Muitos comentários estão chegando nos perguntando qual agência de viagem do Peru nós contratamos e também pedindo indicações de outras agências. Como essa dúvida é frequente, gostaríamos de contar com você, leitor, que já visitou ao país, para nos ajudar a formar uma fonte bacana de consulta de agências de viagem que vendam tours particulares ou privados pelo Peru.

Qual agência de viagem no Peru você indica?
Este será um espaço colaborativo, por isso, use e abuse da caixa de comentários para indicar, recomendar, não indicar e relatar quais foram suas experiências, boas ou ruins, com as agências de viagens ou de receptivo no Peru 🙂 Vale até agências de viagem do Brasil e do exterior que vendam tours ou pacotes para o país.
Sempre que um novo comentário sobre uma agência for feito, colocaremos aqui um link para ele de forma a permitir que outros leitores possam ver as opiniões sobre determinada agência.
Se você quer apenas comprar as entradas de Machu Picchu e/ou Huayna Picchu, leia os posts abaixo que têm todas as explicações para comprar o ingresso por conta própria.
Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas
Dica infalível para comprar a entrada de Machu Picchu por conta própria
Agora, se você não conseguir, ou estiver com dúvidas, as agências abaixo certamente poderão ajudar, mas lembre-se que elas provavelmente irão lhe cobrar uma taxa por isso 🙂
Indicações dos Leitores: Agências de Turismo
Essas são as indicações que nossos leitores deixaram de agências no Peru. Sempre que possível colocaremos o link para as opiniões deixadas sobre as agências nas caixas de comentários para ajudá-los a escolher a melhor agência para você.
Atenção:
As agências e guias do Peru listadas aqui têm recebido muitos leitores vindos aqui do Sundaycooks, o que nos deixa muito felizes, pois é incrível saber que, mesmo de longe, acabamos influenciando positivamente a comunidade e a economia local do país 😀
Entretanto, esse aumento considerável no número de clientes faz com que as agências e guias que não estejam preparados comecem a ficar sobrecarregados, fazendo com que a qualidade dos seus serviços caia, às vezes de forma considerável. Infelizmente não temos controle sobre isso e nem como conferir como está o trabalho de cada agência ou guia o tempo todo e dependemos de vocês para descobrir como estão.
Por isso, queridos leitores, pedimos que deixem, não somente os relatos positivos quando tudo dá certo, mas também aqueles negativos quando alguma coisa sai errado, quando o serviço ou atendimento foram abaixo do esperado ou combinado, mesmo que todos os outros comentários anteriores tenham sido bons.
Só assim conseguiremos ajudar da melhor maneira a todos que chegam aqui em busca de informação 🙂
Assim como tem acontecido em sites de reviews como TripAdvisor, este post tem atraído a atenção de algumas agências do Peru, o que é muito bom, mas com eles, nós temos percebido a entrada de muitos comentários duvidosos, seja pela forma, seja de onde vieram. Por causa desse comportamento, vamos começar a retirar ou editar comentários sobre agências que não nos pareçam verdadeiros.
Eu realmente não gostaria de ter de fazer isso, mas percebemos um aumento desse comportamento nessas últimas semanas e, para não prejudicarmos os outros leitores, preferimos tomar essa medida drástica 🙁
Fabulous Peru Tours | Ticket to Machu Picchu
- Contato: Fredy Medina
- Site: fabulousperutours.com | tickettomachupicchu.com
- Email: [email protected] | [email protected]
- Opiniões: Sundaycooks, Laura, Danilo, Daniel, Ricardo, Fabiana, Tony, David, Lucas, Mauricio, Ana, Clayton, Ariane, Fabiana, Orlando, Eliana, Alfonso, Liliane, Thaís, Lucianna, Thiene, Morgan, Virginia, Gilze, Miriam, Thaís, Heloíse, Gabriela, Antônio, Juliana, Gilze, Maria, Guál, Jeferson, Chang, Rose, Lisandro, Eliane, Rebecca, Isabela, Maria, Katia, Emiliany, Filipe, Danúbia, Raquel, Albino, Jennyffer, Luiz, Rafael, Fabiany, Gustavo, Elidiane, Cristiane, Marcos, Ana Carolina, Rosana, Jorge, Ticiana, Tiago, Luciana, Gleidson, Ludmila, Nathalia, Gisele, Mônica, Diego, Bruno, Gabriela, Fabiana, Marciane, Ana, Márcia, Bernardo, Gabriela, Valéria, Luiz, Maurício, Leonardo, Tati, Ana, Kelly, Josilene, Cristiane, Mariana, Patrícia, Lina, Verena, Júlia, Juliana (respostas: Fredy Medina), Luiz, Beatriz, Diego, Carla
Peru Jamuy Travel
- Contato: Jose Miguel
- Site: perujamuytravel.com
- Email: [email protected]
