, sexta, sábado e domingo, das 10 às 18h
    • Quinta das 10 às 20h
  • Ingressos: 15,50 euros

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 10

Gemeentemuseum

Para os apaixonados por arquitetura e por obras modernas, é impossível não visitar o Gemeentemuseum em Haia.

O museu é dono de uma coleção única no mundo: são quase 300 peças dos melhores trabalhos do Mondrian, cobrindo todas as fases da sua carreira, inclusive a obra inacabada “Victory Boogie Woogie”. O acervo contempla outros quadros importantes de artes modernas e visuais e também expõe uma das maiores coleções de porcelanas de Delft do mundo.

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 08

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 07

Ah! O calendário de exposições temporárias também costuma trazer grandes trabalhos para Haia e até o começo da primavera de 2018 será possível ver uma sobre Picasso e outra sobre Art Decó.

Se for o Dia do Rei, não deixe de caminhar por entre os mercados de pulga no caminho até o museu, quem sabe você não encontra aquela peça vintage que estava faltando na sua coleção?

Gemeentemuseum

  • Endereço: Stadhouderslaan, 41
  • Site: gemeentemuseum.nl
  • Horários: Terça a domingo, das 10 às 17h; fechado às segundas
  • Ingressos: 15 euros

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 06

Escher in het Paleis

Foi difícil sair desse museu e o segurança praticamente nos mostrou o caminho de casa. Instalado no antigo palácio Het Paleis da rainha Emma da Holanda, o Escher in het Paleis é um museu dedicado ao artista M.C.Escher, o rei da perspectiva.

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 01

Seu acervo mostra, de forma muito didática, o trajetória do artista para alcançar sua técnica única e impressionante. Estão expostos desde estudos precursores de seus trabalhos, até fotografias e instalações. Inaugurado em 2002, sua coleção coloca nosso mundo sob diferentes óticas.

A loja do museu tem vários quadrinhos com as obras mais importantes do Escher prontos para receberem uma moldura.

Escher in het Paleis

O que fazer em Haia - Os melhores museus - 03

Panorama Mesdag

Com um nome curioso e menos conhecido, o Panorama Mesdag apresenta a maior pintura do país. É uma obra de 120 metros de extensão e 14 de altura, feita pelo artista H.W. Mesdag, que mostra em 360 graus como era a região de Scheveningen nos idos de 1880.

Panorama Mesdag

  • Endereço: Zeestraat, 65
  • Site: panorama-mesdag.nl
  • Horários: segunda a sábado, das 10 às 17h; domingos e feriados das 11 às 17h
  • Ingressos: 10 euros

The Hague Museum of Photography

Como a história da fotografia tem chamado cada vez mais minha atenção, não poderia deixar de fora dessa lista um museu dedicado a esse tema. O Museu da Fotografia de Haia (ou The Hague Museum of Photography) expõe artistas holandeses e estrangeiros, cujos trabalhos caminham por vários temas como paisagens, retratos, moda e projetos socialmente relevantes.

The Hague Museum of Photography

  • Endereço: Stadhouderslaan, 43
  • Site: fotomuseumdenhaag.nl
  • Horários: terça a domingo das 11 às 18h; fechado às segundas
  • Ingressos: 9 euros

Esse trecho da viagem contou com o apoio da Holland Aliance e do Den Haag Marketing.

Assine nossa newsletter!