atualizado em:

Como comprar os ingressos para Machu Picchu: guia definitivo

Siga este passo a passo completão para comprar as entradas de Machu Picchu, o cartão postal mais famoso do Peru. Vai valer a pena!

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Agora que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a cidadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu e para subir as montanhas de Huayna Picchu (também chamada de Waynapicchu) e Machu Picchu (também denominada apenas de Montaña no site do governo peruano).

Neste artigo vou mostrar um tutorial completo para comprar os ingressos por conta própria, os diferentes valores dos dos bilhetes, os possíveis problemas na hora da compra e suas soluções. Por fim, vou explicar toda a mudança dos horários de visitação a Machu Picchu em 2019, as diferentes rotas internas e responderei às dúvidas mais comuns dos viajantes.

Como comprar ingresso para Machu Picchu: patrimônio da UNESCO

Por que ir para Machu Picchu?

Machu Picchu é, sem dúvidas, o ponto turístico mais famoso do Peru. Para mim, é dos lugares mais incríveis do mundo, pela sua beleza e história e não me canso de voltar.

Este post da Natalie é leitura recomendadíssima por aqui: Machu Picchu: eram os deuses astronautas? Gente do mundo todo, o ano todo, busca essas sensações ao visitar a cidade inca. É por isso que seus ingressos são tão concorridos.

Isso nos traz à primeira pergunta: vale a pena comprar o ingresso antecipadamente? E a resposta é simples e rápida: sim! Veja por quê.

Vale à pena comprar o ingresso de Machu Picchu antecipadamente?

Essa dúvida é bastante válida para quem está planejando um roteiro de viagem pelo Peru e sua causa é a limitação no número de visitantes diários para Machu Picchu.

Oficialmente podem entrar no máximo 5940 pessoas no complexo por dia, sendo 400 para a montanha Huayna Picchu (Waynapicchu) e 800 para a Montanha Machu Picchu.

Esses números podem parecer muito, mas é preciso lembrar que Machu Picchu é o principal destino dos turistas no Peru e com muita razão.

Conversando com guias e donos de agência de turismo no Peru sobre a possibilidade dos ingressos esgotarem, eles confirmaram o que temos acompanhado por aqui e pelo site oficial do governo.

Confira quais ingressos costumam acabar e quais podem ser comprados mais próximos à data:

  • Cidade Inca de Machu Picchu:
    • Os ingressos não costumam acabar, sendo possível comprar até no dia anterior, mas recomendamos fortemente que essa reserva seja feita antecipadamente.
    • Entretanto, em épocas de alta temporada e do Inti Raymi (a festa do sol), todos os ingressos podem acabar com semanas de antecedência.
  • Waynapicchu / Huayna Picchu:
    • Como as entradas são bastante limitadas, elas costumam acabar rápido, às vezes com meses de antecedência.
    • Fiz uma simulação no momento em que este post é atualizado (julho/2018) e só encontrei disponibilidade para o final de setembro/2018.
  • Montanha Machu Picchu:
    • Apesar de também ser limitado, esse ticket é um pouco menos procurado que o de Huayna Picchu e pode ser encontrado até poucos dias antes da subida.
    • Novamente, na alta temporada ele pode acabar mais cedo.

Compre seus ingressos para Machu Picchu de maneira mais prática e rápida aqui!

É importante lembrar que a altíssima temporada em Cusco e no Valle Sagrado acontece durante as festividades do Inti Raymi (a festa do sol) no final de junho, quando turistas do mundo todo se programam para visitar as ruínas. Nessa época é possível que todos os ingressos se esgotem. A época das férias de final de ano também é considerada alta temporada (apesar das chuvas), assim como as férias do meio do ano.

Como comprar ingresso para Machu Picchu passo a passo

Mudanças na compra do ingresso de Machu Picchu para 2019

Interrompemos esta programação para um anúncio importante.

Em 2019, o governo peruano mudou novamente horários e condições das visitas à Machu Picchu. Confira todos os detalhes aqui.

Tudo começou em 2017, quando o governo peruano, por exigência da UNESCO, iniciou a implementação de um novo plano de acesso ao complexo inca. A principal mudança dessa primeira fase das modificações nas regras foi a criação de dois turnos de acesso à Machu Picchu: das 6h às 12h e das 12h às 17h30. Foi assim até o final de 2018, já que em 2019 o governo lançou uma nova regulamentação de acesso à Machu Picchu que organiza e limita ainda mais a entrada na citadela. Apesar de serem um pouco restritivas, eu acredito que realmente trarão vantagens para todos.