- Telefone: +51 952 342 897
- Opiniões: Ricardo, Ana, Emanuel, Valter, Antonieta, Nayara, Marcelle, Ana, Andrea, Ana Luiza, Victor, Giovani, Carla
Qorianka Tours
- Contato: Mariela, Max
- Endereço: Calle Suécia, 300 / Cusco, Peru
- Site: qorianka-tours.com/esp/index.php
- Telefone: +51 84505959
- E-mail: [email protected]
- Opiniões: Adelaide, Danilo, Adriana, Giovanna, Ana Cláudia, Kadu, Ana Cláudia, Rogério, Márcio, Paula, Romulo, Ariane, Isabela, Fabiana, Juliana, Marcela, Marcelo, Marcos, Suely, André, Laura
Lima Mentor
- Contato: Cynthia
- Telefones: +51 16249360 / +51 1996295549
- Skype: cynthia_caceres
- Email: [email protected], [email protected]
- Opiniões: Bernadete, André, Ângela, Leonel, Karina, Roberto, Paula, Mário, Constance, Rosana
Seturs
Global Viajes Express
Inka Wasi
Royal Adventure Perú
- Contato: Cristina
- Endereço: Calle San Juan de Dios, 268 / Cusco, Peru
- Telefone: +51 984923131
- Opiniões: Priscila
Elim Travel Perú
Ticket Machu Picchu
Apumayo Expedições
Responsible Travel Peru
Andes Adventure Peru
Quinua
Willka Travel
- Site: willkatravel.com
- Email: [email protected], [email protected]
- Telefone: +51 984951059, +51 84200274
- Contato: Rolando Auccapuri
- Opiniões: Gabriela, Érika, Mariana, Talita, Ana, Ligia, Neide, Fernanda, Evelyse, Nelson, Carolina, Evelyse, Neide, Camila, Marzuil, Leila, Alan, Maria, Danielle, Ciria, Sônia, Danielle, Juliana, Letícia, Juliana, Elis, Sérgio, Sandi, Regina, Rosângela, Sammea (problema, resposta Willka Travel), Tamy, Fabrizio, Thainá, Felipe, Izabel
Viagens Machu Picchu
- Site: viagensmachupicchu.com.br
- Contato: Juvenal Rondan
- Telefone Brasil: +55 (21) 4042-6227
- Telefone Peru: +51 (84) 242977
- Opiniões: Thaís, Fabi, Juliana, Patrícia, Helena, Altair, Natália, Lisa, André, Jaqueline, Klaus, Daniele, Edinéia, Thalez, Pollyanna, Herbert
Mapi Travel
Alianza Travel Peru
Mystic Lands Peru
- Endereço: Perto da Plaza de Armas de Cusco
- Opiniões: Ana
Turismo Mer
Soncco Tours
Cusco Hope
Discover Peru Now Inc.
- Contato: Maria Isabel Calderon Velarde
- Endereço: Prolongación Avenida de la Cultura, 1821 /San Sebastian, Cusco, Peru
- Site: discoverperunow.com
- Telefone: +51 984744706 / +51 84 274443
- Email: [email protected]
- Opiniões: Sundaycooks, Camila, Priscila, Priscilla, Paula, Priscilla, José, Cristiano, Cristiano, Priscilla, Vanessa, Eliana, Constance, Vera, Cláudio
Indicações dos Leitores: Guias Particulares no Peru
Essas são as indicações de guias partirulares no Peru que nossos leitores deixaram na caixa de comentários. Sempre que possível, nós deixaremos um link para a opinião de quem utilizou os serviços indicados.
Rafael Choque García
- Email: [email protected]
- Opiniões: Paula, Aline, Lilian, Renata, Paulo, Fabiana, Carolina, Gisele, Adriane, Letícia, Celi, Vinicius, Nicole, Jorge, Aline, Carmem, Alexandre, Renata, Tiago (negativo) (respostas: Rafael CG, Tiago, Tiago), Luciana, Ligia, Tatiana, Emerson, Fernanda, Flávio, Edgard, Fabíola, Lilian, Ana Luiza, Amanda, Fabiola, Tiago C, Fernanda, Marisa, Danielle, Luiz, Fábio, Edna, Christiane, Thiago, Denise, Lorrana, Thiago, Elton, Priscila, Milton (negativo)
Juan Carlos
- Email: [email protected]
- Opiniões: Vanessa, Eliana, Vanessa, Guilherme, Marina, Aline, Roseana, Mariá, Flávia, Adilson, Renata
Karen
Darcy Socrates
Marco Escalante
Wagner
Ignacio
Richard Ramirez – Guia em Lima
Edison Carbajal
Agências que só deram problemas
Para evitar citar o nome das agências ruins, criamos esta seção com links para os comentários em que elas são citadas.
Antes de reservar seu tour com uma agência que não esteja relacionada acima, leia estes comentários:
Abaixo estão os nossos relatos sobre as agências que já usamos no Peru. Infelizmente não temos como garantir que, se uma agência foi boa conosco, ela será com todo mundo. Por isso recomendamos que leiam os comentários deixados pelos outros leitores aqui no blog, entrem em contato com as agências, comparem os preços e escolham aquela que mais lhe agradou e lhe inspirou confiança.
Nossa opinião sobre a Fabulous Peru Tours (2014)
Ao planejar nossa última viagem ao Peru, decidimos experimentar o serviço da Fabulous Peru Tours que muitos de nossos leitores indicam. Nós já sabíamos o que queríamos conhecer, mas organizar a questão do tempo e do deslocamento entre as atrações estava um pouco complicado. As distâncias eram relativamente curtas, mas não sabíamos quanto tempo levaríamos na estrada.