Veja abaixo os detalhes das mudanças que entraram em vigor em 1 de janeiro de 2019.

As regras mais importantes para 2019 são as seguintes:

  • Ao comprar o ingresso, será necessário indicar o horário que se deseja entrar em Machu Picchu
  • O tempo máximo de permanência na citadela será de 4h
    • Quem visitar  as montanhas Huayna Picchu ou Machu Picchu poderá ficar 3 horas a mais em média. Detalhes aqui.

As mudanças entraram em vigor dia 1 de janeiro de 2019.

Vejam todos os detalhes da mudança para 2019 e nossa entrevista com um representante oficial do Parque Arqueológico de Machupicchu aqui.

Agora que sabemos disso, vamos à compra do ingresso de Machu Picchu.

Como comprar ingresso para Machu Picchu - Huayna Picchua

Qual o melhor horário para visitar Machu Picchu?

Ver o sol nascer em Machu Picchu é das visões mais incríveis que tenho guardada na mente. Por isso, se essa é sua primeira vez, não perca a oportunidade!

Para quem já conhece ou realmente não pode ir a Machu Picchu nesse horário, recomendo ir no período da tarde que tende a ficar mais vazio, proporcionando um passeio mais tranquilo.

Se você quiser subir as montanhas Huayna Picchu ou Machu Picchu, recomendo ir no primeiro horário de ambos, quando o sol é menos intenso, deixando para visitar a cidade depois.

Preço dos ingressos para Machu Picchu

Abaixo estão listados os valores oficiais dos ingressos para Machu Picchu ao realizar a compra diretamente no site do governo do Peru ou nas agências autorizadas de cobrança.

As agências autorizadas de cobrança NÃO são agências de viagem. Apesar de algumas agências de viagem dizerem que vendem “oficialmente” os ingressos, elas estão, na verdade, tentando te enganar.

O que existe são agências de viagem que vendem os ingressos para Machu Picchu e fazem a compra pelos meios oficiais em seu nome (e cobram uma comissão por isso). Essa valor pode variar, mas gira em torno de 20 dólares.

Ah, o valor oficial dos ingressos é sempre o mesmo nos meios oficiais e o único tipo de desconto que existe é a meia-entrada para estudantes, crianças, idosos e professores.

Qualquer lugar que venda mais barato é cilada, Bino!

Note também que o único site oficial de venda dos ingressos para Machu Picchu é o do governo peruano.

Valor das entradas de Machu Picchu

  • Ingressos para Machu Picchu: 152 soles (adulto)
  • Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu: 200 soles (adulto)
  • Ingressos para Machu Picchu e Montanha Machu Picchu: 200 soles (adulto)
  • Formas de pagamento:
  • Meia entrada:
    • 50% de desconto

Valores atualizados em janeiro/2019.

Qual ingresso comprar?

Se você puder escolher e tiver um preparo físico razoável (não precisa ser atleta), suba Huayna Picchu (Waynapicchu), pois é a vista mais incrível e o caminho mais legal. Se não encontrar mais ingressos, suba a Montanha Machu Picchu. É um percurso pouco mais longo, um pouco menos interessante que sua irmã menor, mas ainda é impressionante.

Por preparo físico entenda conseguir subir e descer escadas de pedra por mais de uma hora. Eu sempre fui sedentário e consegui subir sem maiores problemas e vi muita gente fora de forma conseguindo também. Contudo, você deve levar em consideração a questão do mal de altitude (soroche) e qualquer problema cardiovascular que você possa ter. Consulte seu médico por via das dúvidas e nunca saia de casa sem o seguro viagem!

Já se seu preparo não for dos melhores ou se tiver problemas no joelho ou até mesmo muito medo de altura, fique tranquilo! A visita à cidade Inca já é estupenda por si só.

Não viaje pelo Peru sem seguro viagem!

Como comprar ingresso para Machu Picchu huayna picchu

Como comprar os ingressos para Machu Picchu

Como já comentei, os ingressos de Machu Picchu são limitados e as reservas para subir a Huayna Picchu são ainda mais restritas. Por isso, minha sugestão é não deixar para a última hora. Não faz sentido esperar e correr o risco de ficar sem, já que o valor da entrada é sempre o mesmo.