Entramos, então, em contato com o Fredy Medina para que ele nos ajudasse a organizar nossos passeios pelo norte do país (Trujillo e Chiclayo) e também pelo sul (Paracas, Valle del Colca e Puno). As conversas e o acerto do roteiro para o que nós queríamos foram ótimas. Depois de tudo acertado, o Fredy se ofereceu para apoiar o blog nessa nova viagem e, talvez por isso, ele tenha mantido contato constante conosco durante nosso tempo no Peru. Entretanto, quando encontramos com ele em Lima, notamos durante as conversas que o cuidado e a preocupação com todos os clientes é uma constante e não apenas uma exceção.
No norte do Peru fizemos tours privados para podermos entender melhor sobre as civilizações locais, enquanto que no sul, escolhemos fazer em tours compartilhados para ver como seria. Em ambos os casos, os guias sempre chegavam no horário marcado, eram gentis e conheciam bastante o assunto.
Tendo como base os inúmeros comentários positivos da Fabulous Peru Tours aqui no blog e a bela experiência que tivemos com eles, podemos indicá-los como uma boa agência.
Nossa opinião sobre a Discover Peru Now (2011)
Confesso que contratar esta agência para fazer nosso roteiro foi um tiro certeiro no escuro. Um tiro no escuro porque eu realmente não sabia o que esperar da Isabel, pois, a menos de 2 meses para a viagem, nós sabíamos o que queríamos conhecer, mas não conseguíamos encontrar uma agência sequer que se propusesse a fazer um tour privado e personalizado como queríamos, nem aqui no Brasil, nem nas agências conhecidas no Peru.
Como última esperança, ligamos para nosso hotel em Cusco para conversar com o gerente e pedir indicação de uma agência de viagem do Peru que pudesse fazer nosso roteiro. Quem nos atendeu foi o próprio dono do hotel que nos indicou a Isabel da Discover Peru Now.
Enviamos um email para ela com nossa ideia de roteiro e ela nos retornou dizendo que seria possível fazer o tour privado e ainda sugeriu que alterássemos um dos dias para otimizar nosso roteiro e, assim, economizar um dia de viagem. Além disso, ela nos enviou o nome e credencial do guia, bem como foto do carro que ele utilizava.

Ligamos diversas vezes para a Isabel e para o gerente do hotel pelo Skype tanto para confirmar que a empresa e a Isabel existiam, como também para poder negociar o pagamento. É normal que as agências peçam o pagamento total adiantado, mas eu não estava muito disposta a fazer isso na época. A Isabel foi muito prestativa, entendeu nossa preocupação e acabou aceitando que fizéssemos o pagamento de metade do valor adiantado por depósito bancário, enquanto que a outra parte seria paga em dólar no dia que chegássemos em Cusco. Essa era tanto uma garantia para nós quanto uma garantia para ela, pois ela nos explicou que o pagamento de alguns tickets é feito na hora da compra e ela já havia tomado calote com turistas que desistiam da viagem em cima da hora e acabavam por não pagar os gastos que ela já havia tido.

Nossa experiência com a Isabel da Discover Peru Now e com o guia particular que ela contratou foi excepcional e achamos que ela merece que a indiquemos aqui. Lembrando que contratamos seus serviços em Outubro de 2011 e muita coisa pode ter mudado de lá para cá. Se você quiser utilizar os serviços da Isabel, podem falar que foi indicação do Sundaycooks. Quem sabe assim ela facilita o pagamento como fez conosco? Ah, e se contratar os serviços dela, por favor, volte para nos contar como foi 🙂
NOTA: Ultimamente temos visto reclamações sobre a Isabel, principalmente sobre a confusão que ela tem feito com os tours. Não sabemos se isso é por estar atarefada ou se a qualidade do serviço realmente diminuiu depois que utilizamos seus serviços. Por isso peço que leiam todas as opiniões dos leitores ali em cima, tanto sobre a Discover Peru Now quanto sobre as outras agências para poder escolher qual é a melhor para o seu caso. Faça orçamento com várias delas e veja qual tem o preço melhor ou tem o melhor serviço.

Como encontrar referências de agências de viagem do Peru?
Este é um post em que você poderá encontrar referências das agências de turismo e receptivo no Peru 🙂 Além disso, deixo aqui algumas dicas para vocês poderem ter outras fontes e referências. As indicações ou desaprovações são apenas para ajudar outros leitores a terem uma ideia da qualidade do serviço prestado pelas agências e receptivos do Peru. Isso porque cada pessoa pensa de maneira diferente e a qualidade do serviço pode ter mudado desde a época em que foi contratado.
- As opiniões são baseadas na experiência de cada pessoa e, infelizmente, não há garantias de que você terá a mesma experiência.
- Procure referências no Google sobre a agência que você está interessado. “agência XXXX problemas” é um bom termo de pesquisa.
- Procure referências no site do iPeru, e de Machu Picchu (Agências e Guias credenciados). Essa é apenas uma maneira de confirmar que a empresa existe, mas, devido à burocracia, não são todas as agências que são cadastradas nesses sites. A agência que utilizamos, por exemplo, é uma que não está cadastrada.
- Ligue no seu hotel para pedir indicação de agências ou para tentar obter opiniões sobre a agência de viagem do Peru que você está pensando em contratar.
- Ligue para a pessoa da agência para confirmar que ela existe e tentar sentir se ela é confiável.
- Para o caso de depósito em conta, tente confirmar se a conta está em nome do banco ou da pessoa que lhe atendeu. Se não estiver, tente negociar outra forma de pagamento.
- Tente pagar via PayPal se possível, pois eles têm um serviço de proteção ao comprador caso alguma coisa dê errado.