Dica: assim que confirmar sua viagem e definir seu roteiro, compre os ingressos para Machu Picchu e do trem para Aguas Calientes. Assim você não terá problemas.

Hoje há três maneiras de adquirir os ingressos

  • Pela internet:
  • Em Cusco:
  • Em Aguas Calientes:
    • Num quiosque na Av. Pachacutec, cuadra 1, s/n
    • Segunda a sábado das 5h20 às 20h45
  • Pelas agências de viagem do Peru:
    • Os ingressos comprados com eles são mais caros que nos locais oficiais

Passo a passo para comprar ingressos de Machu Picchu pela internet

Comprar pela internet não tem muito segredo, mas tem suas limitações. A maior delas é que só é possível comprar com cartões de crédito internacionais Visa (e possivelmente só com os Verified by Visa, apesar de alguns leitores já terem conseguido a reserva sem isso) ou Mastercard.

Sim, já é possível pagar os ingressos de Machu Picchu com Mastercard!

O passo a passo da compra dos ingressos para Machu Picchu é grande, mas não se assuste, dá pra fazer! Basta segui-lo com atenção e calma. Além disso, com as mudanças para 2019, o governo refez o site, que está bem mais simples e fácil de usar. Finalmente! 😀

Antes de começar, certifique-se que seu cartão de crédito está habilitado para compras internacionais.

Dicas para comprar as entradas de Machu Picchu pela internet

  • Contate seu gerente para verificar se a opção Verified by Visa está habilitada no seu cartão. Se ele disser que “seu cartão está liberado para compras internacionais”, peça para confirmar se inclui compras no Peru, Bolívia, Colômbia e outros países da América Latina. Isso é necessário pois há grande número de fraudes por lá.
  • Tenha o Internet Banking habilitado no seu computador. Parte do processo pode precisar de comunicação com seu banco, então nada melhor que garantir que ela funciona.
  • Cadastre-se no Visa Secure check-out e confirme o cadastro pelo email.
  • Se possível, utilize a versão em espanhol do site de compra de ingressos de Machu Picchu. Pra não te deixar com dúvidas, nosso passo a passo está considerando as compras neste idioma.
  • Não utilize acentos, cedilhas, vírgulas ou traços em qualquer parte do seu cadastro (incluindo endereço).
  • Algumas pessoas relataram que conseguiam fazer apenas uma compra por dia. Caso necessite fazer mais de uma reserva, tente aguardar 24h antes de tentar novamente.
    • Nós não conseguimos verificar esta parte do processo no novo site. Se você puder nos dizer como foi, nós ficaremos muito felizes!
  • Durante o pagamento, não feche a tela até que apareça a mensagem “pago exitoso” (concluído com sucesso) ou “operación denegada” (ocorreu algum erro). Caso contrário, sua transação pode ir para o limbo e ficará mais difícil tentar novamente em menos de 24h.
  • Se a primeira tentativa não der certo, tente escrever o nome completo do titular e não da forma como está no cartão.
  • Segundo o Itaú, apenas o cartão titular estará habilitado para o Verified by Visa. Portanto, se você é o adicional, pode ser que a operação não seja concluída.
  • Faça um Visa Travel Money em uma casa de câmbio ou com seu banco (não esqueça de solicitar que seu nome venha escrito no cartão!) e carregue com a quantidade de dólares equivalente à quantidade de soles que deseja (pode ser apenas o suficiente para a compra dos ingressos, caso não queira utilizá-lo durante a viagem).
  • Se nada disso der certo, você pode entrar em contato por email com o call center do site de venda de ingressos de Machu Picchu (callcenter@culturacusco.gob.pe) e solicitar ajuda. Eles são solícitos e podem indicar os contatos do pessoal da Visa no Peru para ajudar a solucionar o problema.

Tutorial para a compra dos ingressos de Machu Picchu

As imagens estão no final deste post. Clique para ir direto para lá.