Sua opinião é muito importante e pode ajudar muitos outros viajantes que sonham em conhecer o Peru, mas enfrentam dificuldades para conseguir informações precisas. Deixe aqui seu relato sobre a agência ou empresa que você contratou no Peru para que possamos criar esta rede de informações e opiniões. Super obrigada =)
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Comentários
Isabel,
Por favor entre em contato comigo por e-mail, pois gostaria de adquirir o pacote similar aquele da Sundaycooks para Machu Picchu com hospedagem em Aguas Calientes.
Enviei um e-mail para vc hoje, mas voltou.
gracias
Oi Fernando,
Verifique se você mandou ao e-mail certo: [email protected], tenho me comunicado direto com ela por esse e-mail.
Abraços
Fernando,
Falei com Isabel esta esperando eu passar seu email, mas nao encontrei aqui.
Deixa no post. ou tenta [email protected] sempre deu certo.
Pessoal,
quando vocês fecharam a viagem com a Isabel, tiveram que mandar dinheiro para a conta pessoal dela? Fizeram por qual sistema? Não sei o que fazer…
Eliana
fiz o envio de 60% por Western Union, em nome da Isabel.
o Restante vou acertar lá, na semana que vem.
Priscila, obrigada pelo comentário. Foi exatamente isso que ela solicitou de mim. Você mandou por Western Union via Banco do Brasil ou corretora?
Obrigada mais uma vez.
Eliana
Tô com a mesma dúvida meninas. Vcs conseguiram fazer o pagamento pelo Western Union via Banco do Brasil?
Como tenho conta no Banco do Brasil, fiz por ele mesmo. Foi fácil e tranquilo, ela recebeu em 2 dias lá.
Quando voces vão para lá?
Estou indo dia 18/06.
Oi Eliana. Nós enviamos metade do dinheiro (éramos 3 pessoas) por transferência bancária e a outra metade pago em dólares ao encontrar com ela.
Obrigada Fred, ela me pediu para mandar pela Western Union
Abraços
Vou dia 30/06, direto para Cusco.
Ola boa noite, galera;
Então estou indo minha esposa a cusco dia 20/06/13 chego as 06:50hs e retorno dia 22/06 as 11:40hs na verdade são apenas 02 dias que encaixamos numa viajem que estamos fazendo passando pelo chile , peru e colombia, mas queremos conhecer o machu picchu, gostaria de sugestões de passeios e o que poderemos aproveitar nesses 02 dias
PS>> ainda não temos nada definido e dia 12/06 ja estaremos no chile, help=me
Me esqueci de deixar o e-mail caso desejem me dar uma mão ai: [email protected]
Rapaz, que correria hein
Na minha visão você tem que já ir rumando pra Ollantaytambo dia 20 mesmo.
Conhece Cusco rapidinho, vai pra ollantaytambo já conhecendo o vale sagrado, Já pega o trem pra Aguas Calientes. Dorme em Aguas Calientes de 20 pra 21. 21 vai pra Machu Picchu e já volta pra Ollantaytambo no ultimo horario. Vai pra cusco, dorme em Cusco, e pronto.
Vixi hehehe
Rogerio
Bom voce procurar a Isabel ou alguma empresa, porque nessa epoca ingressos a Machu Picchu e trem esgotam.
Chegaremos a Cusco dia 20/06
19/06 – Lima
20/06 Cusco
21/06 – Pisac – Urubamba – Ollantaytambo – trem para Aguas Calientes, dormiremos aqui
22/06 Machu Picchu trem volta a Cusco
23/06 MAras, Moray e Chincheros
24/06 Arequipa
25/06 Arequipa e Puno
26/06 Puno
27/06 Volta Cusco
28/06 – Cusco – Lima – Brasil.
Acho que ir a MP sem se aclimatizar sera complicado. Entao melhor ir de trem no dia 21/06 direto a MP e voltar o mais tarde que der. Assim vc aproveita Cusco dia 20 pausadamente, e aproveita bem o dia seguinte. Ou ir de van/taxi no final da tarde a Ollanto e dormir la ou Aguas CAliente, para aproveitar melhor MP, que o “a cereja do bolo”. Mas veja se consegue o mais rapido possivel os ingressos. Parea Waynna Picchu nao ha mais, pois estarei la dia 21 e vamos as 10:00 pq das 7:00 ja havia esgotado.
É isso mesmo, Priscila. Sobre a Aclimatação, Machu Picchu está a 2400m de altitude. Bem menos que os 3300m de Cusco e é bem mais tranquilo. Mas se vc vai parar em Cusco primeiro, é melhor pegar leve no primeiro dia mesmo.
Oi Rogério.
Cara, você vai conseguir praticamente ver apenas Machu Picchu. Se já tiverem aclimatados à altitude, podem aproveitar o dia em Cusco para conhecer um pouco do valle sagrado e terminar o dia em Ollanta para depois ir para Aguas calientes, dormir e conhecer Machu Picchu no outro dia, voltando para Cusco no mesmo dia.
Se não estiverem aclimatados, esse passeio do valle sagrado pode ser cansativo e deixar vcs com soroche. Se não quiserem arriscar, passeiem por cusco mesmo, de leve e saiam para Aguas Calientes num trem partindo de Cusco/Poroy.