  1. Entre site oficial de venda de ingressos
  2. Escolha a data e quantos ingressos você deseja
    • Estudantes não conseguem comprar com desconto no site
  3. Clique em “Disponibilidad”
  4. Na página seguinte aparecerá uma lista com os horários de visitação do dia escolhido e a disponibilidade de vagas de cada um deles. Escolha um e clique em “Seleccionar”.
    • A lista está dividida em tipo de ingresso (Machu Picchu, Machu Picchu + Montaña Machu Picchu, Machu Picchu + Montaña Huayna Picchu ou Museu Manuel Chavez Balloon) e horários para cada um deles
  5. Insira seus dados pessoais e clique em “Siguiente”
    • Onde está escrito PAS, coloque seu número de passaporte ou do RG.
    • Na hora o que interessa é seu nome e documento original.
  6. Confira os dados da reserva e clique na caixa “Confirmo que la información de los pasajeros es correcta”.
  7. Logo abaixo haverá a parte de termos e condições. Leia-os e, no final, clique na caixa escrito “Confirmo que he leído y acepto los términos y condiciones”.
  8. Clique em “Siguiente”.
  9. O sistema mostrará novamente os dados da sua reserva e solicitará um email de cadastro. Insira um endereço de e-mail válido, pois é pra lá que eles mandarão os dados e a confirmação da sua reserva do ingresso de Machu Picchu.
  10. Logo abaixo você deve clicar na caixa “I’m not a robot”.
  11. Em seguida, clique em “Generar” para gerar a sua reserva.
  12. Na tela aparecerá, novamente, o resumo e os dados da sua reserva. Logo abaixo você deve escolher seu método de pagamento

Ao utilizar o cartão de crédito como método de pagamento, haverá incidência de algumas taxas pequenas e o valor final, pode ser ligeiramente maior do que o apresentado no site durante a sua reserva.

Após a geração da reserva, você receberá um email com as informações de pagamento. Você tem até 3 horas para realizá-lo e, caso contrário, a reserva é cancelada e você terá que fazer tudo de novo.

Também não deixe o site inativo por muito tempo (coisa de poucos minutos), pois a sessão é finalizada e, se você não tiver gerado a reserva ainda, terá que refazer tudo do início.

Não esqueça de levar sua reserva impressa, documento de identificação utilizado no cadastro e a cópia do cartão de crédito usado para a compra. Caso tenha utilizado um cartão de crédito de terceiro, leve também cópia do documento de identidade dele.

Parabéns, você está pronto para ter uma das melhores experiências da sua vida! 😀 

Já falei que sou super fã de Machu Picchu?

Comprando ingressos pelas agências de viagem

Esta talvez seja a maneira mais fácil, porém é a mais cara. Você pode comprar os ingressos para Machu Picchu tanto pelas agências do Brasil como pelas agências do Peru.

Infelizmente comprar pelas agências é geralmente mais caro, pois elas cobram uma comissão pela venda. Comprar com empresas brasileiras pode ser ainda mais custoso, já que a maioria delas revende os bilhetes adquiridos de intermediários como operadoras do próprio Peru.

Se você deixar para comprar já no Peru, seja em Lima ou em Cusco, poderá ter certa flexibilidade de datas. Mas se pretende subir a Huayna Picchu, lembre-se que a quantidade de ingressos é bem limitada e acaba com meses de antecedência.

Por fim, desconfie de empresas que se intitulam “oficiais” ou que cobram muito barato. Confira uma lista compilada por nós de agências de turismo e receptivo no Peru que nossos leitores já utilizaram, além de dicas para evitar golpes.

Como comprar ingresso para Machu Picchu: vista de cartão postal

Dúvidas sobre a compra dos ingressos de Machu Picchu

Preciso de guia para entrar em Machu Picchu?

Não, mas a contratação desse profissional é indicada pelo governo e por nós também.

Pense assim: já foi complicado chegar até aqui… Trens, dificuldades com o ingresso, pouco sono. Nada melhor do que ter alguém qualificado para explicar a história do lugar e mostrar alguns detalhes que você, sozinho, provavelmente não perceberia. Mas tente reservar alguns momentos sozinhos e se desconectar de tudo.

A única dúvida talvez seja se vale a pena fazer um tour privado ou compartilhado (spoiler, prefiro privado)

Como comprar ingressos com desconto de estudantes, professores, crianças ou idosos?

A compra do ingresso com desconto para Machu Picchu só pode ser feita em Cusco. Agências de viagem também conseguem fazer a venda desse tipo de ingresso, mas como já explicamos, o valor é mais caro que oficialmente.

A compra antecipada de ingressos com desconto para estudantes, professores, idosos e crianças talvez seja o único caso que eu indicaria para comprar com agências, pois não é possível fazer a reserva pela internet no site oficial. Mas confira compare com o oficial para evitar pagar muito caro nele.

Quem tem direito ao desconto no ingresso de Machu Picchu?

Abaixo está a lista de quem tem direito ao desconto de meia entrada no ingresso de Machu Picchu mediante as seguintes condições:

  • Crianças até 12 anos
    • Apresentar documento de identificação (passaporte ou RG)
  • Estudantes de colégio estrangeiros
    • Ter de 8 a 17 anos
    • Apresentar documento de identificação (passaporte ou RG)
  • Estudantes Universitários estrangeiros
    • Ter até 25 anos de idade
    • Apresentar carteirinha ISIC ou da universidade que seja de PVC, tenha a foto e informação do estudante, além de informação da universidade e validade máxima de um ano.
  • Idosos acima de 60 anos
    • Apresentar documento de identificação (passaporte ou RG)
  • Professores
  • Pessoas em serviço militar voluntário

Como comprar ingresso para Machu Picchu: cidadela inca

Posso comprar os bilhetes de Machu Picchu com o cartão de crédito de outra pessoa?

O pessoal do DRC, responsável pelos ingressos, nos disse que é possível comprar com cartão de crédito de outra pessoa, mas é preciso levar a cópia do cartão de crédito e a cópia do documento do titular do cartão.

Ou seja, se seu cartão não funcionou ou se você não tem um, é possível pedir que um amigo ou parente faça a compra. Uma vez que o ingresso esteja confirmado, lembre-se de levar o comprovante impresso, a cópia do cartão da pessoa, uma cópia do documento de identidade dela e pronto!

Não consegui comprar os ingressos pela internet. Quais as minhas opções?

No Brasil:

Você pode procurar uma agência de viagens do Peru e comprar o ingresso diretamente com eles – lembrando que o valor será maior devido às taxas extras. Também é possível usar agências do Brasil, mas o montante provavelmente será mais alto que os das agências peruanas.

No Peru:

Mesmo correndo o risco de não ter ingresso pro dia que precisa (principalmente se pretende subir a Huayna Picchu), você pode:

  • Procurar um dos pontos de vendas oficiais de compra de ingressos para Machu Picchu
    • Escritório da Dirección Regional da Cultura
      • Pagamento: dinheiro, Visa ou Mastercard.
      • Endereço: Calle Garcilaso s/n, Cusco (anexo ao Museo Histórico Regional Casa Garcilaso)
      • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 19h30.
      • Telefones: 084 23-6061 ou 084 582 030
    • Machu Picchu Pueblo (novo nome da cidade de Aguas Calientes)
      • Pagamento: somente em dinheiro (soles)
      • Endereço: Av. Pachacutec, cuadra 1 s/n
      • Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h20 às 20h45.
      • Telefones: 084 21-1196
  • Fazer a reserva pela internet e procurar um dos endereços abaixo para realizar o pagamento
  • Procurar alguma agência credenciada no Peru
    • Lembre-se que cobrarão taxas extras

Como comprar ingresso para Machu Picchu: Águas Calientes posto de venda

Local de venda de ingressos de Machu Picchu em Aguas Calientes. Sim, é uma barraquinha.

Agências do Banco de la Nación (pagamento somente em dinheiro)

  • Cusco
    • Endereço: Esquina Avenida El Sol e Almagro s/n Cusco
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h.
  • Corte Superior de Justicia Cusco
    • Endereço: Avenida El Sol, 239 Cusco
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h
  • San Sebastian
    • Endereço: Avenida Cusco, 142 San Sebastian
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h
  • Wanchaq
    • Endereço: Avenida Tomasa Ttito Condemaita, 1207 Wanchaq
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h
  • Calca
    • Endereço: Plaza de Armas S/N Distrito
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h
  • Machu Picchu (Águas Calientes)
    • Endereço: Av. Imperio de los Incas S/N
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h
  • Urubamba
    • Endereço: Avenida Señor Torrechayoc y Jirón Sagrario
    • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, das 9h às 13h

Agentes autorizados de cobrança (pagamentos somente Visa e Mastercard)