Chego dia 19/06 em Cusco
22/06 rumo MP
23/06 Machu Picchu
24/06 Inti Raymi
25/06 Cusco
26/06 – 29/06 Choquequirao
30/06 Cusco
01/06 volta
Quem quiser juntar grupo pra algum dos programas, principalmente pro tour/trek de Choquequirao pronuncie-se em resposta.
Abraços
enviei hoje alguns e-mails para essas agencias que indicam nesse post la em cima e recebi essa proposta, veja o que acham e comentem:
– Qorianka Tours – Mariela e Max – [email protected]
Buenas tardes señor Rogerio.
podemos hacer el siguiente programa con Usted.
DIA 1. TRANSFER DEL AEROPUERTO. AL HOTEL EN CUSCO. (INSTALACION)
Indicar horario de vuelo y la compañía. y nombre del hotel en Cusco
DIA 1. EN EL VALLE SAGRADO DE LOS INCAS. HORA: 08.30 AM.
DESAYUNO EN EL HOTEL. Y VISITAS A LOS LUGARES DE:
1. RUINAS DE PISAC Y MERCADO TÍPICO
2. ALMUERZO BUFETTE EN LA CIUDAD DE URUBAMBA
3. RUINAS DE OLLANTAYTAMBO.
4. VISITA A CHINCHERO.
5. RETORNO HASTA CUSCO.
DIA 2. VISITA EN MACHUPICCHU TODO EL DIA.
· DESAYUNO EN EL HOTEL.
. TRASLADO DEL HOTEL A LA ESTACION DE TREN.
· BUS DE SUBIDA Y BAJADA EN MACHUPICCHU.
· INGRESO A MACHUPICCHU.
· VISITA GUIADA EN MACHUPICCHU.
· TIEMPO LIBRE PARA TOMAR FOTOS Y EXPLORAR MACHUPICCHU.
· TREN DE RETORNO. BUS TURISTICO DE OLLANTAYTAMBO HASTA CUSCO.
DIA 3 TRANSFER AL AEROPUERTO.
COSTO POR PERSONA $ 275.00 DOLARES. (TREN EXPEDITIONS)
Nota: si desea pasar la noche en Aguas calientes deberá aumentar $ 25.00 dolares. por persona.
Saludos.
Oi Rogerio.
Não sei dizer quanto estão cobrando por um passeio parecido nas outras agências, mas o roteiro está legal. Eu só trocaria essa dormida em Cusco por uma ida a Aguas Calientes para subir logo cedo na Montanha no dia seguinte. Se for alterar, Ollanta deve ser a última parada do tour (trocando com chinchero).
Legal seu roteiro, Rômulo 🙂 Depois conta pra nós como foi! E boa viagem 😀
Pessoal,
Agência escolhida e fechada! Farei com a Mariela!!!
Alguém sabe me explicar como faço o pagamento via Wester unión??? Nunca nem tinha ouvido falar nisso…
To perdidinha!!
Valeu!
Cara Paula, o pagamento via Western Union, segundo o que pesquisei é seguro e pode ser feito com os escritórios ou agentes que constam no site deles http://www.bancowesternunion.com.br/?gclid=COKr8eT94LcCFZR9OgodBBEA4A. vale ressaltar que, quem é cliente do Banco do Brasil (Bradesco também) pode fazer diretamente do BB Online (acho que escolherei essa alternativa, por ser mais prática, entrarei em contato com o meu gerente e posto como fiz para usar essa modalidade de pagamento). Outra forma de pagamento, que também achei segura, foi a utilizada pela colega Ana Cláudia: o paypal. Para usar essa última forma de pagamento, segundo a Ana, basta entrar em contato com a Mariela e ela informa como deve proceder.
Qualquer coisa me manda um e-mail ou posta aqui!
A propósito, também fechei com a Mariela!
Boa sorte nas negociações a todos!!!
É a Mariela vai ter q pagar uma comissãozinha aqui pro SundayCooks todo mundo fechando com ela, rsss ; tbm estou fechado com ela pro dia 20/06
hahahah Verdade, né? 😛 Ela e a Isabel estão levando vários leitores do Sundaycooks pelo Peru 😀
Concordo Rogério! Por favor, na volta nos conte como foi. Estou indo em 14/09.
Boa negociação a todos.
Pessoal,
Voltei ontem do Peru e as informações descritas nesse blog realmente me ajudaram a aproveitar o máximo possível pelo tempo que permaneci por la. Queria colocar como referência um taxista que trabalha na Multiserviios Socar EIRL. O nome dele é Carlo Blanco, email [email protected]. Posto isso porque tivemos uma surpresa muito agradável em encontra-lo no aeroporto e depois disso fechamos todos os passeios por intermédio dele e de sua agencia.. Para terem uma ideia de valores pagamos por um tour privado desde Cusco a Pisac (feira), ruinas de Pisac, almoço em Urubamba (não incluído) e ida a Ollanta para pegar o trem a Águas Calientes cerca de 220,00 soles. Este motorista e muito cuidadoso, trabalha com um Corolla novo (algo muito difícil por la) e também fala Quechua. Vale muito a pena. Caso não queira pagar mais por um tour privado ele possui contato para faze-lo junto com outras pessoas por um valor menor. Mas achei que vale a pena. Se tiverem qualquer dúvida ou precisarem de mais informações é só me chamarem. Abs.
Obrigado pela dica Rodrigo. Ficamos felizes que tenhamos ajudado a aproveitar bem sua viagem 😀
Rodrigo, boa noite! Fiz contato com o Sr. Blanco, dentre outros, que fez o melhor preço. Fiquei com uma dúvida, se ele está ligado a uma agência ou se trabalha como guia free. Por gentileza, tem como me esclarecer isto!? Cristina
Galera, fechamos com a Isabel da Discover Now. Ela é muito atenciosa, tratei tudo por e-mail aqui no Brasil, paguei metade via Western Union e a metade quando chegamos a Cusco (ela foi no nosso hotel e fizemos uma reunião onde nos passou os vouchers e todos os horários dos passeios).
Recomendo MUITO chegar lá com TUDO fechado, sem preocupação nenhuma (fechamos todos os tickets de Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu, trens, traslados, etc). Como éramos apenas eu e minha esposa, ficou muito caro para fazermos os tours privados, então acabamos fazendo compartilhados, mas é bem tranquilo, no máximo umas 20 pessoas num micro ônibus.
Nossa programação foi:
– 1 dia de city tour em Cusco (com Sacsayhuamán, Qenko, Tambomachay, etc)
– 1 dia de Moray e Maras (PONTO NEGATIVO: passamos muito rápido por Chinchero)
– 1 dia de Pisac, Urubamba, Ollanta e depois trem pra Aguas Calientes na noite. Aqui acho que foi o principal problema, Pisac foi muito corrido e as ruínas são muito legais, aqui nos arrependemos de não ter dividido esse dia em 2 ou feito ao menos esse dia privado.
– tivemos um guia em Machu Picchu tb, o nome dele era Ceferino e não era dos melhores. Se puderem exigir outro já acertem isso, apesar de que o tour guiado é só de 2h e depois a gente fica livre pra fazer o que bem entender.
Pessoal, embarco dia 30/09, diretamente para Cusco. Fechei a viagem com a Isabel. Porém, dia 5/7 (sexta-feira), vou para Lima e ficarei até domingo de manhã lá. Vi que tem um City tour que começa às 14:00. Chego em Lima(no aeroporto) às 11:30. Será que consigo? Alguem tem alguma sugestão de agência?
Gente, é 30/06 e não 30/09
Eliana,
Você já deve ter embarcado numa hora dessas…. espero que dê tudo certo com a Isabel e que depois você volte aqui para nos contar como foi a sua experiência no Peru 🙂
Chegando as 11:30 deve ficar um pouco corrido para pegar o tour as 14:00 (imagine que tem todo o procedimento de imigração, mala, transporte, check-in, almoço)
Se não der tempo, aproveite para caminhar e conhecer o que for possível da cidade, descanse um pouco no final do dia e invista num ótimo jantar a noite – Lima é perfeita para isso 😀
Boa viagem
Acabei de voltar do Peru, fechei a programação de Cusco com a Mariela / Qorianka Tours e NÃO GOSTEI! Então vou relatar tudo aqui – as confusões, erros e preços – para que os próximos viajantes possam tomar decisões com bases mais sólidas.
Em primeiro lugar, contatei 3 agências:
– Isabel / Discover Peru – eu estava certa em fechar tudo com ela depois do que li aqui no SundayCooks. Primeiro perguntei sobre day tours (meu tempo de viagem era mais curto que o do pessoal do blog e eu só fazia questão de ir a Ollantaytambo, Pisac, Moray e Salineras de Maras). Ela me passou que o tour com 15 pessoas custava U$40 para Ollantaytambo / Pisac com almoço incluído; e U$30 para Moray/Maras/Chincero sem almoço. Só que nessa época eu ainda não tinha bookado hotéis e trens e pensei que, como agência, ela poderia conseguir preços melhores. Então pedi um orçamento com ela bookando tudo em Cusco /MP para mim (nesse momento mandei o mesmo email para a Setours e para Mariela para checar preços). A Isabel respondeu que não poderia bookar os hotéis pq eu estava indo na alta temporada e todos os hotéis com os quais ela trabalha estavam cheios… E me passou um preço de U$600/pessoa só para os 2 tours, transfers, e bilhetes de trem (sem entrada MP e sem boleto turístico). Respondi que isso estava fora do meu orçamento (seria mais em conta eu mesma reservar tudo) mas falei que queria fechar os 2 dias de tour separados. Só que ela nunca mais me respondeu…
Nesse dia, me desesperei com o lance da alta temporada e fiquei até de madrugada no booking.com reservando hotéis e no dia seguinte de manhã comprei todos os meus bilhetes de trem e reservei a entrada de Machu Picchu (só reservei, não cheguei a pagar – e nesse momento vi que não tinha mais entrada para Hyaina Picchu).
– Setours nunca respondeu meu email…
– no dia seguinte que eu bookei tudo, Mariela respondeu e me passou o valor de U$350 que incluía os tours, bilhetes de trem, transfers, entrada para MP com Huiyana Picchu, boleto turístico, hotel em Águas Calientes, guia em MP. Como eu já tinha bookado algumas coisas, pedi um novo orçamento sem os bilhetes de trem e sem o hotel em Águas Calientes. Fechamos em U$190/pessoa.