  • Peru Rail
    • Endereço: Portal de Carnes, 214, Plaza de Armas de Cusco
    • Horário: todos os dias, das 7h às 22h
    • Telefone: 084 581 414
    • somente para quem comprou as passagens de trem com a empresa. Sujeito à disponibilidade.
  • Inca Rail
    • Endereço: Av. Pachacutec s/n, Cusco
    • Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h. Sábados, das 9h às 19h. Domingos e feriados: das 9h às 14h.
    • Telefone: 084 233 030
    • somente para quem comprou as passagens de trem com a empresa. Sujeito à disponibilidade.
  • Hotel Monasterio
  • Associação das Agências de Turismo de Cusco (AATC)
    • Endereço: Calle Nueva Baja, 424, Cusco
    • Horário: de segunda a sexta, das 97h às 13h e das 16h às 19h. Sábados, das 9h às 13h.
    • Telefone: 084 227 492

Como comprar ingresso para Machu Picchu tutorial completo

Preciso comprar a passagem do trem para Machu Picchu antecipadamente?

Sim, pois os bons horários costumam acabar rapidamente e, às vezes, mais rápido que os ingressos para Machu Picchu. A vantagem, neste caso, é que os problemas encontrados com a compra de ingressos de Machu Picchu são menos comuns e, caso ocorram, podem ser resolvido entrando em contato diretamente com a Peru Rail ou com a Inca Rail.

De qualquer forma, as dicas acima para a compra do ingresso para Machu Picchu também valem para a compra da passagem do trem.

Lembrando que o trem para Aguas Calientes também tem lugares limitados e essa é a única maneira de se chegar até lá que não seja fazendo trilhas longas e cansativas (ou seja, nem pense em ir pela hidrelétrica se perrengue não for seu nome!)

Viajo no ano que vem e não consigo comprar os ingressos. O que eu faço?

Embora seja possível comprar ingressos com vários meses de antecedência, a venda de bilhetes para o ano seguinte só é liberada no final de dezembro, mesmo para as visitas próximas a primeiro de janeiro. A melhor dica é: entre sempre no site oficial de Machu Picchu para ver se já não há alguma data liberada.

Além disso, logo no começo de 2019 haverá um complicador: as regras de visita vão mudar.

Posso levar meu drone ou tripé pra passear em Machu Picchu?

Não! É terminantemente proibido levantar voo com um drone em Machu Picchu. Tripés também são proibidos. Isso tudo visa tanto a segurança das pessoas que estão ao seu redor, quanto à preservação do patrimônio histórico.

Como comprar ingresso para Machu Picchu: detalhes das construções incas

Mudanças nas regras de visitação a Machu Picchu para 2019

Como já mencionado, em junho de 2018 o governo peruano aprovou uma nova resolução para tentar organizar as visitas à Machu Picchu com o objetivo de preservar esse patrimônio da UNESCO.

Conseguimos uma declaração oficial do Parque Arqueológico de Machu Picchu para esclarecer algumas dúvidas sobre essas novas regras:

Declaração oficial

Quantos visitantes poderão entrar em Machu Picchu no total?

A capacidade de visitantes diários a Machu Picchu será de 5940.

Haverá valores diferentes para os ingressos dependendo do horário de visita?

Não haverá diferenciação dos valores, ou seja, o ingresso para o grupo das 6 horas da manhã será o mesmo para o das 14h.

Como será feito o controle dos grupos e fiscalização com relação ao tempo de permanência em Machu Picchu?

Na entrada, cada visitante receberá uma pulseira colorida de acordo com o grupo de entrada. Desta forma os fiscais conseguirão controlar o tempo de permanência máximo de quatro horas no complexo. Contudo, a implementação desse processo ainda está em discussão.

Quem for subir as montanhas de Huayna Picchu ou Machu Picchu poderá ficar 3 horas a mais para visitar a citadela além do tempo estimado para esses percursos (3h no caso de Huayna Picchu e 5h no caso de Machu Picchu).

Como será o controle com relação aos circuitos predefinidos de visita a Machu Picchu?

No caso dos circuitos, será mantido o formato em que turistas com guia devem seguir a rota indicada por ele. Ainda estamos acertando os detalhes e discutindo como proceder com a fiscalização dos visitantes que entrarem sozinhos.

Como podemos ver, alguns casos ainda estão sendo definidos e, assim que tivermos mais notícias, atualizaremos este post. Enquanto isso, veja o que muda na compra de ingressos e na visita a Machu Picchu a partir de janeiro de 2019.