Aí começa a história com Mariela que vou relatar em tópicos
1) ela sempre demora uns 2 dias para responder – provavelmente porque o único celular que eu a vi usando é um modelo antigo, sem internet… então ela só pode responder quando esta na agência e como às vezes para leva grupos para MP, dorme em Aguas Calientes, etc…
2) confusões – a expressão que define a Mariela é “lost in translation”… ela não entende bem inglês, não entende bem português e nem o nosso portunhol… ou seja, é meio difícil. E ela fala um pouco rápido. Tem uma historinha que é um ótimo exemplo: meu namorado estava com o lábio todo ressecado e rachado, aí ela pediu S./10 para ir na farmácia comprar uma manteiga de cacau para ele (achamos isso fofo, só que ela não trouxe troco e nem notinha para vermos quanto foi… mas essa é outra história…); como eu estava ficando resfriada, tentei pedir para ela comprar um remédio para mim, que fizesse meu nariz parar de escorrer – resultado: ela trouxe a manteiga de cacau e um pacote com 6 pacotinhos de lenço de papel…. Parece piada, né?? Então fica meio difícil negociar um pacote onde a comunicação não fica 100% estabelecida. Assim que paguei o sinal de 50% comecei a ficar nervosa porque ela não respondia algumas coisas – acho que ela não estava entendendo o que eu perguntava. Até deixei um comentário aqui antes perguntando sobre a experiência de outras pessoas com a Mariela. O que aconteceu na época foi o seguinte: mandei o email inicial para o gmail e o Hotmail da Qorianka Tours; acertamos tudo pelo Hotmail; aí um dia ela resolveu checar o gmail, achou a minha mensagem inicial e começou a negociar o pacote de novo, do zero, como se eu fosse outra pessoa….
3) transfers – ESSA FOI A PIOR FALHA DA MARIELA COMIGO. Eu estava insegura com os confusões dos e-mails e pedi confirmações alguns dias antes da viagem. Ela me respondeu que estava tudo certo para me buscar na estação de trem em Cusco (no trem chegando de Puno as 18h). Só que na hora que chegamos a Cusco, não tinha NINGUEM nos esperando… Esperamos, e a estação já estava ficando vazia quando resolvemos pegar um taxi por nossa conta, morrendo de medo de cair numa daquelas histórias furadas com taxi que lemos tanto sobre o Peru… (e o pessoal do hotel ainda disse que é difícil pegar taxi na estação, ou seja, demos sorte). Chegamos no hotel e pedi ajuda para a recepcionista – eu precisava ligar para a Mariela porque minha preocupação maior é que no dia seguinte iríamos para o tour e já pegaríamos o trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes, ou seja, se ela furasse nesse tour tb, estaríamos ferrados, todo o roteiro por agua abaixo… A recepcionista disse que a Mariela tinha ligado o dia inteiro para o hotel perguntando se tínhamos chegado, o que eu achei bem estranho, já que ela sabia (ou deveria saber) que chegaríamos no trem às 18h… Enfim… preciso dizer que a Mariela nunca explicou porque não tinha ninguém nos esperando na estação, mas fomos juntando uma informação aqui e ali e chegamos a conclusão que ela confundiu o dia da nossa chegada!!! a) porque nessa mesma noite uma menina que trabalha com ela foi ao hotel nos entregar as entradas de MP e disse que eles foram à estação e não estávamos lá – o que seria absolutamente impossível se eles estivessem ido no dia certo; e b) porque no dia seguinte a Mariela perguntou se tínhamos chegado um dia depois, e quando falamos que não, ela disse “ah!, então deve ser sido outro passageiro”, meio mudando de assunto. Mas peraí que não acabou a odisseia de “transfers Mariela”… Tínhamos outro da estação de Aguas Calientes para o hotel (o hotel tinha sido bookado por mim), e já no dia ela disse que estaria ligando para o hotel para acertar de alguém do hotel (ou seja, não da Qorianka) nos encontrar na estação. Mais uma vez não tinha ninguém… Depois ela disse que como fui eu que bookei o hotel então eles é que tinham que se responsabilizar com esse transfer – mas então porque ela deixou isso no pacote que acordamos?? E ainda teve um terceiro furo!! O trem de Aguas Calientes –Cusco mudou de horário e, PARA NAO TER FURO (rsss), eu liguei para ela de Aguas Calientes para avisar. Só que ela disse que como eu tinha comprado o bilhete até Cusco (o trecho entre uma cidade depois de Ollantaytambo e Cusco esta em reforma, então a própria PeruRail disponibiliza um ônibus para o resto do trajeto até Cusco), que o ônibus da PeruRail nos deixaria na Plaza de Armas, que era do lado do nosso hotel, então que não precisaria de transfer! Então ok, né? Se a própria guia turística, que é do local, diz isso, o estrangeiro que não sabe de nada acredita, né?? Pois é, só que o ônibus da PeruRail deixa todo mundo na estação de trem de Wanchaq e não na Plaza de Armas!! E quando saltamos do ônibus tinham dezenas de pessoas de outras agências com plaquinhas com os nomes dos passageiros, menos a Qorianka… ou seja, as outras sabiam, mas a Mariela não… (acredito que seja porque ela compra todos os bilhetes de trem dos passageiros dela só até Ollanta e ela mesma fornece o transfer do resto do trajeto – a meu ver uma forma de ganhar mais um troquinho pq o trem até Ollanta é U$30 menos e com certeza um bus para levar a galera sai menos que isso por pessoa – mas isso não elimina