Como comprar ingresso para Machu Picchu vista panorâmica

Horários de visitação a Machu Picchu a partir de 2019

As entradas serão vendidas para horários divididos de hora em hora a partir das 6 da manhã até as 16h, último horário de entrada. Além disso, o tempo máximo de permanência de 4h (ou até as 17:30, o que acontecer primeiro) será obrigatório e fiscalizado. Os controles no início e fim do percurso marcarão o horário de entrada e saída de cada visitante e uma pulseira colorida deverá ser usada por cada visitante para facilitar esse controle.

Isso significa que você poderá entrar em Machu Picchu apenas nos horários predeterminados e permanecer pelo tempo máximo de 4h.

Só 4 horas de visita?

Eu diria que para visitar a citadela e para a maioria das pessoas é suficiente sim. Quem vai subir Huayna Picchu ou a montanha Machu Picchu precisará de mais tempo, por isso terão 3h a mais como explicado abaixo.

A intenção com essas mudanças é a diminuir as filas das vans de subida até a entrada e saída das pessoas no complexo de Machu Picchu e também o fluxo de pessoas dentro das ruínas. Se funcionar, será ótimo, porque o tempo de espera costuma ser grande, devido ao enorme e crescente fluxo de turistas.

Huayna Picchu e Montanha Machu Picchu 2019

Quem for visitar Huayna Picchu e a Montanha Machu Picchu terão algumas horas a mais para ficar no complexo do que os visitantes normais.

Na média, o tempo gasto pelo visitante para subir e descer Huayna Picchu é de 3 horas, enquanto que o passeio pela Montanha Machu Picchu leva 5 horas.

Com base nisso temos que, quem for subir as montanhas poderão ficar no complexo por:

  • Huayna Picchu: até 6 horas
  • Montanha Machu Picchu: até 8 horas

Como comprar ingresso para Machu Picchu: subida para Montanha Machu picchu

Circuitos de visitação de Machu Picchu a partir de 2019

Serão disponibilizados 3 circuitos diferentes, que devem ser escolhidos no momento da entrada e, uma vez iniciados, eles não podem ser trocados.

A contratação do guia turístico continua não obrigatória, mas fortemente sugerida pelo governo, como forma também de manter a ordem e a preservação do local. Eles ainda estão estudando como garantir que turistas sem guias sigam pelos caminhos predeterminados.

Com a utilização dos circuitos, o trabalho de conservação e organização deve ser mais organizado, trazendo vantagens para todo mundo.

Esses três circuitos não têm a ver com as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu, pois elas são rotas a parte dessas. Eu acredito que, apesar da limitação de horários mais rígida, quem for para essas montanhas poderá voltar e percorrer esses circuitos, ficando, no total, mais de 4 horas no complexo.

Veja os circuitos predeterminados:

Circuito 1

Se inicia no controle de acesso e segue: o caminho de subida, Casa del Guardián – Portada Principal – Caos Granítico – Templo del Sol – Casa del Inka – Jardín Botánico – Plaza Sagrada – Pirámide del Intiwatana – Llamakancha – Roca Sagrada – Qolqas – Tres Portadas – Espejos de Agua – Templo del Cóndor – Camino de salida.

Tempo estimado: 3 horas.

Circuito 2

Se inicia no controle de acesso e segue La Qolqa superior em paralelo com o circuito 1 ou se inicia no controle de entrada e segue La Qolqa media – Templo del Sol – Casa del Inka – Jardín Botánico – Plaza Sagrada em paralaelo com o Circuito 1.

Tempo estimado: 2 horas e meia.

Circuito 3

Se inicia no controle de acesso e segue La Qolqa media – Templo del Sol – Casa del Inka – Jardín Botánico – Plaza Sagrada – Espejos de Agua em paralelo com o circuito 1. Este circuito é indicado para visitantes que apresentam de algum problema de saúde ou são idosos.

Tempo estimado: 2 horas.

Outras informações

Como dito pelo oficial do Parque Arqueológico de Machu Picchu, ainda existem vários pontos que estão discutindo e definindo como funcionarão a partir de 2019, mas fique tranquilo que, conforme tenhamos novas informações, atualizaremos este post 🙂

Como comprar ingresso para Machu Picchu: trilha da Montanha Machu picchu

Imagens do tutorial para comprar os ingressos de Machu Picchu pela internet

As imagens estão na ordem do tutorial.

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 01

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 02

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 03

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 04

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 05

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 06

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 07

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 08

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 09

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 10

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 11

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 12

Como comprar ingressos de Machu Picchu 2019 - 13

Assine nossa newsletter!

Comentários