o fato de que ela é uma guia e deveria saber e informar o turista sobre onde o ônibus da PeruRail para!!). Para terminar as histórias dos transfers, no nosso dia livre em Cusco a chamamos no hotel e ela acabou nos reembolsando o que tínhamos gasto com os taxis. Só que não é só o dinheiro, não é?? Eu já tinha bookado hotéis e passagens quando contratei a Mariela, então só fechei mesmo o pacote por causa dos transfers, para ter mais comodidade, e porque o pacote dela seria só uns U$20-30 (pelas minhas contas) a mais do que se eu tivesse bookado tudo sozinha. Só que o que era para dar comodidade, na verdade passou a ser dor de cabeça porque a gente ficou com a impressão que tinha que ser “babá” da Mariela para ela não nos esquecer em algum lugar… As outras coisas que não gostamos foram tb falhas de comunicação e aí eu também me culpo porque foram coisas que ela não esclareceu mas que eu tb não perguntei…
3) o tour Ollanta /Pisac – a Isabel tinha me passado que o tour eram com 15 pessoas, fiquei com isso na cabeça e nem me toquei em perguntar detalhes para a Mariela… nosso ónibus tinha mais de 30!! Se vocês leram tudo aqui no SundayCooks sobre os tours, devem lembrar que volta e meia eles mencionavam os ónibus entupidos de turistas… pois éramos nós! Sei que muita gente não se importa com esse “modelo” de tour, mas acho que desde minha viagem à Disney com 12 anos que não viajava assim e definitivamente não é a minha praia…. Fora que em Pisac ficamos só uma hora, sendo que 30 minutos ouvindo o guia e só 30 para explorar o lugar – não deu para nada… Então minha dica é: perguntem de quantas pessoas é o tour!!! No nosso segundo tour (Moray/Maras) só tinham 20, então acho que depende da demanda – esse parece ser o “modelo Mariela”.
4) o idioma do tour – OK que Espanhol é parecido com Português, só que meu inglês é fluente e meu espanhol é macarrônico… Antes de Cusco fomos para Puno e o guia do tour de lá era bilíngue, ou seja, todo mundo sai feliz. Nem me toquei também em perguntar isso para a Mariela e ela tb não mencionou nada sobre isso, então fiquei bem surpresa quando estávamos esperando o ônibus e ela fez referencia ao “ônibus inglês”… Ou seja, só porque somos brasileiros ela nos colocou no tour em espanhol. Ok, deu para entender, mas não teria sido certo perguntar o que preferíamos? (no segundo tour o guia era bilíngue!). Dica: especifiquem em que idioma vcs querem o tour.
5) restaurante do tour de Ollantaytambo / Pisac – o almoço estava incluído nesse dia de tour e quando pensamos em “tour”, “grupo de turismo”, pensamos que todos fazem tudo junto, certo? Só que não. O grupo de 34 pessoas foi dividido em uns 4 restaurantes diferentes. O primeiro foi o pior – o pessoal foi deixado em um restaurante em beira de estrada meio chinfrim… O segundo grupo (maioria) foi levado para o Alhambra que parecia ser maravilhoso! (chequem o blog turomaquia, acho que foi nesse que ela foi) Tinham lhamas, ovelhas e araras soltos no jardim, um sonho! Mas não fomos nesse… Nos levaram para o Muña, que tb era bonitinho, tinha jardim florido, mas não tinha viva alma! Aí dá uma impressão ruim, a gente fica sem saber se as pessoas ainda não tinham chegado ou se não tinha ninguém nunca e fica pensando há quanto tempo aquela comida esta ali… Ainda mais depois de ver como o Alhambra é lindo – tipo mostrar a bala para a criança e dizer que ela não pode comer… Dica: perguntem qual o restaurante e se possível, escolham o Alhambra!! Ficamos com água na boca nessa…
6) boleto turístico – estava incluído no pacote e também simplesmente assumi que seria o completo: não era! Era o boleto parcial, sendo que eu já tinha dito para ela que sou estudante (e ela provavelmente não entendeu isso), então com os S./70 do boleto parcial ela poderia ter comprado um boleto completo para mim… Então rolou um furo nos meus cálculos, porque no nosso dia livre em Cusco tivemos que pagar à parte a entrada do que queríamos conhecer… Dica: esclareçam qual o boleto que esta incluído no pacote!!!
7) hotel – se a Qorianka estiver bookando os hotéis para vcs, não deixem de perguntar qual é o hotel e dar uma checada nele na internet / tripadvisor / booking. Ela me ofereceu um em Aguas Calientes que eu não gostei, então fiquei com o que eu tinha bookado mesmo. Durante a viagem conhecemos um casal que estava reclamando que a Mariela colocou eles num albergue (num quarto privado com banheiro, mas ainda sim um albergue!) e eles foram achando que seria um hotel…
Enfim, eu não posso dizer para ninguém bookar com a Mariela, afinal, ela é a que tem o melhor preço, mas só queria alertar para itens que não ficam muito claros!
Dica principal: perguntem TUDO uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias, até vocês se sentirem seguros de que a comunicação foi estabelecida, de que ela esta ciente de datas, etc. Se ela não responder e-mails, LIGUEM!!
Espero que todos tenham uma ótima viagem. Mesmo com todos esses percalços, adoramos o Peru!
bjs
Ana,
Eu realmente sinto muito por toda essa confusão da Mariela e agradeço pelo seu relato, afinal esse post só é tão rico porque podemos conta com a experiência de todos vocês 🙂
=/ Que pena que não cheguei a ler sua mensagem a tempo. Também tive uma péssima experiência com ela.